

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O trem epicicloidal tem todas as engrenagens padronizadas. A engrenagem 1 possui diâmetro de 2,5 polegadas e passo diametral igual a 24 dentes/polegada, a engrenagem 2 tem 32 dentes, a engrenagem 3 tem 18 dentes e a engrenagem 4 tem 240 dentes.

Se a engrenagem 1 está acoplada ao eixo de um motor que rotaciona a 750 rpm no sentido horário, qual a rotação do eixo de saída no braço se a engrenagem 4 é fixa?
150 rpm; sentido horário.
1.000 rpm; sentido horário.
250 rpm; sentido anti-horário.
150 rpm; sentido anti-horário.
Nessa configuração, a força do cabo que atua em A é dada pela equação a seguir, em que By é a reação vertical no pino B.
FA=hP⋅L−By
Considere-se o mecanismo esquematizado na figura a seguir.

Nesse mecanismo, a trajetória traçada pelo ponto T será igual à do ponto S, porém ampliada por um fator igual a OT/OS.
Certo
Errado
Estruturas do tipo ponte rolante estão sujeitas a cargas concentradas.
Sobre o tema é correto afirmar que
as tensões e o cisalhamento transversal são provocados apenas por cargas verticais concentradas.
o perfil de distribuição de tensão de cisalhamento em uma barra de seção retangular é linear.
as tensões provocadas por força cortante em uma sessão transversal atingem seus valores máximos no eixo neutro da mesma.
quanto maior o momento de inércia da sessão transversal de uma barra sujeita ao cisalhamento transversal maior será a tensão na mesma.
a alma de um perfil do tipo w, sujeito a cargas verticais, não pode sofrer falha do tipo flambagem local.
Uma viga apoiada, em suas extremidades por rótulas, está submetida à uma carga vertical centralizada, conforme figura (viga). A secção transversal dessa viga corresponde a um retângulo de base B e altura H, conforme figura (secção). Desprezando-se os efeitos de flambagem, deseja-se determinar, dentre as alternativas apresentadas, a secção transversal com a qual a viga possua a maior capacidade de carga vertical.

Assinale a alternativa correta.
B = 10 centímetros.e H = 10 centímetros
B = 8 centímetros.e H = 12,5 centímetros
B = 12,5 centímetros.e H = 8 centímetros
B = 20 centímetros.e H = 5 centímetros
B = 5 centímetros.e H = 20 centímetros
Na Figura 10, está realizada a representação de inércia e módulo de resistência para uma figura geométrica.
Figura 10

Para a mesma rotação da viga, a altura maior sofre maior deformação (𝜎 = 𝐸 × 𝜀) e, portanto, produz maior tensão. Dadas essas considerações, para a Figura 10(b) determine 𝛼 em função de n.
Dados: 𝑀2 = 𝑛 × 𝑀; 𝜎𝐹 = 𝐶𝑜𝑛𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒.
3n
22bn
32n
2M
A viga horizontal AB é sustentada por um pino em A e pelo cabo BC. Considere que o diâmetro do cabo BC é de 20 mm e a força F aplicada à viga é de 43.960 N, conforme figura abaixo.

. A tensão normal no cabo BC, vale, em MPa,
785.
196.
50.
140.
100.
Segundo a IAC (2002), o sistema de controle de voo de uma aeronave deve ser ajustado de modo que os movimentos das superfícies de controle sejam sincronizados com os movimentos dos controles da cabine.
Com base no gráfico abaixo, determine a CORRETA tensão a ser aplicada a um cabo do sistema de controle de voo cujo diâmetro é 6,35 mm, possui sete pernas de dezenove fios cada uma e está sob a temperatura de 80 °F.

Fonte: Adaptado de FAA-H-8083-31A, Aviation Maintenance Technician Handbook - Airframe Volume 1: Disponível em: https://www.faa.gov/ regulations_policies/handbooks_manuals/aviation. Acesso em: 23 mar 2023.
70 lb.
90 lb.
130 lb.
220 lb.
230 lb.
A figura a seguir apresenta uma chapa triangular rotulada no apoio O, simplesmente apoiada em A.

As dimensões indicadas na figura estão em metros.
A força de reação em A, em módulo, vale
37,5kN.
50,0kN.
75,0kN.
100,0kN.
125,0kN.
O momento fletor atuante nas seções transversais de uma viga é dado pela equação
M(x) = 10 + 30x - 5x2
na qual o momento fletor M é dado em kNm e x é a posição da seção em metros.
Nessa viga, o esforço cortante é nulo na seção transversal cuja coordenada x é igual a
2m.
3m.
6m.
8m.
10m.
O par de coordenadas (x; y) do centro de gravidade da chapa é:
(1,00; 0,50)
(1,50; 1,00)
(1,50; 1,50)
(1,75; 0,50)
(1,75; 0,75)
Sobre o equilíbrio de forças estáticas, analise as afirmativas a seguir.
I. O equilíbrio de forças colineares é satisfeito apenas com uma equação escrita na direção de ação dessas forças.
II. O equilíbrio de forças que agem em um plano e são concorrentes em um ponto O demanda uma equação de equilíbrio de forças e duas equações de equilíbrio de momentos.
III. O equilíbrio de forças paralelas em um plano requer uma equação relacionada às forças na direção em que agem e uma equação de momento em relação ao eixo normal ao plano de ação das forças.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Para o içamento de cargas através de uma ponte rolante é utilizada uma estrutura de cabos de aço, como ilustrado na imagem a seguir. O cabo de aço AB tem a mesma tensão que o cabo de aço CB, que possui uma seção circular, Ø = 8 mm:

