Questões de Concurso sobre Município de Vermelho Novo - Legislação Aplicada

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
38 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Durante uma reunião interna, determinado servidor da Câmara Municipal de Vermelho Novo questionou se seria possível realizar uma Sessão Legislativa Extraordinária durante o recesso, com discussão de pauta livre e remuneração adicional aos vereadores. Com base na Lei Orgânica do Município de Vermelho Novo, considerando a resposta adequada a ser dada pelo secretário legislativo, assinale a afirmativa correta.


A

A Sessão Legislativa Extraordinária deve ocorrer exclusivamente no período legislativo ordinário, com remuneração adicional apenas em casos excepcionais.


B

A Sessão Legislativa Extraordinária pode ocorrer no recesso, com pauta livre e remuneração extra equivalente a até o dobro do subsídio mensal dos vereadores.


C

A Sessão Legislativa Extraordinária deve ser convocada por unanimidade dos vereadores e só pode ocorrer se houver aprovação do Prefeito e do Tribunal de Contas do Estado.


D

A Sessão Legislativa Extraordinária pode ser realizada durante o recesso, mas deve deliberar apenas sobre a matéria para a qual foi convocada, sem pagamento de parcela indenizatória superior ao subsídio mensal.

Henrique, candidato ao concurso público da prefeitura municipal de Vermelho Novo, indagou a seu amigo Pedro, advogado, sobre alguns detalhes quanto ao cargo a que concorre, tais como jornada de trabalho, entre outras informações. Pedro, de posse da Lei Orgânica do Município, afirmou que:


I. A duração da jornada de trabalho semanal e diária não poderá ser superior a quarenta horas e oito horas, respectivamente.

II. São estáveis após quatro anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargos de provimento efetivo em virtude do concurso público.

III. Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor será exonerado.


Está correto o que se afirma apenas em


A

I.


B

II.


C

III.


D

I e II.

As férias do servidor municipal estão tratadas na Lei Complementar nº 007/1998, que institui o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Vermelho Novo. Em seu texto, tal normativa informa que, em regra, o servidor gozará, obrigatoriamente, trinta dias consecutivos de férias por ano, concedidas de acordo com a escala organizada pela chefia imediata e publicada sempre até o dia 30 de outubro na imprensa oficial (art. 113). Sicrana, servidora do município, faltou ao serviço, de modo injustificado, por quatorze vezes durante o ano. Sendo assim, como férias, terá direito ao período de quantos dias corridos?


A

Doze.


B

Dezoito.


C

Vinte e quatro.


D

Trinta.

Os servidores públicos com cargo efetivo e que passam no estágio probatório gozam de estabilidade. Isso significa que, após esse período, eles só podem ser demitidos em casos específicos previstos em lei. De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Vermelho Novo, assinale a afirmativa correta.


A

São estáveis após cinco anos de efetivo exercício.


B

O servidor público municipal estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.


C

Havendo indícios de falta grave, o servidor poderá ser exonerado, independentemente de processo administrativo disciplinar.


D

Para a aquisição da estabilidade, é obrigatório o transcurso do lapso temporal previsto em lei, sendo a avaliação especial de desempenho documento acessório e dispensável, nos termos da lei.

Júnior da Silva é servidor público da prefeitura municipal de Vermelho Novo, exercendo o cargo de motorista de caminhão há dez anos. No dia 25/04/2025, enquanto estava se deslocando à prefeitura municipal para assumir seu turno de serviço, se envolveu em um acidente, no qual não foi constatado dolo ou culpa por sua parte. Tendo como base a situação relatada, bem como as disposições da Lei Complementar nº 007/1998, que institui o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Vermelho Novo, assinale a afirmativa correta.


A

Júnior da Silva terá dez dias, improrrogáveis, para realizar a prova do acidente junto à prefeitura municipal.


B

O servidor poderá ser licenciado, com remuneração parcial de setenta por cento do valor integral, em razão do acidente em serviço.


C

Caso Júnior da Silva necessite de tratamento especializado, poderá ser tratado em instituição privada, à conta de recursos públicos.


D

Júnior da Silva não faz jus à licença por acidente em serviço, uma vez que o fato não ocorreu durante o turno de serviço, nem no ambiente da prefeitura municipal.

