

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A vacina contra sarampo deve ser administrada na criança
ao nascer
aos 9 meses de idade.
aos 12 meses de idade.
aos 2 anos de idade.
Sobre o calendário de vacinação, é correto afirmar, EXCETO:
Para atender as campanhas de vacinação, a previsão quantitativa dos recursos materiais imunobiológicos, além do número de doses previstas, deve considerar, EXCETO:
O Ministério da Saúde, em seu Manual de Vacinação, tem como objetivo, em primeira instância,
controlar as doenças endêmicas.
controlar as doenças imunopreviníveis.
garantir à população a qualidade das vacinas.
garantir a boa cobertura vacinal no grupo infantil.
vacinar somente mulheres com gestação de risco.
Assinale a afirmativa VERDADEIRA:
Pessoas com aids não devem tomar a vacina inativada contra a poliomielite.
Em relação ao Programa Nacional de Imunizações é incorreto afirmar:
A partir dos vinte anos, mulheres gestantes ou não, homens e idosos que não tiverem a comprovação da vacina dT, devem tomar três doses da vacina com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
A vacina dupla viral – SR e/ou a vacina tríplice viral – SCR deve ser administrada em mulheres de 12 a 49 anos que não tiveram comprovação de vacinação anterior e em homens até trinta e nove anos.
Mulher grávida que esteja com a vacina dT em dia precisa de uma dose de reforço caso tenha recebido a última dose dessa vacina há mais de cinco anos.
Em caso de ferimentos graves em adultos, a dose de reforço da vacina dT deverá ser antecipada para cinco anos após a última dose.
Quando o adulto apresentar documentação com esquema incompleto da vacinação esse deverá ser reiniciado de acordo com o Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso do PNI.
Considere a seguinte situação hipotética.
Uma mulher, com 28 anos de idade, ficou grávida de seu segundo filho 7 anos após a sua primeira gestação. Tem registradas em seu cartão de vacinação as duas primeiras doses da vacina dupla tipo adulto (dT) na primeira gestação. Nessa situação, a mulher não necessita receber a dose de reforço da vacina dT, que só é indicada após transcorridos 10 anos da última dose administrada.Para o cliente com ferimento altamente suspeito de desenvolver tétano acidental, cuja história de vacinação não seja conhecida, a imunização recomendada para a prevenção do tétano é de:
3 (três) doses de anatoxina tetânica com intervalo de 30 dias.
3 (três) doses de anatoxina tetânica com intervalo de 90 dias.
2 (duas) doses de anatoxina tetânica com intervalo de 30 dias.
1 (uma) dose de anatoxina tetânica como medida de reforço
Mulheres grávidas não devem receber a vacina contra a rubéola.
A vacina DTP é uma associação dos toxóides diftérico e tetânico com a Bordetella pertussis inativada e deve ser aplicada em crianças com menos de dois anos de idade na região do glúteo, na face externa superior.
Na sala de imunização, em relação à conservação de vacina contra o sarampo, é CORRETO:
temperatura entre +2°C e +8°C / protegida da luz solar direta.
temperatura entre -5°C e -10°C / em caixa térmica.
temperatura entre-2°C e -8°C / protegida da luz solar direta.
temperatura entre +8°C e +12°C / em caixa térmica.
Uma das normas que assegura a eficácia e a conservação da geladeira utilizada para a guarda de vacinas é
instalar a geladeira a uma distância de 5 cm da parede e dos armários.
otimizar o uso da geladeira, guardando água e alimentos a serem consumidos pelos funcionários.
colocar a geladeira em local arejado e com incidência direta dos raios solares.
economizar o consumo de energia elétrica colocando anteparos em frente ao evaporador da câmara frigorífica.
checar periodicamente o funcionamento e conservação das peças da geladeira.
Para a aplicação da vacina anti-hepatite B é preciso observar o intervalo entre as doses e a idade da criança. De acordo com o calendário vacinal do Estado de São Paulo, considerando que a 1.ª dose será aplicada no 30º dia de vida da criança, o intervalo entre
I. a 1.ª e a 2.ª dose é de 30 dias.
II. a 1.ª e a 3.ª dose é de 120 dias.
III. a 1.ª e a 3.ª dose é de 60 dias.
IV. as doses é de 30 dias.
V. a 2.ª e a 3.ª dose é de 120 dias.
Somente são verdadeiras as afirmações
I, III, IV e V.
I, III e IV.
III e IV.
I e IV.
I e II.
A imunidade é a capacidade que tem um organismo de manter-se livre de infecção. Analise as afirmativas abaixo sobre imunidade.
I. Vacinas são substâncias feitas com vírus, bactérias, mortos ou atenuados, toxinas atenuadas ou com partes destes, que estimulam o organismo a produzir anticorpos.
II. Imunidade adquirida especifica é aquela que se adquire pelo contato prévio do organismo com um determinado microorganismo que causa a doença na pessoa ou através da vacinação.
III. Imunidade inespecífica é a resistência apresentada pelo organismo humano que jamais teve um contacto prévio com um determinado microorganismo, seja como agente patogênico ou como variação patogênica, mas mesmo assim apresenta resistência suficiente para proteger-se contra os danos causados por este agente patogênico.
IV. Por tornar o sistema imunológico dos doentes mais frágil, a AIDS tem favorecido o aumento de outras doenças transmissíveis.
V. A vacinação é uma intervenção médica que, além de evitar sofrimento, ainda diminui os custos da medicina.
Das afirmativas acima são corretas:
somente II e V
somente I, III e IV
somente I, II, III e V
I, II, III. IV, V
Sobre o planejamento da vacinação para gestantes, os dados relativos à definição de me-tas podem ser estimados a partir de alguns parâmetros, EXCETO:
Sobre a vacina contra a rubéola, é correto afirmar, EXCETO:
Um melhor desempenho dos serviços de saúde é resultado de um bom planejamento e uma adequada infra-estrutura de serviços. Em vacinação isso se traduz por, EXCETO:
Ë CORRETO sobre a infecção e vacina contra influenza:
As afirmativas abaixo são verdadeiras a respeito da imunidade humoral, de acordo com o Manual de normas para vacinação da FUNASA, 2001; EXCETO:
A vacina contra a raiva para uso humano comumente usada no Brasil é a Fuenzalida-Palacios. Sobre essa vacina, é correto afirmar, EXCETO: