Questões de Concurso sobre Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
109 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo a resolução ANP nº 17/2015, o plano de desenvolvimento deve ser submetido pelo contratado e deve atender a estratégia de explotação com o objetivo de:


A

Realizar ajustes financeiros de acordo com as exigências da ANP.


B

Antecipar as atividades de desenvolvimento ou o início de produção.


C

Provar que a produção atingirá mais de 10.000 barris de óleo por dia.


D

Maximizar a recuperação dos recursos em cada reservatório do campo.

Considere, hipoteticamente, que uma nova operadora de gás natural começa a operar no estado do Ceará, sendo a ARCE responsável pela regulação, inspeção e fiscalização das operações dessa empresa. Durante a revisão dos procedimentos da operadora, foram identificados sérios desvios nas práticas de especificação do gás natural comercializado, trazendo riscos à segurança ou qualidade, violando a Resolução ANP nº 16/2008. Considerando as diretrizes atuais sobre a regulação da indústria do gás natural no Brasil, qual é o curso de ação apropriado para corrigir essa situação e garantir a conformidade regulatória e a segurança?


A

Solicitar apenas um relatório trimestral de atividades para assegurar monitoramento, sem exigir ajustes imediatos nas práticas atuais.


B

Permitir que a operadora continue operando sob as condições atuais, desde que apresente um plano de ações corretivas em até seis meses.


C

Exigir que a operadora ajuste imediatamente a qualidade do gás natural ao padrão especificado, além de realizar inspeções técnicas periódicas para evitar violações futuras.


D

Encaminhar a situação imediatamente à Justiça sem aplicar outras medidas administrativas prévias, interrompendo definitivamente todas as operações antes de esgotar os recursos administrativos, até que uma sentença judicial seja proferida.

A Resolução ANP nº 982/2025 estabelece as especificações do gás natural, nacional ou importado, e as obrigações quanto ao controle da qualidade a ser atendida pelos agentes econômicos que comercializam ou transportam o produto em território nacional. Com base nessa resolução, assinale a alternativa correta.


A

As especificações definidas na resolução se aplicam ao gás natural utilizado somente como combustível para o uso automotivo e para a geração de energia elétrica.


B

É vedada a mistura de biometano de origem nacional com o gás natural importado.


C

A comercialização de gás natural com especificação diversa aos distribuidores de gás natural canalizado é permitida se a entrega for realizada exclusivamente por veículo transportador de gás natural ou por duto dedicado.


D

O gás natural de origem importada precisa conter teores de metano superior ao gás natural de origem nacional.


E

Consumidores industriais, de cogeração e termelétricos podem utilizar gás natural com especificação diversa da estabelecida para abastecimento veicular, desde que destinado exclusivamente a frotas próprias.

As Agências Reguladoras possuem atribuições básicas que envolvem diversos aspectos, como a regulamentação do serviço concedido e a fiscalização permanente da sua prestação. Além disso, configuram-se como atribuições básicas de Agências Reguladoras do Setor de Gás Natural Canalizado, no âmbito estadual:


I. aplicar penalidades regulamentares e contratuais, homologar ajustes e proceder à revisão das tarifas, conforme a lei, regulamentos e contratos, garantindo o cumprimento das normas e cláusulas da concessão.

II. autorizar ou registrar atividades de autoprodução e autoimportação, e definir regras para consumidores livres, inclusive quanto à tarifa de uso do sistema de distribuição.

III. zelar pela boa qualidade do serviço, receber, apurar e solucionar reclamações de usuários, comunicando-lhes as providências adotadas.

IV. determinar as metas de lucro das concessionárias, interferindo na gestão financeira e administrativa das concessionárias do setor.

V. estimular a busca pelo aumento da qualidade, produtividade, preservação ambiental e conservação dos recursos.


Analisando as informações apresentadas, é correto afirmar que apenas as atribuições


A

I, II, IV e V estão corretas.


B

II, III e V estão corretas.


C

II, III e IV estão corretas.


D

I, II, III e V estão corretas.


E

I, II e V estão corretas.

A logística da movimentação dos produtos líquidos regulados pela ANP depende da infraestrutura de transferência e transporte disponível no território nacional, composta pelos oleodutos e terminais de combustíveis líquidos.


Em relação ao tema, relacione a atividade econômica com o respectivo agente regulado pela ANP.


1. Transportador Dutoviário

2. Operador de Terminal

3. Empresas Brasileiras de Navegação


( ) Atua em instalações utilizadas para receber, destinar e armazenar biocombustíveis, petróleo e derivados líquidos, inclusive o GLP. Podem ser terrestres ou aquaviários.

