Questões de Concurso sobre Cálculo do ponto de equilíbrio (econômico, contábil e financeiro)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
581 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com base no texto, o valor do ponto de equilíbrio contábil, em unidades de carteiras escolares, é igual a


A

500


B

450


C

445


D

410


E

400

Considere que o índice da margem de segurança de uma indústria seja, em dado momento, igual a 12,50%. Nessas condições, caso o volume de vendas aumente em 5%, sem qualquer alteração em sua estrutura de custos e preços, o aumento no lucro operacional líquido será superior a 60%.


C

Certo


E

Errado

Uma entidade fabrica e vende cadernos. Cada caderno é vendido por R$ 10 e tem custo variável unitário de R$ 3,00. A empresa incorre mensalmente nos seguintes custos e despesas fixas:


  1. Aluguel da fábrica: R$ 20.000
  2. Depreciação das máquinas: R$ 10.000
  3. Salário do pessoal da fábrica: R$ 6.000
  4. Depreciação dos equipamentos do escritório: R$ 7.000.
  5. Salário do pessoal do escritório: R$ 12.000.


O ponto de equilíbrio financeiro da entidade é de


A

R$ 50.000.


B

R$ 51.430.


C

R$ 52.860.


D

R$ 54.290.


E

R$ 78.580.

Assinale a alternativa que apresenta o do ponto de equilíbrio contábil em quantidade unitária (unidades) de um determinado produto, tendo como base as seguintes informações:


• custos e despesas fixas totais: R$ 80.000,00;

• o preço líquido unitário de venda: R$ 200,00;

• os custos e despesas variáveis somam R$ 72,00.


A

565.


B

605.


C

625.


D

680.


E

725.

Uma empresa de auditoria funciona em um imóvel próprio e possui computadores para utilizar em seus negócios. A empresa possui dois sócios que esperam rentabilidade do capital investido.

Assinale a opção que indica a relação usual dos pontos de equilíbrio contábil (PEC), financeiro (PEF) e econômico (PEE) da empresa.


A

PEF < PEC < PEE.


B

PEF < PEC = PEE.


C

PEC < PEF < PEE.


D

PEC = PEF < PEE.


E

PEF < PEE < PEC.

Um hotel que funciona durante o ano todo (365 dias) possui duzentos quartos. A diária de cada quarto é de R$ 120, sendo que os custos variáveis unitários são de R$ 20 por dia. Além disso, os custos fixos do hotel são de R$ 4,8 milhões ao ano.


Assinale a opção que indica a taxa de ocupação do hotel no ponto de equilíbrio contábil.


A

5%


B

27%


C

53%


D

55%


E

66%

Uma empresa tem sua receita de venda por produto de R$ 600,00 e seu custo variável total é de R$ 500.000,00. Os custos fixos totais equivalem a R$ 800.000,00 para uma produção mensal de 2.500 unidades, sendo que essa empresa tem capacidade de produção de 3.000 unidades. Com base nos dados fornecidos, a quantidade de produto e o valor da receita total para alcançar o ponto de equilíbrio contábil são, respectivamente:


A

1.500 unidades e R$ 900.000,00


B

1.786 unidades e R$ 1.071.600,00


C

1.847 unidades e R$ 1.107.700,00


D

2.000 unidades e R$ 1.200.000,00

Uma entidade que fabrica apenas um único produto apresenta as seguintes informações a respeito da sua produção em determinado período:


- Despesas variáveis no valor de R$ 10,00 por unidade.

- Custos de produção variáveis no valor de R$ 50,00 por unidade.

- Custos fixos totais no valor R$ 8.000,00.

- Despesas fixas totais no valor R$ 2.000,00.

- 800 unidades foram vendidas no período em análise.

- O preço de venda unitário é de R$ 80,00 por unidade.


Considerando as informações apresentadas na questão anterior, n° 65, e o assunto relacionado à relação Custo/Volume/Lucro, assinale a alternativa que apresenta o valor do ponto de equilíbrio contábil.


A

400 unidades.


B

267 unidades.


C

115 unidades.


D

500 unidades.


E

100 unidades.

Uma empresa necessita calcular a quantidade necessária para se obter o ponto de equilíbrio de um determinado produto. Para tanto, obteve as seguintes informações:


• Total dos custos fixos previstos: R$ 40.000,00.

• Preço unitário de venda – R$ 15,00.

• Custo unitário variável – R$ 10,00.


Em face ao exposto, assinale a alternativa que contém a correta quantidade como resultado da equação do ponto de equilíbrio.


A

12.000.


B

10.000.


C

8.000.


D

7.800.


E

6.000.

Admita que a Laticínios NAC S.A. atua no setor de produção de derivados do leite no município de Campo Mourão, desde 2015. Considere seus custos fixos mensais no valor de R$ 250.000,00 e os custos variáveis unitários em um valor médio de R$ 2,50 por unidade. Sabe-se que a empresa vendeu, em 2020, um total de 500.000 unidades e espera crescer 20% em venda para o ano de 2021, apesar de toda a crise econômica capitaneada pela vicissitude da Covid-19. Se a empresa praticar um preço médio de venda de seus produtos de R$ 7,50/unidade, o resultado a ser esperado para o ano de 2021 é que a Laticínios NAC S.A. irá operar:


A

Com lucro estimado em R$ 1.750.000,00.


B

Com um lucro estimado em R$ 500.000,00.


C

Com um prejuízo estimado em R$ 500.000,00.


D

No ponto de equilíbrio contábil, sem lucro nem prejuízo.

