

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.

tem a mesma natureza do corpo, sendo que processos mentais e processos químico-físicos são perfeitamente traduzíveis um no outro.
não sofre nenhuma influência do corpo e nem o corpo da mente, mas ambos são radicalmente independentes entre si.
não é redutível ao corpo e nem este àquela, mas são de naturezas diferentes.
é ontologicamente superior ao corpo, devendo a razão dominar os impulsos corporais.
De acordo com o que se pode deduzir não apenas da passagem de Hume citada acima, mas de sua filosofia como um todo, está correto afirmar que, para ele,
o plano dos fatos não difere do plano dos valores, de modo que um fato sempre traz em si um juízo de valor e vice-versa, um juízo de valor sempre expressa o modo como as coisas são.
as verdades fatuais e descritivas, que tratam das coisas como elas são, diferem muito das verdades valorativas ou prescritivas, que tratam das coisas como elas devem ser.
os valores, que se referem ao plano da moral, se fundamentam inteiramente no plano dos fatos e são determinados por eles, o que caracteriza como realista o pensamento de Hume sobre a moral.
os fatos, que se referem ao plano das coisas, se fundamentam inteiramente no plano dos valores, o que caracteriza como idealista o pensamento de Hume sobre a moral.
A concepção que Heidegger apresentava sobre a metafísica leva a pensar que
a investigação metafísica busca fundamentalmente a contemplação da natureza do ser primordial, Deus ou o primeiro motor imóvel.
a metafísica é uma ferramenta que pode ser utilizada como um mecanismo ontológico de ascensão contemplativa, da opinião em direção ao conhecimento teorético de todas as coisas.
a metafísica se preocupa com as causas fundamentais dos entes particulares, de maneira a fornecer uma visão sistemática sobre cada um dos entes, classificados taxionomicamente a partir dessas mesmas causas do Ser.
aquele que questiona, na investigação metafísica, está envolvido com a questão de modo que pode ser surpreendido, pois ele é um ente em meio aos entes e implicitamente transcende os entes como um todo.
A Filosofia da Arte estuda as mudanças por que veio passando a arte desde a Antiguidade até os dias de hoje. Écorreto dizer que:
a separação entre arte e técnica resultou da distinção entre “artes da utilidade” (medicina, agricultura, arquitetura, culinária) e “artes da beleza” (belas-artes).
a arte é subjetiva e, assim, se distingui da ciência, que está baseada em preceitos, regras e normas, segundo Platão.
a esfera da arte compreende todo o conjunto de atividades práticas, de acordo com Aristóteles.
as artes manuais ou mecânicas foram equiparadas às artes liberais na perspectiva filosófica cristã durante a Idade Média.
a relação entre arte e técnica (distinção entre o belo e o útil) não se modificou no mundo contemporâneo.
Aculturação, definida como modificação de uma cultura, resulta da interação com outra cultura, mesmo que uma sofra mais alterações que outra.
Código de ética profissional pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que precisam ser observadas no exercício da profissão.
Ao contrário do desejo, a vontade exige discernimento e reflexão antes de agir.
É denominado correto APENAS o argumento que
é realizado segundo as regras da lógica.
possui conclusões verdadeiras.
é realizado com base em sentenças verdadeiras.
é válido e possui premissas verdadeiras.
Nas reflexões filosóficas sobre a relação milenar entre natureza e cultura desenvolvidas desde a antiguidade até a modernidade,
predominou desde sempre a concepção de que o homem era dominador e a natureza, dominada.
predominou desde sempre a concepção de que a natureza era dominadora em relação ao homem, frágil e impotente.
houve uma alteração substancial: se na antiguidade a natureza era considerada ameaçadora, na modernidade ela passou a ser considerada frágil e ameaçada.
predominou ao longo dos séculos uma visão de que o homem sempre manteve uma relação equilibrada em relação à natureza.
A objetividade, de maneira geral, se define como
a liberdade que cada indivíduo possui de emitir a sua opinião, independentemente de seu credo e origem social.
o referencial que permite uma escolha racional entre explicações distintas a propósito de um objeto dado.
a interferência de valores na constituição do conhecimento científico.
o assentimento exclusivo ao que as autoridades afirmam ser verdadeiro.
Este método é aplicado não só na lógica, mas também em todas as obras sistemáticas de Hegel. Em Fenomenologia do Espírito, por exemplo, procede de modo semelhante, passando da família à sociedade civil e desta para o Estado. Mas a dialética não é apenas uma característica de conceitos; é também de coisas e processos reais. Um ácido e um álcali, por exemplo, (1) estão inicialmente separados e são distintos; (2) dissolvem-se um no outro e perdem suas propriedades individuais quando são reunidos; e (3) resultam num sal neutro, com novas propriedades..
O texto acima sobre a Dialética de Hegel indica que
a dialética de Hegel, como a dialética de Platão, envolve sempre uma estrutura progressiva de diálogo entre dois ou mais pensadores, de modo a permitir que os sujeitos do conhecimento evoluam em direção às formas puras do pensamento.
a dialética em seus aspectos lógicos são suficientes para dar conta do método proposto por Hegel na fenomenologia do espírito.
a dialética hegeliana consiste em um método de verificação ontológica do valor de verdade de proposições que dizem respeito ao mundo, ao pensamento e ao próprio sujeito do conhecimento.
a dialética não é apenas um método, no sentido de um procedimento que um determinado pensador aplica a seu próprio objeto de conhecimento, mas, fundamentalmente, a estrutura e o desenvolvimento intrínsecos do próprio objeto.

