Questões de Concurso sobre Das Impugnações, dos Pedidos de Esclarecimento e dos Recursos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
53 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em um procedimento licitatório de obras públicas, o órgão realizou pesquisa de preços insuficiente e sem justificativa formal. Assinale a alternativa que indica a principal consequência dessa falha no processo licitatório.


A

Possibilidade de impugnação e nulidade do certame.


B

Suspensão automática do pregão pelo Tribunal de Contas.


C

Permissão para contratação direta por inexigibilidade.


D

Inexistência de qualquer risco, pois pesquisa é ato discricionário.

As disposições da Lei nº 14.133/2021 sobre manifestações de irresignação no decorrer do processo licitatório, em especial sobre a interposição de recursos, veiculam que


A

o provimento a eventual recurso apresentado ensejará a invalidação dos atos que não sejam suscetíveis de aproveitamento.


B

não cabe recurso contra ato de revogação de licitação, pois se insere em matéria de conveniência e oportunidade, não se submetendo a nenhum controle, interno ou externo.


C

os recursos não têm efeito suspensivo, apenas os pedidos de reconsideração.


D

os pedidos de reconsideração são apresentados para a mesma autoridade que proferiu o ato, de modo que não poderiam ter efeito suspensivo.


E

a manifestação de interesse e a apresentação das respectivas razões de recurso devem se dar em apenas uma oportunidade, ao final do procedimento de licitação, e versar a respeito de todos os aspectos objeto de irresignação.

O acolhimento do recurso interposto em face de ato administrativo decorrente da aplicação da lei de licitações e contratos implicará a invalidação do referido ato.


C

Certo


E

Errado

Sobre a temática do controle das contratações, disposta na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, assinale a alternativa correta.


A

Qualquer pessoa pode impugnar um edital de licitação ou solicitar esclarecimentos, devendo protocolar o pedido em até cinco dias úteis antes da abertura do certame, e a Administração deve responder em até três dias úteis após a abertura.


B

O prazo para interposição de recurso contra ato de habilitação ou inabilitação de licitante é de três dias úteis, contado da data de intimação ou lavratura da ata, sendo obrigatória a manifestação imediata da intenção de recorrer em face de julgamento de propostas e de ato de habilitação ou inabilitação de licitante.


C

Da aplicação das sanções de advertência, de multa e de impedimento de licitar e de contratar, caberá recurso no prazo de dez dias úteis, contado da data da intimação, e a autoridade superior deverá decidir em até quinze dias úteis.


D

O acolhimento do recurso implica a invalidação de todos os atos subsequentes ao ato recorrido, ainda que sejam suscetíveis de aproveitamento.

A Comissão de Licitação julgou a proposta apresentada pela empresa Alfa como inexequível.


Considerando as disposições da Lei 14.133/21 sobre os recursos administrativos, é correto afirmar que a empresa Alfa


A

deve manifestar a intenção de recorrer em até três dias da intimação.


B

poderá apresentar recurso, no prazo de 3 (três) dias úteis, contado da data de intimação ou de lavratura da ata.


C

deverá dirigir o recurso à autoridade máxima do órgão ou entidade licitante.


D

pode exigir que o recurso seja analisado no prazo de 1(um) dia útil pela autoridade que editou o ato recorrido.


E

poderá apresentar recurso de revisão ao Tribunal de Contas respectivo.

Na fase recursal, caso esteja previsto em edital, o órgão ou a entidade licitante poderá, em relação ao licitante vencedor provisório, realizar análise e avaliação da conformidade da proposta, mediante homologação de amostras, exame de conformidade e prova de conceito, entre outros testes de interesse da Administração, de modo a comprovar sua aderência às especificações definidas no termo de referência ou no projeto básico.


C

Certo


E

Errado

Qualquer pessoa é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da lei 14.133/2021 ou para solicitar esclarecimento sobre os seus termos, devendo protocolar o pedido até _________ antes da data de abertura do certame. Parágrafo único. A resposta à impugnação ou ao pedido de esclarecimento será divulgada em sítio eletrônico oficial no prazo de até __________, limitado ao último dia útil anterior à data da abertura do certame.


Assinale a alternativa correta para completar as lacunas no texto acima:


A

5 (cinco) dias úteis - 3 (três) dias úteis.


B

3 (três) dias úteis - 5 (cinco) dias úteis.


C

3 (três) dias úteis - 3 (três) dias úteis.


D

8 (oito) dias úteis - 5 (cinco) dias úteis.


E

5 (cinco) dias úteis - 5 (cinco) dias úteis.

Após à observância do contraditório e da ampla defesa, como consectários do devido processo legal, a autoridade competente do Estado do Ceará aplicou, em detrimento da sociedade empresária Alfa, a penalidade consistente na declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com o Poder Público.


Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Em face da decisão proferida, caberá apenas pedido de reconsideração, que deverá ser apresentado no prazo de quinze dias úteis, contado da data da intimação, e decidido no prazo máximo de vinte dias úteis, contado do seu recebimento.

( ) O pedido de reconsideração, por não ter natureza jurídica de recurso hierárquico próprio, não faz jus ao efeito suspensivo da decisão recorrida até que sobrevenha decisão final da autoridade competente.

( ) Na elaboração de suas decisões, a autoridade competente será auxiliada pelo órgão de assessoramento jurídico, que deverá dirimir dúvidas e subsidiá-la com as informações necessárias.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F – V – F.


B

V – F – V.


C

F – F – F.


D

F – V – V.


E

V – V – V.

O direito ao contraditório e à ampla defesa é uma garantia constitucional que se reflete nos processos licitatórios através da possibilidade de interposição de recursos administrativos. A Lei nº 14.133/2021 estabelece os prazos e os atos contra os quais os licitantes podem se insurgir. Um Analista de Compras e Licitação, atuando como membro da comissão de contratação ou agente de contratação, deve estar ciente dos prazos para resposta e dos efeitos desses recursos sobre o andamento do certame, pois o desrespeito a essas normas pode invalidar o procedimento. Assinale a alternativa que descreve corretamente o prazo e o efeito do recurso hierárquico principal na Lei nº 14.133/2021.


A

O prazo para interposição de recurso contra atos de habilitação ou inabilitação, ou de julgamento das propostas, é de 3 (três) dias úteis, contados da data de intimação ou lavratura da ata, e o recurso, como regra, tem efeito suspensivo.


B

O prazo para interposição de recurso contra qualquer ato da licitação é de 5 (cinco) dias corridos, contados da publicação no Diário Oficial, e o recurso nunca possui efeito suspensivo.


C

O prazo para interposição de recurso contra a decisão que aplica a sanção de impedimento de licitar é de 10 (dez) dias úteis, e o recurso, nesse caso específico, não possui efeito suspensivo.


D

O prazo para interposição de recurso contra atos de habilitação ou julgamento é de 3 (três) dias úteis, mas o recurso só terá efeito suspensivo se a autoridade superior, por conveniência, decidir concedê-lo.

No exercício de suas atribuições enquanto agente da contratação, Belmiro foi questionado acerca das impugnações e recursos administrativos previstos na Lei nº 14.133/2021, vindo a responder corretamente que cabe


A

recurso ou pedido de reconsideração, a critério do contratado, contra extinção do contrato, quando determinada por ato unilateral e escrito da Administração.


B

impugnação ou recurso ou pedido de reconsideração, na forma em que previsto no edital, com relação aos atos da Administração que importem em anulação ou revogação da licitação.


C

recurso contra o ato que indefira pedido de pré-qualificação de interessado ou inscrição em registro cadastral, sua alteração ou cancelamento, sendo vedada a irresignação para impugnar o indeferimento de tal pedido.


