

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Fotografias são onipresentes: coladas em álbuns, reproduzidas em jornais, expostas em vitrines, paredes de escritórios, afixadas contra muros sob forma de cartazes, impressas em livros, latas de conservas, camisetas. O que significam tais fotografias?”
(Flusser, V.Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Annablume, 2011, p. 51).
“Com a fotografia, o valor de culto começa a recuar, em todas as frentes, diante do valor de exposição. Mas o valor de culto não se entrega sem oferecer resistência. Sua última trincheira é o rosto humano. Não é por acaso que o retrato era o principal tema das primeiras fotografias”.
(Benjamin, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 174)
Avalie as seguintes afirmações:
I. Ao tratar da noção de aura como um elemento também próprio da f tografia, Benjamin vê com otimismo essa nova forma de obra de arte, pois ainda está munida de aura.
II. Benjamin pensa o valor de perspectiva, considera a codificadores. culto e o valor de exposição das imagens fotografia como produções automáticas, técnicas. Flusser, em sua mediada por aparelhos
III. Flusser analisa positivamente a mediação técnica da fotografia, ao contrário de Benjamin, que considera tal mediação decadente.
IV. Vilém Flusser, ao pensar a fotografia como imagem produzida e distribuída por aparelho, evidencia a influência do pensamento de Walter Benjamin, ao considerar a imagem fotográfica como a primeira imagem técnica.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
I e II.
II e III.
III e IV.
I e III.
II e IV.
Para Walter Benjamin, a técnica em sua essência, não produz uma transformação da experiência.
Certo
Errado
Walter Benjamin criticava a reprodutibilidade técnica, como a dada na fotografia ou no cinema, pelo efeito de perda da aura da ação artística ou estética.
Certo
Errado
Benjamin define a segunda técnica como uma substituição da primeira técnica, em particular como forma de rever a relação entre o desenvolvimento técnico e a exploração da natureza.
Certo
Errado
A noção marxista de alienação cumpre uma função importante na crítica de Walter Benjamin à reprodutibilidade técnica.
Certo
Errado
Um dos fenômenos identificados por Adorno em relação à indústria cultural é a previsibilidade. O pensador afirma, por exemplo, que, desde o começo de um filme, já se sabe como ele termina.
Certo
Errado
Para Benjamin, a multiplicação da reprodução substitui a existência única da obra de arte por uma existência serial.
Certo
Errado
A obra de arte, por princípio, foi sempre passível de reprodução. O que alguns homens fizeram podia ser refeito por outros.
Walter Benjamin. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Os Pensadores. São Paulo: Editora Abril, 1980.
Pensar a obra de arte no contexto de sua reprodutibilidade técnica indica o caráter de
acessibilidade.
indissociabilidade.
indiscernibilidade.
sociabilidade.
inacessibilidade.
De acordo com Benjamin, mesmo a reprodução mais perfeita não escapa à ausência do aqui e agora da obra de arte; é esse aqui e agora que constitui o cerne de sua autenticidade.
Certo
Errado
A indústria cultural volta-se para o lucro. O objetivo é a distração, e não o de fomentar o questionamento.
Certo
Errado
O valor de culto da obra de arte
Se se consideram os diversos modos pelos quais uma obra de arte pode ser acolhida, a ênfase coloca-se ora sobre um fator, ora sobre outro, entre tais fatores, há dois que se opõem diametralmente: o valor da obra de arte como objeto de culto, e seu valor como realidade capaz de ser exposta. A produção artística começa por imagens que servem ao culto. Pode-se admitir que a presença mesma destas imagens tenha mais importância do que o fato de serem vistas. O gamo que o homem figura nas paredes de uma caverna, na idade da pedra, é um instrumento. Ele é indubitavelmente exposto aos olhos de outros homens, mas ele se dirige sobretudo aos espíritos. Posteriormente, é este valor de culto como tal que leva a que a obra de arte seja guardada em segredo; algumas estátuas de deuses não são acessíveis senão ao padre em sua cela. Algumas Virgens permanecem cobertas quase o ano todo, algumas esculturas de catedrais góticas são invisíveis quando contempladas debaixo. A medida que as obras de arte se emancipar de seu uso ritual, tornam-se mais numerosas as ocasiões de serem expostas. [...]
(BENJAMIN, W. “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”. In: LIMA, LC. (org.). Teoria da cultura da massa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990. p. 218-219.)
Walter Benjamin, associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, preconizava, dentre outras ideias, que:
A mecanização acaba com a “aura” da arte, no sentido de tirar seu valor simbólico, autêntico e subjetivo.
A fundamental relação entre a família e outros elementos sociais incidia, radicalmente, na determinação qualitativa da arte pelo indivíduo.
A principal teoria estética se fundava na ideia da dialética negativa; foi defensor ferrenho da educação como única forma de sistematização da arte.
Havia uma relação intrínseca entre o capitalismo e a sexualidade, bem como discutia num viés fascista as questões relacionadas à raça e exclusão social.
"Em sua essência, a obra de arte sempre foi reprodutível. O que os homens faziam sempre podia ser imitado por outros homens. Essa imitação era praticada por discípulos, em seus exercícios, pelos mestres, para a difusão de obras e finalmente por terceiros, meramente interessados no lucro" (BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Mágia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 166).
A partir dessa perspectiva da reprodutibilidade da obra de arte, Walter Benjamin desenvolveu sua noção de "reprodutibilidade técnica". Sobre essa noção é correto afirmar:
A reprodução técnica da obra de arte representava um processo novo que modifica a arte retirando dela seu caráter aurático.
A reprodução técnica da obra de arte insere o objeto estético reproduzido no domínio de uma tradição, mantendo o seu caráter sagrado.
A reprodução técnica da obra de arte é um resquício da conexão entre arte e religião que aponta para o caráter pré-moderno da arte contemporânea.
A reprodução técnica da obra de arte mantém o valor de autenticidade e singularidade da obra impedindo, assim, uma forma política revolucionária para a arte.
A reprodução técnica da obra de arte esvazia a qualidade experimental em que o valor de exposição e o valor de culto são idênticos.
Com relação à sétima arte, identifica-se que os pensamentos de Benjamin, de Adorno e de Horkheimer são similares.
Certo
Errado
Para Benjamin, a reprodutibilidade das obras de arte leva ao declínio da aura.
Certo
Errado
Walter Benjamin concebe o conceito de aura para caracterizar aquilo que é reprodutível na obra de arte.
Certo
Errado
Segundo Walter Benjamin, o valor singular de uma obra de arte autêntica tem o seu fundamento no ritual em que adquiriu o seu valor de uso original e primeiro.
Certo
Errado
O conceito de indústria cultural, no que se refere à arte, só se aplica ao contexto das relações capitalistas de produção, pois a cultura não é produzida pelas massas, e sim para as massas; o que verdadeiramente interessa é o seu valor de venda nas sociedades de mercado.
Certo
Errado
A tempestade que impulsiona o anjo para trás, que o impede de salvar os homens, e que vem do paraíso, é o progresso. Contra esta ideia, entendida como historicismo.
(CANTINHO, M. J. Walter Benjamin e a história messiânica: contra a visão histórica do Progresso. Universidade Nova de Lisboa. In: Cadernos Benjaminianos. Disponível em: < http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenja minianos/article/view/5309/4717 >. Acesso em: 08/08/2021.).
Benjamin recorre a conceitos importantes da tradição judaica. Assinale a alternativa que lista estes conceitos de forma correta.
Rememoração, promessa e redenção
Messias, reminiscência e profecia
Alegoria, topologia e escatologia.
Cabala, messias e prometido
Para Benjamin, toda obra de arte está rodeada por uma aura e a reprodução técnica, própria da sociedade industrial, sendo o aumento da produtividade a força motriz que sustenta o alcance dotado de sentido da obra de arte.
Certo
Errado
Para Walter Benjamin, a grande questão a ser pensada e analisada na era da indústria cultural, quanto ao conceito de reprodutibilidade técnica da obra de arte é o valor da quintessência de tudo que foi transmitido pela tradição a partir de sua origem, duração e conteúdo histórico.
Certo
Errado