

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sueli Carneiro denuncia: “(...) o aparelho educacional tem se constituído, de forma quase absoluta, para os racialmente inferiorizados, como fonte de múltiplos processos de aniquilamento da capacidade cognitiva e da confiança intelectual. É fenômeno que ocorre pelo rebaixamento da autoestima que o racismo e a discriminação provocam no cotidiano escolar; pela negação aos negros da condição de sujeitos de conhecimento, por meio da desvalorização, negação ou ocultamento das contribuições do continente africano e da diáspora africana ao patrimônio cultural da humanidade; pela imposição do embranquecimento cultural e pela produção do fracasso e evasão escolar.”
RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 22.
Esse processo é denominado como
interseccionalidade.
letramento racial.
epistemicídio.
dororidade.
As tecnologias digitais e a inteligência artificial têm transformado a concepção contemporânea de ser humano, desafiando noções tradicionais de autonomia, identidade e existência. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.
As ferramentas digitais aumentam a autonomia humana ao proporcionar controle consciente sobre decisões e identidades, alinhado à lógica de desempenho nas plataformas digitais.
A fusão entre humano e máquina propõe uma nova concepção de humanidade, marcada por formas híbridas que combinam características humanas e tecnológicas.
As tecnologias digitais substituem dilemas éticos do passado por um controle ampliado sobre identidade e interações sociais, eliminando desafios existenciais.
A lógica de desempenho e exposição nas plataformas digitais promove transparência e autenticidade, reduzindo tensões sociais relacionadas à identidade.
A inteligência artificial e a Big Data ampliam capacidades humanas sem provocar dilemas éticos ou questionamentos sobre a essência do ser humano.
Em relação à Indústria Cultural e suas principais características, analise o trecho a seguir:
A Indústria Cultural legitima os interesses das classes dominantes, perpetuando as desigualdades sociais e reforçando a ideologia capitalista.
O trecho refere-se à:
Decadência da cultura.
Reprodução de ideologias.
Padronização.
Alienação.
Produção voltada para o lucro.
Trata-se da condição degenerada da produção cultural sob as condições de desenvolvimento do capitalismo avançado, no qual toda criação e manifestação cultural tendem a transformarse em mercadoria para consumo de massas, despojando-se de seu potencial crítico e emancipatório.
Oswaldo Giacoia Jr. Pequeno dicionário de filosofia contemporânea. São Paulo: PubliFolha, 2006 (com adaptações).
A definição apresentada nesse texto corresponde ao conceito de
indústria cultural.
cultura de massas.
indústria de massas.
cultura industrial.
indústria capital.
Seus princípios são os mesmos da produção econômica geral: uso crescente da máquina, submissão do ritmo humano ao ritmo da máquina, divisão do trabalho, alienação do trabalho. Sua matéria-prima, a cultura, não é mais vista como instrumento da livre expressão e do conhecimento, mas como produto permutável por dinheiro e consumível como qualquer outro produto.
(Coelho, Teixeira. Dicionário Critico de Política Cultural. Adaptado)
A descrição trata
da cultura popular.
da cultura erudita.
do marketing cultural.
da contrapartida social.
da indústria cultural.
A diversão é o prolongamento do trabalho sob o capitalismo tardio. Ela é procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado para se pôr de novo em condições de enfrentá-lo. Mas, ao mesmo tempo, a mecanização atingiu um tal poderio sobre a pessoa em seu lazer e sobre a sua felicidade, ela determina tão profundamente a fabricação das mercadorias destinadas à diversão que essa pessoa não pode mais perceber outra coisa senão as cópias que reproduzem o próprio processo de trabalho.
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
No texto, o tempo livre é concebido como
consumo de produtos culturais elaborados no mesmo sistema produtivo do capitalismo.
forma de realizar as diversas potencialidades da natureza humana.
alternativa para equilibrar tensões psicológicas do dia a dia.
promoção da satisfação de necessidades artificiais.
mecanismo de organização do ócio e do prazer.
A produção da indústria cultural visa oferecer à população produtos de alta qualidade, com um potencial emancipador.
Certo
Errado
Aponta para o conjunto dos instrumentos de apropriação dos bens simbólicos. Fazem dessa noção os produtos intermediários e equipamentos necessários à geração do bem simbólico final, como o celuloide para o cinema ou o mármore para a escultura, a sala de teatro onde será montada uma peça, o piano, etc. Num sentido mais amplo, constituem, do ponto de vista de um indivíduo ou comunidade, a soma de todos esses instrumentos que permitem o consumo e a produção dos bens simbólicos (bem como sua distribuição e troca) e o conjunto dos próprios bens simbólicos produzidos, como as coleções nas bibliotecas, pinacotecas, museus, galerias, cinematecas, videotecas, o assim por diante.
