Questões de Concurso sobre Conselho Fiscal

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
22 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Você atua como Analista Contábil no Departamento de Contabilidade de um Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e está revisando os parâmetros financeiros e contábeis do sistema de arrecadação. No encerramento do mês, você precisa validar o relatório de receitas para garantir que o repasse obrigatório de cotas-partes para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) seja realizado de forma fidedigna.


Ao analisar os documentos contábeis do período, você observa que a receita bruta do CRC foi composta por:


,• Recebimento de anuidades do exercício.

• Multas aplicadas por infrações éticas.

• Uma doação em bens móveis (equipamentos de informática) recebida de uma entidade parceira.

• Taxas de expedição de carteiras profissionais.


Considerando o disposto no Decreto-Lei nº 9.295/1946, que cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros, e dá outras providências, assinale a alternativa que descreve o procedimento CORRETO para a apuração da renda que servirá de base para o repasse ao CFC.


A

Na elaboração do controle contábil, o Analista Contábil deve excluir o valor referente às doações, legados e subvenções da base de cálculo, aplicando o percentual de 20% (1/5) sobre o restante da renda bruta do CRC para fins de repasse ao CFC.


B

O Analista Contábil deve parametrizar o sistema para que 20% (1/5) de toda e qualquer entrada financeira ou patrimonial (incluindo doações e subvenções) seja destinada ao CFC, visando a unidade de tesouraria do sistema.


C

No controle dos livros fiscais e parâmetros do sistema, o Analista Contábil deve observar que a cotaparte devida ao CFC incide exclusivamente sobre as taxas de expedição de carteiras, sendo as demais receitas (anuidades e multas) impenhoráveis e exclusivas do CRC.


D

O sistema deve ser configurado para repassar ao CFC Federal apenas a cota-parte de 4/5 das multas arrecadadas, permanecendo as anuidades e taxas integralmente no CRC para custeio das despesas de pessoal.


E

Por se tratar de uma autarquia com autonomia administrativa, o Analista Contábil deve controlar os documentos contábeis para que o repasse ocorra apenas sobre o Superávit Financeiro apurado no Balanço Patrimonial anual, e não sobre a receita bruta mensal.

O conselho fiscal da EFPC deve se manifestar, no mínimo semestralmente, sobre a execução orçamentária da gestão administrativa da entidade.


C

Certo


E

Errado

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), o Tribunal de Contas, ao analisar as contas prestadas pelos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o chefe do Ministério Público, adotará a ação de:


A

julgar os responsáveis quanto à gestão em conjunto


B

aplicar as sanções penais cabíveis em caso deirregularidades


C

emitir parecer prévio sobre as contas de cada responsável separadamente


D

decidir previamente sobre a gestão e submeter o julgamento ao Ministério Público

No caso de irregularidade insanável identificada no relatório de gestão de um Conselho, o Tribunal de Contas da União (TCU) poderá


A

recomendar nova eleição do conselho diretivo.


B

solicitar a prisão preventiva do responsável.


C

reprovar o orçamento do exercício seguinte.


D

encaminhar os documentos à Receita Federal para auditoria fiscal.


E

julgar as contas irregulares e aplicar sanções, como multa.

Com base na Lei nº 6.404/1976, assinale a alternativa mais correta e completa quanto à competência do conselho fiscal nas sociedades por ações:


A

A fiscalização exercida pelo conselho fiscal restringe-se às demonstrações financeiras da companhia.


B

Compete ao conselho fiscal nomear e destituir os administradores da companhia.


C

O conselho fiscal atua exclusivamente por deliberação conjunta de seus membros, sendo vedada a atuação individual.


D

É atribuição do conselho fiscal, por qualquer de seus membros, fiscalizar os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos deveres legais e estatutários.

Os Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), por representarem uma categoria profissional específica e não receberem transferências orçamentárias diretas da União, estão isentos da fiscalização e da obrigação de prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU).


C

Certo


E

Errado

Sobre a composição e o funcionamento do Conselho Fiscal, analise as assertivas a seguir:


I. Será composto de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 membros, e suplentes em igual número, acionistas ou não, eleitos pela assembleia-geral.

