Questões de Concurso sobre Cálculo do ponto de equilíbrio (econômico, contábil e financeiro)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
581 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A empresa Saber Real produz e comercializa salgados. Os custos fixos mensais são de R$ 3.500,00 e as despesas fixas mensais são de R$ 500,00. Os salgados são vendidos por R$ 7,50 e têm custos e despesas variáveis totais de R$ 2,50 por salgado.


Considerando-se essas informações, o ponto de equilíbrio contábil é de quantos salgados vendidos?


A

533.


B

1.400.


C

700.


D

800.


E

580.

Considere-se que certa empresa deveria atingir seu ponto de equilíbrio contábil ao faturar R$ 5 milhões com a venda de seu único produto, tendo, contudo, obtido prejuízo societário de R$ 300 mil, apesar de não ter havido variação em sua estrutura de custos e preços. Nessa situação, dado que os estoques da empresa estavam zerados no início do período, uma explicação possível para essa contradição é a de que houve aumento no estoque de produtos.


C

Certo


E

Errado

Suponha que determinada empresa apresentou os seguintes dados em seu controle de custos:


- Preço de venda unitário: R$ 50,00.

- Custo variável unitário: R$ 10,00.

- Despesa variável unitária: R$ 20,00.

- Observou-se ainda que os custos e despesas fixas somaram R$ 3.000,00.


A partir das informações evidenciadas, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o ponto de equilíbrio contábil (PEC), em Reais (R$) e em quantidades (Q).


A

R$ 5.500,00 | 100 unidades.


B

R$ 7.500,00 | 150 unidades.


C

R$ 8.500,00 | 250 unidades.


D

R$ 5.500,00 | 150 unidades.


E

R$ 3.750,00 | 75 unidades.

A empresa SSR Ltda. pretende abrir uma nova unidade para vender apenas o produto X. O Preço de venda líquido de tributos de X é R$ 50,00, o custo variável unitário é R$ 25,00 e a empresa paga comissão aos vendedores de 10% sobre o preço líquido de venda do produto. Os custos fixos mensais são de R$ 90.000,00. Os sócios investiram R$ 500.000,00 para a abertura da nova unidade e exigem uma remuneração de 2% ao mês sobre o capital investido. Assinale a alternativa que apresenta o ponto de equilíbrio econômico em faturamento mensal da nova unidade da SSR Ltda.


A

R$ 180.000,00


B

R$ 225.000,00


C

R$ 250.000,00


D

R$ 1.180.000,00

Com base nas informações abaixo, defina o ponto de equilíbrio contábil:


• Preço de Venda = R$ 225,00/un.

• Custos + Despesas Variáveis = R$ 75,00/un.

• Custos + Despesas Fixos = R$ 180.000,00/mês


A

800,00 un./mês


B

1.200 un./mês


C

1.500 un./mês


D

1.800 un./mês


E

2.400 un./mês

Quanto maior for o valor do custo fixo,


A

maior será a margem de contribuição.


B

maior será o ponto de equilíbrio em unidades.


C

menor será a margem de contribuição.


D

menor será o custo por absorção unitário.


E

menor será o ponto de equilíbrio em unidades.

A indústria Magali Ltda. é responsável pela produção e venda de poltronas de linho e incorre, por mês, em custos e despesas fixos de R$ 1.450.000,00, sendo que neste valor foi incluída a depreciação do imobilizado no valor de R$ 211.400,00. A indústria Magali Ltda. pratica o preço de venda líquido de R$ 860,00 por poltrona e almeja conseguir lucro operacional de 10% sobre esse valor. Além disso, a indústria Magali Ltda. incorre nos seguintes custos e despesas por unidade:

-


Em R$

Tecido de linho cru

80,00

Espuma

120,00

Estrutura e base de madeira

245,00

Percintas elásticas

37,00

Molas

65,00

Comissão sobre venda

43,00

Frete

50,00

-

Sabendo que a poltrona de linho é o único produto da indústria Magali Ltda., o seu ponto de equilíbrio financeiro, em quantidade, é


A

6.591


B

3.958


C

5.630


D

10.821


E

9.244

A Industrial Ltda atende ao mercado da região Sudeste e, na fabricação do seu único produto, no mês de setembro, contabilizou os seguintes gastos no seu processo de produção:


Salário da Administração da Produção

R$ 100.000,00

Matéria-prima consumida

R$ 1.920,00 / un

Mão de obra direta

R$ 480,00 / um

Depreciação de equipamentos da fábrica

R$ 52.000,00

Outros gastos indiretos

R$ 328.000 00


No período indicado, o preço de venda do produto praticado pela empresa foi de R$ 4.000,00 por unidade. A empresa espera obter um lucro de 20% sobre a receita de vendas. Para seu objetivo ser alcançado, deveria produzir e vender a seguinte quantidade, em unidades, do seu produto:


A

600


B

700


C

800


D

900

Determinada empresa apresentou as seguintes informações referentes ao produto X que comercializa:


Margem de contribuição unitária = R$ 15,00.

Custos fixos totais = R$ 2.400,00.

Preço de venda unitário = R$ 20,00.


Considerando somente as informações apresentadas, é correto afirmar que o ponto de equilíbrio em quantidade (Q) e em valores (R$) corresponde, respectivamente, a:


A

40 unidades; R$ 800,00.


B

120 unidades; R$ 2.400,00.


C

160 unidades; R$ 3.200,00.


D

300 unidades; R$ 6.000,00.

