

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O servidor público não deve apropriar-se dos bens, das máquinas ou dos equipamentos públicos pertencentes à instituição onde trabalha sem a devida autorização ou de modo que não esteja em conformidade com a legislação vigente.
II. É papel de todo servidor público zelar e trabalhar pela eficiência dos seus processos de trabalho, buscando equilibrar os desejos e expectativas dos usuários dos serviços com as possibilidades previstas na legislação vigente, pois os servidores devem sempre agir dentro da legalidade.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Analise as afirmativas a seguir:
I. É vedado aos servidores públicos usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer cidadão, causando-lhe, assim, dano moral ou material.
II. Cometerá uma infração ética o servidor público que se mostrar assíduo ao serviço e eficiente nas suas atividades, pois a legislação vigente determina que representantes do governo não devem dedicar mais horas ao trabalho do que o estabelecido em lei.
III. É vedado a qualquer servidor público brasileiro usar o próprio cargo para obter algum favorecimento ou ganho financeiro indevido ou ilegal.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
A área pública, assim como a privada também tem obrigatoriedade no cumprimento ético de seus deveres por meio da gestão pública e da atuação dos servidores públicos. A conduta do servidor público, deve conter, EXCETO:
Postura ética e verdade.
Sigilo e zelo.
Indisciplina e imoralidade.
Cortesia e boa vontade.
Cuidado e tempo necessário para o cumprimento de seus deveres.
A prática ilícita da simulação da aplicação de vacinas por agente ou servidor público é uma ação de má-fé que ilude terceiros e fere a ética.
Certo
Errado
Ética é aquele conceito que todo mundo sabe o que é, mas tem muita dificuldade de explicar. Ética, palavra de origem grega ethos, que quer dizer o modo de ser, a conduta ou o caráter da pessoa. São condutas éticas nas organizações públicas, EXCETO:
Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
Ter consciência que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.
Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, doação ou vantagem de qualquer espécie para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.
Ser cortês, ter disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.
Ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.
Em relação à ética no serviço público, analisar a sentença abaixo:
A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia, a eficiência e a consciência dos princípios morais devem nortear o servidor público (1ª parte). O servidor público não pode desprezar o elemento ético de sua conduta (2ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
Acerca das vedações e deveres previstos no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No exercício das atribuições, o servidor ou empregado público deve atuar com comprometimento ético e moral, cujos elementos são indissociáveis para o alcance de sua finalidade social.
( ) O servidor ou empregado público deve viabilizar a publicidade dos atos administrativos por meio de ações transparentes que permitam o acesso às informações governamentais.
( ) Diante de situações excepcionais e extraordinárias, o servidor ou empregado público deve ser diligente e proativo, na medida de suas competências, para realizar as tarefas necessárias para mitigar, neutralizar ou superar as dificuldades momentâneas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - V
V - F - F
F - F - V
V - V - F
F - V - F
Acerca do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas a seguir.
1) Segundo o Decreto 1.171/94, ao servidor público é vedado usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;
2) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional;
3) De acordo com o Decreto Federal n.º 7.724, os órgãos e as entidades do Poder Executivo Federal assegurarão, às pessoas naturais e jurídicas, o direito de acesso à informação, que será proporcionado mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão, observados os princípios da administração pública e as diretrizes previstas na Lei nº 12.527, de 2011.
4) Ao servidor público é vedado utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
Estão corretas, apenas:
1, 2 e 3.
1, 3 e 4.
1 e 4.
2 e 3.
2 e 4.
Segundo o Decreto 1.171/1994, é permitido ao servidor público:
Que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.
Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.
Retirar da repartição pública, legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
Alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências.
Sobre condutas, valores e ética no serviço público, verifique as assertivas e assinale a correta. O servidor deve:
I. Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.
II. Ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.
III. Exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário.
As assertivas I, II e III são corretas.
Apenas as assertivas I e III são corretas.
Apenas as assertivas I e II são corretas.
Apenas as assertivas II e III são corretas.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Conhecer os requisitos dos cidadãos sobre os serviços prestados na entidade é uma prática útil quando se busca melhorar a qualidade do atendimento em uma organização pública.
II. Satisfazer o usuário dos serviços públicos – buscando atender às expectativas, dentro dos limites da lei – é uma atitude favorável à qualidade no atendimento de uma entidade pública.
III. Trabalhar em favor da construção de uma cultura de melhoria contínua na prestação de serviços aos cidadãos é uma forma de atuar em favor de melhorar a qualidade do atendimento em uma organização pública.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta:
É vedado ao servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
É dever do servidor público ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, podendo, todavia, quando estiver diante de duas opções legítimas, escolher a que melhor facilite o seu trabalho.
Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, poderá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
A Comissão de Ética manterá registros sobre a conduta ética de cada servidor, os quais serão considerados, para todos os fins, documentos sigilosos, não podendo ser utilizados por outros órgãos nem para finalidades distintas das competências da própria Comissão.
As penas aplicáveis ao servidor público, pela Comissão de Ética, em conformidade com a gravidade da conduta censurável são: advertência, suspensão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade; destituição de cargo em comissão; destituição de função comissionada ou demissão, devendo a respectiva fundamentação e enquadramento constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.
No que diz respeito às vedações ao servidor público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É vedado ao servidor público do IBGE apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.
( ) É vedado ao servidor público do IBGE desviar servidor público para atendimento a interesse particular.
( ) É vedado ao servidor público do IBGE iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - V
V - F - F
F - F - V
V - V - F
F - F - F
Acerca das vedações e deveres previstos no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, analise as afirmativas a seguir.
-
I. É vedado ao servidor ou empregado público agir com discriminação ou preconceito.
II. No exercício das atribuições, o servidor ou empregado público deve atuar com comprometimento ético e moral, cujos elementos são indissociáveis para o alcance de sua finalidade social.
III. Diante de situações excepcionais e extraordinárias, o servidor ou empregado público deve ser diligente e proativo, na medida de suas competências, para realizar as tarefas necessárias para mitigar, neutralizar ou superar as dificuldades momentâneas.
-
Estão corretas as afirmativas:
I e II apenas
II e III apenas
I, II e III
I apenas
Um servidor público, que exerce a função de médico do trabalho, tem o hábito de atender seus pacientes trajando camiseta regata, calção e chinelos. Consoante o Decreto 1.171/1994, o servidor:
Tem o direito de livre escolha de sua vestimenta.
Viola um dos principais deveres do servidor, que é o de apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.
Está no livre exercício de seus direitos fundamentais.
O Código de Ética, regulado pelo Decreto 1.171/1994, não prevê referida situação.
O Código de Ética, regulado pelo Decreto 1.171/1994, estabelece que o servidor poderá ser exonerado do servido público.
A guarda de informações, obtidas em razão do exercício profissional, de tudo aquilo que lhe foi confiado como sigilo, ou o que veio a ser conhecido devido seu estatuto profissional, é conhecida como:
moral.
privacidade.
código de ética.
sigilo profissional.
ética.
Extrai-se do texto que “considerando o padrão ético de nossa sociedade”, a moralidade administrativa não pode deixar de figurar entre as novas diretrizes da relação entre o Estado e os cidadãos. Sobre a ética nas relações sociais e no exercício da função pública, é correto afirmar:
A verdadeira ética na gestão pública somente será alcançada quando a depuração da imoralidade atingir a própria sociedade. É impossível adotar elevados padrões éticos de conduta no serviço público no contexto de uma sociedade ímproba.
A fragilidade dos padrões éticos da sociedade gera no cidadão, inclusive no próprio servidor público, uma descrença nas instituições, o que dificulta a prática de condutas inovadoras que rompam com tradições negativas na gestão pública.
É ilícita a atuação do administrador ao violar a moralidade administrativa, principalmente pelo desprezo à ética, como valor necessário à administração pública dotada de higidez.
A função pública integra-se na vida particular de cada servidor público, de tal sorte que colocar suas aspirações individuais em primeiro plano não implica violação da ética e dos valores morais aceitáveis.
O servidor público deverá ponderar o elemento ético de sua conduta toda vez que tiver que decidir entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno.
O componente ético na postura profissional e nas relações interpessoais de trabalho assume relevância para o servidor público na atualidade. Ter padrões significa, no contexto da visibilidade que as mídias sociais impõem, o sucesso na carreira e a satisfação pessoal do dever cumprido. Assim, NÃO é exemplo de padrão ético:
defender os outros contra ataques injustos
recusar-se a espalhar boatos e a participar de intrigas
assumir sua parte de responsabilidade pelos erros cometidos por seus colaboradores
falar de colegas e fazer comentários depreciativos somente se a pessoa estiver ausente
É facultado ao servidor público utilizar-se de seu cargo para obter, em decorrência de sua atividade funcional, favorecimento pessoal em repartições com as quais mantenha relação direta ou indireta.
Certo
Errado
É proibido ao funcionário público:
zelar pela economia do material e pela conservação do patrimônio público.
tratar com urbanidade as pessoas.
ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato.
observar as normas legais e regulamentares.
guardar sigilo sobre assunto da repartição.