( ) Transporte de petróleo, seus derivados e de biocombustíveis.

( ) Transporte a granel de petróleo, seus derivados e de biocombustíveis, autorizadas pela Antaq.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.


A

3 – 2 – 1.


B

1 – 3 – 2.


C

2 – 1 – 3.


D

2 – 3 – 1.


E

1 – 2 – 3.

A logística da movimentação de petróleo, seus derivados e biocombustíveis depende da infraestrutura de transferência e transporte disponível no território nacional, composta pelos oleodutos e terminais de combustíveis líquidos.


Em relação à movimentação de petróleo, seus derivados e biocombustíveis, analise as afirmativas a seguir.


I. O transporte aquaviário de petróleo, seus derivados e biocombustíveis realizado por Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) é autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). As atividades incluem navegações de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, apoio portuário e interior.

II. Terminais de granéis líquidos são instalações terrestres ou aquaviárias, utilizadas para receber, destinar e armazenar biocombustíveis, petróleo e derivados líquidos, inclusive o GLP. Os biocombustíveis líquidos, depois de produzidos nas usinas de etanol e plantas de biodiesel, podem ser movimentados diretamente pelos produtores para as distribuidoras ou entregues em terminais, para posterior entrega às distribuidoras ou exportação.

III. A produção de petróleo offshore e onshore é transportada dos campos para os terminais que entregam o produto nas refinarias. Os combustíveis líquidos produzidos nas refinarias podem ser entregues diretamente às distribuidoras por dutos ou enviados para outros terminais por modal dutoviário, ferroviário ou aquaviário.


Está correto o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

II, apenas.


C

I, II e III.


D

III, apenas.


E

I e III, apenas.

É comum utilizar o termo “etanol”, ou “álcool”, para nos referirmos ao etanol combustível que, na verdade, consiste numa mistura de etanol (C₂H₅OH) e água.


Segundo a Resolução ANP nº 19/2015, o etanol combustível pode ser apresentado como etanol anidro combustível (EAC) e etanol hidratado combustível (EHC).


Em relação à produção de etanol no Brasil, analise as afirmativas a seguir.


I. A principal rota tecnológica utilizada na atualidade para a produção de etanol é a de primeira geração (1G). Os processos empregados nessa rota variam de acordo com a matéria-prima utilizada. Quando o material é rico em amidos e celuloses, o que é o caso das amiláceas, é preciso realizar certo processo para a conversão dessas moléculas em açúcares fermentáveis.

II. Existem dois tipos de processos fermentativos sendo usados industrialmente no Brasil: o sistema em batelada alimentada e o sistema contínuo. Embora o processo contínuo seja mais vantajoso, a maior parte do etanol no Brasil é produzida em batelada alimentada.

III. A principal desvantagem da produção de etanol por batelada é fato da impossibilidade de recuperação de levedura, que consiste em retirá-la do mosto fermentado por meio de decantação ou centrifugação.


Está correto o que se afirma em


A

I e III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II, apenas.


D

I, II e III.


E

I, apenas.

Em relação à importação e exportação de petróleo, seus derivados e biocombustíveis, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) O Ministério de Minas e Energia (MME) é o órgão anuente do comércio exterior brasileiro com competência para atuar nas fases administrativas do processo de importação e de exportação de petróleo, derivados de petróleo e biocombustíveis. A fase administrativa se refere aos procedimentos e exigências de órgãos de governo prévios à efetivação da importação/exportação e variam de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações e das exportações.

( ) Cabe ao MME autorizar e revogar agentes econômicos de comércio exterior de biocombustíveis, petróleo e seus derivados e gás natural e seus derivados.

( ) Cabe à ANP realizar a anuência de licenças de importação (LI) e de registros de exportação (RE) de petróleo, derivados de petróleo e de biocombustíveis. Ao analisar uma LI ou RE, a ANP pode deferir, indeferir ou colocar em exigência um pedido de um agente autorizado a importar e/ou exportar esses produtos.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F – F – V.


B

V – V – F.


C

F – F – F.


D

V – F – F.


E

V – V – V.

O gráfico a seguir apresenta os combustíveis mais consumidos no setor de transportes em 2023, segundo o BEN 2024. Ainda segundo o BEN 2024, o consumo de energia em 2023 no setor de transportes aumentou 4,4% em relação a 2022.



Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. Entre os principais movimentos de 2023, estão o aumento da produção e a queda na importação de gasolina, em meio a uma expansão do consumo de biocombustíveis.

II. A demanda do setor aéreo deverá seguir em baixa, apesar do crescimento do PIB, do emprego e da renda. O aumento dos preços do QAV em 2024, diminuiu a demanda de voos.

