Questões de Concurso sobre Legislação Aplicada - PC RJ

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
51 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em janeiro de 2020, Maria, inspetora de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, completou cinco anos de efetivo serviço prestado ao Estado, em sua integralidade como policial civil.

Sabendo-se que, no ano de 2019, Maria gozou licença para tratamento de sua saúde por cem dias, com base no Regulamento do Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (aprovado pelo Decreto nº 3.044/1980), Maria:


A

tem direito à licença-prêmio, desde que se suspenda por noventa dias a contagem do tempo de serviço para fins de cumprir o período aquisitivo para fazer jus à citada licença;


B

tem direito à licença-prêmio, desde que se suspenda por cem dias a contagem do tempo de serviço para fins de cumprir o período aquisitivo para fazer jus à citada licença;


C

tem direito à licença-prêmio, sem qualquer suspensão na contagem do prazo, com todos os direitos e vantagens de seu cargo efetivo, e pode gozá-la integralmente, ou em períodos de um a dois meses;


D

não tem direito à licença-prêmio, diante do novo regime jurídico dos servidores públicos estaduais, por expressa previsão legal, haja vista que não existe direito adquirido a regime jurídico estatutário;


E

não tem direito à licença-prêmio, haja vista que, durante o período aquisitivo do quinquênio, gozou licença para tratamento da saúde, havendo interrupção do prazo que volta a contar do zero a partir do término da licença.

Joana é servidora pública estável ocupante do cargo de investigador policial da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de alcançar seu maior sonho profissional, ser aprovada em concurso público para o cargo de delegado de polícia, Joana atualmente cursa faculdade de Direito. Na próxima semana, Joana terá prova de Direito Administrativo na faculdade, justamente no horário de seu expediente na delegacia onde está lotada.


Consoante dispõe o Regulamento do Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Decreto nº 3.044/1980), no caso em tela, a Joana:


A

será permitido faltar ao serviço, sem direito a vencimento ou quaisquer vantagens, mediante apresentação de atestado fornecido pela faculdade;


B

será permitido faltar ao serviço, sem prejuízo de seu vencimento ou de quaisquer direito e vantagens, mediante apresentação de atestado fornecido pela faculdade;


C

não será permitido faltar ao serviço, pelo princípio da isonomia com os demais policiais lotados na delegacia, mas Joana poderá obter licença para trato de assuntos particulares;


D

não será permitido faltar ao serviço, pelo princípio da isonomia com os demais policiais lotados na delegacia, mas Joana poderá trocar de plantão com algum colega lotado na mesma delegacia;


E

não será permitido faltar ao serviço, pelo princípio da isonomia com os demais policiais lotados na delegacia, mas Joana poderá usar seu banco de horas para folgar, caso possua saldo suficiente.

Joaquim, investigador policial da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, praticou transgressão disciplinar consistente em deixar, sem justa causa, de submeter-se à inspeção médica determinada em lei. Sabe-se que as circunstâncias do ilícito administrativo não foram graves e que Joaquim até então nunca tinha respondido a qualquer processo ou sindicância disciplinar.

Dessa forma, no caso em tela, após as formalidades legais, de acordo com o Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Decreto-Lei nº 218/1975), a autoridade competente aplicou a Joaquim, em particular e verbalmente, a pena de:


A

censura, cujo prazo prescricional é de dois anos;


B

advertência, cujo prazo prescricional é de dois anos;


C

repreensão, cujo prazo prescricional é de cento e oitenta dias;


D

suspensão por cinco dias, cujo prazo prescricional é de cento e oitenta dias;


E

multa equivalente à remuneração de cinco dias, cujo prazo prescricional é de cento e oitenta dias.

João, inspetor de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, estava escalado para participar de operação policial para cumprir mandados de busca e apreensão no combate ao tráfico de drogas em determinada comunidade. Na véspera da operação, João simulou doença para esquivar-se do cumprimento do dever consistente na diligência mencionada.


