

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O paciente oncológico procura o Setor de Emergência por efeitos diretos da neoplasia e/ou por toxicidade dos tratamentos com radioterapia e/ou quimioterapia. As emergências oncológicas, são responsáveis por grande parte dos atendimentos no Pronto-Socorro e conferem ao paciente um pior prognóstico. Em relação a estas complicações, assinale a alternativa que preencham corretamente as lacunas.
I. Dor lombar e redução progressiva da força e sensibilidade em membros.
II. Dispnéia, edema de face e presença de distensão venosa dos vasos do pescoço e da circulação torácica.
III. Hiperuricemia, Hiperpotassemia, Hipocalcemia e Hiperfosfatemia.
( ) Síndrome da compressão medular.
( ) Síndrome da lise tumoral.
( ) Síndrome da veia cava superior.
Assinale a alternativa com a correlação correta.
I, II, III
III, I, II
II, I, III
I, III, II
II, III, I
Em relação ao atendimento pré-hospitalar, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
V – F – V – F.
V – V – V – F.
F – F – V – V.
V – V – F – F.
F – F – F – V.
Paciente submetido a procedimento cirúrgico cardíaco há 20 horas apresenta histórico de alcalose respiratória severa durante a circulação extracorpórea (CEC), lesão renal aguda, múltiplos episódios de vômito, confusão mental importante e dispneia. HCO3= 17 mEq/mL ; pH= 7,15. Há grande probabilidade de este ser um quadro de
delirium.
choque distributivo.
alcalose metabólica.
acidose metabólica compensatória.
hiperoxemia.
Conforme atualização de recomendações de 2018 da American Heart Association para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), assinale a alternativa correta, quanto ao tratamento medicamentoso em adultos.
Dose de amiodarona 150 mg na primeira e segunda dose
Dose de lidocaina 3mg/kg na primeira dose
Dose de epinefrina 1mg somente a cada 5 minutos
Dose de amiodarona 100 mg na primeira dose
Dose de epinefrina 1mg a cada 3 a 5 minutos
Cliente de 16 anos deu entrada em uma unidade de pronto atendimento, queixando-se de dor e hematomas em região de membro superior direito, após uma queda de bicicleta. No laudo médico encontra-se relatado que paciente apresenta contusão (lesão de tecidos moles), produzida por queda com presença de hematomas/ equimoses e edemas. Uma das alternativas de cuidados a serem realizados consiste na:
aplicação de compressa fria.
manutenção do membro abaixado.
imobilização com gesso.
tração do membro.
realização de exercícios no membro afetado.
Cetoacidose Diabética (CAD) é uma complicação grave que pode ocorrer durante a evolução do __________, alguns dos sinais e sintomas são _________ ,e ___________ .
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
diabetes mellitus tipos 1 / disúria / polidipsia / aumento de peso
diabetes mellitus tipos 1 e 2 / poliúria / polidipsia / perda de peso
diabetes mellitus tipos 2 / poliúria / epistaxe / perda de peso
diabetes mellitus tipos 1 e 2 / disúria / polidipsia / aumento de peso
diabetes mellitus tipos 1 / oligúria / epistaxe / perda de peso
Em caso de suspeita de acidente vascular cerebral a conduta durante o transporte do paciente até a unidade hospitalar que NÃO deve ser tomada é:
Manter a permeabilidade das vias aéreas e a ventilação adequada.
Lactente de 40 dias (Peso: 5 kg) apresenta cianose central, ausência de pulso central e ausência de movimentos respiratórios. O enfermeiro está de plantão no atendimento pré-hospitalar e deve iniciar manobras de ressuscitação cardiopulmonar. O médico solicita que ele faça epinefrina a cada 3 minutos via endovenosa. Nesse caso, como deve ser administrada a epinefrina?
1 ml a cada 3 minutos sem diluir.
2 ml a cada 3 minutos sem diluir.
0,5 ml a cada 3 minutos sem diluir.
0,5 ml a cada 3 minutos após diluição.
1 ml a cada 3 minutos após diluição.
Transtornos por uso de substâncias são prevalentes em setores de emergência nos hospitais. Leia as afirmativas abaixo e d valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Aumento da pressão arterial, das frequências cardíaca e respiratória, da temperatura corporal, dilatação pupilar, estado de alerta elevado e aumento da atividade motora , são características de intoxicação causada por maconha.
( ) Os benzodiazepínicos são depressores do sistema nervoso central, com efeitos de intoxicação aguda semelhantes ao do álcool.
( ) O tratamento da intoxicação aguda por opioides deve basear-se no nível de intoxicação. Em níveis de intoxicação leve a moderada, o tratamento específico normalmente não é necessário.
( ) A peridoxina, um antagonista específico dos benzodiazepínicos, pode ser empregado nos casos mais graves, com depressão neurológica ou respiratória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V, F, F, F
F, F, F, V
F, V, V, F
V, V, F, V
F, V, V, V
São atribuições do enfermeiro, por ordem de prioridade, durante o atendimento emergencial ao paciente com EAP,
puncionar acesso venoso, colocar o paciente sentado e instalar máscara facial de oxigênio com reservatório.
instalar máscara facial de oxigênio com reservatório, puncionar acesso venoso e colocar o paciente sentado.
colocar o paciente sentado e instalar máscara facial de oxigênio com reservatório e puncionar acesso venoso.
colocar o paciente sentado, puncionar acesso venoso e instalar máscara facial de oxigênio com reservatório.
