

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A análise de óleos lubrificantes tem o objetivo:
descobrir a causa do defeito;
eliminar o defeito das máquinas;
economizar o lubrificante e identificar desgaste de componentes;
descobrir a viscosidade do lubrificante;
diminuir as partículas metálicas no óleo dos componentes.
Os aditivos presentes nos óleos NÃO servem para:
melhorar a viscosidade;
inibir a formação de espuma;
inibir a oxidação;
inibir a corrosão;
inibir sobrecargas no motor.
Os óleos naftênicos são muito empregados na lubrificação de cilindros de compressores. Os produtos oriundos da oxidação desses óleos são
menos duros que os de origem parafínica e de mais fácil remoção.
menos duros que os de origem parafínica e mais difíceis de serem removidos.
mais duros que os de origem parafínica e impossíveis de serem removidos.
mais duros que os de origem parafínica e de mais fácil remoção.
mais duros que os de origem parafínica e mais difíceis de serem removidos.

I - P , II - Q , III - S
I - Q , II - R , III - S
I - R , II - S , III - P
I - R , II - P , III - Q
I - S , II - R , III - Q
Além de impedir o contato entre as superfícies em movimento e assim reduzir as perdas mecânicas, a lubrificação permite também ajudar a estanqueidade do pistão e a refrigeração das partes móveis. Alguns elementos a lubrificar num motor são:
apoios da cambota, moentes das bielas, cilindros e pistões;
apoios da árvore de cames, cames, pistões e bloco;
cilindros, pistões, anéis de segmento e cárter;
cárter, apoios da cambota, moentes das bielas e cilindros;
bloco, pistões, anéis de segmento e cárter.

máxima, para manter a viscosidade constante.
máxima, para criar um efeito de arrastamento do fluido para o mancal.
máxima, para reduzir a cavitação no mancal.
máxima, para que sua distribuição pelo mancal seja uniforme.
mínima, para facilitar sua entrada.

30 anos.
28 anos.
12 anos.
11 anos.
7 anos.
No sistema de lubrificação do motor de combustão interna de um automóvel,a função do filtro lubrificante é:
manter a pressão constante no sistema;
reter partículas sólidas presentes no lubrificante;
retirar calor do óleo lubrificante;
proteger o motor de pressões;
diminuir o fluxo de lubrificante na desaceleração do motor.
Lubrificante, em mancais de munhão, é qualquer substância que, quando introduzida entre superfícies em movimento, atende ao propósito de reduzir o atrito, o desgaste e o aquecimento das peças que se movem umas em relação às outras. Cinco formas distintas de lubrificação podem ser consideradas: hidrodinâmica, hidrostática, elastohidrodinâmica, limite, filme sólido.
Os cubos das rodas motrizes, capazes de transmitir a tração do eixo para as rodas, necessitam de lubrificação periódica; ao contrário dos cubos das rodas não motrizes, que não possuem regulagens e dispensam lubrificação.
Na inspeção e troca dos discos de freio, o empeno máximo deve ser de:
0,10 mm;
0,20 mm;
0,40 mm;
0,15 mm;
0,35 mm.
O ataque uniforme é uma das classificações da corrosão em relação à maneira como ela se manifesta. Sobre esse tipo de corrosão, são corretas as afirmativas a seguir, EXCETO que
seus exemplos mais comuns incluem a ferrrugem generalizada do aço e o escurecimento de pratarias.
as reações de oxidação e de redução, do ponto de vista microscópico, ocorrem aleatoriamente sobre a superfície metálica.
é uma forma de corrosão eletroquímica que ocorre em intensidade equivalente ao longo de toda a superfície exposta.
é relativamente fácil de ser levada em consideração nos projetos de engenharia e, por isso, é menos questionada e estudada.
é subclassificada em ataque uniforme em frestas quando se localiza uniformemente ao redor da parcela oclusa do metal.
Uma chapa grossa com área de 200 cm2 feita de uma liga metálica com densidade de 8 g/cm3 experimentou uma perda de peso de 400 g devido ao processo corrosivo pela exposição ao ambiente marinho, após um período de seis meses.
Qual a taxa de corrosão em mm/ano?
0,5
1,25
2,5
5,0
10,0

I - P , II - Q , III - S
I - Q , II - R , III - S
I - R , II - S , III - P
I - R , II - P , III - Q
I - S , II - R , III - Q
Em relação ao sistema de lubrificação de um motor de combustão interna, analise as afirmativas a seguir.
I - A viscosidade de um óleo lubrificante deve ser sufi - ciente para assegurar um atrito líquido das peças do motor a altas temperaturas de funcionamento, visto que a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
II - Os óleos lubrificantes de baixa temperatura de combustão são empregados nos motores de combustão interna a dois tempos que não utilizam cárter como depósito de óleo misturado ao óleo combustível.
III - O ponto de congelamento de um óleo lubrificante deve ser o mais alto possível, de forma a facilitar que o motor entre em movimento depois de um tempo prolongado de exposição a temperaturas muito baixas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.