Questões de Concurso de Conceito - NBCT 16 - Contabilidade Pública

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 561197

Concurso MPE AP Analista Ministerial - Área Ciências Contábeis 2012

Questão 41

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Em relação à Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade − NBC T 16, é correto afirmar que:

  • A.

    é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.

  • B.

    o objetivo é registrar os atos e fatos de natureza orçamentária, financeira, patrimonial e de compensação, demonstrando ao final do exercício o resultado apurado.

  • C.

    o objeto é registrar e controlar as alterações ocorridas no Patrimônio das Entidades Públicas ou Privadas, desde que recebam e apliquem recursos públicos.

  • D.

    o objetivo é registrar, controlar e avaliar a regularidade dos atos praticados pelas entidades que recebem, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem recursos públicos, inclusive no tocante aos aspectos contábeis da prestação de contas.

  • E.

    é o ramo da ciência contábil que sob o aspecto orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação, aplica os princípios de competência para as despesas e caixa para as receitas, visando demonstrar, ao final do exercício, o superávit ou déficit apurado.

Questão de Concurso - 561198

Concurso MPE AP Analista Ministerial - Área Ciências Contábeis 2012

Questão 42

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O sistema contábil adotado pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade − NBC T16, está estruturado em subsistemas de informações, dentre eles, o orçamentário que registra, processa e evidencia os

  • A.

    fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público decorrentes da realização das despesas e receitas de capital.

  • B.

    atos de gestão decorrentes da execução orçamentária e financeira, cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público.

  • C.

    fatos relacionados as despesas orçamentárias independentemente de produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público.

  • D.

    fatos financeiros e não financeiros relacionados com a previsão e execução das receitas orçamentárias.

  • E.

    atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.