Questões de Concurso sobre Estupro

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
91 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma jovem, ao sair da faculdade à noite, é rendida por um homem que a estupra brutalmente, proferindo-lhe várias ameaças. Aproveitando-se de uma distração do bandido e temendo por sua vida, a vítima empreende fuga correndo desesperadamente e, ao atravessar a rua, é atropelada por um veículo que passava pelo local, morrendo imediatamente. Na qualidade de Delegado de Polícia, assinale a alternativa que contempla a correta tipificação da conduta daquele que atacou a jovem.


A

Estupro.


B

Estupro qualificado pelo resultado morte.


C

Homicídio e estupro em concurso formal.


D

Homicídio e estupro em concurso material.


E

Homicídio.

O civil BBB, mediante violência e grave ameaça constrangeu a civil JJJ, de apenas 15 anos, a praticar com ele ato libidinoso, diverso da conjunção carnal. Após ser decretada sua prisão, é correto afirmar que o civil BBB responderá pelo crime de

A
atentado violento ao pudor.

B
assédio sexual.

C
estupro.

D
estupro de vulnerável.

I – No caso de prática do crime de homicídio qualificado, a ocultação do cadáver é mero exaurimento daquele, não se tratando de concurso material de crimes.

II – Atualmente, tanto o homem quanto a mulher podem ser sujeitos ativos do crime de estupro, mesmo na conduta de constrangimento à conjunção carnal.

III – O peculato impróprio ou peculato-furto ocorre quando o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se da facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

IV – Caracteriza a prática do crime de denunciação caluniosa dar causa à instauração de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe qualquer fato relevante de que o sabe inocente.

V – Mesmo no roubo impróprio, o crime é qualificado quando o agente mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade.


A

Apenas as assertivas I, II, III e IV estão corretas.


B

Apenas as assertivas I e IV estão corretas.


C

Apenas as assertivas II III e V estão corretas.


D

Apenas as assertivas I, III, IV e V estão corretas.


E

Todas as assertivas estão corretas.

Ana Paula mantinha regularmente relações sexuais com o namorado Flávio, de 25 anos de idade, tendo engravidado após três meses de namoro. Com medo da reação de seu pai, Ana Paula procurou o médico Fernando, amigo de Flávio, para realizar um aborto. Ana Paula tem 13 anos de idade e expressamente consentiu as relações com Flávio, mas não deseja levar a gravidez adiante, apesar de a gestação não lhe oferecer risco de morte.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.


A

A situação descrita caracteriza uma gravidez resultante de estupro; por isso, caso atenda ao pedido de Ana Paula, Fernando não cometerá crime de aborto se houver consentimento prévio do representante legal da gestante.


B

Flávio não cometeu o crime de estupro, pois as relações sexuais foram consentidas por Ana Paula.


C

A conduta de provocar aborto com o consentimento de gestante juridicamente capaz não constitui crime.


D

O consentimento de Flávio é indispensável para que o aborto a ser praticado por Fernando seja considerado lícito.


E

Caso Flávio se case com Ana Paula, a ilicitude de sua conduta será afastada.

Na hipótese de crime contra os costumes, a qualidade de prostituta, por si só, afasta a incidência do crime de estupro, não podendo a mulher, em razão do seu comportamento social, recusar o parceiro sexual.


C
Certo

E
Errado

INDIGNADO COM A ESPOSA, X HOUVE POR BEM CONSTRANGE-LA À CONJUNÇÃO CARNAL, CONTADO, PARA TANTO, COM O CONCURSO DE JJ, SECRETÁRIA, COM LOTAÇÃO NO SEU GABINETE DE TRABALHO, QUE PERMANECEU COM UM REVOLVER APONTANDO PARA A CABEÇA DA VITIMA, ATÉ A OCORRENCIA DA CÓPULA VAGÍNICA, EM TAIS CONDIÇÕES:


A

X e JJ devem responder pelo delito de estupro;


B

não há delito de estupro, pois ao marido é lícito constranger a mulher à conjunção carnal, mesmo que empregue, para a obtenção do desiderato, violência ou grave ameaça;


C

como não há delito de estupro, em virtude da licitude da ação praticada por X, apenas JJ deve responder por constrangimento ilegal;


D

X e JJ devem responder pelo delito de estupro, em concurso material com o crime de constrangimento ilegal;

De acordo com a jurisprudência atual do STF e do STJ, o crime de estupro com violência presumida é considerado crime hediondo.

C
Certo

E
Errado

Considere a seguinte situação hipotética.

Um indivíduo foi denunciado pela prática do crime de estupro, perpetrado mediante violência real (lesão corporal grave). Durante o processo-crime, a vítima casou-se com terceiro.

Nessa situação, provada formalmente a realização do matrimônio, o juiz declarará a extinção da punibilidade.


C
Certo

E
Errado
Não constitui crime:

A
seduzir mulher honesta, e ter com ela conjunção carnal, aproveitando-se de sua justificável confiança;

B
deixar de entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo;

C
adquirir larvas ou espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente;

D
afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída;

E
fornecer substância medicinal em desacordo com receita médica.

De acordo com o STJ, configura crime de estupro em continuidade delitiva o fato de o agente ter mantido mais de uma conjunção carnal, mediante violência física, com a vítima na mesma ocasião.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado