Questões de Concurso sobre Patologias e Lesões

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
759 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os profissionais de educação física estão sujeitos a presenciar situações de risco e lesões graves. A depender do acidente, possuir conhecimentos sobre primeiros socorros e saber como proceder é fundamental para evitar o agravamento do problema. Acerca do profissional que não sabe a extensão da lesão, assinale a alternativa correta.


A

Solicitar ajuda de quem estiver por perto.


B

Ligar para o serviço de emergência e obter o máximo de informação possível.


C

Não é necessário o uso de equipamentos de proteção.


D

Aguardar um tempo para ver a reação da pessoa lesionada antes de chamar a emergência.

Na reabilitação de lesões musculoesqueléticas, a incorporação de atividades físicas específicas é essencial para o processo de recuperação. Considerando os princípios de reabilitação e a fisiologia do exercício, qual das seguintes estratégias de atividade física é a MAIS eficaz para promover a recuperação de lesões musculoesqueléticas, ao mesmo tempo que minimiza o risco de reincidência?


A

Início imediato de exercícios de alta intensidade para estimular a rápida recuperação da força muscular.


B

Uso exclusivo de terapias passivas, como termoterapia e eletroterapia, evitando qualquer forma de exercício físico.


C

Implementação gradual de um programa de exercícios que inclui alongamento, fortalecimento e treino proprioceptivo.


D

Foco em treinamento aeróbico de longa duração para aumentar a resistência muscular sem considerar a especificidade da lesão.


E

Aplicação de técnicas de imobilização prolongada para garantir a cura total antes de qualquer tentativa de reintrodução de atividade física.

Durante uma aula de educação física, um aluno sofre uma queda resultando em uma lesão no tornozelo. O educador físico suspeita de uma entorse. Ao prestar os primeiros socorros, considerando as melhores práticas de primeiros socorros, qual das seguintes ações o educador físico deve realizar imediatamente?


A

Aplicar calor imediatamente na área afetada para relaxar os músculos e aliviar a dor.


B

Realizar uma massagem intensa na área lesionada para aumentar o fluxo sanguíneo.


C

Incentivar o aluno a continuar movimentando o tornozelo para evitar rigidez.


D

Imobilizar o tornozelo e aplicar compressas frias para reduzir o inchaço e a dor.

A conexão entre distúrbios alimentares e rendimento durante o exercício é intricada e influenciada por diversos elementos.


Avalie as afirmações abaixo em relação a possíveis consequências dos transtornos alimentares no desempenho de atletas, assinalando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Os transtornos alimentares promovem o aumento da autoestima e diminuição do medo do fracasso.

( ) Os transtornos alimentares provocam diminuição da velocidade de condução nervosa.

( ) Os transtornos alimentares provocam aumento do tempo de recuperação em seguida ao exercício.

( ) Os transtornos alimentares causam aumento da capacidade de transporte de oxigênio do sangue, resultando em diminuição da distribuição de oxigênio para o músculo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A

V – F – V – V.


B

F – V – V – F.


C

V – V – V – F.


D

F – F – V – V.


E

V – V – F – V.

A luxação do ombro ocorre quando a articulação glenoumeral, que envolve a superfície articular do ombro, é deslocada. Nessa região, diversos nervos e artérias podem ser afetados pela lesão. O mecanismo mais comum de luxação do ombro ocorre quando o braço do atleta é estendido para o lado, com a palma da mão na altura dos ombros, e então é forçado para trás. Um exemplo típico é visto no futebol americano, onde o jogador estende o braço para derrubar um adversário que se aproxima. O impacto contra o jogador adversário pode levar ao deslocamento da cabeça do úmero de sua posição normal de articulação com a escápula.


Adaptado de KARREN, K.J. Primeiros socorros para estudantes 10ª ed. Barueri: Editora Manole, 2013.


Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não representa um sinal ou sintoma de luxação no ombro:


A

O braço lesionado parece mais comprido que o outro.


B

A vítima protege o ombro e não consegue levantar o braço.


C

A parte do ombro que costuma ser arredondada se torna plana.


D

Pode ser possível sentir a cabeça do úmero na axila da vítima.


E

A pulsação no punho e a sensibilidade da mão estão normais.

O aumento das taxas de obesidade nas últimas décadas é atribuído a uma combinação de fatores ambientais, comportamentais e genéticos. Mudanças no estilo de vida moderno, como a diminuição da atividade física e o aumento do consumo de alimentos altamente calóricos, são fatores primordiais. A obesidade, porém, não resulta apenas de escolhas individuais; fatores genéticos podem influenciar o metabolismo e a forma como o corpo armazena gordura.


A obesidade é considerada uma doença hipocinética porque:


A

se desenvolve devido à alimentação rica em carboidratos.


B

é causada por fatores genéticos que não podem ser modificados.


C

está associada ao baixo nível de atividade física.


D

envolve o funcionamento inadequado do sistema respiratório.


E

depende diretamente do nível de hidratação do organismo.

Os fármacos utilizados no tratamento da hipertensão podem ser divididos em grupos. Sobre o grupo de medicamentos classificados como diuréticos e a sua ação perante o tratamento de hipertensão, assinalar a alternativa CORRETA.


