

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Conforme entendimento sumulado, a lei penal mais grave é aplicada ao crime continuado ou ao crime permanente, se sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.
Consoante o Código Penal, a prescrição da pretensão punitiva pela pena in abstrato é regulada pelo máximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se nos prazos previstos no artigo 109, podendo ter por termo inicial data anterior à da denúncia ou queixa, independentemente do que dispõe o § 1o do artigo 110, com a redação trazida pela Lei no 12.234/2010.
Tendo em vista que o artigo 117 do Código Penal, nos incisos I, II, III, IV, V e VI, elenca as causas interruptivas da prescrição, nesses casos, interrompida a prescrição, todo o prazo começa a correr, novamente, do dia da interrupção.
Os princípios que resolvem o conflito aparente de normas são: especialidade, subsidiariedade, consunção e alternatividade.
Na denominada cooperação dolosamente distinta, se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até a metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.
Com relação ao instituto da prescrição, assinale a alternativa correta:
São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 anos ou, na data da sentença, maior de 70 anos
No caso de concurso de crimes, as penas são somadas para efeitos de prescrição
O prazo da prescrição é interrompido com o oferecimento da denuncia ou queixa;
O menor prazo prescricional previsto no código penal são de 4 anos;
A respeito da prescrição, é correto afirmar que:
a reincidência interrompe a prescrição da pretensão punitiva.
é admissível a extinção da punibilidade em razão da prescrição da pretensão punitiva com fundamento em pena hipotética, independentemente da existência ou sorte do processo penal.
o curso da prescrição interrompe-se com o oferecimento da queixa-crime pelo ofendido.
a prescrição retroativa, modalidade de prescrição da pretensão punitiva, é regulada pela pena aplicada e pode ocorrer entre o recebimento da denúncia e a publicação da sentença condenatória transitada em julgado para a acusação.
O Código Penal, em seu artigo 107, prevê uma relação de causas de extinção de punibilidade, dentre as quais se destaca a prescrição. A doutrina tradicionalmente define prescrição como a perda pelo Estado do direito de aplicar sanção penal adequada ou de executá-la em razão do decurso do tempo.
Sobre o tema, de acordo com as previsões do Código Penal e a jurisprudência majoritária do Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que:
o oferecimento da denúncia é causa interruptiva da prescrição;
o maior de 60 anos terá o prazo prescricional computado pela metade;
o início do cumprimento da pena interrompe o prazo da prescrição da pretensão punitiva;
a pronúncia é causa interruptiva da prescrição, ainda que o Tribunal do Júri venha a desclassificar o crime em sessão plenária;
a prescrição pela pena aplicada, depois do trânsito em julgado para a acusação, independentemente da data do crime, não poderá ter por base período anterior ao recebimento da denúncia.
Considerando o entendimento sumulado dos Tribunais Superiores, analise as assertivas abaixo e indique a alternativa:
I - A pronúncia é causa interruptiva da prescrição, ainda que o Tribunal do Júri venha a desclassificar o crime.
II - A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, não subsistindo qualquer efeito condenatório.
III - A reincidência interrompe o prazo da prescrição da pretensão punitiva.
IV - É inadmissível a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva com fundamento em pena hipotética, independentemente da existência ou sorte do processo penal.
Todas as assertivas estão corretas;
Apenas as assertivas I e III estão incorretas;
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas;
Apenas as assertivas II, III e IV estão incorretas;
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Em relação às causas interruptivas da prescrição previstas no art. 117 do Código Penal, o prazo sempre começa a correr, novamente, do dia da interrupção.
No tocante à interrupção da prescrição, é correto afirmar que
o tempo transcorrido antes da causa interruptiva é contado, em qualquer situação, para o prazo prescricional.
pode produzir efeitos relativamente a todos os autores do crime, salvo exceções.
a reincidência interrompe a prescrição da pretensão punitiva.
a impronúncia constituiu causa interruptiva da prescrição.
a prescrição fica interrompida enquanto não resolvida, em outro processo, questão de que dependa o reconhecimento da existência do crime.
A respeito da EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE avalie as assertivas abaixo:
I - Nos crimes de bigamia e nos de falsificação ou alteração de assentamento do registro civil, a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr, da data em que o fato se tornou conhecido.
II - A decisão confirmatória da pronúncia é uma causa interruptiva da prescrição.
III - A extinção da punibilidade de crime que é pressuposto, elemento constitutivo ou circunstância agravante de outro se estende a este. Nos crimes conexos, a extinção da punibilidade de um deles impede, quanto aos outros, a agravação da pena resultante da conexão.
Estão CORRETAS as assertivas:
De acordo com o art. 117 do Código Penal, o curso da prescrição interrompe se
pelo oferecimento da denúncia ou da queixa.
pela admissão de recurso extraordinário.
pela fuga do réu que se encontrava preso.
pelo início ou continuação do cumprimento da pena.
pela reiteração na prática delituosa.
Segundo entendimentos sumulados do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa incorreta:
A reincidência não influi no prazo da prescrição da pretensão punitiva;
Em caso de desclassificação do crime de homicídio para o de lesões corporais pelo Tribunal do Júri, a decisão de pronúncia deixa de ser considerada causa interruptiva da prescrição;
É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base;
A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, não subsistindo qualquer efeito condenatório;
É inadmissível a fixação de pena substitutiva (art. 44 do CP) como condição especial ao regime aberto.
Com relação à causa de extinção da punibilidade pela prescrição, assinale a afirmativa correta.
Oferecida a denúncia ou a queixa, o prazo prescricional é interrompido.
A reincidência aumenta em 1/3 o prazo da prescrição.
A publicação da sentença condenatória interrompe o prazo da prescrição para todos os acusados, inclusive para aqueles que foram absolvidos e o Ministério Público apelou.
Estando o acusado preso preventivamente, não há que se falar em prescrição da pretensão punitiva.
Segundo o entendimento majoritário dos Tribunais Superiores, com o advento da Lei n. 10.741/03 (Estatuto do Idoso), incide a regra do Art. 115 do Código Penal (redução do prazo prescricional de metade) quando o acusado possui 60 anos quando da sentença.
pela sentença condenatória, mesmo quando anulada pelo tribunal.
pela sentença absolutória com imposição de medida de segurança.
Assinale a alternativa correta: A interrupção do prazo de prescrição da pretensão punitiva de acordo com o art. 117 do CP., interrompe-se
enquanto não resolvido em outro processo questão que dependa do reconhecimento de outro crime.
enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro.
interrompe depois do trânsito em julgado da sentença condenatória, regulando-se pela pena aplicada.
suspende o curso do prazo prescricional o incidente de sanidade mental, por não se tratar de questão prejudicial.
pelo recebimento da queixa ou denúncia, pela sentença condenatória recorrível, pela sentença de pronúncia confirmatória, pelo inicio ou continuação do cumprimento da pena.