

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com base nos conceitos de custos e de precificação, indique o valor necessário para se obter o ponto de equilíbrio numa operação, considerando que o total dos custos fixos previstos de um produto é R$ 38.000,00, o preço Unitário de venda desse produto é R$ 35,00 e o seu custo Unitário variável é R$ 15,00.
950
1.250
1.900
2.300
2.600
Para alcançar o ponto de equilíbrio contábil, a Andrômeda Ltda. deve vender, mensalmente,
duas mil unidades.
quatro mil unidades.
seis mil unidades.
oito mil unidades.
nove mil unidades.
O departamento de cardiologia do Hospital XY realiza três tipos de cirurgias. Na cirurgia tipo A, o hospital cobra do paciente R$ 80.000,00 e os custos e despesas variáveis por cirurgia, como mão de obra direta e materiais auxiliares ficam em R$ 30.000,00. Na cirurgia tipo B, o preço de venda do serviço é R$ 60.000,00 e os custos e despesas variáveis são R$ 20.000,00. Já na cirurgia tipo C, o preço de venda do serviço é R$ 50.000,00 e os custos e despesas variáveis ficam em R$ 30.000,00. Os custos e despesas fixos mensais são R$ 1.900.000,00. Estatisticamente, 40% das cirurgias realizadas são do tipo A, 30% do tipo B e 30% do tipo C. Assinale a alternativa correta que evidencia o ponto de equilíbrio do hospital, realizando as 3 cirurgias nas proporções atuais.
16 cirurgias tipo A, 12 Cirurgias tipo B e 12 Cirurgias tipo C
20 cirurgias tipo A, 15 cirurgias tipo B e 15 cirurgias tipo C
24 cirurgias tipo A, 18 cirurgias tipo B e 18 cirurgias tipo C
40 cirurgias tipo A, 30 cirurgias tipo B e 30 cirurgias tipo C
Sabendo-se que uma empresa pratica um preço unitário de venda de $ 600 e tem custos e despesas variáveis de $ 400 e sabendo-se que os custos e as despesas fixos correspondem a $ 500.000, é correto concluir que ela alcançará seu ponto de equilíbrio quando produzir 5.000 unidades.
Certo
Errado
A empresa ABC Ltda produz um único produto Z. No mês de maio de 2.0X0 foram fabricadas e vendidas 1.000 unidades do produto Z e a empresa apresentou os seguintes dados:
Contas contábeis | Valores R$ |
Faturamento Líquido | 90.000,00 |
Matéria prima consumida durante o mês | 10.000,00 |
Mão de obra direta | 20.000,00 |
Aluguel da fábrica | 13.000,00 |
Outros custos fixos da fábrica | 17.000,00 |
Salário da diretoria da empresa | 15.000,00 |
Analise as afirmativas abaixo:
I. O ponto de equilíbrio da empresa no mês de maio de 2.0X0 foi de 750 unidades.
II. Um aumento de 20% em todos os custos fixos da fábrica provocará um aumento de 100 unidades em seu ponto de equilíbrio, se todos os outros custos e o preço de venda do produto permanecerem constantes.
III. Se a empresa aumentar o preço de venda do produto em 10% e todos os custos permanecerem constantes, o ponto de equilíbrio também aumentará 10%.
Estão corretas as afirmativas:
I apenas
II apenas
III apenas
I, II e III
O ponto de equilíbrio dessa entidade fabril, em unidades, é de
1.115.
1.140.
1.145.
4.369.
O ponto de equilíbrio contábil da distribuidora em apreço é inferior a 22.225 L de combustível.
Certo
Errado
O Orçamento de produção de uma empresa industrial tem a finalidade de determinar a quantidade de produtos que devem ser fabricados em um determinado mês, em função de suas vendas projetadas e de sua política de estoques. Uma indústria de móveis escolares projetou para os próximos 3 meses vendas de 4.000 unidades de cadeiras no mês 1, e 5.000 unidades, nos meses 2 e 3. Sua política de estocagem é deixar em estoque 20% da previsão de vendas do próximo período. O saldo inicial de produtos em estoque no mês 1 era de 800 peças. Desconsiderando a existência de produtos em elaboração, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de produtos que devem ser fabricados nos meses 1 e 2.
5.000 unidades no mês 1 e 4.200 unidades no mês 2
4.200 unidades no mês 1 e 5.000 unidades no mês 2
4.800 unidades no mês 1 de 5.200 unidades no mês 2
4.000 unidades no mês 1 e 5.000 unidades no mês 2
5.000 unidades no mês 1 e 5.000 unidades no mês 2
Analise as informações da Indústria Felix Ltda. que possui registrado no seu Balanço Patrimonial um Patrimônio Líquido no valor de R$ 800.000,00. Ainda, sabe-se que, se os sócios da Indústria Felix Ltda. colocassem esse valor em outro investimento, ganhariam um rendimento de 10% a.a. Em complemento, a Indústria Felix Ltda. apresentou as seguintes informações adicionais:
-
Custo Fixo Total: R$ 180.000,00
Custo Variável Total: R$ 60.000,00
Despesa Fixa Total: R$ 40.000,00
Despesa Variável Total: R$ 50.000,00
Preço de Venda: R$ 600,00 por unidade
Margem de Contribuição Unitária: R$ 400,00
-
Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que o valor do Ponto de Equilíbrio Econômico da Indústria Felix Ltda. é de
R$ 330.000,00.
R$ 350.000,00.
R$ 400.000,00.
R$ 425.000,00.
R$ 450.000,00.
Em condições de normalidade, para se atingir o ponto de equilíbrio contábil, é exigida a venda de um menor volume de unidades que a exigida para se atingir o ponto de equilíbrio econômico.