A

Ativa enzimas que produzem um potente vasoconstritor que degrada as cininas, resultando na diminuição dos níveis de aldosterona na circulação.


B

Exercem suas ações no tecido vascular e no cardíaco, aumentando o cálcio no citosol, resultando em vasoconstrição intensa e aumento da reabsorção tubular proximal de sódio.


C

São compostos que aumentam a excreção do sódio e da água do organismo, por meio de uma ação sobre os néfrons. O seu efeito primário consiste em diminuir a reabsorção de água e de cloreto no filtrado tubular, sendo o aumento da excreção de água secundário à excreção aumentada de sal.


D

Atuam diretamente nos canais de cálcio existentes no músculo cardíaco e no músculo esquelético, regulando as diversas funções celulares, sobretudo na vasoconstrição e na vasodilatação.

A manifestação da síndrome da imunodeficiência humana, ocasionada pela infecção pelo vírus HIV, é caracterizada pela deterioração das células do sistema imunológico do indivíduo. Esse declínio na eficácia do sistema de defesa do organismo aumenta a suscetibilidade a uma variedade de doenças oportunistas, as quais podem agravar o estado de saúde do paciente e eventualmente resultar em óbito. A intensidade do esforço físico desempenha um papel essencial na modulação da resposta imunológica, uma vez que influencia diretamente a atividade hormonal, a qual está intimamente relacionada ao funcionamento do sistema imunológico.


Adaptado de GREGUOL, M.; COSTA, R.F. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais 4a ed.. Barueri: Editora Manole, 2019.


Sobre a relação entre exercício físico e seus efeitos em indivíduos vivendo com HIV, analise as sentenças a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Aumento da capacidade cardiopulmonar.

( ) Melhora da função muscular, associada ao aumento da força e diminuição da coordenação neuromuscular.

( ) Ganho ou manutenção da massa corporal total, que se faz particularmente relevante para o aumento da sarcopenia.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A

V – F – V.


B

V – V – F.


C

V – F – F.


D

F – V – V.


E

F – V – F.

Em atividades físicas e esportivas, a possibilidade de lesões é sempre presente. Professores de Educação Física devem estar preparados para fornecer primeiros socorros eficazes em caso de lesões comuns, como entorses e distensões. O manejo inicial dessas lesões pode influenciar significativamente a recuperação do aluno. Qual é o procedimento mais apropriado para um professor de Educação Física adotar imediatamente após um aluno sofrer uma entorse de tornozelo durante a aula?


A

Aplicar calor imediato na área afetada para aumentar o fluxo sanguíneo e promover a cura.


B

Manter o tornozelo imobilizado e aplicar compressas frias para reduzir o inchaço e a dor.


C

Encorajar o aluno a continuar movimentando-se levemente para evitar a rigidez do tornozelo.


D

Realizar massagens no local para aliviar a dor e dispersar o acúmulo de fluidos.

Segundo American College of Sports Medicine (ACSM) (2018), assinale a opção que apresenta fator de risco da doença cardiovascular aterosclerótica (DCA).


A

Idade maior que 40 anos para homens e 50 anos para mulheres.


B

Idade maior ou igual a 45 anos para homens e 55 anos para mulheres.


C

Indivíduos que pararam de fumar há 1 ano.


D

Índice de massa corporal maior que 25kg.m-2.


E

Pressão arterial sistólica maior que 130mmHg.

A respeito da obesidade infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) A obesidade infantil é um distúrbio nutricional relacionado ao aumento do tecido adiposo com acréscimo do peso corporal.

( ) Nos últimos anos, a obesidade infantil tornou-se uma epidemia mundial e um dos maiores desafios em saúde pública na atualidade, afetando somente o Brasil.

( ) Entre os tratamentos disponíveis, tem-se a melhora da alimentação, que envolve a criança e todo o grupo familiar, e a prática de atividades físicas, preferencialmente com exercício supervisionado 5 vezes por semana. Intervenções psicossociais são necessárias, a depender do contexto social e das causas que levaram ao aumento de peso.


A

C - C - E.


B

E - E - C.


C

C - E - C.


D

E - C - C.

Em casos de lesões não penetrantes, como as contusões, os tecidos subcutâneos sofrem danos sem que haja uma ruptura na pele. As contusões e as lesões causadas por compressão são exemplos desse tipo de lesão fechada.


Adaptado de KARREN, K.J. Primeiros socorros para estudantes 10a ed. Barueri: Editora Manole, 2013.


Contusão é uma_____ . O hematoma ocorre quando há____ embaixo da pele. As lesões por esmagamento não rompem a pele, mas podem causar lesões internas suficientemente severas para causar_____ . Para reduzir a dor e o inchaço associados às lesões fechadas, aplica-se _____.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de palavras que preenche corretamente estas lacunas:


A

laceração; equimose; choque; pressão manual.


B

laceração; sangue; fratura; compressas frias.


C

equimose; laceração; choque; pressão manual.


D

equimose; sangue; fratura; compressas frias.


