Questões de Concurso sobre Cálculo do ponto de equilíbrio (econômico, contábil e financeiro)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
581 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Questão: Qual é o ponto de equilíbrio financeiro em quantidade física, sabendo que a depreciação acumulada do período foi de $9.000:


A

4.073 unids


B

4.260 unids.


C

3.759 unids.


D

1.955 unids.


E

2.500 unids.

Caso Produz Balanças PBC S/A


Há uma previsão de aumento para R$ 500 no custo com materiais diretos por unidade para o mês seguinte. Considerando todas as demais informações constantes do caso, se esse aumento no custo dos materiais diretos ocorrer, é CORRETO afirmar que o ponto de equilíbrio contábil mensal da Produz Balanças PBC S/A passará a ser de:


A

750 unidades.


B

1.000 unidades.


C

840 unidades.


D

1.096 unidades.

Considerando os conceitos da Análise de Custo, Volume, Lucro, analise as seguintes assertivas:

I. O Ponto de Equilíbrio Contábil será obtido quando a soma das margens de contribuição totalizar o montante suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixos; esse é o ponto em que contabilmente não haveria nem lucro nem prejuízo.

II. A margem de segurança é o excedente da receita da empresa sobre a receita no ponto de equilíbrio. Consequentemente, representa o quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo para a empresa.

III. A margem de contribuição unitária representa a parcela do preço de venda que resta para a cobertura dos custos e despesas fixos e para a geração do lucro por produto vendido.

Quais estão corretas?


A
Apenas I.

B
Apenas II.

C
Apenas III.

D
Apenas I e II.

E
I, II e III.

Com base nas informações do caso dessa empresa, é CORRETO afirmar que seu ponto de equilíbrio contábil mensal é de:


A

600 unidades.


B

875 unidades.


C

750 unidades.


D

959 unidades.

Com base na relação Custo/Volume/Lucro, dentre as afirmativas a seguir, estão CORRETAS:


I – Se uma Construtora que tem como Ponto de Equilíbrio a produção e venda de 10 casas/ mês estiver produzindo e vendendo 19 casas/mês, sua Margem de Segurança será de 47,37% aproximadamente.

II – Uma empresa possui um Ponto de Equilíbrio de 10 unidades/mês e Margem de Contribuição de $ 100.000/unidade. Se, em determinado mês, ela estiver produzindo e vendendo 14 unidades/ mês, seu Lucro será de $ 400.000/mês. Se a empresa passar a produzir e vender 17 unidades/mês, alcançará uma Alavancagem Operacional de 3,5 vezes.

III – Uma fábrica de cadeiras possui Margem de Contribuição de $ 210/unidade. Sabendo que seu Ponto de Equilíbrio é de 255 unidades/mês e que, no mês X2, ela produziu e vendeu 300 unidades, pode-se afirmar que, neste mês, seu Lucro foi de $ 9.450.


A

Todas as afirmativas.


B

III apenas.


C

II e III apenas.


D

I e II apenas.


E

II apenas.

Um importante aspecto da análise de custos verificase no significado dos diversos pontos de equilíbrio. A alternativa que apresenta uma informação aderente ao conceito de ponto de equilíbrio contábil é:


A

Mostra a rentabilidade que a atividade escolhida traz.


B

Informa quanto à empresa terá que vender para não ficar sem dinheiro.


C

Para sua apuração são excluídas as despesas de depreciação.


D

Volume de vendas necessário para cobrir as necessidades financeiras da empresa.


E

É o ponto de igualdade entre receita total e despesa total.

Sabendo que o preço de venda do seu único é exclusivo produto é de R$50,00, e que essa empresa conseguiu produzir no máximo 100 unidades em março, ainda utilizando as informações que constam na TABELA 01, assinale a alternativa correta.

-

TABELA 01 - Demonstrativo Financeiro Resumido.

-

Registro

Valor

Data

1 - Pagamento de Salários

R$2.500,00

12/03/2019

2 - Pagamento de Energia

R$400,00

15/03/2019

3 - Pagamento Fornecedores

R$500,00

20/03/2019

4 - Recebimento Venda

R$1.350,00

21/03/2019

5 - Pagamento Aluguel

R$1.000,00

22/03/2019

6 - Recebimento Venda

R$1.500,00

22/03/2019

7· Pagamento Impostos

R$700,00

24/03/2019

8 - Recebimento Venda

R$1.200,00

25/03/2019

9 - Despesa com depreciação

R$300,00

25/03/2019

10 - Pagamento Financiamento

R$150,00

30/03/2019



A

A empresa comercializou 80% da sua capacidade máxima instalada em março 2019.


B

Para que a empresa tivesse retorno positivo, deveria comercializar 105 unidades de março.


C

A margem de contribuição calculada para a empresa é R$11,00.


D

O valor do ponto de equilíbrio em unidades é 162 unidades.

Uma lavanderia está estudando a viabilidade de adquirir uma nova máquina de lavar, sendo que cada cliente paga R$ 30,00 por lavagem. O custo fixo anual dessa nova máquina, incluindo a depreciação, seria de R$ 50.000,00, e o custo variável total por lavagem é de R$ 14,00. O ponto de equilíbrio desse novo serviço é


A

1.136 lavagens.


B

3.125 lavagens.


