

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes estaduais, a intervenção da União no Estado
depende, sempre, de requisição do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça, por força da autonomia constitucional do Estado.
depende de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República.
depende de provimento, pelo Superior Tribunal de Justiça, de representação do Procurador-Geral da República.
é ato discricionário do Presidente da República e independe de solicitação dos poderes estaduais.
depende de solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto, ou de requisição do Supremo Tribunal Federal, se a coação for exercida contra o Poder Judiciário.
Assinale a opção em que consta afirmativa errada sobre a intervenção federal:
A intervenção federal pode ser decretada para pôr termo a grave comprometimento da ordem pública em um Estado da Federação.
Os Municípios situados nos Estados da Federação são insuscetíveis de sofrer intervenção federal.
A intervenção federal pode ser decretada pelo Procurador-Geral da República para preservar os direitos humanos em Estado da Federação que não o esteja defendendo a contento.
O Distrito Federal pode sofrer intervenção federal.
O Estado que descumpre decisão judicial provinda da Justiça do Trabalho pode sofrer intervenção federal por requisição do Supremo Tribunal Federal.
A respeito da intervenção federal, assinale a opção correta.
A União pode requerer a intervenção federal em qualquer outra entidade da Federação brasileira que descumpra decisão do Supremo Tribunal Federal.
Qualquer Município brasileiro que, na esfera da sua competência, não esteja protegendo os direitos básicos da pessoa humana, sujeita- se à intervenção federal.
Qualquer Estado-membro que suspenda o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, sem motivo de força maior, sujeita-se à intervenção federal.
Antes de decretar a intervenção federal, o Presidente da República deve, em qualquer caso, aguardar provimento do Supremo Tribunal Federal de representação para fins interventivos, proposta pelo Advogado-Geral da União.
Nada impede que seja votada e promulgada emenda à Constituição, estando em curso uma intervenção federal.
Em consonância com o disposto no texto constitucional, em caso de requisição judicial da intervenção federal em estado-membro, o controle político exercido pelo Congresso Nacional é dispensado, sob pena de violação do princípio da separação dos poderes, ainda que seja constatado qualquer vício de forma ou eventual desvio de finalidade na medida interventiva decretada.
A indissolubilidade do vínculo federativo no Estado Brasileiro tem como característica:
a adoção do direito de secessão.
a existência de um governo geral
a unidade constitucional de competências.
a possibilidade de intervenção federal, para manutenção do equilíbrio federativo
a nacionalidade variável dos cidadãos conforme os diversos Estados-membros.