Questões de Concurso sobre Cálculo do ponto de equilíbrio (econômico, contábil e financeiro)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
581 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A contabilidade contribui com informações que permitem tomar decisões, e para isso, pode-se gerar diversos indicadores para as organizações. O conceito de ponto de equilíbrio econômico indica


A

o volume de produção e vendas necessário para cobrir os custos e despesas operacionais.


B

que sempre que uma empresa operar abaixo, ela incorrerá em prejuízo econômico.


C

o volume de produção e vendas necessário para cobrir os custos e despesas operacionais, os compromissos financeiros e o custo de oportunidade do capital investido.


D

que sempre que uma empresa operar abaixo, ela terá dificuldades de caixa para honrar seus compromissos financeiros de curto prazo.


E

o volume de produção e vendas necessário para cobrir os custos e despesas operacionais, os encargos financeiros, os compromissos financeiros e o custo de oportunidade.

Uma empresa apresenta os seguintes resultados: receita: 100 mil reais; custos e despesas variáveis: 20 mil reais; custos e despesas fixas: 40 mil reais. O ponto de equilíbrio é de 50 mil reais.


Considerando essas informações dadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. Para que não tenha prejuízo, a organização em questão deve ter uma receita bruta anual igual ou maior que 50 mil reais


PORQUE


II. O ponto de equilíbrio possibilita identificar o nível de risco atual da empresa, sendo que quanto menor ele for, menor também será o risco do negócio.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.


D

A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.


E

As asserções I e II são proposições falsas.

Acerca da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio, conceitos importantes utilizados na gestão financeira, analise as assertivas a seguir:


I. Margem de contribuição é a diferença entre a receita de vendas e os custos fixos associados ao produto ou serviço. Representa o quanto sobra das vendas para cobrir os custos variáveis e, após isso, gerar lucro.

II. Ponto de equilíbrio contábil é o nível de vendas em que a receita total iguala os custos totais (fixos + variáveis), ou seja, o ponto em que a empresa não tem lucro nem prejuízo.

III. A margem de contribuição é a base para calcular o ponto de equilíbrio. Quanto maior for a margem de contribuição, menor será o volume de vendas necessário para atingir o ponto de equilíbrio.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

José decidiu abrir uma barraca para vender cachorro-quente. O custo variável unitário do cachorro-quente é de R$ 8,00 e a despesa variável unitária é de R$ 2,00. O custo fixo total é de R$ 800,00 e a despesa fixa total é de R$ 200,00. José vende cada cachorro-quente por R$ 15,00.


Nessa situação hipotética, em unidades, o ponto de equilíbrio contábil é igual a


A

500.


B

200.


C

160.


D

125.


E

100.

O ponto de equilíbrio contábil é um importante mecanismo para analisar a relação entre custo, despesa e receita.


Considerando-se uma empresa que possui custos e despesas variáveis no valor de R$ 1.000,00 por unidade, custos e despesas fixas no valor de R$ 1.000.000,00 ao ano e preço de venda no valor de R$ 1.200,00 a unidade, o ponto de equilíbrio contábil corresponde ao valor, em vendas no ano, de


A

R$ 833,33


B

R$ 1.000,00


C

R$ 5.000,00


D

R$ 1.200.000,00


E

R$ 6.000.000,00

O Laboratório Farmacêutico da Marinha do Brasil (MB) incorreu nos seguintes custos para produção de um medicamento para prevenção de doenças respiratórias:



Custo variável unitário

R$ 8,00

Despesa variável unitária

R$ 6,00

Custo fixo total

R$ 250.000,00

Lucro mínimo desejado

R$ 50.000,00

Depreciação

R$ 20.000,00

Preço de venda unitário

R$ 22,00



Assim, de acordo com os dados apresentados na tabela acima, qual é o montante, em unidades, do Ponto de Equilíbrio Financeiro?


A

40.000.


B

37.500.


C

31.250.


D

28.750.


E

22.500.

O ponto de equilíbrio (PE) ocorre quando as receitas totais igualam os custos totais, indicando o volume de vendas necessário para cobrir os custos e a partir do qual a empresa começa a gerar lucro.


O tipo de PE obtido quando há volume (monetário ou físico) suficiente para cobrir todos os custos e todas as despesas fixas, denomina-se


A

Ponto de equilíbrio econômico (PEE).


B

Ponto de equilíbrio fixo (PEF).


C

Ponto de equilíbrio financeiro (PEF).


D

Ponto de equilíbrio padrão (PEP).


E

Ponto de equilíbrio contábil (PEC).

Indicadores orçamentários são ferramentas utilizadas pelos gestores para realizar análises gerenciais dos resultados financeiros, permitindo comparações ao longo do tempo ou entre diferentes unidades e empresas.


Assinale a opção que apresenta a função do ponto de equilíbrio operacional (break even point) no contexto de indicadores orçamentários.


A

Determina o nível mínimo de atividade necessário para que o resultado operacional seja igual a zero, evitando lucro ou prejuízo.


B

Indica o nível máximo de atividade que a empresa pode atingir antes de incorrer em prejuízo.


C

É o ponto em que as despesas administrativas superam as receitas totais.


D

É utilizado exclusivamente para calcular os custos fixos de um empreendimento.


E

É irrelevante durante a execução orçamentária e só é calculado durante a projeção inicial.

Determinada empresa apresentou a seguinte demonstração de resultado orçada, na tabela a seguir, para o exercício de 2025.

Imagem associada para resolução da questão


O gestor da empresa acredita que um aumento de R$ 200.000,00 em desembolso para publicidade de novo produto aumentará as vendas substancialmente. Qual o volume de vendas, em reais, que a empresa obterá o ponto de equilíbrio após gastar os R$ 200.000,00 com publicidade?


A

R$ 800.000,00.


B

R$ 1.200.000,00.


C

R$ 1.600.000,00.


D

R$ 2.400.000,00.

Em uma empresa que comercializa determinado produto, os custos fixos e as despesas administrativas e de vendas fixas totalizam R$ 30.000 mensais; o preço de venda do produto é de R$ 150 por unidade; os custos e as despesas variáveis, por unidade, são iguais a R$ 60; e a margem de contribuição do produto é igual a R$ 20 por unidade. Nessa situação hipotética, quanto à quantidade do produto comercializado pela empresa, o ponto de equilíbrio é igual a 500 unidades.


C

Certo


E

Errado

“Ocorre quando existe lucro na empresa e esta busca comparar e demonstrar o lucro da empresa em relação à taxa de atratividade que o mercado financeiro oferece ao capital investido.” e “O ponto de equilíbrio será atingido quando a remuneração do capital aplicado atingir a rentabilidade desejada; e ainda acrescenta que o verdadeiro lucro da atividade será obtido quando contabilmente o resultado for superior ao retorno esperado.”. Nessa contextualização, as afirmações se referem a:


A

Ponto de equilíbrio econômico.


B

Ponto de equilíbrio financeiro.


C

Ponto de equilíbrio contábil.


D

Ponto de equilíbrio social.


E

Ponto de equilíbrio patrimonial.

Em uma determinada operação, o custo fixo previsto de um produto é R$ 76.000,00, o preço unitário de venda desse produto é R$ 30,00 e o seu custo unitário variável é R$ 10,00. Com base nessa situação, assinale a alternativa que corretamente indica o valor necessário para se obter o ponto de equilíbrio.


A

3.800


B

2.533


C

7.600


D

1.900


E

5.066

Considere-se que uma empresa possua margem de contribuição por unidade igual a R$ 5 e custos e despesas fixas iguais a R$ 3.500. Nessa hipótese, o ponto de equilíbrio contábil será atingido após a venda de 800 unidades.


C

Certo


E

Errado

Uma fundação produz vacinas de combate à covid-19 para distribuição à população pelo município mantenedor, sendo esse seu único produto no período de análise. O valor pactuado com o município é de R$ 200,00 por cada kit com 5 vacinas, e os custos variáveis de cada vacina são de R$ 30,00; por fim, os royalties à detentora da patente representam uma taxa de comissionamento de 5% do valor de venda. Somadas ainda as despesas e custos fixos mensais, obtém-se o total de R$ 150.000,00. Considerando apenas essas informações, indique qual o ponto de equilíbrio contábil mensal da entidade


A

1.250 vacinas


B

3.750 vacinas


C

18.750 vacinas


D

93.750 vacinas


E

180.500 vacinas

Assinale a alternativa que contenha o valor do ponto de equilíbrio contábil de um determinado produto, tendo em vista as informações prestadas pela área de custos da empresa Industria XPTO Ltda., como segue:


• Preço líquido unitário de venda do produto: R$ 2.850,00

• Custos e despesas variáveis: R$ 2.250,00

• Custos e despesas fixas: R$ 550.000,00


Assinale a alternativa que indica a quantidade desse produto que a empresa deverá produzir para se obter o seu ponto de equilíbrio.


A

790


B

850


C

895


D

725


E

917

Suponha‑se que uma empresa possui um produto a um custo unitário de R$ 200, que obtém faturamento de R$ 200.000, com custos fixos de R$ 80.000, e que tem margem de contribuição de 50%. Nesse caso, é correto afirmar que o ponto de equilíbrio desse produto é de 2.000 unidades.


C

Certo


E

Errado

Como auxiliar técnico de uma empresa, você precisa colaborar nos processos de análise de viabilidade dos investimentos. Em termos efetivos, a empresa precisa avaliar a implementação de um novo programa de atendimento à comunidade, com a viabilidade financeira avaliada por meio do cálculo do ponto de equilíbrio. Os custos e receitas projetados são os seguintes:


• custos fixos anuais: R$ 1.200.000;

• custo variável por atendimento: R$ 150;

• receita por atendimento: R$ 300.


Uma instituição parceira se propõe a cobrir 30% dos custos fixos, com a condição de que o programa da empresa realize atendimentos anuais correspondentes a 60% do ponto de equilíbrio calculado sem financiamento externo. Nesse sentido, qual é o novo ponto de equilíbrio do programa, considerando o financiamento externo, e quantos atendimentos anuais devem ser realizados pelo programa da empresa para cumprir a contrapartida exigida pela instituição parceira?


A

Novo ponto de equilíbrio: 8.000 atendimentos; contrapartida: 4.800 atendimentos.


B

Novo ponto de equilíbrio: 7.000 atendimentos; contrapartida: 5.200 atendimentos.


C

Novo ponto de equilíbrio: 6.000 atendimentos; contrapartida: 3.600 atendimentos.


D

Novo ponto de equilíbrio: 5.600 atendimentos; contrapartida: 4.800 atendimentos.


E

Novo ponto de equilíbrio: 4.000 atendimentos; contrapartida: 3.200 atendimentos.

   
Gerar simulado