Conforme o Manual de Suporte Básico de Vida (2014), no capítulo que trata de acidente com múltiplas vítimas, cabe ao Auxiliar/Técnico de Enfermagem:
I. Estimar o número e a gravidade das vítimas.
II. Avaliar a necessidade de recursos adicionais e especializados.
III. Reportar todas as informações do evento à Regulação Médica, antes de qualquer intervenção na cena, aguardando orientações.
IV. Avaliar e determinar a distribuição dos recursos humanos e materiais para atendimento, conforme a necessidade dos pacientes.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
O famoso mnemônico do trauma "abcde" ganhou na 9ª edição do PHTLS 2018, no capítulo 6, mais uma letra. O "x' de:
A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se especialmente na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações gerais graves como são as peritonites ou as hemorragias. São medidas a serem tomadas pelos socorristas para minimizar os danos do estado de choque em decorrência do trauma abdominal, EXCETO:
Em caso de evisceração tentar reintroduzir as vísceras no abdômen.
Desobstruir as vias aéreas permitindo boa ventilação.
Ministrar oxigênio a 12 ou 15 litros por minuto.
Aquecer a vítima evitando a hipotermia, que agrava o estado de choque.
Supondo que a vítima estivesse retida no veículo, qual seria o profissional mais indicado para fazer a extração dela?
O bombeiro, por ser o profissional mais capacitado e qualificado, devido aos tipos de treinamentos específicos a que é submetido.
O médico, uma vez que o procedimento requer técnicas exclusivas desse profissional.
O enfermeiro, pois é uma atribuição desse profissional.
O técnico em enfermagem, por ser o profissional que não realiza intervenções invasivas, deixando profissionais que realizam esse tipo de intervenção livre para tais ações.
Um dos desafios atuais na atenção básica destacam-se aqueles relativos ao acesso, ao acolhimento, à efetividade e à resolutividade das suas práticas. Quanto à definição de intervenções, segundo a estratificação da necessidade do usuário (mediante avaliação de risco e vulnerabilidades), sugere-se classificá-las em “não agudo” e “agudo”. Na conduta do atendimento, em situações consideradas agudas, é correto afirmar que a intervenção da equipe deverá:
Orientar o paciente sobre as ofertas de serviços da unidade.
Ser imediata e obrigatoriamente com a presença do médico.
Prestar adiantamento de ações previstas em protocolos (como teste de gravidez, imunização, dentre outras).
Ser breve, podendo ser ofertadas, inicialmente, medidas de conforto pela enfermagem até a nova avaliação do profissional mais indicado para o caso.
Segundo POTTER e PERRY, a exposição prolongada a temperaturas elevadas sobrepuja os mecanismos de perda de calor corporal. Essas condições causam uma emergência de aquecimento perigosa com uma elevada taxa de mortalidade, que deprime a função hipotalâmica. A descrição refere-se à(ao):
Insolação.
Hipertermia.
Hipotermia.
Suor excessivo.
A respiração é uma das funções essenciais à vida. É através dela que o corpo promove permanentemente o suprimento de oxigênio necessário ao organismo, vital para a manutenção da vida. A frequência da respiração é contada pela quantidade de vezes que uma pessoa realiza os movimentos combinados de inspiração e expiração em um minuto. Para se verificar a frequência da respiração, conta-se o número de vezes que uma pessoa realiza os movimentos respiratórios: 01 inspiração + 01 expiração = 01 movimento respiratório.
A ausência dos movimentos respiratórios que equivale a parada respiratória, é o tipo de respiração chamada de:
Eupneia.
Apneia.
Dispneia.
Ortopneia.
Taquipneia.
O método de triagem de vítimas dinâmico e contínuo que permite a classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência, que utiliza cores para categorizar e facilitar a identificação no momento da evacuação médica denomina-se
BHTLS.
START.
ACLS.
APH.
Em situações de múltiplas vitimas, o socorrista deve realizar a triagem das vítimas de acordo com o método START (Triagem simples e rápida).
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. As vítimas classificadas com a cor cinza devem ser removidas.
2. Avaliar a capacidade de cumprir ordens simples. Não cumpre ordens simples, classificar e identificar com a cor amarela.
3. Orientar verbalmente todas as vítimas que estejam andando pelo local do acidente ou que consigam andar para que saiam do local, identificando-os com a cor verde.
4. Mover-se pela área avaliando as vítimas e a respiração. Se a vítima não respira realizar manobra manual de abertura das vias aéreas, procurando desobstruir se houver corpo estranho visível. Se não respira, após abertura das vias aéreas, identificá-la com a cor cinza.
5. O processo de classificação deve ser dinâmico, podendo ocorrer reclassificação de prioridade conforme evolução clínica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Durante o recebimento das informações da vítima, o médico chegou à conclusão que ela deveria ser encaminhada a uma unidade não hospitalar de atendimento às urgências e emergências, que seria a:
Unidade que deve funcionar das 18 horas às 06 horas, devendo prestar assistência correspondente ao segundo nível de assistência da média complexidade.
Unidade que deve funcionar das 18 horas às 00 horas, devendo estar habilitada a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência da baixa complexidade.
Unidade que deve funcionar nas 24 horas do dia, devendo estar habilitada para poder assistir somente pacientes de alta complexidade.
Unidade que deve funcionar nas 24 horas do dia, devendo estar habilitada a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência da média complexidade.