

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A empresa Saber Real produz e comercializa salgados. Os custos fixos mensais são de R$ 3.500,00 e as despesas fixas mensais são de R$ 500,00. Os salgados são vendidos por R$ 7,50 e têm custos e despesas variáveis totais de R$ 2,50 por salgado.
Considerando-se essas informações, o ponto de equilíbrio contábil é de quantos salgados vendidos?
533.
1.400.
700.
800.
580.
Considere-se que certa empresa deveria atingir seu ponto de equilíbrio contábil ao faturar R$ 5 milhões com a venda de seu único produto, tendo, contudo, obtido prejuízo societário de R$ 300 mil, apesar de não ter havido variação em sua estrutura de custos e preços. Nessa situação, dado que os estoques da empresa estavam zerados no início do período, uma explicação possível para essa contradição é a de que houve aumento no estoque de produtos.
Certo
Errado
Suponha que determinada empresa apresentou os seguintes dados em seu controle de custos:
- Preço de venda unitário: R$ 50,00.
- Custo variável unitário: R$ 10,00.
- Despesa variável unitária: R$ 20,00.
- Observou-se ainda que os custos e despesas fixas somaram R$ 3.000,00.
A partir das informações evidenciadas, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o ponto de equilíbrio contábil (PEC), em Reais (R$) e em quantidades (Q).
R$ 5.500,00 | 100 unidades.
R$ 7.500,00 | 150 unidades.
R$ 8.500,00 | 250 unidades.
R$ 5.500,00 | 150 unidades.
R$ 3.750,00 | 75 unidades.
A empresa SSR Ltda. pretende abrir uma nova unidade para vender apenas o produto X. O Preço de venda líquido de tributos de X é R$ 50,00, o custo variável unitário é R$ 25,00 e a empresa paga comissão aos vendedores de 10% sobre o preço líquido de venda do produto. Os custos fixos mensais são de R$ 90.000,00. Os sócios investiram R$ 500.000,00 para a abertura da nova unidade e exigem uma remuneração de 2% ao mês sobre o capital investido. Assinale a alternativa que apresenta o ponto de equilíbrio econômico em faturamento mensal da nova unidade da SSR Ltda.
R$ 180.000,00
R$ 225.000,00
R$ 250.000,00
R$ 1.180.000,00
Com base nas informações abaixo, defina o ponto de equilíbrio contábil:
• Preço de Venda = R$ 225,00/un.
• Custos + Despesas Variáveis = R$ 75,00/un.
• Custos + Despesas Fixos = R$ 180.000,00/mês
800,00 un./mês
1.200 un./mês
1.500 un./mês
1.800 un./mês
2.400 un./mês
Quanto maior for o valor do custo fixo,
maior será a margem de contribuição.
maior será o ponto de equilíbrio em unidades.
menor será a margem de contribuição.
menor será o custo por absorção unitário.
menor será o ponto de equilíbrio em unidades.
A indústria Magali Ltda. é responsável pela produção e venda de poltronas de linho e incorre, por mês, em custos e despesas fixos de R$ 1.450.000,00, sendo que neste valor foi incluída a depreciação do imobilizado no valor de R$ 211.400,00. A indústria Magali Ltda. pratica o preço de venda líquido de R$ 860,00 por poltrona e almeja conseguir lucro operacional de 10% sobre esse valor. Além disso, a indústria Magali Ltda. incorre nos seguintes custos e despesas por unidade:
-
Em R$ | |
Tecido de linho cru | 80,00 |
Espuma | 120,00 |
Estrutura e base de madeira | 245,00 |
Percintas elásticas | 37,00 |
Molas | 65,00 |
Comissão sobre venda | 43,00 |
Frete | 50,00 |
-
Sabendo que a poltrona de linho é o único produto da indústria Magali Ltda., o seu ponto de equilíbrio financeiro, em quantidade, é
6.591
3.958
5.630
10.821
9.244
Considerando as informações disponibilizadas, o ponto de equilíbrio da ZQP, em unidades, é:
2.091.
2.205.
2.246.
2.356.
2.500.
A Industrial Ltda atende ao mercado da região Sudeste e, na fabricação do seu único produto, no mês de setembro, contabilizou os seguintes gastos no seu processo de produção:
Salário da Administração da Produção | R$ 100.000,00 |
Matéria-prima consumida | R$ 1.920,00 / un |
Mão de obra direta | R$ 480,00 / um |
Depreciação de equipamentos da fábrica | R$ 52.000,00 |
Outros gastos indiretos | R$ 328.000 00 |
No período indicado, o preço de venda do produto praticado pela empresa foi de R$ 4.000,00 por unidade. A empresa espera obter um lucro de 20% sobre a receita de vendas. Para seu objetivo ser alcançado, deveria produzir e vender a seguinte quantidade, em unidades, do seu produto:
600
700
800
900
Determinada empresa apresentou as seguintes informações referentes ao produto X que comercializa:
∙ Margem de contribuição unitária = R$ 15,00.
∙ Custos fixos totais = R$ 2.400,00.
∙ Preço de venda unitário = R$ 20,00.
Considerando somente as informações apresentadas, é correto afirmar que o ponto de equilíbrio em quantidade (Q) e em valores (R$) corresponde, respectivamente, a:
40 unidades; R$ 800,00.
120 unidades; R$ 2.400,00.
160 unidades; R$ 3.200,00.
300 unidades; R$ 6.000,00.
