

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a ABNT NBR 14653-5, NÃO é uma classificação segundo o tipo do bem em relação às máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral:
Máquinas.
Bens instalados, integrados no processo de unidade industrial.
Ferramentas, moldes e estampos.
Móveis e utensílios.
Acessórios, dispositivos e gabaritos.
Segundo a NBR 14653, o imóvel livre de quaisquer ônus, encargos, foros ou pensões é o:
alodial.
dominante.
serviente.
paradigma.
registrado.
Segundo a NBR 14653, sobre avaliação de bens, um bem intangível pode ser definido como:
bem em disputa judicial.
bem sem previsão de decisão ou acordo de disponibilidade.
bem identificado materialmente.
bem não identificado materialmente.
bem indisponível por compensação bancária.
Segundo a NBR14653, longo prazo é o período de tempo (ou então definido explicitamente pelo engenheiro de avaliações, em função da especificidade de cada empreendimento), normalmente acima de:
10 anos.
8 anos.
6 anos.
5 anos.
2 anos.
Sobre Avaliação de Imóveis urbanos e rurais com o uso de tratamento científico, segundo a ABNT NBR 14653 – Parte 3, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O tratamento científico refere-se ao tratamento de evidências empíricas pelo uso de metodologia científica que leva à indução de modelo validado para o comportamento do mercado.
II. O tratamento científico refere-se à homogeneização por fatores e critérios, fundamentos por estudos e com posterior análise estatística dos resultados homogeneizados.
III. Quanto ao tratamento científico, os modelos utilizados para inferir o comportamento do mercado e formação de valores devem ter seus pressupostos devidamente explicitados e testados. Quando necessário, devem ser intentadas medidas corretivas.
IV. Quanto ao tratamento científico, os fatores a serem utilizados devem ser compatíveis com a data de referência da avaliação e a região para a qual são aplicáveis.
Todas estão corretas.
Todas estão incorretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
A Norma Brasileira NBR 14 653/2001 fixa as diretrizes para a avaliação de bens, destacando que o exercício dessa atividade cabe a um profissional habilitado e registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA. São consideradas como atividades básicas desse profissional:
Requerer e analisar a documentação existente; executar a vistoria do bem avaliado; realizar a coleta de dados; escolher a metodologia a ser adotada; fazer o tratamento dos dados; identificar o valor de mercado
Coletar as intenções do proprietário; requerer e analisar a documentação existente; vistoriar o bem; estabelecer o valor de mercado
Executar o projeto do imóvel, levantar a documentação existente; vistoriar o bem; estipular as condições de venda
Levantar a documentação existente nos órgãos públicos; seguir rigorosamente a metodologia descrita nesta norma para realizar a vistoria do bem; identificar o valor de mercado
Requerer e analisar a documentação; seguir rigorosamente a metodologia descrita nesta norma para realizar a vistoria do bem; identificar o valor de mercado
Decrepitude, deterioração e mutilação são fatores que resultam em depreciação física de um imóvel.
Certo
Errado
Pelo método comparativo direto de dados de mercado, é possível, na avaliação, determinar o valor de uma terra nua a partir de dados de imóveis com benfeitorias, desde que o valor destas seja deduzido.
Certo
Errado
Na avaliação de um imóvel, o responsável técnico tem liberdade para arbitrar o valor do bem, sem justificativa, desde que esteja dentro do intervalo de variação no entorno do estimador pontual adotado.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um bem classificado como tangível.
Imóveis.
Veículos.
Máquinas.
Semoventes.
Empreendimentos de base imobiliária, industrial ou rural.
Segundo a NBR14653, a taxa de desconto a ser adotada no fluxo de caixa corresponde ao custo de oportunidade para o empreendedor, considerando-se o nível de risco do empreendimento. Nos modelos determinísticos, a taxa de desconto é uma composição da taxa livre de risco e um prêmio de risco. Nos modelos probabilísticos, o risco do empreendimento é calculado por meio da análise de risco, considerando-se a taxa de desconto como:
Igual à taxa livre de risco.
Metade da taxa livre de risco.
Dobro da taxa livre de risco.
Triplo da taxa livre de risco.
Quíntuplo da taxa livre de risco.
Segundo a NBR14653, com relação aos indicadores de viabilidade econômica de empreendimentos, a relação entre o valor presente das receitas líquidas e o dos investimentos, define o índice de:
retorno.
ganho.
investimento.
lucratividade.
recuperação.
Segundo a NBR 14653, a razão entre o valor de mercado de um bem e o seu custo de reedição ou de substituição, o qual pode ser maior ou menor do que 1 (um), é conhecido como fator de:
comercialização.
mercado.
entrega.
valor
custo.
Segundo a NBR 14653, o comprimento efetivo da linha divisória do imóvel com a via de acesso, em projeção horizontal é chamada de frente:
de referência.
real.
projetada.
validada.
legítima.
Na avaliação do prédio em tela, é cabível observar as informações sobre o uso e ocupação do solo, que tem previsão normativa na vistoria do imóvel.
Certo
Errado
A referida norma classifica uma edificação executada com a sua projeção ocupando todo o espaço do terreno disponível como aproveitamento eficiente, independentemente de normas locais.
Certo
Errado
A impossibilidade do contratante do serviço em fornecer toda a documentação necessária para os trabalhos do avaliador inviabiliza a avaliação de um imóvel.
Certo
Errado
O resultado da avaliação, bem como os limites do intervalo de confiança e do campo de arbítrio, podem ser arredondados em até:
0,5%.
1%.
5%.
10%.
15%.
Segundo a NBR14653, existe um indicador de viabilidade que é expresso pela taxa de desconto que anula o valor presente do fluxo de caixa projetado no horizonte do empreendimento, incluindo o valor do investimento a realizar. Sendo este indicador denominado Taxa:
equivalente.
nominal.
interna de retorno.
de crescimento.
mínima de atratividade
Segundo a NBR 14653, a depreciação é a perda de valor de um bem, devido a modificações em seu estado ou qualidade. Existe um tipo de depreciação que é ocasionada por desgaste de suas partes constitutivas, em consequência de seu envelhecimento natural, em condições normais de utilização e manutenção, sendo definida como depreciação por:
deterioração.
mutilação.
decrepitude.
obsoletismo.
estagnação.