Questões de Concurso sobre Cálculo do ponto de equilíbrio (econômico, contábil e financeiro)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
581 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com base nos conceitos de custos e de precificação, indique o valor necessário para se obter o ponto de equilíbrio numa operação, considerando que o total dos custos fixos previstos de um produto é R$ 38.000,00, o preço Unitário de venda desse produto é R$ 35,00 e o seu custo Unitário variável é R$ 15,00.


A

950


B

1.250


C

1.900


D

2.300


E

2.600

Para alcançar o ponto de equilíbrio contábil, a Andrômeda Ltda. deve vender, mensalmente,


A

duas mil unidades.


B

quatro mil unidades.


C

seis mil unidades.


D

oito mil unidades.


E

nove mil unidades.

O departamento de cardiologia do Hospital XY realiza três tipos de cirurgias. Na cirurgia tipo A, o hospital cobra do paciente R$ 80.000,00 e os custos e despesas variáveis por cirurgia, como mão de obra direta e materiais auxiliares ficam em R$ 30.000,00. Na cirurgia tipo B, o preço de venda do serviço é R$ 60.000,00 e os custos e despesas variáveis são R$ 20.000,00. Já na cirurgia tipo C, o preço de venda do serviço é R$ 50.000,00 e os custos e despesas variáveis ficam em R$ 30.000,00. Os custos e despesas fixos mensais são R$ 1.900.000,00. Estatisticamente, 40% das cirurgias realizadas são do tipo A, 30% do tipo B e 30% do tipo C. Assinale a alternativa correta que evidencia o ponto de equilíbrio do hospital, realizando as 3 cirurgias nas proporções atuais.


A

16 cirurgias tipo A, 12 Cirurgias tipo B e 12 Cirurgias tipo C


B

20 cirurgias tipo A, 15 cirurgias tipo B e 15 cirurgias tipo C


C

24 cirurgias tipo A, 18 cirurgias tipo B e 18 cirurgias tipo C


D

40 cirurgias tipo A, 30 cirurgias tipo B e 30 cirurgias tipo C

Sabendo-se que uma empresa pratica um preço unitário de venda de $ 600 e tem custos e despesas variáveis de $ 400 e sabendo-se que os custos e as despesas fixos correspondem a $ 500.000, é correto concluir que ela alcançará seu ponto de equilíbrio quando produzir 5.000 unidades.


C

Certo


E

Errado

A empresa ABC Ltda produz um único produto Z. No mês de maio de 2.0X0 foram fabricadas e vendidas 1.000 unidades do produto Z e a empresa apresentou os seguintes dados:


Contas contábeis

Valores R$

Faturamento Líquido

90.000,00

Matéria prima consumida durante o mês

10.000,00

Mão de obra direta

20.000,00

Aluguel da fábrica

13.000,00

Outros custos fixos da fábrica

17.000,00

Salário da diretoria da empresa

15.000,00


Analise as afirmativas abaixo:


I. O ponto de equilíbrio da empresa no mês de maio de 2.0X0 foi de 750 unidades.

II. Um aumento de 20% em todos os custos fixos da fábrica provocará um aumento de 100 unidades em seu ponto de equilíbrio, se todos os outros custos e o preço de venda do produto permanecerem constantes.

III. Se a empresa aumentar o preço de venda do produto em 10% e todos os custos permanecerem constantes, o ponto de equilíbrio também aumentará 10%.


Estão corretas as afirmativas:


A

I apenas


B

II apenas


C

III apenas


D

I, II e III

O ponto de equilíbrio dessa entidade fabril, em unidades, é de


A

1.115.


B

1.140.


C

1.145.


D

4.369.

O Orçamento de produção de uma empresa industrial tem a finalidade de determinar a quantidade de produtos que devem ser fabricados em um determinado mês, em função de suas vendas projetadas e de sua política de estoques. Uma indústria de móveis escolares projetou para os próximos 3 meses vendas de 4.000 unidades de cadeiras no mês 1, e 5.000 unidades, nos meses 2 e 3. Sua política de estocagem é deixar em estoque 20% da previsão de vendas do próximo período. O saldo inicial de produtos em estoque no mês 1 era de 800 peças. Desconsiderando a existência de produtos em elaboração, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de produtos que devem ser fabricados nos meses 1 e 2.


A

5.000 unidades no mês 1 e 4.200 unidades no mês 2


B

4.200 unidades no mês 1 e 5.000 unidades no mês 2


C

4.800 unidades no mês 1 de 5.200 unidades no mês 2


D

4.000 unidades no mês 1 e 5.000 unidades no mês 2


E

5.000 unidades no mês 1 e 5.000 unidades no mês 2

Analise as informações da Indústria Felix Ltda. que possui registrado no seu Balanço Patrimonial um Patrimônio Líquido no valor de R$ 800.000,00. Ainda, sabe-se que, se os sócios da Indústria Felix Ltda. colocassem esse valor em outro investimento, ganhariam um rendimento de 10% a.a. Em complemento, a Indústria Felix Ltda. apresentou as seguintes informações adicionais:

-

Custo Fixo Total: R$ 180.000,00

Custo Variável Total: R$ 60.000,00

Despesa Fixa Total: R$ 40.000,00

Despesa Variável Total: R$ 50.000,00

Preço de Venda: R$ 600,00 por unidade

Margem de Contribuição Unitária: R$ 400,00

-

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que o valor do Ponto de Equilíbrio Econômico da Indústria Felix Ltda. é de


A

R$ 330.000,00.


B

R$ 350.000,00.


C

R$ 400.000,00.


D

R$ 425.000,00.


E

R$ 450.000,00.