C

1.666 lavagens.


D

3.571 lavagens.


E

1.250 lavagens.

Considere uma entidade com R$ 1.800.000,00 de custos e despesas fixas e um produto cujos custos e despesas variáveis correspondem a 40% de seu preço de venda. Nesse contexto, o seu ponto de equilíbrio contábil é de

A
R$ 1.200.000,00 em faturamento.

B
R$ 1.800.000,00 em faturamento.

C
R$ 3.000.000,00 em faturamento.

D
R$ 1.200.000,00 em margem de contribuição.

E
R$ 3.000.000,00 em margem de contribuição.
Sabe que o ponto de equilíbrio evidencia de forma genérica o quanto se deve vender ou produzir para que as receitas se igualem aos custos. Suponha que uma instituição de ensino oferece um curso onde o custo fixo é de R$ 3.000, o custo variável é de R$ 14.000, a receita de venda é de R$ 20.000. Qual o valor do ponto de equilíbrio em %?

A
40%

B
50%

C
60%

D
70%

Considere as afirmações:


I. O ponto de equilíbrio financeiro não considera despesas que não sejam desembolsáveis, tal como a depreciação.

II. O ponto de equilíbrio contábil considera o custo de oportunidade do capital em seu cálculo.

III. A alavancagem operacional depende dos custos fixos da empresa.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões):


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II e III, apenas.

Qual é o ponto de equilíbrio econômico em quantidade física, sabendo que a empresa deseja obter um lucro de $30.000:


A

4.134 unids.


B

4.479 unids.


C

2.150 unids.


D

4.300 unids.


E

5.375 unids

A empresa Beta S.A. fabrica um único produto, cujo preço de venda unitário é R$ 2.800,00, e a margem de contribuição unitária é de R$ 700,00. No mês de junho, a empresa apresentou custos e despesas fixos totais no valor de R$ 1.400.000,00 e obteve receita bruta no valor de R$ 3.500.000,00. Nesse contexto, qual o Ponto de Equilíbrio Contábil em quantidade (unidades)?


A

5.000.


B

1.500.


C

2.000.


D

1.400.


E

1.250.

O restaurante Executivo’s vende apenas um tipo de prato. O preço de venda do prato é $ 40,00 e seu custo variável é $ 8,00. Os custos fixos mensais do restaurante alcançam $ 9.600,00. Analise as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Para atingir seu ponto de equilíbrio o restaurante necessita vender 280 pratos por mês

( ) Se o restaurante vender 400 pratos por mês, sua margem de segurança operacional será de 100 pratos

( ) A margem de contribuição da empresa é de 80%

( ) Para que o restaurante tenha um lucro mensal de $ 10.000, precisa vender 500 pratos por mês.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V, V, F, F


B

V, F, F, V


C

F, F, V, V


D

F, V, V, F

A partir das informações do texto 2A4-I, assinale a opção correta, com relação a margem de segurança.

A
No nível de 120 unidades vendidas, a margem de segurança é de 20%.

B
No nível de 120 unidades vendidas, a margem de segurança é superior a 15% e inferior a 20%.

C
No nível de 120 unidades vendidas, a receita total pode ser diminuída em 18% antes de entrar na faixa de prejuízo.

D
No nível de 150 unidades vendidas, a margem de segurança é superior a 35%.

E
No nível de 150 unidades vendidas, a receita total pode ser diminuída em R$ 2.600.000 antes de entrar na faixa de prejuízo.

Considere as seguintes informações extraídas da contabilidade de uma fábrica:

• Custo de oportunidade: R$ 2.000,00;

• Custo fixo total: R$ 10.000,00;

• Custo variável unitário: R$ 20,00;

• Preço de venda unitário: R$ 80,00.

Com base nessas informações, o ponto de equilíbrio econômico em unidades é de


A
120 unidades.

B
80 unidades.

C
100 unidades.

D
200 unidades.

E
300 unidades.

Considere que um salão de cabeleireiro especializado em cortes infantis cobre R$ 30,00 pelo corte de cabelo. Para cada corte, gasta-se em média R$ 5,00 de custos variáveis com água, xampu, materiais descartáveis e outros produtos para o cabelo. Além disso, a empresa tem custos e despesas fixas de R$ 5.000,00 por mês. Sabe-se que o salão atende, em média, 250 clientes por mês.

Com base nessas informações, a margem de contribuição por cliente, o ponto de equilíbrio em número de clientes atendidos e o percentual de margem de segurança da empresa, em valores médios, são, respectivamente:


A

R$ 30,00; 209 clientes; 25%.


B

R$ 25,00; 200 clientes; 25%.


C

R$ 5,00; 250 clientes; 17%.


D

R$ 30,00; 167 clientes; 33%.


E

R$ 25,00; 167 clientes; 17%.

Em determinada indústria, o ponto de equilíbrio (PE) é atingido quando a quantidade produzida é igual a 50 unidades. O preço de venda de cada unidade é R$ 500,00, e o custo variável unitário (CVu) é R$ 200,00. Com base apenas nessas informações, quando são produzidas 60 unidades, o custo fixo (CF) é igual a


A
R$ 5.000,00.

B
R$ 15.000,00.

C
R$ 18.000,00.

D
R$ 20.000,00.

E
R$ 25.000,00.
   
Gerar simulado