O Capítulo V da Lei Orgânica Municipal de Vermelho Novo aborda o tema Administração Tributária e Financeira. Nesse ínterim, são de competência do município os impostos sobre, EXCETO:


A

Imposto de Renda.


B

Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).


C

Serviços de qualquer natureza, não compreendidos na competência do Estado, definidos na lei complementar prevista no art. 146 da Constituição Federal.


D

Transmissão, inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou por acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como concessão de direitos à sua aquisição.

A Câmara Municipal de Vermelho Novo aprovou uma lei instituindo regras específicas para o funcionamento do comércio ambulante na cidade. No entanto, para que a norma fosse aplicada de forma eficaz, tornou-se necessário regulamentar aspectos operacionais como horário de funcionamento, locais permitidos e procedimentos de fiscalização. Diante disso, o Prefeito foi acionado para complementar a norma legal com as diretrizes técnicas necessárias à sua execução. Considerando a situação hipotética e as disposições da Lei Orgânica do Município de Vermelho Novo, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de ato administrativo que o Prefeito deverá expedir para regulamentar a lei municipal aprovada.


A

Contrato, pois a execução de políticas públicas depende de pactuação com os entes envolvidos.


B

Resolução, pois é o instrumento indicado para regulamentar normas de competência exclusiva do Executivo.


C

Decreto, pois é o instrumento adequado para regulamentar leis municipais e viabilizar sua execução administrativa.


D

Portaria, pois permite ao Prefeito estabelecer diretrizes gerais de interesse público com base em sua discricionariedade.

Visando à contratação de serviços, obras e concessões do município, bem como compras e alienações, qual o procedimento mais eficiente, previsto na Lei Orgânica do Município de Vermelho Novo, a ser adotado para tais fins?


A

Licitação.


B

Contratação de acordo com as indicações feitas ao prefeito.


C

Contratação direta dos fornecedores e prestadores de serviço.


D

Sempre utilizar mão de obra dos servidores públicos concursados para prestação dos serviços.

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Vermelho Novo, o município poderá, para fins administrativos, ser dividido em:


A

Distritos, criados e organizados por lei, após consulta plebiscitária à população.


B

Distritos, criados e organizados por decreto, após consulta plebiscitária à população.


C

Regiões administrativas, criadas e organizadas por lei, após consulta plebiscitária à população.


D

Regiões administrativas, criadas e organizadas por decreto, após consulta plebiscitária à população.

Certo servidor do município de Vermelho Novo foi aposentado por invalidez e, posteriormente, a junta média oficial declarou insubsistentes os motivos determinados para a concessão da aposentadoria. Ao efetivar a reversão ao cargo, verificou-se que este já se encontrava provido. Nesse caso, é possível que o servidor:


A

Seja exonerado por inexistência da vaga.


B

Exerça as atividades como excedente até a ocorrência de vaga.


C

Permaneça em aposentadoria por invalidez até a ocorrência de vaga.


D

Exerça as suas atividades no cargo de origem, exonerando-se o ocupante.

José foi eleito como vereador no município de Vermelho Novo. De acordo com a Lei Orgânica dessa localidade, os vereadores são invioláveis no exercício do mandato, e na circunscrição do município, por suas opiniões, palavras e votos. Todavia, a referida Lei também impõe situações em que poderá haver perda do mandato. Nesse contexto, é correto afirmar que o vereador perderá o mandato quando:


A

Tomar ciência de ação que tramita na jurisdição da Justiça Eleitoral.


B

Deixar de comparecer a quaisquer sessões ordinárias da sessão legislativa, independentemente do motivo.


C

O procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar ou atentatório às instituições vigentes.


D

For servidor público municipal efetivo e não se licenciar, mesmo nos casos em que haja compatibilidade de horários.

Licurgo e Florência são estudantes de Direito e deverão elaborar um trabalho avaliativo sobre o processo legislativo municipal. Ambos residem em Vermelho Novo e, por conta disso, utilizaram a Lei Orgânica do Município para realizar a atividade. Em reunião de trabalho, discutiram sobre o tema: Licurgo afirmou que o processo legislativo municipal compreende a elaboração de diversas espécies legislativas, entre as quais as leis complementares e medidas provisórias; Florência, por sua vez, afirmou que a iniciativa de leis cabe exclusivamente aos vereadores, individualmente. Da análise das afirmações realizadas por Licurgo e Florência, conclui-se que:


A

Apenas Licurgo está correto.


