Questões de Concurso sobre Função Distributiva

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
68 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) é composto por dois segmentos: Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMF) e Arranjos de Pagamento. As IMF desempenham um papel fundamental para o Sistema Financeiro Nacional e para a economia de uma forma geral. Assim, é importante que os _______________ confiem na qualidade e na continuidade dos serviços prestados pelas IOSMF (Instituições Operadoras de Sistemas do Mercado Financeiro). O setor público possui algumas funções que são fundamentais para a organização econômica: fornecer a infraestrutura institucional, promover a manutenção da _____________, promover a realocação de recursos, promover a redistribuição de renda e manter a estabilidade da economia. Quando se aborda a realocação de recursos é necessário conhecer a _____________, que trata o fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. Esses bens, denominados bens públicos, têm por principal característica a impossibilidade de excluir determinados indivíduos de seu consumo. Existem ainda os ______________, estes satisfazem o princípio da exclusão, mas são produzidos pelo Estado, como por exemplo, os serviços de saúde, saneamento e nutrição.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

agentes públicos – concorrência – função distributiva – bens semipúblicos


B

mercados financeiros – estrutura – função alocativa – bens de consumo coletivo


C

bancos privados – concorrência – logística – bens meritórios


D

agentes públicos – estrutura – função distributiva – bens de consumo coletivo


E

mercados financeiros – concorrência – função alocativa – bens semipúblicos

O Estado apresenta diferentes funções ao exercer seu papel na sociedade. Assinale a alternativa incorreta que trata deste assunto:


A

A função distributiva utiliza mecanismos que visem ajustar as desigualdades na distribuição da renda e da riqueza geradas na sociedade, tornando-a a mais justa ou equitativa.


B

A função distributiva utiliza mecanismos que visam aumentar as desigualdades na distribuição da renda e da riqueza geradas na sociedade, tornando-a a mais estratificada.


C

A função alocativa assegura uma melhor alocação dos recursos econômicos do que aquela que haveria caso fosse deixada a cargo unicamente do mercado.


D

A função estabilizadora objetiva manter estável a trajetória econômica.

As funções econômicas do Estado, segundo Richard Musgrave, são amplamente reconhecidas e discutidas na teoria econômica. Ele propôs que o Estado desempenha três funções principais para assegurar o funcionamento adequado da economia e o bem‑estar da sociedade. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma dessas funções.


A

função distributiva: o Estado deve intervir na economia para reduzir desigualdades de renda e riqueza, transferindo recursos dos mais ricos para os mais pobres, por meio de políticas fiscais e programas de transferências sociais.


B

função regulatória: o Estado deve criar normas e leis para controlar e limitar a participação de empresas estrangeiras no mercado interno, garantindo o monopólio das empresas nacionais.


C

função redistributiva: o Estado é responsável por coletar impostos de forma equitativa, distribuindo esses recursos apenas entre as empresas para incentivar a produção.


D

função estabilizadora: o Estado deve intervir para assegurar uma oferta monetária constante, sem considerar as flutuações econômicas, visando à estabilidade total dos preços e o pleno emprego.


E

função alocativa: o Estado deve garantir que todos os indivíduos tenham acesso igualitário a todos os bens e serviços disponíveis na economia, independentemente de suas contribuições financeiras.

Devido à existência de falhas de mercado, tendo em vista a necessidade de aumentar o bem-estar da sociedade, o setor público intervém na economia desempenhando três funções clássicas: alocativa, estabilizadora e distributiva. Considere as afirmativas a seguir, as quais versam sobre a economia do setor público, o Estado e as funções econômicas governamentais, as necessidades públicas e as formas de atuação dos governos e assinale a afirmativa INCORRETA.


A

A função alocativa está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado.


B

A função distributiva é voltada para a necessidade do governo de intervir na economia, visando corrigir a desigualdade existente na distribuição da renda nacional que, normalmente, não é igualitária.


C

A função estabilizadora concentra seus esforços na manutenção de um alto nível de utilização de recursos e de um valor estável da moeda. Consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços.


D

A adoção de políticas de transferência de renda em favor de populações mais carentes é um instrumento para que o Estado cumpra, estritamente, sua função alocativa. Por exemplo, recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Programa Bolsa Família.

A atuação do governo nas políticas de investimentos para a produção de bens públicos e meritórios se insere principalmente no contexto da função distributiva.


C

Certo


E

Errado

Assinale a opção que representa uma função redistributiva do governo na economia.


A

Uso de instrumentos de política cambial com vistas a conter processos de desvalorização cambial.


B

Elevações na taxa SELIC visando o alcance da meta de inflação.


C

Elevações nas alíquotas de importação de determinados bens importados, com o objetivo de proteger a indústria nacional.


D

Aumento no nível de gastos públicos visando maior nível de crescimento econômico.


E

Estabelecimento de alíquotas tributárias maiores para bens considerados supérfluos e menores para bens que compõem a cesta básica.

A função distributiva do Estado decorre do reconhecimento de que o mercado é incapaz de conduzir a sociedade a uma estrutura de distribuição de renda que seja considerada justa ou equitativa.


C

Certo


E

Errado

O programa Bolsa Família, do Governo Federal, enquadra-se na função clássica denominada


A

distributiva.


B

estabilizadora.


C

alocativa.


D

assistencial.


E

reguladora.

Em relação às funções alocativa, distributiva e estabilizadora do setor público, assinale a afirmativa que melhor descreve uma ação correspondente a cada função.


A

Alocativa: implementação de políticas fiscais expansionistas durante períodos de recessão para estimular a demanda agregada; Distributiva: redução das desigualdades de renda por meio de programas de assistência social; Estabilizadora: fornecimento de bens e serviços públicos essenciais, como educação e saúde.


B

Alocativa: redução dos gastos do governo em infraestrutura para incentivar o investimento privado; Distributiva: implementação de impostos regressivos para financiar programas de desenvolvimento econômico; Estabilizadora: aumento dos juros para controlar a inflação.


C

Alocativa: implementação de políticas de subsídio para setores estratégicos da economia; Distributiva: redução das taxas de imposto para os mais pobres; Estabilizadora: aumento dos gastos públicos em projetos de infraestrutura durante uma recessão.


D

Alocativa: aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para promover a inovação; Distributiva: implementação de um sistema de previdência social para proteger os idosos e os vulneráveis; Estabilizadora: redução dos gastos do governo para evitar uma recessão econômica.

Relacione as funções orçamentárias a seguir às respectivas características.


1. Alocativa;

2. Distributiva;

3. Estabilizadora.


( ) O orçamento público é o mecanismo fiscal eficaz de combinar políticas orçamentárias regressivas, destinar mais para quem tem menos, com políticas tributárias progressivas, isto é, cobrar mais de quem tem mais;

( ) A Função econômica da atividade estatal se justifica naqueles casos em que não houver a necessária eficiência por parte do mecanismo de ação privada (sistema de mercado);

( ) Orçamento público é um importante instrumento que reflete a função pública do uso consciente dos meios fiscais do governo – tributação, gastos e dívida pública –, com o objetivo de neutralizar as tendências cíclicas da economia.


Assinale a opção que apresenta a relação correta.


A

1, 3 e 2.


B

2, 3 e 1.


C

1, 2 e 3.


D

3, 2 e 1.


E

2, 1 e 3.

Ao justificar o papel do governo na economia, Richard Musgrave, em seu clássico trabalho sobre finanças públicas, argumenta que “o sistema de mercado, especialmente em economias financeiramente desenvolvidas, não necessariamente resulta em alto nível de emprego, manutenção do nível de preços e crescimento econômico socialmente desejado. Políticas públicas são necessárias para assegurar tais objetivos” (MUSGRAVE, R. A.; MUSGRAVE, P. B. Public finance in theory and practice. 5th ed. New York: McGraw-Hill Book Co, 1989, p. 6. Adaptado).


A respeito do trecho adaptado, é correto afirmar que se trata de uma justificativa baseada na função clássica do governo na economia conhecida por função


A

discricionária.


B

alocativa.


C

estabilizadora.


D

distributiva.


E

reguladora.

A função distributiva do setor público é caracterizada por


A

fornecer bens e serviços normalmente não oferecidos pelo mercado.


B

utilizar políticas assistenciais para reduzir a taxa de pobreza do país.


C

controlar a demanda agregada através de políticas fiscais austeras.


D

adotar políticas econômicas com o objetivo de manter estável o valor da moeda.


E

corrigir falhas de mercado, de forma a levar a quantidade de mercado ao nível socialmente desejado.

É considerada uma política pertencente à função estatal distributiva:


A

a progressividade das alíquotas do Imposto de Renda;


B

a política fiscal expansionista;


C

a política monetária contracionista;


D

a política creditícia expansionista do BNDES;


E

investimentos na construção de hospitais públicos.