E

equimose; sangue; choque; compressas frias.

Sobre a distribuição relativa (%) de lesões musculoesqueléticas no Judô, segundo natureza e região anatômica de instalação, analise as assertivas a seguir:


I. Lesões miotendíneas se instalam, em sua maior parte, nos membros inferiores.

II. Lesões ósseas ocorrem, em sua maioria, nos membros inferiores.

III. A região do tronco apresenta baixa incidência de lesões comparada aos membros inferiores e superiores.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I e III.


E

Apenas II e III.

A convulsão consiste em um episódio de atividade elétrica anormal no cérebro que pode provocar mudanças repentinas no estado de consciência, no comportamento e no controle muscular de uma pessoa. Sobre as orientações para os primeiros socorros no esporte, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Após 4 horas de um episódio de convulsão, o atleta deve retornar à atividade esportiva.

( ) Se a convulsão foi causada por uma lesão ou doença, ou foi a primeira ocorrência, o atleta deve ser examinado e liberado por um médico antes de retornar às atividades.

( ) Em convulsões de grande mal ou maior gravidade, o sujeito acometido geralmente permanece com os olhos abertos.


A

C - C - E.


B

E - E - C.


C

C - E - E.


D

E - C - C.

O processo do retorno à competição depois de uma lesão envolve cura dos tecidos lesionados e a sua preparação para o retorno à função. É importante e fundamental que o profissional/professor de Educação Física que acompanha o caso tenha conhecimento dos cronogramas dos eventos ocorridos dentro do mesmo padrão de recuperação, independentemente dos tecidos envolvidos. Assinalar a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as três fases da recuperação tecidual:


A

Inflamação, reparação e remodelação.


B

Irritabilidade, reconstrução e reestruturação.


C

Inchaço, fase fibrosa e aquisição de força.


D

Inflamatória, regenerativa e construtora.

Segundo Flegel (2015), as lesões são resultantes de diversas causas, tais como compressão, tensão ou estiramento. Dentre essas causas, a compressão é uma das mais comuns, sendo caracterizada por lesão


A

que ocorre por excesso de repetição de movimentos, causando problemas crônicos.


B

causada por distensão aguda dos músculos.


C

de impacto em uma parte específica do corpo, que provoca sangramento, hematoma, fratura óssea ou dano articular.


D

que ocorre quando um tecido é estirado além de seu limite.


E

causada pelo atrito entre duas superfícies, com desgastes das articulações.

Na ausência de contraindicação, as pessoas com diabetes tipo 2 devem ser encorajadas a realizar treinamento de resistência, ao menos, quantas vezes por semana?


A

3 vezes.


B

1 vez.


C

2 vezes.


D

Não deve realizar treinamento de resistência.

Dentre os diferentes métodos de prevenção de lesões, destaque a alternativa a seguir que condiz com uma “ferramenta profilática que consiste num suporte anatômico que produz feedback mecânico corrigindo possíveis desalinhamentos (muscular, fascial ou articular) durante a movimentação e conferindo uma estabilidade assintomática”.


A

Programa de treino 11+


B

Kinesio taping


C

Overreaching


D

Termografia


E

Pliometria

A síndrome de LER/DORT está relacionada a atividades laborais repetitivas. Para preveni-la, uma prática recomendada é:


A

Evitar qualquer tipo de atividade física fora do ambiente de trabalho.


B

Aumentar o ritmo de trabalho para reduzir o tempo de exposição.


C

Utilizar somente equipamentos de suporte de peso.


D

Realizar intervalos regulares e exercícios de alongamento durante o expediente.


E

Promover competições esportivas entre os colaboradores.

A lesão da articulação acromioclavicular, uma ocorrência frequente no ombro de atletas, resulta de uma queda simples ou de um trauma de alta intensidade. Manifesta-se de diversas formas, indo desde uma entorse acromioclavicular (que frequentemente é subestimada) até a perda parcial (subluxação) ou completa (luxação) da congruência articular. Considerando essas informações, avalie as afirmativas a seguir:


I. Na avaliação inicial do atleta na beira do campo, é necessário confirmar o mecanismo do trauma, identificar o sítio da lesão e observar a presença de deformidade local.

II. O profissional de saúde, ao observar uma lesão, deve solicitar autorização para adentrar a arena esportiva, sinalizando a emergência que necessita de atendimento, e o atleta deverá ser conduzido para a linha lateral de campo para o correto atendimento.

III. Em casos de trauma de baixa energia, com o atleta apresentando-se sem deformidade e mínimos sintomas locais, pode-se autorizar o retorno ao campo, desde que o profissional mantenha contato visual constante para assegurar que não haja riscos para a saúde do atleta.

IV. A rápida tomada de decisão sobre a autorização ou não do pronto regresso do atleta à partida deve ser baseada principalmente no conhecimento técnico prévio, sem considerar o bom senso.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas I e II são verdadeiras.


B

Apenas I, II e III são verdadeiras.


C

Apenas I, II e IV são verdadeiras.


D

Apenas II, III e IV são verdadeiras.


E

I, II, III e IV são verdadeiras.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado