

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a NBR 5419, o nível de proteção de um SPDA denota a sua eficiência e deve ser determinado conforme a tabela B.6 da norma mencionada. Segundo essa tabela, edifícios e casas residenciais, indústrias, estabelecimentos agropecuários e fazendas com estrutura de madeira são classificadas como:
NIVEL 1
NIVEL 2
NIVEL 3
NIVEL 4
NIVEL 5
Uma edificação de 30 m de altura ocupa uma área quadrada de 144 m2 no terreno. Em seu topo existe um para-raios do tipo Franklin com ângulo de proteção de 30º. Para que esse para-raios proteja a edificação, a sua altura em relação ao solo deve ser igual a:
6(5 + 6 ) m;
6(3 + 6 ) m;
6(5 + 3 ) m;
6(3 + 3 ) m;
6(1+ 3 ) m.
A proteção a uma subestação do tipo poste diante de uma sobretensão é realizada por:
religador;
disjuntor;
pára-raios;
fio de guarda;
chave-fusível.
De acordo com a ABNT NBR 5419, no que se refere aos Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), no projeto de captores, são considerados o modelo eletrogeométrico, o método Franklin e o
método de Ohm.
modelo ângulo de proteção.
modelo esfera rolante.
método Siemens.
método Faraday.
Nas residências, consideradas estruturas comuns, um dos efeitos das descargas atmosféricas, de acordo com a NBR 5419, é
risco direto de incêndio e tensões de passo perigosas
risco de incêndio e explosão para a instalação e seus arredores.
perfuração da isolação de instalações elétricas, incêndio e danos materiais
risco indireto devido à interrupção de energia e risco de vida para os ocupantes da residência.
No projeto do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) de um edifício multifamiliar, representado esquematicamente na figura 1, utilizou-se um captor tipo Franklin em uma haste metálica de aço de 7,0 m instalado no topo do edifício e condutores de cobre para o subsistema de descida.

Figura 1 - Edifício multifamiliar - vista superior e elevação
Tabela 1 - Exemplos de classificação de estruturas (adaptada da tabela B.6 da NBR 5419:2005)
Classificação da estrutura | Tipo da Estrutura | Efeitos das descargas atmosféricas | Nível de proteção |
Estruturas comuns | Residências | Perfuração da isolação de instalações elétricas, incêndio, e danos materiais Danos normalmente limitados a objetos no ponto de impacto ou no caminho do raio | III |
Teatros, escolas, lojas de departamentos, áreas esportivas e igrejas | Danos às instalações elétricas (por exemplo: iluminação) e possibilidade de pânico Falha do sistema de alarme contra incêndio, causando atraso no socorro | II | |
Estruturas com risco confinado | Estações de telecomunicação usinas elétricas Indústrias | Interrupção inaceitável de serviços públicos por breve ou longo período de tempo Risco para as imediações devido a incêndios, e outros com risco de incêndio | I |
Tabela 2 - Espaçamento médio dos condutores de descida não naturais conforme o nível de proteção
Nível de proteção | Espaçamento médio m |
I | 10 |
II | 15 |
III | 20 |
IV | 25 |
Tabela 3 - Seções mínimas dos materiais do SPDA
Material | Captor e anéis intermediários mm2 | Descidas (para estruturas de altura até 20 m) mm2 | Descidas (para estruturas de altura superior a 20m) mm2 | Eletrodo de aterramento mm2 |
Cobre | 35 | 16 | 35 | 50 |
Alumínio | 70 | 25 | 70 | - |
Aço galvanizado a quente ou embutido em concreto | 50 | 50 | 50 | 80 |
Fonte: ABNT NBR 5419:2005 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas
Considerando-se as recomendações de projeto de um SPDA dadas na norma NBR 5419 (tabelas 1, 2 e 3), qual das opções abaixo apresenta o número de descidas e a seção mínima dos condutores para o subsistema de descida, nesta ordem?
3 e 16 mm2
2,4 e 35 mm2
2,4 e 16 mm2
2 e 16 mm2
1,92 e 35 mm2