Uma loja produz e vende cintos. Em janeiro de X1, a empresa produziu 3.000 unidades de cintos, a um custo total de R$42.000. O preço de venda de cada cinto é R$20,00, e o custo unitário variável é de R$5,00. Assinale a alternativa que indique o Ponto de Equilíbrio Contábil em Vendas em Reais.


A

R$36.000


B

R$38.580


C

R$49.091


D

R$60.000


E

R$90.000

Uma indústria monoprodutora vendeu, no ano de X0, 24.000 unidades de seu produto, auferindo receita bruta de R$ 7,2 milhões. Os custos variáveis unitários são de R$ 100,00. Além disso, é paga, aos vendedores, uma comissão de 10% sobre o preço.


Em X0, os custos e as despesas fixas mensais foram as seguintes:


  1. Salários dos funcionários da fábrica: R$ 120.000;
  2. Salários dos funcionários da administração: R$ 80.000;
  3. Depreciação das máquinas da fábrica: R$20.000;
  4. Depreciação dos computadores do escritório: R$ 5.000;
  5. Aluguel do escritório: R$ 3.000.


Assinale a opção que indica a quantidade de unidades que a indústria precisa vender por ano para que os sócios obtenham lucro líquido anual de R$ 360.000, considerando alíquota de imposto sobre a renda e contribuição social de 25%.


A

2.623.


B

12.706.


C

16.080.


D

18.212.


E

18.918.

O ponto de equilíbrio envolve diferentes conceitos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.


A

A margem de contribuição unitária corresponde à diferença entre as receitas totais e o somatório dos custos e das despesas, pelo número de unidades produzidas.


B

O valor do ponto de equilíbrio é igual ao somatório de custos e despesas fixas, dividido pela margem de contribuição.


C

A margem de segurança equivale à quantidade vendida no ponto de equilíbrio contábil.


D

O ponto de equilíbrio econômico é calculado deduzindo-se dos custos e das despesas fixas o custo de oportunidade do investimento.


E

O ponto de equilíbrio financeiro é inferior ao contábil, porque, em seu cálculo, deduz-se a depreciação.

Assinale a opção que indica a diferença entre os pontos de equilíbrio contábil e financeiro.


A

O contábil é utilizado em serviços e, o financeiro, em comércio.


B

O contábil leva em consideração a despesa com depreciação, e, o financeiro, não leva.


C

O contábil leva em consideração o custo de oportunidade, e, o financeiro, não leva.


D

O contábil é apresentado em termos de unidades vendidas e, o financeiro, em receita gerada.


E

O contábil é apresentado na Demonstração do Resultado do Exercício e, o financeiro, dos Fluxos de Caixa.

Do ponto de vista do resultado contábil, a margem de segurança alcançada pela empresa em 2020 representou menos de 30% da quantidade produzida e vendida pela empresa no mesmo período.


C

Certo


E

Errado

A sociedade empresária M produz e vende cadeiras. O preço de venda unitário da cadeira é de R$ 60,00, enquanto seus custos variáveis são de R$ 20,00. Além disso, a sociedade M paga a seus funcionários uma comissão de 10% sobre o preço de venda, quando a cadeira é vendida.


Em X0, os custos fixos da sociedade empresária foram de R$ 300.000 e, suas despesas fixas, de R$ 200.000. Ainda, os sócios de M exigem um lucro líquido mensal de R$ 10.000.


Assinale a opção que indica o ponto de equilíbrio econômico da sociedade empresária M em X0, em unidades, considerando a alíquota de imposto sobre a renda e de contribuição social de 34%.


A

14.705 cadeiras.


B

15.500 cadeiras.


C

17.046 cadeiras.


D

18.236 cadeiras.


E

20.054 cadeiras.

Suponha-se que uma empresa tenha custos e despesas fixos de R$ 400.000,00, preço unitário de venda de R$ 200,00 e custos e despesas variáveis unitários de R$ 100,00. Nesse caso, é correto afirmar que a receita total, no ponto de equilíbrio, é de R$ 400.000,00.


C

Certo


E

Errado

Uma empresa fabrica e vende seringas. Cada seringa tem custo variável unitário de R$0,40 e é vendida por R$1,00. Além disso, a empresa incorre mensalmente nos seguintes custos e despesas fixas:


  1. Aluguel da fábrica: R$10.000
  2. Salários dos funcionários da fábrica: R$30.000
  3. Depreciação das máquinas: R$6.000
  4. Salários dos representantes de vendas: R$20.000
  5. Depreciação dos computadores utilizados pelos representantes de vendas: R$3.000
  6. Depreciação do veículo utilizado para entrega: R$4.000


Assinale a alternativa que indique o ponto de equilíbrio financeiro da empresa em unidades de seringas.


A

66.667


B

76.667


C

78.333


D

100.000


E

121.667

Marque a alternativa que apresenta um aspecto relacionado com o conceito de margem de segurança.


A

Volume de vendas onde o lucro é zero (0)


B

Quanto de vendas a empresa pode perder sem ter prejuízo


C

Representa o ponto de equilíbrio contábil


D

Volume máximo de vendas que uma empresa pode ter


E

Representa o ponto de equilíbrio econômico

A Contabilidade Gerencial no estudo de um dos seus pontos de equilíbrio, nos mostra a rentabilidade real que a atividade escolhida traz, quando confrontada com outras opções de investimento. O contexto apresentado faz referência à(ao):


A

margem de segurança.


B

ponto de equilíbrio econômico.


C

ponto de equilíbrio contábil.


D

custo de oportunidade


E

ponto de equilíbrio financeiro.

   
Gerar simulado