Questões de Concurso sobre Estruturas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.642 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Dada as questões de equilíbrio, graus de liberdade, considere as representações abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Trata-se de estruturas:


A

1. isostática • 2. isostática • 3. isostática


B

1. isostática • 2. hipostática • 3. hipostática


C

1. hipostática • 2. isostática • 3. hiperestática


D

1. hipostática • 2. isostática • 3. hipostática


E

1. hipostática • 2. isostática • 3. isostática

As treliças mistas de aço e concreto devem atender aos seguintes requisitos: interação completa com a laje de concreto; linha neutra situada na laje de concreto; área do banzo superior desprezada nas determinações do momento fletor resistente de cálculo positivo e da flecha; resistência dos conectores de cisalhamento baseada na resistência do banzo inferior.


C

Certo


E

Errado

O trabalho em madeira exige o uso de máquinas específicas para tornear, cortar, furar, etc. Considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O processo de beneficiamento de madeira envolve diversas etapas, como desdobro, desengrosso, aplainamento, lixamento, entre outras. Cada uma dessas etapas exige um tipo específico de máquina, com características adequadas para realizar o trabalho de forma eficiente.

( ) É importante escolher as máquinas certas para cada etapa do processo, levando em consideração fatores como a capacidade de produção, a precisão do corte e a qualidade do acabamento.

( ) Para garantir a eficiência e a durabilidade das máquinas utilizadas no beneficiamento de madeira, é fundamental realizar manutenções periódicas, seguindo as recomendações do fabricante. Isso inclui a lubrificação dos componentes, a troca de peças desgastadas, a verificação do alinhamento dos equipamentos, entre outros cuidados.

( ) A automação de processos e o controle de qualidade não otimizam o beneficiamento de madeira com máquinas, uma vez que o trabalho de marcenaria é artesanal. A utilização de sensores, softwares de controle e sistemas de monitoramento encarece o processo sem necessariamente permitir um controle mais preciso do processo de produção, sem aumentar a qualidade dos produtos finais nem reduzir o desperdício de materiais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – F – V – F.


B

F – V – F – F.


C

V – F – V – V.


D

V – V – V – F.


E

V – V – F – V.

Existem diferentes elementos de madeira que podem fazer parte de uma obra. Logo, acerca deste assunto associe a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1


1.Pendural.

2.Escora.

3.Gastalho.

4.Chapuz.


Coluna 2


(__)Elemento oblíquo de distribuição das cargas de um telhado.

(__)Peça que reforça e faz o fechamento das formas de pilares e vigas.

(__)Pequena peça feita de sarrafo, empregada como reforço para impedir o deslocamento de outras peças em formas de madeira.

(__)Elemento vertical de distribuição das cargas de um telhado.


A sequência CORRETA que preenche os parênteses de cima para baixo é:


A

1, 3, 4, 2.


B

1, 4, 3, 2.


C

2, 1, 4, 3.


D

2, 3, 4, 1.


E

2, 4, 3, 1.

Vigas isostáticas são elementos estruturais unidimensionais, também chamadas de barras, submetidas a esforços de flexão, de cisalhamento e, em alguns casos, axiais. Estas barras servem normalmente como suporte para outros elementos estruturais, tais como as lajes, ou ainda como apoio de paredes. Diante disso, para a viga isostática de 7 metros de comprimento a seguir, submetida aos carregamentos indicados no desenho, o valor do momento fletor nos pontos B e C são, em módulo, respectivamente e aproximadamente, iguais a:


Imagem associada para resolução da questão


A

87,9 kNm e 0,0 kNm.


B

87,9 kNm e 15,0 kNm.


C

75,0 kNm e 0,0 kNm.


D

81,7 kNm e 0,0 kNm.


E

81,7 kNm e 15,0 kNm.