Certo
Errado
Uma empresa produz e vende um tipo de caderno. O preço de venda unitário do caderno é de R$ 20,00, enquanto seus custos variáveis são de R$ 10,00. Além disso, quando o caderno é vendido, a empresa paga aos vendedores uma comissão de 20% sobre o preço de venda. Em 2021, os custos e as despesas fixos foram, respectivamente, de R$ 60.000,00 e R$ 30.000,00. Assinale, a seguir, a alternativa que indica o ponto de equilíbrio contábil da empresa, em reais, em 2021.
R$ 120.000,00
R$ 180.000,00
R$ 200.000,00
R$ 300.000,00
Uma sociedade empresária produz e vende colares. Cada colar é vendido por R$300,00, sendo que os vendedores recebem uma comissão de 10% sobre o preço de venda. Além disso, os custos variáveis de cada colar são de R$50,00.
O salário mensal dos empregados é de R$80.000 e as despesas gerais são de R$40.000 por mês. Ainda, no processo produtivo, é utilizada uma máquina que foi comprada por R$300.000 e tem vida útil estimada em cinco anos, sendo esta depreciada linearmente, sem o reconhecimento de valor residual.
Assinale a opção que indica o ponto de equilíbrio financeiro no mês da fábrica, em unidades, considerando que todas as receitas, despesas e custos são realizados à vista.
480.
500.
546.
568.
818.
Empresas que subsidiam o custo de seus produtos com a contratação prévia de receitas, trabalhando com uma margem de contribuição negativa, como é o caso de jornais e revistas, tendem a ser mais lucrativas após o ponto de equilíbrio do que empresas que não têm esse tipo de receita.
Certo
Errado
Uma indústria da área de metalurgia fabrica um único produto e incorre em um custo fixo mensal de R$ 100.000,00. Os valores a seguir estão associados à fabricação e à comercialização do produto.
Custo Direto Variável | R$ 87,00 |
Custo Indireto Variável | R$ 38,00 |
Preço de venda | R$ 285,00 |
Considerando-se a margem de contribuição do produto, para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio é necessário
aumentar o preço de venda para recompor a margem de contribuição.
obter uma receita de venda relativa a 625 unidades do produto.
produzir e comercializar pelo menos 505 unidades do produto.
reduzir, ao menos, 10% dos custos indiretos de produção.
vender, pelo menos, 350 unidades, considerando os custos incorridos.
Considere que as empresas possuem um ponto que combina quantidade produzida/vendida, para que os seus resultados sejam nulos, ou seja, um ponto de produção/vendas em unidades onde há equilíbrio econômico da organização, não havendo nem lucro nem prejuízo econômico. Considere, ainda, que o preço de venda dos produtos é dado por R$ 10,00; os custos fixos são de R$ 10.000,00; o total de todas demais despesas é de R$ 10.000,00; e, o custo variável unitário é de R$ 8,00. Quantas unidades de produto deverão ser produzidas, para que a firma opere em equilíbrio econômico, considerando os estoques zerados?
5.000 unidades.
8.000 unidades.
10.000 unidades.
11.000 unidades.
Determinada fábrica de fertilizantes tem custos fixos mensais da ordem de R$ 17.000 e despesas fixas mensais de R$ 19.000. A cada quilograma de fertilizante vendido é possível atribuir custos e despesas variáveis da ordem de R$ 4/kg.
Considerando essa situação hipotética e sabendo que cada kg é vendido por R$ 7, assinale a alternativa que apresenta a quantidade de quilogramas que se deve vender mensalmente para se alcançar o ponto de equilíbrio contábil.
8.000
10.000
12.000
14.000
16.000
No âmbito de Contabilidade de Custos, a expressão ______________ refere-se ao nível de vendas em que não há lucro ou prejuízo, ou seja, é o ponto onde os custos e despesas totais são iguais às receitas totais. Em outras palavras, permite à empresa calcular o faturamento mínimo para cobrir todos os custos e despesas fixas e variáveis, sem restar lucro. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Ponto de Equilíbrio Contábil.
Ponto de Equilíbrio Financeiro.
Ponto de Equilíbrio Econômico.
Ponto de Anulação de Resultado.
Ponto de Convergência de Custos.
A análise da relação custo, volume e lucro está inserida no contexto de alavancagem da empresa. Considere uma empresa que auferiu um total de receita de vendas de R$64.000,00, num determinado mês, tendo apresentado o total de custos fixos operacionais de R$30.000,00, o total de custos variáveis de R$24.000,00 e um custo variável unitário de R$3,00. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:
A margem de contribuição unitária foi R$8,00.
O ponto de equilíbrio operacional da empresa foi de 8.000 unidades naquele mês.
O ponto de equilíbrio operacional da empresa foi de 6.000 unidades naquele mês.
A empresa atuou abaixo do ponto de equilíbrio operacional que foi de R$5,00.
O ponto de equilíbrio da empresa foi 24.000 unidades naquele mês.
Uma empresa comercial, que opera com um único tipo de mercadoria, cujo preço de venda é de R$ 24,00, atinge seu ponto de equilíbrio contábil quando vende 300 unidades no mês. Sabendo-se que o custo unitário marginal da mercadoria é de R$ 12,00, quantas unidades ela deverá vender mensalmente para atingir seu ponto de equilíbrio se aumentar em 25% o seu preço de venda?
180.
200.
240.
250.
400.
Suponha-se que uma empresa tenha uma receita unitária de R$ 800,00 e custos e despesas variáveis unitários (800,00 – 500,00), de R$ 500,00. Nesse caso, se os custos e as despesas fixos forem de R$ 1.200.000,00, é correto concluir que, no ponto de equilíbrio, a receita da empresa será de R$ 2.000.000,00.
Certo
Errado