II. O pedido de funcionamento do conselho fiscal, ainda que a matéria não conste do anúncio de convocação, poderá ser formulado em qualquer assembleia-geral, que elegerá os seus membros.

III. Os titulares de ações preferenciais sem direito a voto, ou com voto restrito, terão direito de eleger, em votação em separado, 1 membro e respectivo suplente; igual direito terão os acionistas minoritários, desde que representem, em conjunto, 10% ou mais das ações com direito a voto.

IV. A função de membro do conselho fiscal é indelegável.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e III.


B

Apenas I e IV.


C

Apenas II e IV.


D

Apenas III e IV.


E

I, II, III e IV.

Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), o limite máximo da despesa total com pessoal do Poder Executivo Municipal, em relação à receita corrente líquida, é de:


A

54%.


B

60%.


C

51,3%.


D

50%.

Acerca da imunidade tributária dos conselhos de fiscalização profissional, é correto afirmar que


A

apenas os impostos que incidam sobre patrimônio, renda ou serviços afetos às suas finalidades institucionais são abrangidos pela imunidade tributária.


B

a imunidade tributária abrange apenas impostos federais diretos.


C

os conselhos são isentos de pagar qualquer tributo.


D

os conselhos são imunes apenas de taxas de fiscalização federal.


E

a imunidade se estende a todos os tributos, inclusive contribuições sociais.

De acordo com o Decreto-Lei nº 9.295/1946, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) deve ser constituído por um número específico de membros brasileiros, com habilitação profissional legalmente adquirida e responsáveis pela regulamentação e supervisão da profissão contábil no Brasil. Quantos membros devem compor o CFC:


A

3 membros.


B

5 membros.


C

6 membros.


D

8 membros.


E

9 membros.

O relatório de gestão fiscal (RGF)


A

estima o impacto orçamentário-financeiro de novas medidas legislativas que alterem a arrecadação de receitas ou a criação de despesas obrigatórias, com a indicação das fontes de recursos para a sua cobertura e a avaliação da sua sustentabilidade no longo prazo.


B

compara as despesas com pessoal, a dívida consolidada líquida, a concessão de garantias e as operações de crédito com os limites estabelecidos na LRF, apresentando as justificativas para eventuais desvios e as medidas corretivas adotadas.


C

analisa a evolução da receita tributária nos últimos cinco anos, com projeções para os próximos três, identificando os principais contribuintes e as alíquotas aplicadas.


D

detalha as despesas com investimentos em infraestrutura, com indicação dos projetos em andamento e dos resultados esperados e análise de custo-benefício e do cronograma de execução.


E

avalia o impacto das políticas públicas sobre o desenvolvimento social e econômico do país, com indicadores de educação, saúde, emprego e renda.

Analise as informações a seguir:


I. Constitui atribuição do Conselho Federal de Contabilidade decidir, em última instância, recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais.

II. Constitui atribuição do Conselho Federal de Contabilidade publicar o relatório mensal de seus trabalhos, em que deverá figurar a relação apenas dos profissionais adimplentes.

III. Constitui atribuição do Conselho Federal de Contabilidade aprovar os Regimentos Internos organizados pelos Conselhos Regionais modificando o que se tornar necessário, a fim de manter a respectiva unidade de ação.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Nenhuma afirmativa está correta.


C

Apenas uma afirmativa está correta.


D

Apenas duas afirmativas estão corretas.

Os Tribunais de Contas emitirão parecer prévio conclusivo sobre as contas no prazo de até _____________ dias para os municípios que tenham menos de duzentos mil habitantes se outro não tiver estabelecido:


A

30


B

60


C

90


D

180


E

360

Em uma empresa S.A., o comitê de auditoria relatou falhas recorrentes na contratação de alguns serviços, recomendando a adoção de um plano de ação. Essa providência não teria sido implementada nos meses seguintes, e, na reunião subsequente com pauta específica sobre atividades de auditoria, o conselho de administração não teria feito cobranças sobre o assunto, permanecendo omisso diante dos apontamentos. Além disso, os controles internos da empresa S.A. teriam sido acompanhados pelos conselheiros em colaboração com a auditoria interna e o comitê de auditoria, que elaborava relatórios trimestrais reportando as deficiências e a evolução dos trabalhos de aprimoramento para o conselho. Ao fim do exercício social, o conselho fiscal aprovou as demonstrações financeiras.