Sabendo que a carga içada possui 6000 kgf, calcule a tensão normal atuante em cada um dos cabos de aço.
Dados:
Módulo de elasticidade (Eaço) do aço é 210 Gpa;
Considerar g = 10 m/s2.
τ ≅ 617,5 kPa
τ ≅ 6,175 kPa
τ ≅ 61,75 MPa
τ ≅ 6,175 MPa
τ ≅ 7561000 Pa
A figura a seguir ilustra um sistema com um grau de liberdade que oscila sem amortecimento.

Desprezando as massas das molas, a frequência natural angular de vibração desse sistema é de
mk.
3mk.
3m2k.
2m3k.
Uma viga uniforme AB, com massa desprezível, é presa no ponto A por uma junta sem atrito. Esta viga é suportada por um cabo CB, de massa também desprezível, que suporta um peso W, conforme ilustrado na figura abaixo.

Fonte: adaptado de https://bit.ly/3YxAns1. Acesso em: 21 jan. 2023.
Para se manter o equilíbrio as forçar FAB e FBC devem ser, respectivamente,
W/2 e W.
3 /
3 W e 2W .
23 W e 2W.
O peso de todos os membros da estrutura abaixo é desprezível e o atrito é zero em todas as juntas dos pinos. Além disso, AE é uma barra única, que contém o pino C. Da mesma forma, BE é uma barra única, que contém o pino D. As barras GI e FH são barras rígidas sobrepostas. Com isso, a magnitude da força suportada pelo membro CI é de:

Fonte: adaptado https://bit.ly/3RFHKLO. Acesso em: 20 jan. 2023.
4,5 kN.
9 kN.
18 kN.
36 kN.
Conforme contexto apresentado, é correto afirmar que a deformação, em mm, elástica sofrida pela viga 1 será de
(12/60).L/r.
(5).L/r2.
(0,2).L/r2.
(5).r2/
(0,5).L/r.
Examine a figura abaixo.

Um indivíduo aplica uma força F em um pé de cabra para retirar um prego, conforme indicado na figura acima. O peso do pé de cabra tem módulo P e seu centro de gravidade CG está indicado na figura. Considerando que a força que a ferramenta exerce sobre o prego atua no ponto A e sua direção coincide com a linha de centro do prego, calcule o módulo dessa força, em função das grandezas apresentadas no desenho, e assinale a opção correta.
(2P+F)(eh−d)
(4P+F)(eh−d)
(P+F)(eh)
(2P+F)(eh)
(4P+F)(eh)
Examine a figura abaixo.

Uma barra de seção transversal quadrada de lado 1 cm é presa no teto pela sua extremidade superior, e um objeto de massa 450 kg é pendurado em sua extremidade inferior, conforme figura acima. Sabendo que a distribuição linear de peso da barra é 100 N/m e que a máxima tensão normal admissível σadm é 50 MPa, assinale a opção que apresenta o comprimento máximo x da barra para que a tensão normal resultante na barra não ultrapasse sua tensão normal admissível. Considere que a aceleração da gravidade é 10 m/s²?
2 m
3 m
4 m
5 m
6 m
Na viga representada abaixo, uma massa de 600 kg é colocada no ponto C.

Considerando que a aceleração da gravidade vale aproximadamente 10 m/s2 e atua na direção do eixo 𝑦, assinale a alternativa correta a respeito das reações vinculares, em valores absolutos.
As reações na direção do eixo 𝑦 nos pontos A e B valem, respectivamente, 4 kN e 2 kN.
As reações na direção do eixo 𝑦 nos pontos A e B valem, respectivamente, 200 N e 400 N.
No ponto B, a reação na direção do eixo 𝑦 vale 2.000 N e a reação na direção do eixo 𝑥 vale 4.000 N.
No ponto B, a reação na direção do eixo 𝑦 vale 4.000 N e a reação na direção do eixo 𝑥 vale 2.000 N.
No ponto A, a reação na direção do eixo 𝑦 vale 2.000 N e a reação na direção do eixo 𝑥 é nula.
Considere a barra com seção transversal constante apresentada abaixo.

Um operador quando mediu a peça acima com um paquímetro, exerceu uma força de compressão de 8,4 N, no sentido longitudinal da peça, ao pressionar a peça com o instrumento. Considerando que o material da peça tem módulo de elasticidade E=210GPa, qual é o erro dimensional induzido devido à força aplicada pelo operador?
0,001 mm
0,002 mm
0,010 mm
0,020 mm
0,050 mm