Questões de Concurso sobre Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
489 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em planejamentos de saúde pública voltados a doenças e agravos específicos, é recomendável que as taxas de mortalidade sejam padronizadas por idade para


A

estruturar programas e políticas que considerem o processo de envelhecimento da população.


B

corrigir as taxas de mortalidades da doença considerando dados de idade faltantes, não registrados nas bases utilizadas.


C

comparar a taxa de mortalidade da doença em grupos populacionais que têm a mesma estrutura etária.


D

permitir a elaboração de programas de prevenção da doença dirigidos a cada faixa etária.


E

eliminar o efeito das diferenças de taxas de mortalidade da doença, que podem existir entre os grupos etários da população.

Em relação ao planejamento em saúde, avalie as afirmativas a seguir.


I. O planejamento consiste em uma atividade obrigatória e contínua: assim, o processo de planejamento em saúde é de responsabilidade de cada ente federado, a ser desenvolvido de forma contínua, articulada, ascendente, integrada e solidária, entre as três esferas de governo, na medida em que visa a dar direcionalidade à gestão pública da saúde.

II. O planejamento no SUS deve ser integrado à Seguridade Social e ao planejamento governamental geral: assim, as políticas de saúde, previdência e assistência devem estar articuladas no âmbito da Seguridade Social, criando sincronia entre os programas e ações voltados para a inclusão social; essa articulação, do ponto de vista operacional, deve ocorrer nos processos de planejamento e orçamento, sendo necessário que os planos e os orçamentos do SUS estejam integrados com os das áreas de previdência e assistência.

III. O planejamento deve respeitar os resultados das pactuações entre os gestores nas comissões intergestores regionais, bipartite e tripartite: assim, no processo de planejamento no SUS devem ser consideradas como essenciais as pactuações realizadas nas comissões intergestores, uma vez que a esses espaços de governança competem discutir e pactuar, de forma permanente, a política de saúde e sua execução na construção da gestão compartilhada do SUS.

IV. O processo de planejamento integrado segue a lógica federativa clássica em que, apesar de cada uma das esferas ter suas responsabilidades específicas, as principais decisões sobre o ciclo de planejamento são tomadas a partir de consensos. Essa dinâmica de trabalho coletivo é típica de ambientes federativos e tem como objetivo conferir legitimidade às decisões e estimular o trabalho conjunto entre a União, os Estados e os Municípios.


Está correto o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

III e IV, apenas.


C

I, II e III, apenas.


D

II, III e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

Em situações de grandes desastres, como inundações, a etapa de mitigação do processo de gestão do risco corresponde ao momento de recuperação dos danos causados pelo acidente.


C

Certo


E

Errado

As comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da:


A

Iniciativa privada.


B

Sociedade civil.


C

Vigilância em saúde.


D

População adscrita no SUS.


E

Saúde indígena.

A primeira experiência de Agentes Comunitários de Saúde como uma estratégia abrangente de saúde pública estruturada, ocorreu em 1987, com o objetivo duplo de criar oportunidade de emprego para as mulheres na área da seca e, ao mesmo tempo, contribuir para a queda da mortalidade infantil, priorizando a realização de ações de saúde da mulher e da criança.


Em qual local isso ocorreu?


A

Na Bahia


B

No Sergipe


C

No Distrito Federal


D

No Ceará


E

Na Amazônia

Um sistema de saúde operacionalizado na APS deve ter como base de orientação de suas estruturas, a ampliação de:


A

Um sistema voltado a não integralidade das ações em saúde.


B

Ofertas indistintas de um sistema universalizado.


C

Valores de equidade e solidariedade social.


D

Sistemas suplementares de saúde.


E

Ofertas de sistemas privatistas de saúde.

Assinale a alternativa correta em relação ao Planejamento Estratégico.


A

O procedimento estratégico superpõe à realidade concreta.


B

O planejamento e a ação acontecem em instâncias separadas.


C

O plano é o cálculo que sucede e preside a ação no âmbito do planejamento.


D

O planejamento estratégico está em inconformidade ao normativo e seu eixo principal está na aliança com a ação.


E

O planejador é obrigado a ter o domínio de todos os passos para poder conduzir o processo a partir da análise do contexto.

O acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde será firmado por meio de Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde. Este contrato tem como objetivo:


A

estabelecer os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, de acordo com a definição da política de saúde dos entes federativos, consubstanciada nos seus planos de saúde, aprovados pelos respectivos conselhos de saúde.


B

determinar as diretrizes gerais sobre Regiões de Saúde, integração de limites geográficos, referência e contrarreferência e demais aspectos vinculados à integração das ações e serviços de saúde entre os entes federativos.


C

a responsabilização dos entes federativos na Rede de Atenção à Saúde, de acordo com o seu porte demográfico e seu desenvolvimento econômico-financeiro, estabelecendo as responsabilidades individuais e as solidárias.


D

estabelecer regras diferenciadas de acesso a medicamentos de caráter especializado.


E

a organização e a integração das ações e dos serviços de saúde, sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Região de Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários.

Após a territorialização e a análise de situação, será possível identificar os principais problemas naquele território, estruturar as propostas de enfrentamento ou de ação, definir que atores seriam responsáveis por estas e estimar qual seria o prazo para realizá-las.


Analise as afirmativas a seguir sobre planejamento.


I. O planejamento depende de um conjunto de informações adequadas que orientam as equipes quanto a necessidade de saúde da população e à ordem de prioridade dessas necessidades.

II. A oferta de serviços existentes numa UAPS e sua capacidade de atendimento não tem relação com o planejamento.

III. Empodera e envolve os atores para que tenham um compromisso com a ação a ser realizada.

IV. O melhor método utilizado para planejamento é o Estratégico Situacional e a Estimativa Rápida Participativa.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.


A

I – II.


B

I – IV.


C

II – III.


D

I – III.


E

II – III – IV.

O alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população, na ótica da integralidade da atenção à saúde e visa estabelecer processos de trabalho que considerem os determinantes, os riscos e danos à saúde, na perspectiva da intra e intersetorialidade só é possível com a integração entre:


A

vigilância em saúde e atenção básica.


B

atenção hospitalar e vigilância sanitária.


C

União e Estado.


D

Estado e Munícipio.


E

atenção secundária e rede de urgência.

Boa parte do tempo de uma agência de planejamento deve ser dedicado a investir na elaboração e no processamento de módulos. Em relação à tecnologia por módulos, adotada pelo Planejamento Estratégico Situacional, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Módulos explicativos (macroproblemas, megaproblemas, problemas).

( ) Módulos de ação (projetos de ação, operações, ações).

( ) Módulos complementares (organismos que assumem responsabilidades por problemas e operações).

( ) Módulos de gestão (cenários, planos de contingência).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – F – V.


B

V – V – F – F.


C

F – F – V – F.


D

F – V – V – V.

No planejamento em saúde as diretrizes expressam:


A

Resultados desejados, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de estratégias e ações.


B

A medida de alcance do objetivo.


C

O conjunto de parâmetros que permite identificar, mensurar, acompanhar e comunicar, de forma simples, a evolução de determinado aspecto da intervenção proposta.


D

Ideais de realização e orientam escolhas estratégicas e prioritárias.

O apoio matricial é uma tecnologia relevante no trabalho em conjunto entre o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB e as Equipes de Saúde da Família, ampliando a resolutividade e o escopo das ações. Assim como os demais profissionais do NASF-AB, torna-se oportuno que o profissional de Educação Física conheça essa tecnologia de trabalho na Atenção Básica (AB). Assim, de acordo com a edição Cadernos de Atenção Básica, nº 39 (BRASIL, 2014): “o Nasf constitui-se em ________________ para as equipes de Atenção Básica/Saúde da Família, atuando no lócus da própria AB. O Nasf desenvolve trabalho compartilhado e colaborativo em pelo menos duas dimensões: ________________ e ________________. A primeira produz ou incide sobre a ação clínica direta com os usuários; e a segunda produz ação de apoio educativo com e para as equipes”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

retaguarda especializada – clínico-assistencial – técnico-pedagógica


B

equipe de referência – equidade – educação continuada


C

equipe de referência – integralidade – educação permanente


D

retaguarda especializada – genograma – ecomapa

Sobre o método CENDES-OPAS utilizado no planejamento de políticas públicas, assinale a alternativa correta.


A

Teve como referência o Planejamento Estratégico Situacional, na resolução de problemas locais da comunidade.


B

Apostava na efetividade como critério orientador da gestão em saúde capaz de mensurar as transformações alcançadas na realidade da vida das pessoas.


C

Apresentava uma acentuada racionalidade política em nome da aferição de impactos sociais.


D

Configura-se no modelo de planejamento adotado oficialmente pelo SUS como ferramenta de planejamento local, estadual e nacional na área da saúde.


E

Lançava mão do planejamento normativo, que era a simples transposição do planejamento econômico normativo que vigorava na América Latina, na década de 1940, para a saúde.

A equipe de apoio matricial se relaciona com as equipes de referência e objetiva:


A

identificar os problemas de saúde do território.


B

estabelecer a metodologia de trabalho para as demais equipes.


C

oferecer suporte técnico pedagógico especializado a todas as equipes e profissionais.


D

assegurar retaguarda especializada a equipes e profissionais.


E

criar protocolos e centros de regulação.

Assinale a alternativa correta quanto aos Instrumentos de Planejamento do SUS.


A

A Programação Anual de Saúde (PAS) permite ao gestor apresentar os resultados alcançados com a execução do Relatório Anual de Gestão (RAG).


B

O Relatório Anual de Gestão (RAG) operacionaliza as intenções expressas no Plano Estadual de Saúde (PES).


C

O Plano Estadual de Saúde (PES) acompanha e monitora a execução da Programação Anual de Saúde (PAS), no qual é demonstrada a execução das metas e dos recursos orçamentários e financeiros anualizados na PAS.


D

Os Instrumentos de Planejamento do SUS devem seguir uma lógica de planejamento descendente, da federação para o estado, do estado para os municípios.