Ano: 2023
Prova: Objetiva Concursos - Prefeitura - Engenheiro Civil - 2023

Treliças metálicas possuem a solicitação de seus perfis aos esforços de tração e compressão. No caso de perfis laminados a quente, e de acordo com o dimensionamento aos esforços normais, assinalar a alternativa CORRETA:


A

O limite de esbeltez para peças comprimidas é 200, e para peças tracionadas é 300.


B

A área líquida considerada em parafusos alinhados leva em conta a quantidade de furos por linha de ruptura, que é na mesma direção do carregamento.


C

A carga crítica de flambagem para um pilar bi engastado é menor do que para um pilar bi apoiado.


D

A flambagem por instabilidade local é um fenômeno que ocorre apenas nas mesas dos perfis.

A parede estrutural, a seguir, deve ser dimensionada no Estado Limite Último.


Imagem associada para resolução da questão


Considere:


resistência característica de compressão simples do prisma, fpk = 7,0 MPa;

resistência característica à compressão simples da alvenaria, fk = 0,70 . fpk;

parede travada por lajes nas extremidades superior e inferior;

argamassa disposta sobre todas as paredes dos blocos;

ausência de paredes transversais na parede em estudo;

coeficiente de ponderação da alvenaria, γm = 2,0;

Pk como ação vertical permanente;

h = 280 cm;

t = 14 cm.


Calcule a máxima carga centrada, Pk, por metro, que é possível de ser aplicada (valor aproximado) e assinale a alternativa CORRETA:


A

Pk= 193 kN/m


B

Pk= 214 kN/m


C

Pk= 245 kN/m


D

Pk= 306 kN/m

Dentre as características da madeira como material de construção, pode-se citar:


A

homogeneidade de suas características nos sentidos transversal e longitudinal.


B

dificuldade de realizar ligações e emendas.


C

mau isolamento térmico.


D

baixa vulnerabilidade a agentes externos.


E

boa absorção acústica.

Em relação à integridade estrutural de estruturas metálica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Cada pilar de um edifício deve ser efetivamente travado por meio de escoras (contenções) horizontais em pelo menos duas direções, de preferência ortogonais, em cada nível suportado desse pilar, inclusive coberturas.

( ) Linhas contínuas de escoras devem ser colocadas o mais próximo possível das bordas do piso ou cobertura e em cada linha de pilar; e, nos cantos reentrantes, as escoras devem ser adequadamente ligadas à estrutura.

( ) As escoras horizontais podem ser constituídas de perfis de aço, inclusive aquelas utilizadas para outros fins, como vigas de piso e tesoura de cobertura, ou pelas lajes adequadamente ligadas aos pilares e ao restante da estrutura de aço.

( ) A estrutura deve ser projetada como uma entidade tridimensional, deve ser robusta e estável sob condições normais de carregamento e não deve, na eventualidade de ocorrer um acidente ou de ser utilizada inadequadamente, sofrer danos desproporcionais às suas causas.


A

V – V – F – V.


B

V – V – V – V.


C

F – V – V – V.


D

V – F – V – V.


E

V – V – V – F.

Tratando-se de estruturas metálicas, mais especificamente sobre as condições específicas para o dimensionamento de ligações metálicas, nas limitações em soldas de filete, o tamanho mínimo da perna de uma solda de filete, em função da parte menos espessa soldada do metal-base na junta acima de 19 mm, é de:


A

6 mm.


B

7 mm.


C

8 mm.


D

9 mm.


E

10 mm.

Determine o valor da relação entre a força de tração resistente de cálculo por ruptura da seção líquida, 𝑁𝑡,𝑅,, de uma chapa de ligação, e a força resistente de cálculo por ruptura por cisalhamento da seção efetiva do metal da solda, 𝐹𝑤,, de suas respectivas soldas de filete. Considere que o aço estrutural da chapa de ligação possui 𝑓𝑦 igual a 250 MPa e 𝑓𝑢 igual a 400 MPa e o metal de solda, 𝑓𝑤 igual a 485 MPa. Adotar √2 ≈ 1,4.


A

0,66


B

0,91


C

1,10


D

1,27


E

1,52

No reconhecimento dos elementos estruturais de um projeto, são consideradas vigas-paredes as vigas altas em que a relação entre o vão e a altura ℓ/h é


A

superior a 2 em vigas biapoiadas e inferior a 4 em vigas contínuas.


B

inferior a 4 em vigas biapoiadas e inferior a 2 em vigas contínuas.


C

inferior a 2 em vigas biapoiadas e inferior a 3 em vigas contínuas.


D

superior a 4 em vigas biapoiadas e superior a 3 em vigas contínuas.


E

igual a 2 em vigas biapoiadas e igual a 4 em vigas contínuas.

A cobertura de uma edificação escolar será feita com estrutura de madeira. Sabe-se que as vigas serão isostáticas com vãos iguais a 6,5 m e que cada uma delas estará sujeita a uma carga uniformemente distribuída de 8,0 kN/m e uma carga concentrada de 25 kN aplicada no meio do vão, devido à fixação de um equipamento.


Considere para a resolução:


  1. vigas fornecidas pela construtora responsável pela obra com seção retangular, base (b) de 15 cm e tensão admissível de flexão igual a 15,0 MPa;
  2. cada viga é apoiada em suas extremidades;
  3. as vigas possuem seção transversal constante ao longo do seu comprimento;
  4. o equipamento é permanente;
  5. não é necessário empregar coeficientes de ponderação para as cargas.


Determine a altura (h) mínima necessária da seção transversal das vigas para atender ao carregamento:


A

36 cm


B

40 cm


C

47 cm


D

53 cm

As ações são as causas que provocam o aparecimento de esforços ou deformações nas estruturas. As forças são consideradas como ______ e as deformações impostas como ______.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A

ações de carregamento / ações excepcionais


B

ações excepcionais / ações de carregamento


C

ações indiretas / ações diretas


D

ações diretas / ações indiretas

Em um estabelecimento, está sendo executado um pilar de concreto que servirá para reforçar o apoio de parte de uma estrutura de madeira de um telhado. A equipe de obra mostrou que o pilar foi executado conforme o detalhe de projeto de armação indicado na figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


O peso linear das barras de aço de 5 mm e 12,5 mm é de 0,15 kg/m e 1 kg/m, respectivamente. Arredondando para cima, a massa total de aço, em kg, utilizada no pilar foi de:


A

8 kg.


B

10 kg.


C

11 kg.


D

18 kg.


E

21 kg.

Quando a frequência natural do sistema é igual à frequência da força externa, há a ocorrência de


A

força externa.


B

oscilações.


C

amortecimento.


D

ressonância.


E

movimento harmônico simples.

Uma barra metálica, com seção transversal retangular com dimensões 5 cm x 10 cm e comprimento 2,0 m, é tracionada axialmente. Sabendo que a tensão axial e o alongamento admissíveis no projeto dessa barra valem, respectivamente, 400 MPa e 2 mm, e admitindo módulo de Young para o material de 200 GPa, a máxima carga admissível nessa barra é de:


A

250 kN.


B

500 kN.


C

1000 kN.


D

2000 kN.


E

3000 kN.

No ensaio de tração simples, a tenacidade de um aço pode ser medida pela área total compreendida entre a sua curva tensão-deformação e o eixo das deformações.


C

Certo


E

Errado

Para a viga da seguinte figura, que é uma estrutura hiperestática, são conhecidos os valores das reações nos apoios A e B.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Silva e Barros (2017).


Com base nessas informações, a partir da determinação das demais reações de apoio, é correto afirmar que o momento máximo é da ordem de


A

48 kNm.


B

64 kNm.


C

79 kNm.


D

90 kNm.

Sobre a treliça ilustrada abaixo, é correto afirmar que é uma estrutura:


Imagem associada para resolução da questão


A

Isostática internamente.


B

Hipostática internamente.


C

Hipostática externamente.


D

Hiperestática internamente.


E

Hiperestática externamente.

   
Gerar simulado