D

recurso contra o julgamento das propostas e contra o ato de habilitação ou inabilitação de licitante, que serão apreciados em fase única, mas a intenção de recorrer deve se manifestada imediatamente, sob pena de preclusão.


E

impugnação ao edital de licitação por irregularidade na aplicação da mencionada norma, que poderá ser apresentado apenas pelos licitantes devidamente habilitados no respectivo procedimento licitatório.

O processo licitatório é constituído das fases previstas na Lei nº 14.133/2021. Sobre a temática, analise as afirmativas a seguir.

I. Seguindo a regra geral das fases do procedimento licitatório, o julgamento é posterior à habilitação, mas a Administração, mediante ato motivado com explicitação dos benefícios decorrentes, poderá realizar o julgamento antes da habilitação.

II. A Lei prevê uma fase recursal única, que deve ser realizada, seguindo a regra geral, após a habilitação.

III. As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.

IV. O diálogo competitivo segue as seguintes fases procedimentais e na sequência: preparatória; de divulgação do edital de licitação; de apresentação de propostas, quando for o caso; de julgamento; de habilitação; recursal; e de homologação.

Está correto o que se afirma apenas em


A

I e II.


B

II e III.


C

I, II e III.


D

II, III e IV.

Após o devido processo administrativo, a autoridade competente aplicou a penalidade de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública à sociedade Amora, sendo certo que a apenada almeja apresentar o recurso administrativo pertinente especificamente em relação à aludida sanção.


Nesse caso, à luz do disposto na Lei nº 14.133/2021, é correto afirmar que é cabível a apresentação


A

de recurso hierárquico, no prazo de 3 (três) dias úteis, contado da data da intimação.


B

de pedido de reconsideração, no prazo de 3 (três) dias úteis, contado da data da intimação.


C

de recurso hierárquico, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado da data da intimação.


D

de pedido de reconsideração, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, contado da data da intimação.


E

de recurso hierárquico, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, contado da data da intimação.

Segundo a Lei n.º 14.133/2021, em caso de inabilitação, o licitante poderá recorrer da decisão desde que manifeste a intenção imediatamente. O prazo que o licitante terá para interpor o recurso, a partir da lavratura da ata de inabilitação, será de:


A

15 dias úteis


B

10 dias úteis


C

5 dias úteis


D

3 dias úteis

Após a observância de todas as formalidades legais, a autoridade competente aplicou à sociedade empresária XYZ a sanção atrelada à declaração de inidoneidade para licitar e para contratar com o Poder Público. Irresignados, os sócios da entidade pretendem impugnar a decisão proferida.


Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021, é correto afirmar que


A

eventual recurso interposto pela sociedade empresária XYZ será dirigido à autoridade que tiver proferido a decisão recorrida, que, se não a reconsiderar no prazo de dez dias úteis, encaminhará o recurso com sua motivação à autoridade superior, a qual deverá proferir sua decisão no prazo máximo de quinze dias úteis contado do recebimento dos autos.


B

a sociedade empresária XYZ não poderá apresentar pedido de reconsideração, tampouco poderá interpor recurso na esfera administrativa, em razão da gravidade da sanção aplicada, cabendo, apenas, o emprego da via jurisdicional.


C

a sociedade empresária XYZ poderá apresentar pedido de reconsideração, no prazo de quinze dias úteis contado da data da intimação e decidido no prazo máximo de vinte dias úteis contado do seu recebimento.


D

eventual pedido de reconsideração ou recurso interposto em face da decisão proferida não disporá de efeito suspensivo.


E

a sociedade empresária XYZ poderá interpor recurso no prazo de dez dias úteis contado da data da intimação.

Em relação à impugnação e aos recursos administrativos de licitações em uma determinada cidade, avalie as seguintes afirmativas.


I- Um cidadão aposentado impugnou edital de licitação por irregularidade na aplicação da Lei n.º 14.133/2021; todavia, seu pedido foi indeferido porque ele não protocolou o pedido até 3 (três) dias úteis antes da data de abertura do certame.