E

Os Instrumentos de Planejamento do SUS seguem uma estrutura hierárquica de Plano, Programação e Relatórios.

Segundo a Norma Operacional da Assistência à Saúde, para a elaboração do Plano Diretor de Regionalização (PDR), é necessário garantir aos cidadãos o acesso, mais próximo possível de sua residência um conjunto de ações e serviços vinculados. Assinale a alternativa que NÃO apresenta as responsabilidades mínimas vinculadas à elaboração do PDR.


A

Assistência pré-natal, parto e puerpério.


B

Cobertura parcial do esquema preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações, para algumas faixas etárias.


C

Acompanhamento de pessoas com doenças crônicas e alta prevalência.


D

Tratamento clinico e cirúrgico de casos de pequenas urgências ambulatoriais.


E

Suprimento/dispensação dos medicamentos da Farmácia Básica.

A redução de custos pode ser conseguida em médio e longo prazos. Para tanto, são necessários um bom gerenciamento e uma boa equipe de trabalho. Nesse contexto, existem algumas definições importantes para controle de custo, a exemplo dos gastos em que a empresa incorre para suprir a produção, para a aquisição de produtos para a comercialização ou para execução de um serviço. Esse exemplo trata de:


A

Ativos.


B

Custos variáveis.


C

Capital de giro.


D

Custos fixos.


E

Passivos.

Um instrumento importante na organização do cuidado em saúde construído entre equipe e usuário, considerando as singularidades do sujeito e a complexidade de cada caso é o Projeto Terapêutico Singular (PTS). Normalmente o PTS envolve a discussão de um “caso clínico”, que pode envolver uma “pessoa índice”, mas que engloba toda a família e a rede de apoio. Em um integrante de determinado grupo de práticas corporais cuidado por uma equipe de Saúde da Família, juntamente com uma equipe do NASF, exemplo, até mesmo as relações internas no grupo podem ser discutidas nessa construção. De acordo com o “Cadernos de Atenção Básica, nº 39: Núcleo de Apoio à Saúde da Família” (BRASIL, 2014), essa construção pode ser sistematizada em quatro momentos. Assinale aquela que NÃO corresponde a um desses momentos e sua respectiva descrição.


A

Diagnóstico e análise: deverá conter uma avaliação ampla que considere a integralidade do sujeito (em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais) e que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos, vulnerabilidade, resiliências e potencialidades dele. Deve tentar captar como o sujeito singular se produz diante de forças como as doenças, os desejos e os interesses, assim como também o trabalho, a cultura, a família e a rede social.


B

Divisão de responsabilidades: é importante definir as tarefas de cada um (usuários, equipe de AB e Nasf) com clareza. Além disso, estabelecer que o profissional com melhor vínculo com o usuário seja a pessoa de referência para o caso favorece a dinâmica de continuidade no processo de cuidado. A definição da pessoa com a função de gestão do PTS ou gestão do caso é fundamental para permitir que, aconteça o que acontecer, tenha alguém que vai sempre lembrar, acompanhar e articular ações.


C

Definição de ações e metas: após realizados os diagnósticos, as equipes que desenvolvem o PTS fazem propostas de curto, médio e longo prazo, quais serão prescritas ao usuário em questão e/ou ao familiar, responsável ou pessoa próxima. Construir um PTS é um processo complexo e, por isso, é importante o conhecimento do usuário acerca das decisões tomadas pela equipe.


D

Reavaliação: neste momento, discute-se a evolução do caso e se farão as devidas correções de rumo, caso sejam necessárias.

Para superar a fragmentação das ações e dos serviços de saúde, ainda persistente, mesmo após representativos avanços alcançados pelo SUS, a proposta discutida atualmente diz respeito à estruturação de Redes de Atenção à Saúde (RAS). Nas RAS, a concepção de hierarquia é substituída pela de poliarquia e o sistema organiza-se sob a forma de uma rede horizontal de atenção à saúde. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando, respectivamente, termos e conceitos referentes a Rede de Atenção à Saúde Bucal.


Coluna 1


1. Ponto de atenção.

2. Sistema de referência e contrarreferência.

3. Matriciamento.

4. Interconsulta.


Coluna 2


( ) São entendidos como espaços onde se ofertam determinados serviços de saúde, por meio de uma produção singular.

( ) Modo de organização dos serviços configurados em redes sustentadas por critérios, fluxos e mecanismos de pactuação de funcionamento, para assegurar a atenção integral aos usuários.

( ) Espaço coletivo de cogestão, educação e formação no qual se combinam diferentes saberes, produzindo conhecimento mútuo e trocas para fomentar a cooperação, com o objetivo de assegurar retaguarda especializada às equipes e profissionais.

( ) Define-se como uma prática interdisciplinar para a construção do modelo integral de saúde e tem como objetivo complementar ou elucidar aspectos da situação de cuidado em andamento, para traçar um plano terapêutico.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 3 – 4 – 2.


B

2 – 1 – 3 – 4.


C

1 – 2 – 3 – 4.


D

4 – 3 – 2 – 1.


E

3 – 2 – 1 – 4.

   
Gerar simulado