B

Apenas Florência está correta.


C

Licurgo e Florência estão corretos.


D

Licurgo e Florência estão equivocados.

No município de Vermelho Novo, um servidor público municipal foi acusado de se ausentar do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato. A autoridade competente, ao tomar ciência da irregularidade, determinou a instauração de sindicância para apurar o caso. A respeito da situação hipotética e, ainda, de acordo com o que dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

Da sindicância poderá resultar a aplicação de penalidade de demissão.


B

Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal a denúncia será arquivada, por falta de objeto.


C

Não poderá participar de comissão de sindicância o cônjuge, companheiro ou parente de acusado, consanguíneo ou afim, em linha direta ou colateral, até o terceiro grau.


D

As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade das assinaturas.

Segundo a Lei Orgânica do Município de Vermelho Novo, a educação será promovida e incentivada pelo município, em colaboração com a sociedade, constituindo-se em instrumento do desenvolvimento da capacidade de elaboração e reflexão crítica da realidade. Nos termos que dispõe a citada Lei, o dever do município com a educação será efetivado mediante a garantia de:


A

Singularidade de ideias e concepções pedagógicas.


B

Inspeção médica e odontológica obrigatória no sistema de ensino municipal.


C

Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino fundamental.


D

Ensino médio, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

No exercício da função de fiscalização de atividades comerciais e industriais no município, o fiscal deve observar o disposto no Código de Posturas do Município de Vermelho Novo. Com base nas normas que regulam o licenciamento e o funcionamento de estabelecimentos, assinale a afirmativa correta.


A

Estabelecimentos que exploram recursos naturais estão dispensados de autorização ambiental se não causarem impactos aparentes à população.


B

A fiscalização municipal só pode exigir a apresentação do documento de autorização da prefeitura se houver denúncia formal contra o estabelecimento.


C

Nenhum comércio ou indústria pode funcionar sem autorização prévia da prefeitura, que deve ser solicitada com a indicação clara da atividade, local e capital investido.


D

Estabelecimentos que funcionam de forma discreta, sem barulho ou aglomeração, estão liberados de solicitar permissão da prefeitura para exercerem suas atividades.

A possibilidade de cumulação de cargos na administração municipal é tratada na Lei Orgânica do Município de Vermelho Novo. João tem o cargo de professor no município; logo, nos termos da Lei Orgânica:


A

Poderá somente acumulá-lo com mais um cargo técnico ou científico.


B

Não poderá acumulá-lo com nenhum outro, permanecendo somente com o seu cargo de professor.


C

Poderá somente acumulá-lo com mais um cargo de professor, passando a ter dois cargos de professor.


D

Poderá acumulá-lo com mais um cargo de professor, podendo ter dois cargos de professor; ou poderá acumulá-lo com um cargo técnico ou científico.

Fábio é servidor efetivo da prefeitura municipal de Vermelho Novo e espera ter atendido a todos os requisitos para concorrer à classe de nível mais elevado – o acesso. São requisitos para que Fábio concorra ao acesso, EXCETO:


A

Obtenção de conceito superior a oito na avaliação de capacidade.


B

Ter, no mínimo, dois anos de efetivo exercício no cargo que estiver ocupando.


C

Obtenção de número mínimo de pontos necessários na avaliação de desempenho.


D

Comprovação da capacidade funcional para o exercício das atribuições da classe ao se candidatar.

O prefeito do município de Vermelho Novo solicitou a elaboração de estudo com estimativa sobre a força de trabalho do município ao longo do tempo. Para tanto, pediu estudo que contivesse a contagem da vacância dos cargos. Para fins da contagem da vacância total, de acordo com Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Vermelho Novo, deve ser considerada a seguinte forma:


A

Reversão.


B

Substituição.


C

Readaptação.


D

Posse em cargo inacumulável.

 
1
 
Gerar simulado