Considerando as informações apresentadas e os preceitos da Lei nº 6.404/1976, a responsabilidade de fiscalizar a gestão dos diretores e atos dos administradores sobre o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários compete ao:


A

conselho de administração, apenas;


B

conselho fiscal, apenas;


C

comitê de auditoria, apenas;


D

conselho de administração e conselho fiscal, apenas;


E

conselho de administração, conselho fiscal e comitê de auditoria.

A fiscalização do exercício da profissão contábil é atribuição exclusiva dos conselhos regionais de contabilidade.


C

Certo


E

Errado

A Resolução CFC nº 1.502/2016, e suas alterações, publicada no DOU em 22 de fevereiro de 2017, institui o Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC). Esse cadastro visa garantir a qualificação e a habilitação desses profissionais. A resolução estabelece critérios para a inscrição no CNPC, como a comprovação de qualificação técnica e experiência, além de prever a atualização periódica dos dados cadastrais e a adoção de práticas de educação continuada.


A manutenção, a avaliação periódica e a regulamentação do Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC) compete, exclusivamente, ao


A

Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


B

Conselho Nacional de Peritos (CNP).


C

Conselho Federal de Contabilidade (CFC).


D

Conselho Regional de Contabilidade (CRC).


E

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

De acordo com a Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, qual a principal função do Conselho Fiscal em uma sociedade anônima?


A

elaborar relatórios financeiros trimestrais;


B

analisar demonstrações financeiras;


C

gerenciar a folha de pagamento dos funcionários;


D

decidir sobre a distribuição de dividendos;


E

conduzir auditorias internas independentes.

Acerca do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, julgue as proposições com V para verdadeira e F para falsa:


( ) Os membros do Conselho Federal de Contabilidade e respectivos suplentes serão eleitos por um colégio eleitoral composto de um representante de cada Conselho Regional de Contabilidade por este eleito em reunião especialmente convocada.

( ) O presidente do Conselho Federal de Contabilidade terá mandato de dois anos e serão eleitos dentre seus respectivos membros contadores, inadmitindo-se a reeleição.

( ) As eleições para o Conselho Federal de Contabilidade serão realizadas no máximo sessenta dias e no mínimo trinta dias antes do término dos mandatos.

( ) O Conselho Federal de Contabilidade será composto exclusivamente por contadores regularmente inscritos.

( ) Os ex-presidentes do Conselho Federal de Contabilidade terão assento no Plenário, na qualidade de membros honorários, com direito a voz e voto nas sessões.


Assinale a única alternativa com a sequência correta de respostas:


A

V, V, V, V, V.


B

F, F, F, F, F.


C

V, F, V, F, F.


D

F, V, F, V, F.


E

F, F, V, V, V.

A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e as prioridades da Administração Pública e estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, cujo cumprimento é facultado aos gestores públicos, não havendo qualquer tipo de sanção ou prejuízo em função do seu descumprimento.


C

Certo


E

Errado

Leia abaixo o artigo 161 da Lei 6.404/76 – no que se refere ao Conselho Fiscal:

-

“A companhia terá um ______ e o estatuto disporá sobre o seu funcionamento, de modo permanente ou nos exercícios sociais em que for instalado a pedido dos ______.

1º - O Conselho Fiscal será composto de, no mínimo, 3 (três), e no máximo, 5 (cinco) membros, e suplentes em igual número, acionistas ou não, eleitos pela ______.”

-

(Lei 6.404/76 Disponível no site https://www.planalto.gov.br acessada em 04 de julho de 2022)

-

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A

assembléia / acionistas / votação


B

conselho fiscal / suplentes / diretoria


C

conselho geral / suplentes / assembléia


D

conselho fiscal / acionistas / assembléia geral

 
 
Gerar simulado