Questões de Concurso de Legislação Tributária - Contabilidade Geral

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1144983

Concurso SANASA Analista Administrativo - Área Contabilidade 2019

Questão 49

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

De acordo com a legislação tributária brasileira, as Pessoas Jurídicas, por opção ou por determinação legal, podem ser tributadas por diferentes formas. Todos os modos de tributação para as empresas brasileiras, são:

  • A.

    Lucro Presumido, Lucro Arbitrado, ME Micro Empresas e Empresas Imunes e Isentas.

  • B.

    Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

  • C.

    Lucro Real, Lucro Presumido e MEI – Micro Empreendedor Individual.

  • D.

    Lucro Real, Simples Nacional, EPP Empresas e Pequeno Porte e MEI Micro Empreendedor Individual.

  • E.

    Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado e Simples Nacional.

Questão de Concurso - 1015286

Concurso CREF 13 Analista - Área Contador 2018

Questão 80

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A respeito da contabilização de investimentos em coligadas e controladas e de ativo imobilizado, julgue os próximos itens. A legislação tributária permite uma aceleração na depreciação de bens móveis. Nesse caso, serão adotados coeficientes diretamente proporcionais ao número de horas de funcionamento da empresa, de tal modo que, se o funcionamento for ininterrupto, o coeficiente será de 3.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 957473

Concurso STM Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Contabilidade 2017

Questão 97

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

De acordo com a legislação tributária básica e suas atualizações, julgue os próximos itens. Situação hipotética: Um órgão da União deve efetuar o pagamento do prêmio do seguro do imóvel onde realiza suas atividades, por intermédio de uma empresa corretora de seguros. Assertiva: Nesse caso, a retenção terá de ser feita sobre o valor do prêmio que estiver sendo pago à seguradora, não deduzida qualquer parcela correspondente a corretagem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 796558

Concurso TELEBRAS Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Contador 2015

Questão 52

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

De acordo com a normatização contábil em vigor, julgue os itens que se seguem com base nas atualizações da contabilidade brasileira da última década. O regime tributário de transição (RTT) foi um sistema facultativo de tributação criado, entre outras finalidades, para facilitar a convergência da legislação contábil brasileira às normas internacionais de contabilidade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1013082

Concurso EMATER Assistente Técnico I - Área Ciências Contábeis 2018

Questão 50

FUNDEP Gestão de Concursos (FUNDEP )

Nível Superior

A legislação tributária brasileira estabelece regras próprias para dedutibilidade dos custos, despesas e encargos relativos a bens, serviços e direitos adquiridos no exterior, junto a pessoa vinculada. Acerca de tais regras, é correto afirmar que
  • A. pessoa jurídica domiciliada no exterior que seja caraterizada como coligada de pessoa jurídica domiciliada no Brasil, na forma da lei, representa pessoa vinculada.
  • B. operação comercial realizada entre pessoa jurídica domiciliada no Brasil e pessoa física residente no exterior não pode ser considerada operação com pessoa vinculada.
  • C. pessoa jurídica domiciliada em país que não tribute a renda, ou que a tribute à alíquota máxima inferior a vinte por cento, não pode ser considerada como pessoa vinculada.
  • D. operação de compra de matéria prima realizada entre pessoa jurídica domiciliada no Brasil e sua sucursal, domiciliada no exterior, não é considerada operação com pessoa vinculada.

Questão de Concurso - 742653

Concurso TJ SE Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Contabilidade 2014

Questão 101

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito das retenções de tributos e contribuições na fonte efetuadas no âmbito da administração pública federal, julgue os itens subsequentes. No caso de serviços prestados a órgão público federal por pessoa jurídica optante do SIMPLES, o desconto do imposto de renda na fonte pode ser compensado com o valor do crédito de outros impostos e contribuições administrados pela Receita Federal do Brasil.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 742654

Concurso TJ SE Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Contabilidade 2014

Questão 102

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito das retenções de tributos e contribuições na fonte efetuadas no âmbito da administração pública federal, julgue os itens subsequentes. Considere que um órgão público tenha realizado contrato para terceirização de mão de obra com sociedade cooperativa que não é associação profissional. Nesse caso, esse órgão está dispensado de recolher contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) decorrente da operação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 742656

Concurso TJ SE Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Contabilidade 2014

Questão 104

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito das retenções de tributos e contribuições na fonte efetuadas no âmbito da administração pública federal, julgue os itens subsequentes.

Considere que uma empresa pública de pesquisa agropecuária tenha vendido um produto à empresa comercial exportadora com o fim específico de exportação. Nessa situação, a empresa pública não precisa incluir essa venda no total das receitas que constituem base de cálculo da contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS).

  • C.

    Certo

  • E.

    Errado

Questão de Concurso - 973862

Concurso BANPARA Contador 2018

Questão 30

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

Entende-se que a adoção, pela contabilidade brasileira das normas internacionais lideradas pelo International Accounting Standard Board (IASB) foi positiva quanto à qualidade da informação contábil. Considerando-se tal contexto, não é correto afirmar o seguinte:
  • A. em virtude das novas regras contábeis de harmonização, a Lei nº 12.973/2014 trouxe novos procedimentos de apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
  • B. em virtude das novas regras contábeis de harmonização, a Lei nº 12.973/2014 trouxe novos procedimentos quanto ao cálculo dos juros sobre o capital próprio, por causa da nova estrutura do balanço patrimonial.
  • C. o objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral, pilar da Estrutura Conceitual, é fornecer informações que sejam úteis aos diversos usuários, quer sejam internos ou externos à organização.
  • D. dentre as finalidades da Estrutura Conceitual destaca-se a de auxiliar os auditores independentes a formar sua opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis com as normas, interpretações e comunicados técnicos.
  • E. por não ser norma propriamente dita, a Estrutura Conceitual não define normas ou procedimentos para qualquer questão particular sobre aspectos de mensuração ou divulgação do processo contábil.

Questão de Concurso - 582550

Concurso CNJ Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Contabilidade 2012

Questão 94

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os seguintes itens, a respeito da retenção de tributos nos pagamentos efetuados pelos órgãos da administração pública federal.

Não serão retidos, pelos órgãos da administração pública federal, os valores correspondentes ao IR, CSLL, COFINS e PIS/PASEP referentes a pagamentos efetuados a partidos políticos, sindicatos e templos de qualquer culto. Essas são as únicas instituições que não terão esses valores retidos.

  • C. Certo
  • E. Errado