

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em 1915, _________________, um meteorologista alemão que estava se recuperando de ferimentos sofridos na Primeira Guerra Mundial, escreveu um livro sobre a fragmentação e _________________. Nele, apresentou as similaridades marcantes entre as rochas, as estruturas geológicas e os fósseis dos lados opostos do Atlântico. Nos anos seguintes, ele postulou uma teoria de um _____________, que denominou de __________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Robert Dietz – separação da crosta – rifteamento – Dorsal Mesoatlântica
Eduard Hess – deriva dos continentes – subcontinente – Gondwana
Alfred Wegener – tectônica de placas – subcontinente – Deriva dos Continentes
Alfred Wegener – deriva dos continentes – supercontinente – Pangeia
Segundo os PCNs, no primeiro ciclo o estudo da Geografia deve abordar principalmente questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico. Para tanto, a paisagem local e o espaço vivido são as referências para o professor organizar seu trabalho.
Sendo assim, os PCNs estabeleceram os seguintes objetivos a serem atingidos no primeiro ciclo, EXCETO:
Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
Conhecer e comparar a presença da natureza, expressa na paisagem local, sem preocupar-se com questões ambientais e nem com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens;
Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
Conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas utilizando, para tanto, alguns procedimentos básicos;
Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral.
“Como a intensidade de g é maior nos polos do que no equador, a Terra não possui uma forma totalmente esférica, sendo que seu raio equatorial (6.378km) é ligeiramente maior do que o raio polar (6.357km)”.
Fonte: TEXEIRA, W; TOLEDO, M. C. de; FAIRCHILD, T. R; TAIOLI, F. (org). Decifrando a Terra (2008) Ed. Nacional. São Paulo.
Considerando o que informa a citação, a Terra tem forma:
Plana.
Cônica.
Esférica e achatada nos polos.
Cilíndrica.
Cúbica.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A geografia permite compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza na construção de seu espaço, as singularidades do lugar em que vivemos, o que o diferencia e o aproxima de outros lugares e, assim, adquirir uma consciência maior dos vínculos afetivos e de identidade que estabelecemos com ele.
II. No estudo da geografia, é preciso observar e buscar explicações matemáticas para aquilo que, em determinado momento, permaneceu ou foi transformado, sempre justificando as mudanças naturais como o resultado de uma ação antrópica.
III. A geografia permite conhecer as múltiplas relações de um lugar com outros lugares, distantes no tempo e no espaço, e perceber as relações do passado com o presente na sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o ano nas regiões tropicais, sendo muito comuns na América Central.
II. A caatinga é uma região de clima semiárido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil. Esse bioma é rico em recursos genéticos, dada a sua alta biodiversidade.
III. As chuvas do pantanal ocorrem predominantemente no topo das colinas, formando pequenos cursos de água que deságuam nos rios e na planície. Com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas (a partir de março), o nível de água dos rios é reduzido, provocando as enchentes.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Ao analisar as vertentes (escolas) da (des)ordem ambiental, Jacob Binsztok (2011) registra as principais contribuições das correntes de pensamento, expondo importantes questões para análise e síntese da teoria geográfica do ordenamento territorial. Com base nos seus conhecimentos geográficos sobre o assunto, leia atentamente as descrições a seguir.
_______________: diz respeito a uma escola (ou vertente) que, pressionada pelos avanços dos movimentos da sociedade civil contrários (à) (des)ordem provocada pela urbanização-industrialização acelerada, preocupa-se de sobremaneira com os níveis de eficiência energética.
_______________: apresenta como importante característica a participação maciça do Estado na economia do modelo nacional-desenvolvimentista brasileiro adotado entre a década de 1930 e o final de 1980, facilitando a devastação de nossos recursos naturais, também, contraditoriamente, não deixou de apresentar rebatimento na ordem ambiental do país.
_______________: é derivada do Clube de Roma (1972), que mediante um estudo sobre os “limites do crescimento”, fundamentados em projeções estatísticas, concluiu que o desenvolvimento capitalista deveria esgotar-se no prazo máximo de cem anos, caso não fossem produzidas ações capazes de preservar os recursos naturais.
_______________: essa escola (ou vertente) geralmente responsabiliza a industrialização pela (des)ordem ambiental ocorrida no mundo contemporâneo.
A alternativa que apresenta, na ordem, o nome dos processos correspondentes é a seguinte:
Escola (ou vertente) ultradesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do neodesenvolvimentismo; Escola (ou vertente) do desenvolvimentismo controlado; Escola (ou vertente) da sustentabilidade
Escola (ou vertente) ultradesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do neodesenvolvimentismo; Escola (ou vertente) ecodesenvolvimentista; Escola (ou vertente) da sustentabilidade.
Escola (ou vertente) ultradesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do desenvolvimentismo controlado; Escola (ou vertente) ecodesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do naturalismo.
Escola (ou vertente) desenvolvimentista; Escola (ou vertente) do neodesenvolvimentismo; Escola (ou vertente) ecodesenvolvimentista; Escola (ou vertente) da sustentabilidade.
Escola (ou vertente) desenvolvimentista; Escola (ou vertente) do neodesenvolvimentismo; Escola (ou vertente) ecodesenvolvimentista; Escola (ou vertente) do naturalismo.
Leia o trecho a seguir: “A multiplicidade das expedições científicas e militares traduzia a aventura dos tempos modernos. As associações científicas davam apoio às expedições, nos moldes da Associação Africana, fundada em Londres em 1788, com duplo objetivo: o de explorar a África, com a finalidade de descobrir e de revelar esse continente à cultura ocidental, e abrir novos domínios comerciais britânicos naquele continente.”. (LENCIONI, Sandra. A Geografia como Ciência e a Região como Objeto de Estudo. In: Região e Geografia. / Sandra Lencioni. 1999, Edusp, p. 74).
No cerne da origem do discurso geográfico, desenvolvido ao longo do século XIX, nota-se que:
Não há um discurso geográfico único, claramente definido, ainda mais quando nos referimos ao múltiplo contexto político e geopolítico do século XIX, com a crescente do fascismo, comunismo e anarquismo.
O discurso geográfico é fortemente atrelado às intenções políticas, sendo impossível sua desconexão, marcada, ao longo de todo o século XIX, principalmente com as instituições que asseguraram o projeto imperialista e colonialista europeu.
A Geografia tornou-se a ciência da localização dos recursos, auxiliar aos interesses políticos das elites agroindustriais emergentes no cenário europeu do século XXI, conforme argumenta Lencioni.
Os estudos interessados no território do continente africado levou à impulsão desmedida da economia do período, transformando as relações sociais, mormente desagregando os sistemas territoriais e regionais africanos e europeus, favorecendo o primeiro.
Leia com atenção o fragmento a seguir: “O território, sendo um fator constante em meio à variação dos acontecimentos humanos, representa em si e por si um elemento universal. É por isso que sua importância na história foi primeiramente reconhecida através da filosofia. Montesquieu e Herder não se propuseram absolutamente a resolver problemas sociológicos ou geográficos quando tomaram em consideração as relações existentes entre os povos ou os Estados e os seus territórios, mas pretenderam apenas compreender a missão e o futuro do homem estudado no seu ambiente físico, que, segundo a concepção de Herder e de Ritter, foi preparado deliberadamente por ele para que pudesse realizar aqui seu desenvolvimento segundo o projeto do Criador”. (RATZEL, Friedrich. O território e o progresso. In: Ratzel / Antonio Carlos Robert Moraes (org), 1990, p. 80-81).
Com base na tradução do trecho escrito por Ratzel, o território, uma das principais categorias de análise em Geografia é entendido como:
Limites determinados que concentram as sociedades humanas, principalmente aquelas pertencentes ao contexto da Idade Média, no qual as cidades eram muradas e pouco desenvolvidas.