II- Um licitante, nessa mesma cidade, apresentou recurso porque outro fornecedor também foi habilitado como licitante; todavia, seu pedido foi indeferido porque só cabe recurso sobre inabilitação de licitante.

III- Um recurso administrativo sobre anulação de licitação também ocorreu; todavia, esse pedido foi indeferido, porque só cabe recurso em face de revogação de licitação.


Está CORRETO o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Segundo a Lei nº 14.133/2021 — Lei de Licitações e Contratos Administrativos, as decisões e atos no âmbito do procedimento licitatório podem ser impugnados administrativamente por meio dos seguintes instrumentos:


I. Reconsideração.

II. Recurso.

III. Impugnação ao edital.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Todos os itens.


B

Somente os itens I e II.


C

Somente o item III.


D

Somente o item I.

Considere as seguintes assertivas acerca dos recursos administrativos previstos na Lei nº 14.133/21:

I.Do ato que defira ou indefira pedido de pré-qualificação de interessado ou de inscrição em registro cadastral, sua alteração ou cancelamento, caberá recurso no prazo de 05 dias úteis, contado da data de intimação ou de lavratura de ata.

II.Do julgamento das propostas caberá recurso no prazo de 03 dias úteis, contado da data de intimação ou de lavratura de ata.

III.Caberá pedido de reconsideração, no prazo de 3 (três) dias úteis, contado da data de intimação, relativamente a ato do qual não caiba recurso hierárquico.

Está de acordo com a Lei nº 14.133/21 o que se afirma em:


A

II e III, apenas.


B

II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II e III.

Uma Fundação Pública Municipal de direito privado contratou a sociedade empresária K. Lote Ltda. para prestar serviços de engenharia. No entanto, a sociedade empresária havia praticado diversas irregularidades que ensejaram o descumprimento do pacto, causando um dano de R$ 80 mil ao erário.

Imediatamente a autoridade competente instaurou o processo de responsabilização para apuração dos fatos imputados à contratada.

Ao fim desse processo, concluiu-se pela rescisão unilateral do contrato, pelo ressarcimento de R$80 mil aos cofres públicos, além da aplicação de multa de R$ 25mil reais.

Registra-se que a sociedade empresária havia comprovado a prestação de serviços no valor de R$ 90 mil, ainda não pagos pela Administração Municipal, e prestado uma garantia em dinheiro no montante de R$ 25 mil.


Considerando os fatos narrados e as disposições da Lei nº 14.133/2021, assinale a afirmativa correta.


A

A Comissão de responsabilização deverá ser composta por três servidores estatutários ou, na sua falta, por dois empregados públicos com pelo menos cinco anos de experiência.


B

A sociedade empresária terá direito ao pagamento de R$10 mil, em razão do encerramento do contrato.


C

A Administração poderá aplicar à sociedade empresária a penalidade de multa de até 0,5% do valor do contrato.


D

O Secretário Municipal da pasta a qual esteja vinculada a Fundação Municipal é a autoridade competente para declarar a inidoneidade da sociedade empresária K. Lote.


E

Caso a sociedade empresária seja penalizada com impedimento para licitar e contratar, não poderá participar de nenhum certame promovido por qualquer ente da Federação pelo prazo de 3 (três) anos.

Assinale a alternativa CORRETA referente aos efeitos que são atribuídos aos recursos administrativos previstos na nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021):


A

Pode haver a suspensão automática da execução do contrato até a análise do recurso.


B

Possibilidade de revisão do ato administrativo, havendo a existência de efeitos retroativos.


C

Interposição de recurso não impede a celebração de contrato, salvo disposição contrária no edital.


D

O recurso é considerado como uma nova fase de licitação, modificando o objeto de estudo do contrato.


E

Os recursos administrativos podem ser interpostos somente por licitantes que participaram da fase de habilitação.

   
Gerar simulado