Consoante dispõe o Decreto-Lei nº 218/1975, que trata do regime jurídico peculiar aos funcionários civis do serviço policial do Poder Executivo do Rio de Janeiro, em tese, o inspetor João cometeu transgressão disciplinar:


A

leve, razão pela qual está sujeito à pena de advertência, que será aplicada em particular e verbalmente;


B

média, razão pela qual está sujeito à pena de suspensão de 16 a 40 dias;


C

média, razão pela qual está sujeito à pena de suspensão de até 120 dias;


D

grave, razão pela qual está sujeito à pena de suspensão de 60 a 90 dias;


E

grave, razão pela qual está sujeito à pena de demissão.

João, investigador policial da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, praticou ato que, em tese, configura falta funcional punível com pena de demissão.

De acordo com o Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Decreto-Lei nº 218/1975), para a apuração dos fatos deverá ser instaurado(a):


A

sindicância administrativa disciplinar, constituída por três delegados de polícia civil;


B

sindicância administrativa disciplinar, constituída por três policiais de igual ou maior antiguidade na carreira do que João;


C

processo administrativo disciplinar, distribuído a uma das comissões permanentes de inquérito administrativo, presidida por delegado de polícia;


D

processo administrativo disciplinar, diante de uma comissão constituída por três investigadores de polícia e presidida por um delegado de polícia;


E

processo administrativo disciplinar, diante de uma comissão constituída por três policiais de igual ou maior hierarquia na Polícia Civil do que João.

De acordo com o Regime Jurídico peculiar aos funcionários civis do serviço policial do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, regulado pelo Decreto-Lei nº 218/75, e com base no Regulamento do Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro, aprovado pelo Decreto nº 3.044/80, na aplicação da pena disciplinar serão consideradas as circunstâncias agravantes e atenuantes. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma circunstância agravante prevista nos citados referenciais normativos:

A
Prática simultânea ou conexão de duas ou mais transgressõe

B
Reincidência.

C
Má conduta fora do horário de serviço.

D
Ser praticada a transgressão em conluio por duas ou mais pessoas, durante a execução do serviço, em presença de subordinados ou em público.

E
Ter sido praticada a transgressão com premeditação ou com abuso de autoridade hierárquica ou funcional.
Águas com salinidade superior a 0,5 % e inferior a 30%, com respeito a Resolução CONAMA nº 357/2005, são classificadas como:

A
Águas salinas.

B
Águas salobras.

C
Águas doces.

D
Água dura.

E
Água bruta.
A escolha do agente limpo no sistema de combate a incêndio por agentes gasosos é um fator importante para o projeto. Os ambientes sugeridos para a aplicação dos agentes limpos estão listados a seguir, EXCETO:

A
Laboratórios.

B
Centro de processamento de dados.

C
Fitotecas.

D
Garagens.

E
Museus e bibliotecas.

De acordo com a Resolução Nº 237, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) de 19 de dezembro de 1997, que dispõe sobre o processo de Licenciamento Ambiental, analise as afirmativas abaixo:

I. Licença Prévia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.

II. Licença de Instalação (LI) - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.

III. Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

IV. As licenças ambientais não poderão ser expedidas isoladas ou sucessivamente, de acordo com a natureza, características e fase do empreendimento ou atividade.

V. Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

Estão corretas apenas as afirmativas:


A
II, III e IV.

B
I, III e IV.

C
II, III, IV e V.

D
I, II, III e V.

E
I, III, IV e V.

Tendo em vista os conceitos de imprudência, negligência e imperícia, correlacione as afirmativas abaixo com os itens I, II e III, respectivamente e assinale a alternativa que apresenta a relação correta.

( ) Deixar de cumprir com o cuidado razoável exigido para a aquela ação/atividade.

( ) Caracterizadaporumacondutacomissiva, éausênciadodever decuidado, materializadoemumaação, ouseja, na realização de um ato, sem as providências e cautelas necessárias.

( ) Falta de aptidão técnica, teórica ou prática - é o atuar na prática profissional sem observar as normas existentes para o desempenho da atividade.

I. Imprudência

II. Negligência

III. Imperícia


A
I; III; II

B
I; II; III.

C
II; III; I.