Com base no referencial teórico da Economia do Setor Público, inclui-se a distinção quanto às funções do Governo, que podem ser divididas em três áreas. Relacione os exemplos da coluna 2 com suas respectivas áreas na coluna 1.


Coluna 1 Áreas


1. Alocativa

2. Distributiva

3. Estabilizadora


Coluna 2 Exemplos


( ) energia elétrica

( ) transferências de renda indireta

( ) política fiscal contracionista

( ) bolsa escola

( ) siderurgia


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

1 • 2 • 3 • 2 • 1


B

1 • 3 • 3 • 2 • 1


C

2 • 1 • 3 • 1 • 2


D

2 • 3 • 1 • 1 • 2


E

3 • 1 • 2 • 2 • 3

Suponha que o governo de um dado país efetue as seguintes intervenções na economia:


I - Impõe um imposto sobre as grandes fortunas e utiliza as receitas resultantes para custear um programa de assistência financeira aos cidadãos mais pobres.

II - Aprova uma lei que regula o funcionamento do setor de telecomunicações.

III - Aumenta a taxa de juros em resposta a uma elevação da taxa de inflação.

IV - Expande os gastos com defesa nacional devido a uma possível guerra contra uma potência estrangeira hostil.


É correto dizer que:


A

Na intervenção II o governo está exercendo a sua função distributiva e na intervenção IV ele está exercendo a sua função estabilizadora.


B

Na intervenção I o governo está exercendo a sua função distributiva e na intervenção III ele está exercendo a sua função estabilizadora.


C

Na intervenção I o governo está exercendo a sua função estabilizadora e na intervenção III ele está exercendo a sua função alocativa.


D

Nas intervenções I e III o governo está exercendo a sua função alocativa e nas intervenções II e IV ele está exercendo a sua função distributiva.


E

Nas intervenções I e IV o governo está exercendo a sua função distributiva e nas intervenções II e III ele está exercendo a sua função alocativa.

Considerando que o sistema de mercado, por possuir falhas, não é capaz de cumprir adequadamente algumas funções relevantes para suprir as carências diárias da sociedade, é que se percebe a necessidade da atuação do setor público. Nesse sentindo, cabe ao ESTADO cumprir funções econômicas que possam minimizar ou sanar essas falhas de mercado.


Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA sobre FUNÇÕES ECONÔMICAS DO SETOR PÚBLICO.


I - Função Alocativa, cuja participação do governo consiste em fornecer bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado, bem como a correção de externalidade (positivas e negativas).

II - Função Distributiva, em que o governo funciona como agente redistribuidor de renda à medida que, por meio da tributação, retira recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e os transfere para os seguimentos menos favorecidos.

III - Função Estabilizadora, está relacionada com a intervenção do Estado na economia, no intuito de alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego, pois o pleno emprego e a estabilidade de preços não ocorrem de maneira automática no mercado.



A

Todas as assertivas estão incorretas.


B

Somente a assertiva I está incorreta.


C

Somente a assertiva II está correta.


D

Todas as assertivas estão corretas.


E

Somente a assertiva III está incorreta.

Relacione as funções do governo com suas respectivas definições, exemplos ou características.


1. Função alocativa

2. Função distributiva

3. Função estabilizadora


( ) O Estado deve fazer redistribuição de parte dos recursos da sociedade para os estratos inferiores de renda, através da arrecadação tributária sobre a produção da economia.

( ) O governo deve prover determinada quantidade de bens públicos à população.

( ) O sistema de previdência deve impor contribuições patronais e de empregados de forma progressiva.

( ) Um exemplo de aplicação dessa função é o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) ou Programa de Seguro Emprego (PSE).


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.


A

1, 1, 2 e 3.


B

1, 2, 3 e 2.


C

2, 1, 3 e 1.


D

2, 2, 1 e 3.


E

2, 1, 2 e 3.

Um dos principais focos de atuação do denominado Estado Regulador são os serviços de utilidade pública, na medida em que o órgão regulatório tem o dever de garantir a qualidade da prestação do serviço e a modicidade tarifária.

-

Assim, quando o Estado busca a redução, via estímulo à concorrência ou regulação propriamente dita, da apropriação dos excedentes econômicos por parte do produtor, está preocupado com a melhoria da:


A

eficiência alocativa;


B

eficiência distributiva;


C

eficiência produtiva;


D

segurança e proteção ambiental;


E

interconexão entre os diferentes provedores.

O Estado Brasileiro possui funções econômicas. A função __________ consiste na redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais.


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

Distributiva


B

Alocativa


C

Estabilizadora


D

Democrática

   
Gerar simulado