Uma indústria eletroeletrônica necessita calcular o ponto de equilíbrio relacionado à produção e venda de uma TV XPTO de 40”. Para tanto, apresentou as informações:
-
Reais | |
Preço unitário de venda de TV 40” | 1.500,00 |
Custos + despesas variáveis = Unitário | 1.050,00 |
Custos + despesas fixas – mensal | 1.800.000 |
-
Com base nessas informações, indique a quantidade de unidades que serão necessárias comercializar para se obter o ponto de equilíbrio da referida TV.
2.500
5.000
3.800
4.000
5.200
Considere as seguintes informações sobre um dos produtos fabricados por determinada indústria:
Preço de Venda | R$ 50,00 / unidade |
Custos Variáveis | R$ 25,00 / unidade |
Despesas Variáveis | R$ 5,00 / unidade |
Custos Fixos | R$ 45.000,00 / mês |
Despesas Fixas | R$ 15.000,00 / mês |
De acordo com as informações fornecidas, qual deverá ser o valor total das Receitas no mês para que a indústria não tenha prejuízo?
R$ 60.000,00
R$ 90.000,00
R$ 100.000,00
R$ 135.000,00
R$ 150.000,00
A loja “Para Todos Ltda.” comercializa cerca de 5.000 itens diferentes, com preço de venda que variam de R$ 1,00 a R$ 200,00. A margem de contribuição média dos produtos é de 60% e seus custos fixos mensais são de R$ 24.000,00. Assinale a alternativa que apresenta o faturamento mensal necessário para a loja atingir seu ponto de equilíbrio.
R$ 40.000,00
R$ 30.000,00
R$ 25.880,00
R$ 23.881,60
Caso a mesma empresa da questão anterior apresentasse as seguintes informações: Preço de venda unitário: R$ 2.200,00; Custo (e despesa) Variável unitário: R$ 1.650,00; Custo (e despesa) Fixo mensal: R$ 1.100.000,00, o ponto de equilíbrio contábil em unidades seria
2.400.
2.200.
2.000.
1.800.
1.600.
Segundo Martins (2019), o ponto de equilíbrio nasce da conjugação dos custos e despesas totais com as receitas totais. A empresa Floral apresentou os seguintes dados em determinado período:
Preço de venda unitário = R$ 10,00; Custo variável unitário = R$ 5,00; Despesa variável total = R$ 1.000,00; Custos fixos anuais = R$ 30.000,00; Despesas fixas anuais = R$ 20.000,00; Quantidade produzida e vendida = 1.000 unidades; Lucro desejado = R$ 10.000,00; Depreciação = R$ 4.000,00.
A partir dos dados abaixo informados, os pontos de equilíbrio contábil, econômico e financeiro são, respectivamente:
15.000 unidades, 15.000 unidades e 11.500 unidades.
12.500 unidades, 15.000 unidades e 13.500 unidades.
15.000 unidades, 11.500 unidades e 15.000 unidades.
11.500 unidades, 12.500 unidades e 15.000 unidades.
12.500 unidades, 15.000 unidades e 11.500 unidades.
A indústria têxtil São José Ltda. identificou, durante a análise de suas informações de custos, que está operando com Margem de Segurança Operacional de 22%. Isso significa que a indústria têxtil São José Ltda. está com
um volume de vendas acima do ponto de equilíbrio econômico e, portanto, está conseguindo obter margem de contribuição total igual ao montante dos custos e despesas fixos totais.
uma margem de lucro operacional de 22% em relação à receita bruta de vendas.
um volume de vendas acima do ponto de equilíbrio contábil e, portanto, está conseguindo cobrir todos os seus custos e despesas.
um saldo de estoques 22% superior do que a quantidade requerida para atender aos seus pedidos.
uma variação de 22% no lucro operacional para cada ponto de variação percentual no volume.
Qual o ponto de equilíbrio contábil (PEC) do Hotel Porto Marinho em número de diárias (q)?
5.000.
4.500.
4.275.
4.143.
4.200.
A empresa XWZ tem os seguintes dados, com uma produção de 2.500 unidades:
Custo Fixos Totais | R$ 800.000,00 |
Custo Variável Total | R$ 750.000,00 |
Receita Unitária | R$ 700,00 |
Com base nos dados fornecidos, a quantidade de produto e o valor da receita total para alcançar o ponto de equilíbrio contábil são, respectivamente:
3.000 unidades e R$ 2.100.000,00.
2.500 unidades e R$ 1.750.000,00.
2.000 unidades e R$ 1.400.000,00.
2.000 unidades e R$ 800.000,00.
1.500 unidades e R$ 1.500.000,00.
A Cia. Só Latas produz um único modelo de lata e são conhecidas as seguintes informações:
− Preço bruto unitário de vendas R$ 100,00
− Impostos sobre vendas 10% sobre o preço de venda
− Custos variáveis R$ 30,00 por unidade
− Despesas fixas R$ 324.000,00 por mês
− Custos fixos R$ 180.000,00 por mês
Com base nessas informações, o ponto de equilíbrio contábil mensal da Cia. Só Latas, em número de unidades, é:
3.600
5.400
3.000
5.600
8.400
Uma determinada empresa produz um único produto e vende cada unidade por R$8,00. Em ago/2020, ela produziu 100.000 unidades. Nesse período, a empresa incorreu nos seguintes custos e despesas:
• Custos fixos: R$ 130.000,00
• Despesas fixas: R$ 20.000,00
• Despesas variáveis: R$ 100.000,00
• Custos variáveis: R$ 200.000,00
Com base nos dados fornecidos, é correto afirmar que o total de unidades do ponto de equilíbrio contábil, em reais, é de
13.000.
26.000.
30.000.
45.000.
60.000.