D
III; II; I

E
II; I; III.
As formas de instabilidade das paredes das escavações nem sempre se apresentam bem caracterizadas e definidas. Entretanto, de acordo com a NBR 9061/1985 - Segurança de escavação a céu aberto – Procedimento, pode-se classificar estes tipos de movimento nos seguintes grupos:

A
Desprendimento, adensamento, complexo e bombeamento.

B
Rastejo, empuxo, escorregamento e desprendimento.

C
Desprendimento, escorregamento, rastejo e complexo.

D
Complexo, compactação, rastejo e sedimentação

E
Compactação, empuxo, rastejo e sedimentação.
A Resolução CONAMA 12/94 em seu Art. 1º, aprova o Glossário de Termos Técnicos, elaborado pela Câmara Técnica Temporária para Assuntos de Mata Atlântica. Com base nesse glossário, assinale a alternativa correta:

A
Ambiente Halófito: ambiente caracterizado pela presença de vegetação tolerante à ação humana.

B
Comunidade Edáfica: conjunto de populações vegetais resistentes à ação do sal.

C
Endemismo: espécie exótica, plenamente adaptada a uma determinada área geográfica.

D
Remanescentes: manchas de vegetação nativa Primária ou Secundária do domínio da Mata Atlântica.

E
Subosque: vegetação que cresce sobre as árvores.
Em relação ao Programa Validador e Assinador da Entrada de Dados para o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT), os dados a serem apresentados por esse programa consistem em lançamentos referentes aos mesmos fatos, mas considerando critérios contábeis diferenciados. Nesse sentido, é correto afirmar que esse programa validador:

A
Considera somente lançamentos realizados na escrituração contábil para fins societários, que devem ser expurgados.

B
Considera somente lançamentos considerando os métodos e critérios contábeis aplicáveis para fins tributários, que devem ser inseridos.

C
Considera somente os lançamentos determinados pelas Normas Brasileiras de Contabilidade para fins de complementação.

D
Considera lançamentos realizados na escrituração contábil para fins societários, que devem ser expurgados.

E
Considera lançamentos de acordo com os métodos e critérios contábeis aplicáveis para fins societários, que devem ser incluídos.
Determinado profissional, ao sofrer fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade, foi questionado sobre o motivo da não elaboração das demonstrações contábeis de determinada empresa desde o ano anterior. O profissional justificou seu ato afirmando que a empresa já não tem movimentação. Por esse motivo, seria dispensável a elaboração dessas demonstrações. Em relação à atitude do profissional, pode-se afirmar com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade:

A
A atitude de não elaborar as demonstrações contábeis é correta.

B
A atitude de não elaborar as demonstrações contábeis será considerada correta, se houver documento fiscal que suporte sua afirmação.

C
A atitude de não elaborar as demonstrações contábeis é contrária às Normas Brasileiras de Contabilidade.

D
O profissional pode ou não elaborar as demonstrações contábeis; isso dependerá da vontade dos sócios da empresa. Logo, a atitude do profissional não é errada.

E
O profissional deverá lançar no Livro Diário a informação “Empresa sem movimentação no período”, apondo, em seguida, a sua assinatura e o número de registro em Conselho Regional de Contabilidade.

acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, deve-se fazer o reconhecimento contábil de ativo contingente, quando a probabilidade de ganho for:

I. remota

II. possível

III. provável

Escolha a alternativa correta:


A
Sim, Sim, Sim, respectivamente

B
Não, Sim, Sim, respectivamente

C
Não, Sim, Sim, respectivamente

D
Não, Não, Não, respectivamente

E
Sim, Sim, Não, respectivamente.

Frente ao que dispõe a Resolução CONAMA nº 12/1994 e considerando o desenho esquemático a seguir, com estratos identificados com as letras X, Y, Z e W, é considerado dossel de uma floresta o(s) estrato(s) representado(s) pela(s) região(ões) da(s) letra(s):


A
X, Y, Z e W.

B
X somente.

C
Y somente. .

D
Z somente.

E
W somente.

A Resolução CONAMA nº 303/2002 dispõe sobre parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente e, para os efeitos desta Resolução, são adotadas determinadas definições. Nestes termos, tem- se que área urbana consolidada é aquela que atende aos seguintes critérios: definição legal pelo poder público, densidade demográfica superior a cinco mil habitantes por km2 e existência de, no mínimo, quatro equipamentos de infraestrutura urbana. Considere os itens I, II e III a seguir para responder a questão.

