Questões de Concurso sobre Regimes de execução

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
164 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Lei nº 8.666/1993, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos referentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. No que se refere às contratações feitas por órgãos e entidades da Administração Pública, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A empreitada por preço global é a modalidade de contratação de execução indireta de obras e serviços, pela qual é estabelecido um preço global para a execução da obra.

( ) A empreitada por preços unitários é a modalidade de contratação de execução direta de obras e serviços, paga pela quantidade de serviços executados.

( ) A tarefa é uma modalidade de contratação de execução indireta, quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

F, V, F


B

V, V, V


C

F, F, V


D

V, F, V


E

V, V, F

De acordo com o Artigo 47 da Lei 8666/1993, assinale a alternativa que corresponda a uma das formas que as obras e serviços poderão ser executados.


A

Execução indireta em regime de empreitada por preço unitário


B

Execução direta em regime de empreitada por preço global


C

Execução indireta em regime de empreitada por preço percentual


D

Execução direta em regime de tarefa


E

Execução direta em regime de empreitada integral

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, considera-se empreitada por preço global


A

quando se contrata a execução da obra por preço certo de unidades determinadas.


B

quando se contrata mão-de-obra para trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.


C

quando se contrata a execução do serviço por preço variável e global de unidades determinadas.


D

quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.

Nos termos da Lei 8.666/93, Lei de Licitações, assinale a alternativa incorreta:


A

Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessário servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.


B

A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta no caso de venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo.


C

As obras e serviços poderão ser executados sob a forma de execução direta por empreitada por preço unitário.


D

Consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas, que deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.


E

Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).


( ) A obra pública pode ser realizada de forma direta, quando a obra é feita pelo próprio órgão ou entidade da Administração, por seus próprios meios, ou de forma indireta, quando a obra é contratada com terceiros por meio de licitação.

( ) Uma das contratações possíveis em obras públicas é chamada de empreitada integral. Esse tipo de contratação ocorre quando se contrata a execução de obra ou do serviço por preço certo e total.

( ) Segundo o TCU, o regime de contratação chamado tarefa é quando se ajusta a mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.

( ) O orçamento-base de uma licitação para obra pública tem como objetivo servir de paradigma para a Administração fixar os critérios de aceitabilidade de preços totais e unitários no edital, sendo a principal referência para a análise das propostas das empresas participantes na fase externa do certame licitatório.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • V


B

V • F • V • V


C

V • F • F • V


D

F • V • V • F


E

F • F • F • F

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, execução indireta é a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:


I. Empreitada por preço fixo: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.

II. Empreitada por preço unitário: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.

III. Tarefa: quando se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, sem o fornecimento de materiais.


Quais estão corretos?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I e III.


E

Apenas II e III.

Segundo a lei 8.666/93, empreitada integral é:


A

o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.


B

quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada.


C

quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.


D

quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.

De acordo com a Lei 8.666/1993, a execução indireta é aquela que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob alguns regimes.


Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.


A

Empreitada por preço unitário - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais.


B

Empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.


C

Empreitada parcial - quando se contrata uma empresa que fornecerá somente os materiais.


D

Empreitada integral - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.


E

Tarefa - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada.

Com base no texto 'LEI Nº 8.666/93', leia as afirmativas a seguir:


I. O autor aponta que a execução indireta através de empreitada integral ocorre quando se contrata um empreendimento de forma parcelada, ou seja, as contratações ocorrem separadamente e uma nova etapa apenas é licitada após o término da anterior.

II. O texto informa que, na execução indireta através de empreitada integral, na entrega do empreendimento ao contratante, devem ser atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional.

III. Segundo o texto, o Projeto Executivo, nos termos da Lei Federal nº 8.666, de 1993, deve atender ao disposto nas normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

No serviço público, o regime de execução indireta de obras que “se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos, por preço certo, como ou sem fornecimento de materiais”, é denominado regime de:


A

tarefa.


B

empreitada por preço global.


C

empreitada integral.


D

empreitada por preço unitário.


E

administração contratada.

Com relação à Lei nº 8.666/93 (Lei que institui as Normas para Licitações e Contratos) da administração pública, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Obra: toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.

( ) Seguro-garantia: o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

( ) Empreitada integral: quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada.

( ) Projeto executivo: o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e do Conselho Regional de Engenharia – CREA.


A sequência está correta em


A

F, F, F, V.


B

F, F, V, V.


C

V, V, F, F.


D

V, V, V, F.

Com base no texto 'LEI Nº 8.666/93', leia as afirmativas a seguir:


I. O autor do texto diz que a execução indireta através de empreitada integral compreende apenas as etapas básicas da obra, sem as instalações necessárias para que a mesma entre em funcionamento.

II. Infere-se do texto que o conceito de Seguro-Garantia, na Lei Federal nº 8.666, de 1993, refere-se ao seguro contratado pelo ente público a fim de garantir a disponibilidade financeira para realizar o pagamento dos serviços executados pelos empreiteiros terceirizados.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Com base no texto 'LEI Nº 8.666/93', leia as afirmativas a seguir:


I. Depreende-se do texto que o Projeto Básico deve conter, entre outros elementos, as soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem.

II. O texto aponta que, na execução indireta através de empreitada integral, o empreendimento é desenvolvido sob inteira responsabilidade da contratante até a sua entrega à contratada em condições de entrada em operação.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Sobre a execução de obras e serviços, na forma indireta, assinale a alternativa correta.


A

Empreitada por preço unitário: quando se contrata a execução da obra ou serviço por preço de unidades determinadas.


B

Empreitada por preço global: quando se contrata um empreendimento em sua totalidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante.


C

Empreitada integral: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.


D

Tarefa: quando se contrata a execução da obra ou serviço por preço de unidades determinadas.


E

Empreitada integral: quando se contrata a execução da obra ou serviço por preço de unidades determinadas.

Qual a diferença de execução direta e execução indireta prevista na Lei 8.666/93?


A

Não há distinção dessas modalidades na Lei. Em todos os casos, a execução é tratada como indireta.


B

A execução direta é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios; e a indireta é quando o órgão ou a entidade contrata com terceiros.


C

A Execução direta é quando a empresa contratada não subcontrata serviços inerentes a obra.


D

A execução indireta acontece quando o serviço prestado é difuso como, por exemplo, limpeza do canteiro de obra.


E

Diz respeito apenas à forma de repasse dos recursos para a empresa contratada, que pode receber diretamente do órgão e assim repassar os valores de salários para os funcionários ou optar para que o próprio órgão repasse diretamente esses valores, recebendo em cada medição somente o valor do BDI acertado em contrato.

Analise os itens a seguir sobre as características da empreitada integral:

I. Na empreitada integral, contrata-se um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias.

II. A empreitada integral é de inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação.

III. Na empreitada integral, contrata-se a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.

Analisados os itens, pode-se afirmar que:


A
Apenas o item I está correto.

B
Apenas os itens I e II estão corretos.

C
Apenas os itens II e III estão corretos.

D
Todos os itens estão corretos.

Segundo o que preconiza a Lei de Licitações, as obras e os serviços poderão ser executados nas seguintes formas, EXCETO, execução


A

direta.


B

indireta no regime de empreitada por preço global.


C

indireta no regime de empreitada por preço unitário.


D

indireta no regime de tarefa.


E

direta no regime de empreitada parcial.

   
Gerar simulado