A base material e social de um povo que se relaciona com outros para ser mais forte, pautando-se na diversidade de contatos culturais para que o estado de espírito de uma nação se desenvolva e se organize.
O que liga o povo à nação, que constitui as condições de se lançar para o futuro, garantindo as condições essenciais para o desenvolvimento e o fortalecimento de um povo.
Uma área delimitada, quase sempre muito extensa, que deve ser protegida e regulada a partir do Estado, para que as pessoas possam seguir a ideologia anticonsumista e viver em harmonia com a natureza.
Para a BNCC, estudar geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Para tanto utiliza-se do raciocínio geográfico e seus princípios como uma maneira de exercitar o pensamento espacial.
Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE todos os sete princípios do raciocínio geográfico:
Analogia; Conexão; Diferenciação; Extensão; Ordem; Variação e distribuição.
Diferenciação; Distribuição; Extensão; Localização; Ordem; Analogia e Pesquisa.
Analogia; Conexão; Diferenciação; Distribuição; Extensão; Localização e Ordem.
Pesquisa; Analogia; Ordem; Localização; Objetivos; Distribuição e Extensão.
Analogia; Diferenciação; Ordem; Pesquisa; Posição; Conexão e Localização.
Com o surgimento na década de 1970 da Geografia Crítica, rompe-se a visão tradicional e quantitativista. O espaço agora é visto como o Locus da reprodução das relações sociais de produção. Para analisar o espaço sugere-se o uso das seguintes categorias:
1. Forma
2. Função
3. Estrutura
4. Processo
Relacione:
( ) É definido como uma ação que se realiza de modo contínuo, visando resultados, que constantemente são reformulados pelas contradições internas de cada sociedade, ao longo do tempo.
( ) Implica em uma tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto ou conjunto de objetos em forma.
( ) Diz respeito à natureza social e econômica de uma sociedade em determinado momento histórico, é a matriz social na qual as formas e funções são criadas e justificadas.
( ) É o aspecto visível, exterior e perceptível ao observador de um objeto ou de um conjunto de objetos.
Marque a sequência CORRETA:
1, 2, 3, 4
4, 3, 2, 1
1, 4, 2, 3
3, 2, 4, 1
4, 2, 3, 1
Sobre o capitalismo, analise os itens abaixo.
I. A propriedade privada dos meios de produção e o trabalho assalariado são características deste modo de produção criado no final do século XIX.
II. Durante o capitalismo comercial, também chamado de mercantilismo, foi estabelecida uma Divisão Internacional do Trabalho (DIT), entre Países Industrializados e Países Não-Industrializados.
III. Tendo como um de seus fundamentos a necessidade de matéria prima e de comercialização da produção, o capitalismo industrial do século XVIII marcou a ampliação das relações internacionais.
IV. O capitalismo monopolista ou financeiro, representa uma maior importância dos bancos, das multinacionais/transacionais e das grandes corporações nas relações internacionais.
Estão CORRETOS os itens
I e II.
I e III.
I, III e III.
II e III.
III e IV.
Considere a figura a seguir, para responder corretamente o que se pede.

Marque a alternativa que possui afirmação correta.
A ocorrência das estações do ano é uma das consequências do movimento de rotação.
No dia 23 de setembro ocorre o início da estação da primavera no hemisfério norte.
O fenômeno do sol da meia-noite no hemisfério norte ocorre durante a estação do inverno no hemisfério sul.
É no equinócio, que a incidência do sol é mais oblíqua sobre o Equador, e mais vertical perto dos polos.
Observe a figura abaixo. Trata-se de um fragmento da carta topográfica na escala de 1:25.000. Localize no fragmento da carta topográfica os pontos A e B e assinale a alternativa que apresenta as suas coordenadas UTM.