I. malha viária com canalização de águas pluviais, rede de abastecimento de água e distribuição de energia elétrica e iluminação pública.

II. tratamento de resíduos sólidos urbanos, recolhimento de resíduos sólidos urbanos, distribuição de energia elétrica e iluminação pública e rede de abastecimento de água.

III. rede de abastecimento de água, rede de esgoto, distribuição de energia elétrica e iluminação pública e recolhimento de resíduos sólidos urbanos.

No que concerne a resolução citada, são considerados equipamentos de infraestrutura pertinentes à definição de área urbana consolidada, o descrito em:


A
Somente I e II.

B
Somente I e III.

C
Somente II e III.

D
Somente III.

E
nos itens I, II e III.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta de acordo com a NBR 8036/83- Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios.

A
As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 500m² (metros quadrados) de área da projeção em planta do edifício, até 2400m² (metros quadrados) de área.

B
Em quaisquer circunstâncias, o número mínimo de sondagens deve ser 2 (dois) para área de projeção em planta do edifício até 400m² (metros quadrados) e 3 (três) para área entre 1.200 m² e 2.400 m² (metros quadrados).

C
Nos casos em que ainda não houver disposição em planta dos edifícios, como nos casos de estudos de viabilidade ou de escolha de local, o número mínimo de sondagens deverá ser 3 (três) e a distância máxima entre os furos deverá ser de 100m (metros).

D
Quando o número de sondagens for superior a três, elas devem ser distribuídas ao longo de um mesmo alinhamento.

E
A profundidade a ser explorada pelas sondagens de simples reconhecimento, para efeito de projeto geotécnico, deverá ser aquela em que o acréscimo de pressão no solo, devido às cargas estruturais aplicadas, for menor do que 20% da pressão geostática efetiva.
Segundo a norma ISO/IEC nº 17.025/2005 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, diversos fatores determinam a correção e a confiabilidade dos ensaios e/ou calibrações realizados pelo laboratório. Esses fatores incluem contribuições de fatores humanos, acomodações e condições ambientais, métodos de ensaio e calibração e validação de métodos, equipamentos, rastreabilidade da medição, amostragem e manuseio de itens de ensaio e calibração. Considerando os requisitos específicos para rastreabilidade de medição, no que diz respeito à calibração, as seguintes notas são corretas, EXCETO:

A
O termo “especificação metrológica identificada” significa que deve estar clara no certificado de calibração a especificação com a qual as medições foram comparadas, por meio da inclusão da especificação ou fornecendo uma referência sem ambiguidades a tal especificação.

B
A cadeia ininterrupta de calibrações ou comparações pode ser obtida em várias etapas, realizadas por diferentes laboratórios que possam demonstrar rastreabilidade.

C

Os laboratórios de calibração que mantenham seus próprios padrões primários ou representação de unidades SI baseada em constantes físicas fundamentais podem declarar rastreabilidade ao sistema Si, somente após a comparação direta ou indireta desses padrões com outros padrões similares de um instituto nacional de metrologia.


D
Quando os termos “padrão internacional” ou “padrão nacional” forem utilizados à rastreabilidade, assume-se que esses padrões possuem as propriedades de padrões primários para a realização das unidades SI.

E
A rastreabilidade a padrões nacionais requer necessariamente o uso de instituto nacional de metrologia do país no qual o laboratório está localizado.

Considere as afirmativas abaixo a respeito da função das juntas de assentamento para pisos.

I. Têm a função de compensar a variação de bitola das placas cerâmicas.

II. Oferecem relativo poder de acomodação às movimentações da base e das placas cerâmicas.

III. Facilitam a troca de placas cerâmicas.

De acordo com a NBR 13753/1996 - Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com a utilização de argamassa colante, está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação(ões):


A
I, apenas.

B
I e II, apenas.

C
I e III, apenas.

D
II e III, apenas.

E
I, II e III.
 
 
Gerar simulado