III. A importação de diesel A caiu em 2023, em função de um aumento na produção nacional e de uma maior mistura de biodiesel no combustível fóssil vendido nas bombas.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

A Resolução ANP nº 852/2021 regulamenta o exercício da atividade de produção de derivados de petróleo e gás natural, seu armazenamento, sua comercialização e a prestação de serviço. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A atividade de produção de derivados de petróleo e gás natural diversifica-se entre o refino de petróleo, o processamento de gás natural, a formulação de gasolina e óleo diesel e a produção de derivados de petróleo e gás natural em central petroquímica.

( ) A construção de nova instalação produtora de derivados de petróleo e gás natural ou a alteração de instalação existente depende de autorização prévia da ANP.

( ) As atividades relacionadas à industrialização e ao processamento do óleo de xisto e seus derivados são reguladas por esta Resolução e são equiparadas às atividades de refino de petróleo.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F – F – V.


B

V – F – V.


C

F – V – F.


D

F – V – V.


E

V – V – F.

A ANP é responsável pela regulamentação e autorização das atividades de distribuição e revenda de combustíveis líquidos.


Sobre o tema, analise as afirmativas as seguir.


I. Transportador-revendedor-retalhista na navegação interior (TRRNI) é a pessoa jurídica autorizada pela ANP para a atividade de transporte e revenda retalhista ao longo dos canais, rios, lagos, baías, angras e enseadas, em qualquer tipo de embarcação com propulsão.

II. O fornecedor de etanol é uma pessoa jurídica autorizada ou cadastrada pela ANP como produtor de etanol, com unidade fabril instalada no território nacional.

III. A atividade de revenda varejista de combustíveis automotivos ocorre, exclusivamente, em estabelecimento denominado posto revendedor de combustíveis automotivos.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

De acordo com a Resolução ANP nº 906/2022, no capítulo que trata das regras de utilização do biometano, os dados de precisão, repetibilidade e reprodutibilidade, deverão ser utilizados:


A

somente para o estado liquefeito do produto, sob condições de temperatura e pressão ambientes.


B

como tolerância aplicada aos limites especificados.


C

como quia para aceitação das determinações em duplicata do ensaio, somente.


D

como elemento de comprovação para comercialização para o consumidor industrial.


E

na caracterização de resíduos sólidos urbanos ou resíduos de esgotamento sanitário.

A logística da movimentação dos produtos líquidos regulados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) depende da infraestrutura de transferência e transporte disponível no território nacional, composta pelos oleodutos e terminais de combustíveis líquidos.


Em relação aos oleodutos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Os dutos que movimentam hidrocarbonetos líquidos e outros combustíveis, tais como biodiesel, mistura óleo diesel, biodiesel ou etanol não são considerados oleodutos.

( ) Os oleodutos de transferência são aqueles em que a movimentação de petróleo, seus derivados e biocombustíveis ocorre em meio ou percurso considerado de interesse específico e exclusivo do proprietário ou explorador das facilidades.

( ) Os oleodutos de transporte movimentam petróleo, seus derivados e biocombustíveis em meio ou percurso considerado de interesse geral.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V – F – F.


B

F – V – V.


C

F – F – V.


D

V – F – V.


E

F – V – F.

Em relação ao Programa RenovaBio, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) A Resolução CNPE nº 15/2019 definiu as metas nacionais de redução de emissões para a matriz de combustíveis para o período de 2019 a 2029, principal instrumento do Programa RenovaBio, cujo objetivo é incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transportes do país.

( ) Uma vez certificados pela ANP, produtores e importadores de biocombustíveis que desejarem aderir ao programa, poderão gerar lastro para emissão primária de Créditos de Descarbonização (CBIOs), nos termos da regulamentação da ANP, utilizando-se das notas fiscais de comercialização de biocombustíveis.

( ) As metas nacionais são anualmente desdobradas em metas individuais compulsórias para os distribuidores de combustíveis, conforme suas participações no mercado de combustíveis fósseis.


A afirmativas são, respectivamente,


A

V – V – V.


B

V – F – V.


C

F – F – V.


D

V – F – F.


E

F – V – V.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelece critérios para o livre acesso a terceiros interessados em terminais aquaviários, existentes ou a serem construídos, para movimentação de petróleo e seus derivados (Resolução ANP nº 881/2022).


Sobre essa resolução, analise as afirmativas a seguir.


I. Estão sujeitos a esses critérios, os terminais aquaviários públicos ou privativos, quer marítimos, lacustres ou fluviais, situados dentro ou fora da área de porto organizado.

II. Não estão sujeitas a esses critérios, as operações ship-to-ship não atracadas, ou seja, operações de transbordo ou transferência de carga diretamente entre embarcações não atracadas, posicionadas lado a lado.

III. O operador deve prestar serviços de movimentação e de armazenagem de produto regulado, permitindo a qualquer interessado o acesso ao terminal, mediante remuneração.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Em relação ao Regime Regulador Misto dos contratos de E&P, analise as afirmativas a seguir.


I. No regime de concessão, a empresa, ou o consórcio, contratado pela União assume o risco exploratório. O risco de investir e encontrar – ou não – petróleo ou gás natural é da empresa concessionária, que tem a propriedade de todo o óleo e gás descoberto e produzido na área concedida.

II. No regime de partilha, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decide se serão realizadas licitações ou se será contratada diretamente a Petrobras, visando à preservação do interesse nacional e ao atendimento dos demais objetivos da política energética.

III. Na licitação de partilha promovida pela ANP, a empresa vencedora será aquela que oferecer a maior parcela do excedente em óleo ao Estado brasileiro.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Segundo a Resolução ANP n° 886/2022, o produtor de biometano deverá manter as evidências de que implementou as recomendações da análise de risco para fins de fiscalização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e dos órgãos ambientais competentes,


A

referentes aos 2 últimos anos de funcionamento da unidade produtora.


B

pelo período de 2 anos, mesmo que a unidade produtora não esteja em funcionamento.


C

pelo prazo de 5 anos, da data que promoveu o efeito.


D

durante todo o período de funcionamento da unidade produtora.


E

durante os últimos 7 anos de funcionamento da unidade produtora.

De acordo com a Resolução ANP Nº 16/2008, o gás natural deve apresentar certas características para ser comercializado em território nacional. Qual das seguintes características é obrigatória para garantir a segurança e a integridade dos equipamentos que utilizam gás natural?


A

Teor elevado de nitrogênio e dióxido de carbono para aumentar a densidade do gás e melhorar sua eficiência de transporte.


B

Alta concentração de metano para maximizar o poder calorífico do gás natural, sem restrições quanto aos demais componentes.


C

Total ausência de hidrocarbonetos superiores no gás natural, para evitar qualquer possibilidade de formação de líquidos nos dutos.


D

Concentrações limitadas de componentes potencialmente corrosivos, como sulfeto de hidrogênio, dióxido de carbono e água.

O abastecimento nacional de combustíveis é declarado como de utilidade pública pela legislação brasileira. Nesse sentido, cabe à ANP garantir a qualidade e o fornecimento dos combustíveis em todo o Brasil.


Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A atividade de distribuição de combustíveis líquidos compreende a aquisição, o armazenamento, a mistura, o transporte, a comercialização e o controle de qualidade de combustíveis líquidos.

II. O transportador-revendedor-retalhista (TRR) pode comercializar gasolina A e C e etanol hidratado combustível. Porém, não pode adquirir ou vender biodiesel, diesel A, combustíveis de aviação, GNV e GLP.

III. Os revendedores de combustíveis automotivos são os agentes econômicos responsáveis pela revenda de gasolina, diesel, etanol e GNV com autorização da ANP.


Está correto o que afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

II e III, apenas.

De acordo com a Resolução ANP nº 749/2018, campo de petróleo ou de gás natural maduro é o que atingiu produção maior ou igual a vinte e cinco anos ou cuja produção acumulada corresponda a, pelo menos, 70% do volume a ser produzido previsto, considerando as reservas provadas.


Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Algumas bacias onshore, vêm apresentando um aumento no fator de recuperação, como resultado da política da Petrobras de desinvestimentos de diversos campos terrestres, o que possibilitou a participação de novas empresas de pequeno e médio portes, interessadas em aumentar o volume recuperável dos campos.

( ) Nos últimos anos não foram implementados programas governamentais que trouxessem avanços importantes para o ambiente onshore e offshore. A implementação do sistema de oferta permanente de blocos exploratórios e campos marginais, como a adequação dos percentuais de royalties sobre a produção incremental gerada por novo plano de investimentos a ser executado, não trouxeram resultados relevantes para o aumento do fator de recuperação de campos maduros.

( ) As emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundos, substancialmente, do uso de fontes fósseis, como o petróleo, têm suscitado o interesse em tecnologias que visam mitigar as emissões de GEE. O interesse pela técnica de Recuperação Avançada de Petróleo, fazendo uso da injeção de CO2 (Enhanced Oil Recovery with CO2), vai além das questões climáticas, uma vez que esse método permite prolongar a vida útil de um poço.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V – V – V.


B

V – F – V.


C

F – V – F.


D

F – F – V.


E

V – F – F.

 
 
Gerar simulado