uma decisiva revalorização do aristotelismo na filosofia moderna.
a redução do âmbito cognoscível do real à esfera da experiência.
a enunciação de princípios universais em várias áreas do conhecimento.
a desvalorização do empírico como âncora do conhecimento filosófico.
a valorização da universalidade em detrimento do sensível.
Dos itens acima listados, marque aqueles que refletem, respectivamente, a arte abstrata e arte figurativa:
I e III.
II e I.
V e II.
III e IV.
IV e I.

realiza uma análise crítica dos elementos subjacentes à tradição moral hegemônica no Ocidente.
recupera os elementos básicos da oposição entre mundo sensível e mundo inteligível da filosofia platônica.
trata-se de uma releitura e atualização da ética elaborada pelos escolásticos, em especial por Santo Agostinho.
influenciada pelo romantismo, procurou estabelecer uma nova fundamentação para o imperativo categórico.
resgata o caráter negativo da dialética hegeliana para fundar os princípios de uma nova moral.

da beleza como ideia, de Hegel.
de juízo de gosto, de Kant.
de estética, de Baumgarten.
de aura da obra de arte, de Walter Benjamin.
No início de sua carreira intelectual, Nietzsche empreendeu estudos sobre o trágico. Esses estudos levaram-no a compor uma teoria sobre o nascimento da tragédia a partir dos rituais de Dionísio. Neste sentido, Nietzsche acabou por construir a história do nascimento e morte do espírito trágico entre os gregos. Sendo assim, é correto afirmar que o
o desaparecimento do coro e a transformação da música em diálogo seriam as marcas de uma ruptura com um padrão estético de existência e o mergulho em um modelo epistêmico calcado na verdade filosófica.
o domínio de formas apolíneas de arte, baseadas na canção poética em detrimento das formas teatrais, teria produzido uma ruptura epistêmica que teria dado origem aos diálogos filosóficos e a figura de Sócrates como grande assassino do mundo trágico.
surgimento da música em meio as tragédias antigas teria desestabilizado o diálogo teatral e produzido um abandono das formas dramáticas, levando então ao surgimento de uma prosa filosófica de modelo aristotélico.
surgimento da vida urbana e da pólis clássica teria judicializado as tragédias, forçando um abandono do dionisismo original e aproximando os rituais trágicos de formas clássicas apolíneas, proporcionais e melódicas.
O conceito de economia solidária tem origem no esforço de países em formar blocos econômicos substituindo as relações de competição por relações de parceria.
Assinale o item que representa a arte de vanguarda:
I
II
III
IV
V

a ambas é central a valorização das coisas sensíveis como entidades autosuficientes para o estabelecimento da verdade.
nos dois casos prevalece uma concepção teológica relacionada ao conhecimento do ser superior a todos os seres.
o primeiro conceito caracteriza a Metafísica como teologia, e o segundo conceito caracteriza a Metafísica como ontologia.
nos dois casos a verdade das coisas é considerada inseparável de um método relativístico para o conhecimento.
os parâmetros adotados por ambas pressupõem a impossibilidade de estabelecimento da universalidade.