Uma empresa produz e vende um tipo de caderno. O preço de venda unitário do caderno é de R$ 20,00, enquanto seus custos variáveis são de R$ 10,00. Além disso, quando o caderno é vendido, a empresa paga aos vendedores uma comissão de 20% sobre o preço de venda. Em 2021, os custos e as despesas fixos foram, respectivamente, de R$ 60.000,00 e R$ 30.000,00. Assinale, a seguir, a alternativa que indica o ponto de equilíbrio contábil da empresa, em reais, em 2021.


A

R$ 120.000,00


B

R$ 180.000,00


C

R$ 200.000,00


D

R$ 300.000,00

Uma sociedade empresária produz e vende colares. Cada colar é vendido por R$300,00, sendo que os vendedores recebem uma comissão de 10% sobre o preço de venda. Além disso, os custos variáveis de cada colar são de R$50,00.


O salário mensal dos empregados é de R$80.000 e as despesas gerais são de R$40.000 por mês. Ainda, no processo produtivo, é utilizada uma máquina que foi comprada por R$300.000 e tem vida útil estimada em cinco anos, sendo esta depreciada linearmente, sem o reconhecimento de valor residual.


Assinale a opção que indica o ponto de equilíbrio financeiro no mês da fábrica, em unidades, considerando que todas as receitas, despesas e custos são realizados à vista.


A

480.


B

500.


C

546.


D

568.


E

818.

Empresas que subsidiam o custo de seus produtos com a contratação prévia de receitas, trabalhando com uma margem de contribuição negativa, como é o caso de jornais e revistas, tendem a ser mais lucrativas após o ponto de equilíbrio do que empresas que não têm esse tipo de receita.


C

Certo


E

Errado

Uma indústria da área de metalurgia fabrica um único produto e incorre em um custo fixo mensal de R$ 100.000,00. Os valores a seguir estão associados à fabricação e à comercialização do produto.


Custo Direto Variável

R$ 87,00

Custo Indireto Variável

R$ 38,00

Preço de venda

R$ 285,00


Considerando-se a margem de contribuição do produto, para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio é necessário


A

aumentar o preço de venda para recompor a margem de contribuição.


B

obter uma receita de venda relativa a 625 unidades do produto.


C

produzir e comercializar pelo menos 505 unidades do produto.


D

reduzir, ao menos, 10% dos custos indiretos de produção.


E

vender, pelo menos, 350 unidades, considerando os custos incorridos.

Considere que as empresas possuem um ponto que combina quantidade produzida/vendida, para que os seus resultados sejam nulos, ou seja, um ponto de produção/vendas em unidades onde há equilíbrio econômico da organização, não havendo nem lucro nem prejuízo econômico. Considere, ainda, que o preço de venda dos produtos é dado por R$ 10,00; os custos fixos são de R$ 10.000,00; o total de todas demais despesas é de R$ 10.000,00; e, o custo variável unitário é de R$ 8,00. Quantas unidades de produto deverão ser produzidas, para que a firma opere em equilíbrio econômico, considerando os estoques zerados?


A

5.000 unidades.


B

8.000 unidades.


C

10.000 unidades.


D

11.000 unidades.

Determinada fábrica de fertilizantes tem custos fixos mensais da ordem de R$ 17.000 e despesas fixas mensais de R$ 19.000. A cada quilograma de fertilizante vendido é possível atribuir custos e despesas variáveis da ordem de R$ 4/kg.


Considerando essa situação hipotética e sabendo que cada kg é vendido por R$ 7, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de quilogramas que se deve vender mensalmente para se alcançar o ponto de equilíbrio contábil.


A

8.000


B

10.000


C

12.000


D

14.000


E

16.000

No âmbito de Contabilidade de Custos, a expressão ______________ refere-se ao nível de vendas em que não há lucro ou prejuízo, ou seja, é o ponto onde os custos e despesas totais são iguais às receitas totais. Em outras palavras, permite à empresa calcular o faturamento mínimo para cobrir todos os custos e despesas fixas e variáveis, sem restar lucro. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.


A

Ponto de Equilíbrio Contábil.


B

Ponto de Equilíbrio Financeiro.


C

Ponto de Equilíbrio Econômico.


D

Ponto de Anulação de Resultado.


E

Ponto de Convergência de Custos.

A análise da relação custo, volume e lucro está inserida no contexto de alavancagem da empresa. Considere uma empresa que auferiu um total de receita de vendas de R$64.000,00, num determinado mês, tendo apresentado o total de custos fixos operacionais de R$30.000,00, o total de custos variáveis de R$24.000,00 e um custo variável unitário de R$3,00. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:


A

A margem de contribuição unitária foi R$8,00.


B

O ponto de equilíbrio operacional da empresa foi de 8.000 unidades naquele mês.


C

O ponto de equilíbrio operacional da empresa foi de 6.000 unidades naquele mês.


D

A empresa atuou abaixo do ponto de equilíbrio operacional que foi de R$5,00.


E

O ponto de equilíbrio da empresa foi 24.000 unidades naquele mês.

Uma empresa comercial, que opera com um único tipo de mercadoria, cujo preço de venda é de R$ 24,00, atinge seu ponto de equilíbrio contábil quando vende 300 unidades no mês. Sabendo-se que o custo unitário marginal da mercadoria é de R$ 12,00, quantas unidades ela deverá vender mensalmente para atingir seu ponto de equilíbrio se aumentar em 25% o seu preço de venda?


A

180.


B

200.


C

240.


D

250.


E

400.

Suponha-se que uma empresa tenha uma receita unitária de R$ 800,00 e custos e despesas variáveis unitários (800,00 – 500,00), de R$ 500,00. Nesse caso, se os custos e as despesas fixos forem de R$ 1.200.000,00, é correto concluir que, no ponto de equilíbrio, a receita da empresa será de R$ 2.000.000,00.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado