

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo a Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, assinale a alternativa correta em relação à demonstração do resultado do exercício.
A demonstração do resultado do exercício discriminará as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.
Na determinação do resultado do exercício, não serão computadas as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda.
A demonstração do resultado do exercício indicará o valor da riqueza gerada pela companhia e a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
A demonstração do resultado do exercício deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social.
A demonstração do resultado do exercício indicará as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo dos fluxos de caixa das operações, dos financiamentos e dos investimentos.
A demonstração do resultado do exercício é a peça contábil que informa a apuração verificada sobre:
o resultado patrimonial
as variações do fluxo de caixa
o lucro ou prejuízo do exercício
as mutações do patrimônio líquido
A Demonstração do Resultado do Exercício evidencia a posição patrimonial da entidade em determinada data, por meio da apresentação dos ativos, dos passivos e do patrimônio líquido.
Certo
Errado
No dia 31/12/2024, uma empresa aplicou R$ 400.000 em ativos financeiros, sendo R$ 200.000 em títulos mensurados ao custo amortizado e R$ 200.000 em títulos mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes. Todos os títulos remuneram à taxa de juros de 12% ao ano e os valores justos de mercado dos dois títulos, em 31/12/2025, eram os seguintes:
Classificação dos títulos | Valor Justo em 31/12/2025 (R$) |
Mensurados ao custo amortizado | 220.000 |
Mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes | 232.000 |
Os valores apresentados no Balanço Patrimonial, em 31/12/2025, para os litulos mensurados ao custo amortizado e para os titulos mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes e o Impacto na Demonstração de Resultados no ano de 2025, decorrentes dessas aplicações financeiras, foram, respectivamente,
224.000, 232.000 e 48.000.
220.000, 232.000 e 52.000.
224.000, 224.000 e 48.000.
224.000, 232.000 e 56.000.
220.000, 224.000 e 44.000.
A análise horizontal dos demonstrativos da Alfa & Ômega S.A. revela crescimento de 20% na receita de vendas entre 2023 e 2024, e a margem líquida evoluiu de 10% para 20% no mesmo período.
Certo
Errado
As Demonstrações Contábeis previstas na legislação societária e nas normas internacionais (IFRS/CPC) têm finalidades específicas e devem atender requisitos de reconhecimento, mensuração e evidenciação para fornecer informação útil aos usuários. De acordo com as disposições normativas e a doutrina contábil, assinale CORRETAMENTE:
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), segundo o CPC 03, pode apresentar os juros pagos nas atividades operacionais ou de financiamento, a critério da administração, desde que essa classificação seja alterada sempre que houver mudança na taxa Selic que afete a despesa financeira.
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL) só é obrigatória para companhias abertas, sendo facultativa às companhias fechadas, inclusive quando houver movimentações relevantes nas contas de reservas, ajustes de avaliação patrimonial e dividendos.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) deve obrigatoriamente apresentar o lucro operacional isolado, mesmo que a entidade adote normas internacionais que agrupem receitas e despesas conforme sua natureza, e não por função.
O Balanço Patrimonial deve apresentar a classificação de ativos e passivos em circulante e não circulante, a menos que uma apresentação por liquidez forneça informação mais relevante e confiável, hipótese admitida pelas normas internacionais e pela legislação societária.
Observe a seguir os balanços patrimoniais sintéticos da Comercial Sorrento, em 31/12/X0 e 31/12/X1, e da demonstração de resultados sintética de X1 que seguem:

Os respectivos valores de recebimentos de vendas, pagamentos de compras e pagamentos de despesas no ano de X1 serão, em reais, de
84.000; 55.000 e 12.000.
100.000; 57.000 e 9.000.
92.000; 62.000 e 12.000.
92.000; 55.000 e 9.000.
100.000; 62.000 e 9.000.
O inciso I do Art. 187 da Lei n° 6.404/1976 determina que a Demonstração do Resultado do Exercício discriminará a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. Com base nessa disposição legal, o valor total das vendas de mercadorias e da prestação de serviços de uma empresa em determinado período, antes de qualquer dedução, é denominado:
Receita Líquida.
Receita Bruta.
Lucro Líquido do Exercício.
Margem de Contribuição.
Custo dos Produtos Vendidos.
A demonstração contábil que tem como objetivo principal evidenciar todas as movimentações financeiras de entradas e saídas que impactam o caixa e equivalentes de caixa em um exercício financeiro, possibilitando assim, a apuração do resultado financeiro do exercício é o Balanço:
Orçamentário.
Destinatário.
Financeiro.
Patrimonial.
Ordinário.
Uma sociedade empresária apresentou os seguintes saldos em sua Demonstração do Resultado em 31/12/2025:
Receita de Vendas: R$600.000; Custo das Mercadorias Vendidas: R$150.000; Despesas Operacionais: R$200.000; Imposto sobre a Renda e Contribuição Social: R$85.000.
Assinale a opção que indica a margem líquida da sociedade empresária em 31/12/2025.
27,50%
36,67%
41,67%
66,67%
75,00%
Com base nas informações apresentadas no texto 3A3, é correto afirmar que
as obrigações com terceiros totalizavam R$ 13.800.
após a apuração do resultado, a empresa apresentará uma situação líquida deficitária em R$ 500.
após a apuração do resultado, a empresa apresentará uma situação líquida superavitária em R$ 24.200.
a situação líquida da empresa antes da apuração do resultado era de R$ 22.700.
as aplicações da empresa totalizavam R$ 42.000.
A Lei n.º 6.404/1976, conhecida como Lei das Sociedades por Ações, estabelece os critérios básicos para a elaboração e divulgação das demonstrações contábeis das sociedades empresárias, especialmente aquelas constituídas sob a forma de S.A. Com as alterações promovidas pelas Leis n.º 11.638/2007 e n.º 11.941/2009, houve significativa convergência às normas internacionais de contabilidade, exigindo maior transparência, evidenciação e alinhamento conceitual aos pronunciamentos do CPC. Em relação ao conjunto mínimo de demonstrações contábeis exigidas pela legislação societária vigente após as alterações, a Lei exige a apresentação de:
Balanço Patrimonial, DRE, DLPA e DFC.
Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e DFC.
Balanço Patrimonial, DRE, DFC, DMPL e DVA.
Balanço Patrimonial, DRE, DFC e Notas Explicativas.
De acordo com o art. 187 da Lei nº 6.404/1976, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) deve discriminar, entre outros elementos, a receita bruta das vendas e serviços.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os itens que devem ser evidenciados juntamente com a receita bruta:
Apenas os custos das mercadorias vendidas.
As despesas operacionais e financeiras.
As deduções das vendas, os abatimentos e os impostos.
Somente os impostos incidentes sobre o lucro.
Apenas os descontos financeiros concedidos.
Uma entidade presta serviços a terceiros.
Em 2025, o valor reconhecido em sua Demonstração do Resultado relacionado ao imposto sobre a renda foi de R$ 230.000.
O valor foi pago integralmente em 2026.
Na Demonstração dos Fluxos de Caixa da entidade, o fato deve ser reconhecido como fluxo de caixa consumido pela atividade
Operacional, em 2025.
Operacional, em 2026.
de Financiamento, em 2025.
de Financiamento, em 2026.
de Investimento, em 2025.
Em 31/12/2025, uma entidade apresentou lucro de R$ 180.000.
Um analista desejava obter informações sobre a parcela do lucro que seria reinvestida na entidade, suas apropriações e distribuições.
Para isso, é necessário analisar a seguinte demonstração
Balanço Patrimonial.
Demonstração do Resultado.
Demonstração dos Fluxos de Caixa.
Demonstração do Valor Adicionado.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
Durante a elaboração de relatório financeiro, um técnico precisou analisar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) para identificar o desempenho econômico da entidade em determinado período. Ao explicar a finalidade dessa demonstração, destacou que ela evidencia a formação do resultado mediante o confronto de determinados elementos contábeis. Considerando as demonstrações financeiras, assinale a alternativa correta:
A DRE tem como finalidade demonstrar a posição patrimonial da entidade em determinada data, evidenciando ativos, passivos e patrimônio líquido.
A DRE evidencia a movimentação exclusiva das disponibilidades financeiras da empresa, registrando entradas e saídas de caixa.
A DRE apresenta a formação do resultado do período por meio do confronto entre receitas, custos e despesas.
A DRE destina-se exclusivamente à apuração dos indicadores de liquidez da entidade.
A DRE demonstra apenas as obrigações exigíveis da empresa, sem evidenciar receitas ou despesas.
Considerando as informações apresentadas e os procedimentos contábeis aplicáveis, o valor do resultado operacional no período após os ajustes de encerramento do exercício, em reais, é
200.
340.
41.
400.
130.
(IBED) A Demonstração do Resultado do Exercício evidencia ativos, passivos e patrimônio líquido em determinada data, enquanto o Balanço Patrimonial apura receitas e despesas ocorridas ao longo do período.
Certo
Errado
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) obedece a uma estrutura lógica dedutiva para a apuração do Lucro Líquido, respeitando a legislação societária quanto às participações estatutárias. Acerca da base de cálculo e da ordem dessas participações, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A base de cálculo das participações estatutárias (empregados, administradores, debenturistas) é o lucro remanescente após a dedução dos prejuízos acumulados de exercícios anteriores e da provisão para o Imposto de Renda.
(__)A participação dos administradores nos lucros é considerada uma despesa operacional dedutível para fins de apuração do Lucro Real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
(__)A ordem de cálculo das participações deve ser sucessiva, ou seja, o valor da participação calculada anteriormente é deduzido do lucro base para o cálculo da próxima participação, conforme a sequência legal: debenturistas, empregados, administradores e partes beneficiárias.
(__)As participações estatutárias são calculadas sobre o Lucro Bruto Operacional, antes de qualquer dedução tributária, para garantir que os beneficiários recebam uma parcela maior do resultado gerado pela operação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
V, F, V, F.
F, F, F, V.
V, V, F, F.
F, V, V, V.
A partir da tabela abaixo, julgue os itens que seguem, com base na legislação societária e nos critérios de elaboração da demonstração do resultado do exercício (DRE).

( ) O lucro bruto da empresa é inferior a R$ 4.410,00.
( ) O total das despesas operacionais foi superior a R$ 337,00.
( ) A receita líquida foi de R$ 5630,00.
( ) O resultado operacional foi de R$ 4075,00.
F, F, V, F.
F, F, F, F.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
F, F, F, V.