

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Paciente de 67 anos, hipertensa, é internada para investigação de dor abdominal com episódios de vômito. Refere fraqueza muscular, câimbra eventual e informou que faz uso contínuo de diurético. A gasometria solicitada forneceu os seguintes valores: pH = 7,50; PaCO₂ = 46 mmHg e HCO₃ = 33mEq/L.
Esse resultado indica a ocorrência do seguinte distúrbio acidobásico:
alcalose respiratória.
acidose metabólica.
alcalose metabólica.
acidose respiratória compensada.
acidose respiratória descompensada.
Em relação a hipercalcemia, é INCORRETO afirmar que:
A hipercalcemia causada por câncer é de fácil tratamento.
O nível de cálcio no sangue é muito elevado.
A pessoa pode excretar uma quantidade excepcionalmente elevada de urina, o que causa desidratação e aumento da sede.
No tratamento da hipercalcemia a hidratação estimula os rins a excretarem cálcio e ajuda a evitar a desidratação.
Paciente internado na Unidade Coronariana, 70 anos, hipertenso, com quadro de cardiopatia grave, apresentou o seguinte resultado de gasometria: pH = 7,51, PaCO₂ = 29mmHg e HCO₃ = 20mEq/L.
Esses valores indicam um quadro de
acidose mista.
alcalose respiratória.
acidose respiratória.
alcalose metabólica.
acidose respiratória aguda.
Uma criança a termo, internada na UTI neonatal com suspeita de asfixia aguda periparto, apresentou o seguinte resultado de gasometria: pH 7,21; HCO₃ 19 mEq/L; e PaCO₂ 30mmHg.
Os valores apresentados correspondem ao seguinte distúrbio acidobásico:
alcalose respiratória.
acidose metabólica.
alcalose metabólica.
acidose respiratória aguda.
acidose respiratória crônica.
Incluem-se como sinais e sintomas em casos graves de acidose metabólica:
tontura, confusão, parestesias periféricas e periorais, cãibras e síncope.
tremor, abalos mioclônicos e asterixe.
histeria, hipoventilação, asterixe.
cãibras, síncope, hipoventilação, agitação psicomotora e letargia.
náuseas, vômitos, letargia e hiperpneia.
Um enfermeiro, ao realizar uma gasometria arterial, observou os seguintes achados: PaCO2 inferior a 35 mmHg e o pH estava superior a 7,45. O que esse achado pode referir em termos de preocupação para a equipe de saúde?
Uma possível alcalose respiratória.
Uma possível acidose respiratória.
Uma possível acidose metabólica.
Uma possível alcalose metabólica.
Apenas um possível desequilíbrio hidroeletrolítico.
Durante a internação hospitalar, a hipercalemia é muito comum em diversas patologias em pacientes, podendo desencadear inúmeras situações de emergências. São consideradas medidas farmacológicas ou terapêuticas para hipercalemia, EXCETO:
Diurético de alça por via endovenosa.
Fosfato de potássio por via endovenosa.
Glicoinsulina por via endovenosa.
Sorcal por via enteral.
Hemodiálises intermitentes.
Paciente deu entrada na unidade de saúde, vítima de perfuração torácica por objeto contundente, apresentando dispneia, confusão mental, ansiedade e tontura.
A gasometria arterial forneceu os seguintes valores: pH = 7,29 PaCO₂ = 50 mmHg HCO₃ = 30mEq/L.
O quadro descrito indica a ocorrência de
acidose mista.
acidose metabólica.
alcalose respiratória.
acidose respiratória.
alcalose metabólica.
A acidose respiratória é uma condição clínica caracterizada por:
diminuição do pH, aumento da PaCO2 e bicarbonato normal ou alto.
diminuição do pH, diminuição da PaCO2 e bicarbonato normal ou alto.
aumento do pH, aumento da PaCO2 e bicarbonato baixo.
aumento do pH, diminuição da PaCO2 e bicarbonato normal ou alto.
diminuição do pH, aumento da PaCO2 e bicarbonato baixo.
O desequilíbrio hidroeletrolítico caracterizado por fadiga, anorexia, náuseas e vômitos, fraqueza muscular, poliúria, motilidade intestinal diminuída, câimbra nas pernas, distensão abdominal e reflexos hipoativos é:
hiperfosfatemia.
hipercloremia.
hipocalcemia.
hipernatremia.
hipopotassemia.
Aprox. 60% do peso de um adulto é formado por líquido (água e eletrólito), os fatores que interferem na quantidade de líquido corporal são idade, sexo e gordura. Quanto a localização do liquido corporal encontra-se disposto em dois compartimentos o espaço extra-celular e o espaço intra-celular. Quanto aos distúrbios hidroeletrolíticos que podem acometer o adulto, é correto afirmar que:
Ocorre devido apenas a retenção de líquido.
Ocorre por déficit de magnésio.
Ocorre somente pelo déficit de volume de líquido.
Ocorre diretamente pelo excesso de sódio.
Ocorre pela perda ou acúmulo de eletrólitos e/ou líquido.
Segundo Brunner e Suddarth (2011), a hipopotassemia comumente indica um déficit nas reservas totais de potássio. As manifestações clinicas da hipopotassemia incluem:
motilidade intestinal diminuída, náuseas e vômito.
ansiedade, ganho de peso e veias jugulares distendidas.
cefaleia, tonturas, e motilidade intestinal diminuída.
rubor, sonolência e vômito.
dor torácica, irritabilidade e náuseas.
Paciente chega ao pronto-atendimento referindo episódios de diarreia e vômitos, e o médico solicita exames laboratoriais nos quais são constatadas alterações eletrolíticas como hipocalemia e hiponatremia. Nesse sentido, respectivamente, quais eletrólitos deverão ser administrados?
Magnésio e sódio.
Sódio e Bicarbonato.
Potássio e magnésio.
Bicarbonato e potássio.
Potássio e sódio.
Distúrbios nos equilíbrios eletrolíticos são comuns na prática clínica e podem precisar ser corrigidos com base no histórico, em achados de exame físico e valores laboratoriais. Sobre esses distúrbios, podemos afirmar:
Ao administrar soluções a clientes com doenças cardiovasculares, o enfermeiro deve verificar se existem sinais de sobrecarga circulatória, como por exemplo: tosse, dispneia, edema palpebral, edema postural e ganho de peso em 24 horas.
O potássio sempre deve ser administrado por via intravenosa em bolus, para evitar a reposição muito rapidamente.
A administração por via intravenosa muito rápida de cálcio pode causar parada cardíaca, precedida de taquicardia.
Os suplementos de cálcio orais podem provocar pequenas lesões intestinais, portanto, o cliente deve ser avaliado e advertido a respeito de distensão abdominal, dor ou sangramento.
O sulfato de magnésio deve sempre ser administrado, por via intramuscular, para melhor absorção.
Paciente internado após cirurgia abdominal apresenta os seguintes resultados laboratoriais: pH = 7,20; PaO2 = 90 mmHg; PaCO2 = 29 mmHg; HCO3 = 19 mEq/L; BE = -3 mEq/L; SaO2 = 99%.
Qual distúrbio ácido-base o paciente apresenta?
Alcalose metabólica não compensada por alcalose respiratória.
Hipoxemia com alcalose respiratória compensada por acidose metabólica.
Acidose metabólica não compensada por alcalose respiratória.
Acidose metabólica compensada por alcalose respiratória.
Referente às terminologias utilizadas na área da saúde, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Hiponatremia.
2. Hipocalemia.
3. Hipocalcemia.
4. Hipernatremia.
5. Hipercalemia.
Coluna 2
( ) Baixa concentração de potássio no sangue.
( ) Baixa concentração de cálcio no sangue.
( ) Alta concentração de potássio no sangue.
( ) Baixa concentração de sódio no sangue.
( ) Alta concentração de sódio no sangue.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 2 – 4 – 3 – 5.
2 – 3 – 5 – 1 – 4.
2 – 3 – 4 – 1 – 5.
2 – 1 – 4 – 5 – 3.
3 – 2 – 5 – 1 – 4.
Os desequilíbrios acidobásicos resultam de uma anormalidade do sistema respiratório ou metabólico. É de extrema importância que o enfermeiro reconheça os valores relacionados ao nível de bicarbonato e do pH de um indivíduo que apresente risco para desequilíbrios acidobásicos.
Com base nessas informações, indique a alternativa que responde CORRETAMENTE, sabendo que a alcalose metabólica é definida com o nível de bicabonato:
Superior a 4 mEq/L e um pH maior que 4.
Inferior a 16 mEq/L e um pH menor que 7.
Inferior a 14 mEq/L e um pH maior que 2.
A alcalose metabólica é definida como um nível de bicarbonato superior a 26 mEq/L e um pH maior que 7,45.
Superior a 6 mEq/L e um pH menor que 7.
O equilíbrio ácido-básico é mantido através do adequado funcionamento renal e do sistema respiratório. Os sistema-tampão têm a função de evitar oscilações no pH plasmático. O enfermeiro, no atendimento ao paciente com desequilíbrio ácido-básico, necessita de conhecimentos sobre parâmetros gasométricos e seus desvios de normalidade. Sobre os distúrbios ácido-básicos, pode-se inferir:
Acidose metabólica é distúrbio em que há redução do pH secundária ao aumento da pressão parcial de CO2.
Acidemia é a diminuição do pH sanguíneo, com valor de pH < 7,45.
Acidose respiratória é distúrbio em que há redução do pH secundária à redução do bicarbonato sérico (HCO3).
Alcalose é o processo que tende a aumentar o pH, podendo ocorrer tanto pelo aumento do HCO3, quanto pela queda da PCO2.
Alcalose metabólica é distúrbio em que há diminuição do pH secundária ao aumento do HCO3.
Em relação às drogas utilizadas no tratamento da hipercalemia, assinalar a alternativa CORRETA:
Gluconato de cálcio 10%, salbutamol, bicarbonato de sódio 8,4%.
Glicoinsulina, gluconato de cálcio 10%, água bidestilada.
Glicose 50%, poliestireno sulfato de cálcio, metilprednisolona.
Glicose 5%, salbutamol, quinolona de penetração tecidual.
Glicoinsulina, prednisona, poliestireno sulfato de cálcio.