(Coelho, Teixeira. Dicionário Critico de Política Cultural. Adaptado)
O trecho define
a Cultura de Massa.
o Capital Cultural.
o Mecenato.
o Colecionismo.
a Cultura Emergente.
A indústria cultural volta-se para o lucro. O objetivo é a distração, e não o de fomentar o questionamento.
Certo
Errado
O problema da indústria cultural está na transformação das obras de arte em produtos de consumo mercantil.
Certo
Errado
Os bens de consumo, os serviços aos quais se tem acesso e os ganhos provenientes do trabalho são a representação de diferentes etapas da atividade econômica.
Certo
Errado
O termo indústria cultural é utilizado por Adorno e Horkheimer como forma de libertação e formação crítica da consciência cultural.
Certo
Errado
“Sob o poder do monopólio, toda cultura de massas é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo, seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem”.
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, p. 114.
De acordo com a perspectiva defendida pelos autores, é correto afirmar que
o sucesso da indústria cultural se deve ao fato de veicular uma crítica à ideologia dominante.
as mutações cognitivas provocadas pelos media sobre as massas mostram que o meio é a mensagem.
a produção de um sistema hegemônico da cultura de massas é consequência necessária da evolução da técnica.
o poder da indústria cultural se baseia na força econômica e na lógica da produção em série aplicada à cultura.
a indústria cultural é uma estrutura democratizante que considera cada indivíduo da massa como sujeito.
Sobre o produto da indústria cultural, assinale a alternativa incorreta.
Como a finalidade é a massificação e a estandardização, sem contar que o que se pretende é a padronização dos comportamentos, os produtos não podem deixar de divertir e entreter as massas, e ao mesmo tempo deve impedir qualquer tipo de reflexão que interrompa o consumo
Os produtos da indústria cultural são datados e tendem a favorecer o consumo pela valorização da novidade. A arte da indústria assume o mesmo padrão de qualidade da lógica do capital
Além dos problemas relacionados aos efeitos pretendidos pela produção da indústria cultural, e para além da reafirmação da lógica capitalista mesmo em ambientes recreativos ou sagrados, que teriam sua real finalidade no arrebatamento, no preenchimento e mesmo no escândalo, o produto da indústria deteriora a própria capacidade perceptiva dos seus consumidores, e como exemplo, Adorno chega a falar da perda de sensibilidade provocada pelas músicas ambientes, que dificultam o silêncio, que é fundamental à percepção estética auditiva
Os artistas são sujeitos ativos do processo, ou seja, são efetivamente a própria indústria, enquanto que os consumidores são passivos
Na obra Indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas, Adorno e Horkheimer distinguem dois tipos de artes. Assinale a alternativa que complete correta e respectivamente as lacunas no trecho acima citado.
arte leve / arte autônoma
arte industrial / arte moderna
música popular / música clássica
arte urbana / arte rupestre
“O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositadamente produzem. Eles se definem a si mesmos como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores gerais suprimem toda dúvida quanto à necessidade social de seus produtos.” In: ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.p.114
No trecho acima, os filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer refletem sobre a Indústria Cultural. De acordo com os autores, uma das consequências disso é
a arte verdadeira desaparece do mundo contemporâneo.
as pessoas perdem cada vez mais o gosto pelas obras de arte.
é preciso investir cada vez mais dinheiro para produzir uma arte de qualidade.
o cinema e o rádio tornam-se indústrias que produzem mercadorias e não mais obras de arte.
o cinema e o rádio resistem ao avanço da indústria cultural.
Para Walter Benjamin, a grande questão a ser pensada e analisada na era da indústria cultural, quanto ao conceito de reprodutibilidade técnica da obra de arte é o valor da quintessência de tudo que foi transmitido pela tradição a partir de sua origem, duração e conteúdo histórico.
Certo
Errado
Para Walter Benjamin, a indústria cultural e reprodutibilidade técnica possibilitaram ao homem contemporâneo criar fenômenos como a estetização da política (própria do fascismo) e a politização da arte (própria do comunismo).
Certo
Errado
Na obra A rebelião das massas encontramos a tese de que a civilização ocidental está enferma com a grave doença que é o homem-massa. O homem-massa é um tipo ideal, um modo de ser que permeia todas as classes, o homem-massa é uma pessoa irresponsável, um especialista incapaz de enfrentar um problema geral, decidido na rejeição da discussão; é inerte como a massa.
Que filósofo é autor dessa obra?
José Ortega y Gasset.
Miguel de Unamuno.
Albert Camus.
Enrique Dussel.
Theodor Adorno e Max Horkheimer escrevem, em 1947, Dialética do Iluminismo, obra na qual aparece, pela primeira vez, a expressão:
Ideologia
Decadência do gosto
Cultura de Massa
Indústria Cultural
Reprodutibilidade técnica