

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com base no texto, o valor do ponto de equilíbrio contábil, em unidades de carteiras escolares, é igual a
500
450
445
410
400
Considere que o índice da margem de segurança de uma indústria seja, em dado momento, igual a 12,50%. Nessas condições, caso o volume de vendas aumente em 5%, sem qualquer alteração em sua estrutura de custos e preços, o aumento no lucro operacional líquido será superior a 60%.
Certo
Errado
Uma entidade fabrica e vende cadernos. Cada caderno é vendido por R$ 10 e tem custo variável unitário de R$ 3,00. A empresa incorre mensalmente nos seguintes custos e despesas fixas:
O ponto de equilíbrio financeiro da entidade é de
R$ 50.000.
R$ 51.430.
R$ 52.860.
R$ 54.290.
R$ 78.580.
Assinale a alternativa que apresenta o do ponto de equilíbrio contábil em quantidade unitária (unidades) de um determinado produto, tendo como base as seguintes informações:
• custos e despesas fixas totais: R$ 80.000,00;
• o preço líquido unitário de venda: R$ 200,00;
• os custos e despesas variáveis somam R$ 72,00.
565.
605.
625.
680.
725.
Uma empresa de auditoria funciona em um imóvel próprio e possui computadores para utilizar em seus negócios. A empresa possui dois sócios que esperam rentabilidade do capital investido.
Assinale a opção que indica a relação usual dos pontos de equilíbrio contábil (PEC), financeiro (PEF) e econômico (PEE) da empresa.
PEF < PEC < PEE.
PEF < PEC = PEE.
PEC < PEF < PEE.
PEC = PEF < PEE.
PEF < PEE < PEC.
Um hotel que funciona durante o ano todo (365 dias) possui duzentos quartos. A diária de cada quarto é de R$ 120, sendo que os custos variáveis unitários são de R$ 20 por dia. Além disso, os custos fixos do hotel são de R$ 4,8 milhões ao ano.
Assinale a opção que indica a taxa de ocupação do hotel no ponto de equilíbrio contábil.
5%
27%
53%
55%
66%
Uma empresa tem sua receita de venda por produto de R$ 600,00 e seu custo variável total é de R$ 500.000,00. Os custos fixos totais equivalem a R$ 800.000,00 para uma produção mensal de 2.500 unidades, sendo que essa empresa tem capacidade de produção de 3.000 unidades. Com base nos dados fornecidos, a quantidade de produto e o valor da receita total para alcançar o ponto de equilíbrio contábil são, respectivamente:
1.500 unidades e R$ 900.000,00
1.786 unidades e R$ 1.071.600,00
1.847 unidades e R$ 1.107.700,00
2.000 unidades e R$ 1.200.000,00
Uma entidade que fabrica apenas um único produto apresenta as seguintes informações a respeito da sua produção em determinado período:
- Despesas variáveis no valor de R$ 10,00 por unidade.
- Custos de produção variáveis no valor de R$ 50,00 por unidade.
- Custos fixos totais no valor R$ 8.000,00.
- Despesas fixas totais no valor R$ 2.000,00.
- 800 unidades foram vendidas no período em análise.
- O preço de venda unitário é de R$ 80,00 por unidade.
Considerando as informações apresentadas na questão anterior, n° 65, e o assunto relacionado à relação Custo/Volume/Lucro, assinale a alternativa que apresenta o valor do ponto de equilíbrio contábil.
400 unidades.
267 unidades.
115 unidades.
500 unidades.
100 unidades.
Uma empresa necessita calcular a quantidade necessária para se obter o ponto de equilíbrio de um determinado produto. Para tanto, obteve as seguintes informações:
• Total dos custos fixos previstos: R$ 40.000,00.
• Preço unitário de venda – R$ 15,00.
• Custo unitário variável – R$ 10,00.
Em face ao exposto, assinale a alternativa que contém a correta quantidade como resultado da equação do ponto de equilíbrio.
12.000.
10.000.
8.000.
7.800.
6.000.
Admita que a Laticínios NAC S.A. atua no setor de produção de derivados do leite no município de Campo Mourão, desde 2015. Considere seus custos fixos mensais no valor de R$ 250.000,00 e os custos variáveis unitários em um valor médio de R$ 2,50 por unidade. Sabe-se que a empresa vendeu, em 2020, um total de 500.000 unidades e espera crescer 20% em venda para o ano de 2021, apesar de toda a crise econômica capitaneada pela vicissitude da Covid-19. Se a empresa praticar um preço médio de venda de seus produtos de R$ 7,50/unidade, o resultado a ser esperado para o ano de 2021 é que a Laticínios NAC S.A. irá operar:
Com lucro estimado em R$ 1.750.000,00.
Com um lucro estimado em R$ 500.000,00.
Com um prejuízo estimado em R$ 500.000,00.
No ponto de equilíbrio contábil, sem lucro nem prejuízo.
Uma loja produz e vende cintos. Em janeiro de X1, a empresa produziu 3.000 unidades de cintos, a um custo total de R$42.000. O preço de venda de cada cinto é R$20,00, e o custo unitário variável é de R$5,00. Assinale a alternativa que indique o Ponto de Equilíbrio Contábil em Vendas em Reais.
R$36.000
R$38.580
R$49.091
R$60.000
R$90.000
Uma indústria monoprodutora vendeu, no ano de X0, 24.000 unidades de seu produto, auferindo receita bruta de R$ 7,2 milhões. Os custos variáveis unitários são de R$ 100,00. Além disso, é paga, aos vendedores, uma comissão de 10% sobre o preço.
Em X0, os custos e as despesas fixas mensais foram as seguintes:
Assinale a opção que indica a quantidade de unidades que a indústria precisa vender por ano para que os sócios obtenham lucro líquido anual de R$ 360.000, considerando alíquota de imposto sobre a renda e contribuição social de 25%.
2.623.
12.706.
16.080.
18.212.
18.918.
O ponto de equilíbrio envolve diferentes conceitos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A margem de contribuição unitária corresponde à diferença entre as receitas totais e o somatório dos custos e das despesas, pelo número de unidades produzidas.
O valor do ponto de equilíbrio é igual ao somatório de custos e despesas fixas, dividido pela margem de contribuição.
A margem de segurança equivale à quantidade vendida no ponto de equilíbrio contábil.
O ponto de equilíbrio econômico é calculado deduzindo-se dos custos e das despesas fixas o custo de oportunidade do investimento.
O ponto de equilíbrio financeiro é inferior ao contábil, porque, em seu cálculo, deduz-se a depreciação.
Assinale a opção que indica a diferença entre os pontos de equilíbrio contábil e financeiro.
O contábil é utilizado em serviços e, o financeiro, em comércio.
O contábil leva em consideração a despesa com depreciação, e, o financeiro, não leva.
O contábil leva em consideração o custo de oportunidade, e, o financeiro, não leva.
O contábil é apresentado em termos de unidades vendidas e, o financeiro, em receita gerada.
O contábil é apresentado na Demonstração do Resultado do Exercício e, o financeiro, dos Fluxos de Caixa.
Do ponto de vista do resultado contábil, a margem de segurança alcançada pela empresa em 2020 representou menos de 30% da quantidade produzida e vendida pela empresa no mesmo período.
Certo
Errado
A sociedade empresária M produz e vende cadeiras. O preço de venda unitário da cadeira é de R$ 60,00, enquanto seus custos variáveis são de R$ 20,00. Além disso, a sociedade M paga a seus funcionários uma comissão de 10% sobre o preço de venda, quando a cadeira é vendida.
Em X0, os custos fixos da sociedade empresária foram de R$ 300.000 e, suas despesas fixas, de R$ 200.000. Ainda, os sócios de M exigem um lucro líquido mensal de R$ 10.000.
Assinale a opção que indica o ponto de equilíbrio econômico da sociedade empresária M em X0, em unidades, considerando a alíquota de imposto sobre a renda e de contribuição social de 34%.
14.705 cadeiras.
15.500 cadeiras.
17.046 cadeiras.
18.236 cadeiras.
20.054 cadeiras.
Suponha-se que uma empresa tenha custos e despesas fixos de R$ 400.000,00, preço unitário de venda de R$ 200,00 e custos e despesas variáveis unitários de R$ 100,00. Nesse caso, é correto afirmar que a receita total, no ponto de equilíbrio, é de R$ 400.000,00.
Certo
Errado
Uma empresa fabrica e vende seringas. Cada seringa tem custo variável unitário de R$0,40 e é vendida por R$1,00. Além disso, a empresa incorre mensalmente nos seguintes custos e despesas fixas:
Assinale a alternativa que indique o ponto de equilíbrio financeiro da empresa em unidades de seringas.
66.667
76.667
78.333
100.000
121.667
Marque a alternativa que apresenta um aspecto relacionado com o conceito de margem de segurança.
Volume de vendas onde o lucro é zero (0)
Quanto de vendas a empresa pode perder sem ter prejuízo
Representa o ponto de equilíbrio contábil
Volume máximo de vendas que uma empresa pode ter
Representa o ponto de equilíbrio econômico
A Contabilidade Gerencial no estudo de um dos seus pontos de equilíbrio, nos mostra a rentabilidade real que a atividade escolhida traz, quando confrontada com outras opções de investimento. O contexto apresentado faz referência à(ao):
margem de segurança.
ponto de equilíbrio econômico.
ponto de equilíbrio contábil.
custo de oportunidade
ponto de equilíbrio financeiro.