Uma indústria eletroeletrônica necessita calcular o ponto de equilíbrio relacionado à produção e venda de uma TV XPTO de 40”. Para tanto, apresentou as informações:

-


Reais

Preço unitário de venda de TV 40”

1.500,00

Custos + despesas variáveis = Unitário

1.050,00

Custos + despesas fixas – mensal

1.800.000

-

Com base nessas informações, indique a quantidade de unidades que serão necessárias comercializar para se obter o ponto de equilíbrio da referida TV.


A

2.500


B

5.000


C

3.800


D

4.000


E

5.200

Considere as seguintes informações sobre um dos produtos fabricados por determinada indústria:


Preço de Venda

R$ 50,00 / unidade

Custos Variáveis

R$ 25,00 / unidade

Despesas Variáveis

R$ 5,00 / unidade

Custos Fixos

R$ 45.000,00 / mês

Despesas Fixas

R$ 15.000,00 / mês


De acordo com as informações fornecidas, qual deverá ser o valor total das Receitas no mês para que a indústria não tenha prejuízo?


A

R$ 60.000,00


B

R$ 90.000,00


C

R$ 100.000,00


D

R$ 135.000,00


E

R$ 150.000,00

A loja “Para Todos Ltda.” comercializa cerca de 5.000 itens diferentes, com preço de venda que variam de R$ 1,00 a R$ 200,00. A margem de contribuição média dos produtos é de 60% e seus custos fixos mensais são de R$ 24.000,00. Assinale a alternativa que apresenta o faturamento mensal necessário para a loja atingir seu ponto de equilíbrio.


A

R$ 40.000,00


B

R$ 30.000,00


C

R$ 25.880,00


D

R$ 23.881,60

Caso a mesma empresa da questão anterior apresentasse as seguintes informações: Preço de venda unitário: R$ 2.200,00; Custo (e despesa) Variável unitário: R$ 1.650,00; Custo (e despesa) Fixo mensal: R$ 1.100.000,00, o ponto de equilíbrio contábil em unidades seria


A

2.400.


B

2.200.


C

2.000.


D

1.800.


E

1.600.

Segundo Martins (2019), o ponto de equilíbrio nasce da conjugação dos custos e despesas totais com as receitas totais. A empresa Floral apresentou os seguintes dados em determinado período:


Preço de venda unitário = R$ 10,00; Custo variável unitário = R$ 5,00; Despesa variável total = R$ 1.000,00; Custos fixos anuais = R$ 30.000,00; Despesas fixas anuais = R$ 20.000,00; Quantidade produzida e vendida = 1.000 unidades; Lucro desejado = R$ 10.000,00; Depreciação = R$ 4.000,00.


A partir dos dados abaixo informados, os pontos de equilíbrio contábil, econômico e financeiro são, respectivamente:


A

15.000 unidades, 15.000 unidades e 11.500 unidades.


B

12.500 unidades, 15.000 unidades e 13.500 unidades.


C

15.000 unidades, 11.500 unidades e 15.000 unidades.


D

11.500 unidades, 12.500 unidades e 15.000 unidades.


E

12.500 unidades, 15.000 unidades e 11.500 unidades.

A indústria têxtil São José Ltda. identificou, durante a análise de suas informações de custos, que está operando com Margem de Segurança Operacional de 22%. Isso significa que a indústria têxtil São José Ltda. está com


A

um volume de vendas acima do ponto de equilíbrio econômico e, portanto, está conseguindo obter margem de contribuição total igual ao montante dos custos e despesas fixos totais.


B

uma margem de lucro operacional de 22% em relação à receita bruta de vendas.


C

um volume de vendas acima do ponto de equilíbrio contábil e, portanto, está conseguindo cobrir todos os seus custos e despesas.


D

um saldo de estoques 22% superior do que a quantidade requerida para atender aos seus pedidos.


E

uma variação de 22% no lucro operacional para cada ponto de variação percentual no volume.

A empresa XWZ tem os seguintes dados, com uma produção de 2.500 unidades:


Custo Fixos Totais

R$ 800.000,00

Custo Variável Total

R$ 750.000,00

Receita Unitária

R$ 700,00


Com base nos dados fornecidos, a quantidade de produto e o valor da receita total para alcançar o ponto de equilíbrio contábil são, respectivamente:


A

3.000 unidades e R$ 2.100.000,00.


B

2.500 unidades e R$ 1.750.000,00.


C

2.000 unidades e R$ 1.400.000,00.


D

2.000 unidades e R$ 800.000,00.


E

1.500 unidades e R$ 1.500.000,00.

A Cia. Só Latas produz um único modelo de lata e são conhecidas as seguintes informações:


− Preço bruto unitário de vendas R$ 100,00

− Impostos sobre vendas 10% sobre o preço de venda

− Custos variáveis R$ 30,00 por unidade

− Despesas fixas R$ 324.000,00 por mês

− Custos fixos R$ 180.000,00 por mês


Com base nessas informações, o ponto de equilíbrio contábil mensal da Cia. Só Latas, em número de unidades, é:


A

3.600


B

5.400


C

3.000


D

5.600


E

8.400

Uma determinada empresa produz um único produto e vende cada unidade por R$8,00. Em ago/2020, ela produziu 100.000 unidades. Nesse período, a empresa incorreu nos seguintes custos e despesas:


• Custos fixos: R$ 130.000,00

• Despesas fixas: R$ 20.000,00

• Despesas variáveis: R$ 100.000,00

• Custos variáveis: R$ 200.000,00


Com base nos dados fornecidos, é correto afirmar que o total de unidades do ponto de equilíbrio contábil, em reais, é de


A

13.000.


B

26.000.


C

30.000.


D

45.000.


E

60.000.

   
Gerar simulado