Ponto A– 281250 / 9183500 Ponto B – 281500 / 9182500
Ponto A– 281750 / 9184500 Ponto B – 281500 / 9183500
Ponto A– 280500 / 9183250 Ponto B – 280250 / 9182750
Ponto A– 280000 / 9183000 Ponto B – 280000 / 9182000
Ponto A– 280250 / 9183500 Ponto B – 280500 / 9182500
As ideias de __________ , traduzidas pela frase máxima “Espaço é poder”, influenciaram profundamente o pensamento geopolítico alemão do século XIX e início do século XX. Todavia, ao longo dos anos, suas ideias foram muito alteradas e radicalizadas por vários seguidores, levando ao que se denominou de doutrina do determinismo geográfico ou escola determinista. Preenche corretamente a lacuna:
Ratzel.
La Blache.
Febvre.
Hitler.
A coluna do tempo geológico é dividida em éons, eras, períodos e épocas. Essa divisão não é arbitrária, ela reflete grandes acontecimentos que ocorreram nas histórias geológica e biológica da Terra. Assim, pode-se afirmar que:
Os éons Arqueano e Proterozoico correspondem a grupos de rochas ígneas e metamórficas que formam grande volume da crosta continental, com registro fóssil extenso, composto de seres macroscópicos.
O éon Fanerozoico significa “vida invisível”, refletindo a fase em que a vida teve início no planeta.
A Era Mesozoica inclui os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. O nome Triássico tem a ver com a divisão em três camadas das rochas dessa idade na Alemanha, que se sobrepunham às rochas paleozoicas.
A Era Cenozoica significa “vida antiga” e se inicia depois da grande extinção que marcou o final do Período Cretáceo.
Uma das consequências do movimento de translação da Terra é as estações do ano. Assim sendo, quando inicia o Outono no Hemisfério Sul, no Hemisfério Norte tem início:
o Inverno;
a Primavera;
o Verão;
o Outono;
o Ano bissexto.
Estudar Geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos. Por meio deste estudo, podemos entender melhor o local em que moramos – seja uma cidade, seja uma área rural – e o nosso país, assim como os demais países. Sobre o estudo da Geografia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O campo de preocupação da Geografia é o espaço da sociedade humana.
( ) As modificações que a sociedade humana produz em seu espaço são, hoje, mais intensas que no passado.
( ) Na atualidade, ainda existem países que não dependem dos demais.
( ) O espaço geográfico é apenas o local de morada da sociedade humana.
( ) Deve-se fazer, atualmente, um estudo do espaço geográfico de modo multiescalar.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V.
V, V, F, V, F.
V, V, F, F, F.
V, V, V, F, V.
(…) surge, na tradicional Geografia Política, como o espaço concreto em si (com seus atributos naturais e socialmente construídos), que é apropriado, ocupado por um grupo social. Sua ocupação é vista como algo gerador de raízes e identidade: um grupo não pode ser mais compreendido sem esse espaço, no sentido de que a identidade sociocultural das pessoas estaria inarredavelmente ligada aos atributos do espaço concreto.
(Castro, Iná Elias et al. Geografia: Conceitos e Temas. Adaptado)
O texto faz referência
à territorialidade.
ao circuito de produção.
ao território.
ao lugar.
à região.
Segundo MORAES (1981), a unidade da Geografia Crítica
é mostrada pelo predomínio de orientações metodológicas semelhantes.
se baseia na convergência de conceitos socioespaciais em permanente renovação.
está relacionada à defesa do Estado como principal agente de transformação social.
se evidencia pelo fato de ser uma frente que apresenta perspectivas idênticas.
ocorre na postura de oposição a uma realidade social e espacial contraditória e injusta.
Leia o fragmento a seguir:
_______________ é fundamentalmente um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder. A questão primordial, aqui, não é, na realidade, quais são as características geoecológicas e os recursos naturais de uma certa área, o que se produz ou quem produz em um dado espaço.
SOUZA, Marcelo Lopes. Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. P. 89
A categoria espacial que preenche corretamente a lacuna do texto é
Lugar.
Região.
Território.
Paisagem.