

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia o excerto a seguir.
“A empresa norte-americana Turnitin informou que irá lançar até abril um novo software capaz de detectar textos produzidos por ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa como o ChatGPT. A ideia é que a solução seja incorporada ao seu software homônimo de detecção de plágio, que é utilizado por mais de 15 mil instituições de ensino superior no mundo.”
SOFTWARE antiplágio popular promete identificar textos do ChatGPT. Pesquisa Fapesp, 10 de março de 2023. Boas práticas. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/software-antiplagio-popular-promete-identificar-textos-do-chatgpt/. Acesso em: 10 mar. 2023.
Qual é a função da linguagem predominante no excerto?
Apelativa
Referencial
Fática
Poética
Emotiva
O texto lírico possui algumas particularidades que não estão presentes em outro gêneros textuais. No que se refere á função da linguagem, podemos afirmar que no texto acima predomina:
Função apelativa.
Função poética.
Função fática.
função referencial.
A comunicação está associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor.
Além das funções poética e emotiva, próprias do texto poético, no excerto do poema de Ferreira Gullar, destaca-se ainda a função:
Referencial – centrada no contexto da mensagem, tem por objetivo principal informar o leitor.
Conativa – com a presença de verbos no imperativo e o uso de vocativos, tem por objetivo persuadir o receptor.
Fática – centrada na relação entre emissor e receptor, tem por objetivo estabelecer ou interromper a comunicação.
Metalinguística – o emissor explica um código, explicando com o próprio código.
Denotativa – Esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.
Texto para a questão 02.

www.ces.saude.pe.gov.br
Na campanha publicitária predomina a seguinte função da linguagem:
poética já que o autor faz uso de combinação de palavras e figuras de linguagem para esclarecer o leitor o significado do racismo.
fática já que o autor transmite a mensagem sobre o racismo centrada para o contato propriamente dito.
emotiva já que o autor transmite suas emoções e sentimentos sobre o racismo.
referencial já que o autor prioriza dados concretos, fatos e circunstâncias sobre o racismo.
conativa já que o objetivo do autor é influenciar o leitor para denunciar o racismo.
Lei ao trecho abaixo, retirado do poema de Carlos Drummond de Andrade:

No trecho acima, há predomínio das seguintes funções de linguagem:
Metalinguística – conativa – referencial.
Poética – emotiva – referencial.
Fática – metalinguística – emotiva.
Emotiva – metalinguística – poética.
Fática – conativa ´- referencial.
No segundo quadrinho ocorre, predominantemente, a seguinte função da linguagem:
expressiva.
conativa.
metalinguística.
apelativa.
fática.
O texto I tem como objetivo principal informar o leitor, a partir de um ponto de vista denotativo. Por isso, em termos de classificação quanto às funções da linguagem, predomina a:
função metalinguística
função referencial
função conativa
função fática
Considere o enfoque do conteúdo nos elementos de comunicação e marque as funções de linguagem predominantes nesse texto:
poética e conativa.
expressiva e referencial.
fática e apelativa.
informativa e apelativa.
Leia a Tirinha a seguir:

(adaptado)
Fonte: https://bichinhosdejardim.com/wp-content/uploads/2023/02/bdj-230204-web.png
Guando nos comunicamos utilizamos um código comum aos envolvidos no processo comunicativo com intuito de enunciamos ideias. A linguagem possui funções que são ativadas de acordo com a intenção do emissor. No caso da tirinha acima temos no último quadrinho a expressão “que afirma que felicidade” não existe, né?" De acordo com os conceitos de funções da linguagem podemos dizer que o temo grifado corresponde:
Função emotiva.
Função referencial.
Função fática.
Função metalinguística.
Leia e responda a seguir.

E isso começa assim que você o liga.
https://www.google.com
Predomina no texto da imagem acima a função da linguagem
referencial, pois trata de noções e informações conceituais.
conativa, porque orienta o comportamento do leitor.
emotiva, pois o autor expressa seu sentimento em relação ao iPhone.
metalinguística, pois o objetivo da mensagem é falar da própria linguagem.
fática, porque o texto coloca em evidência o canal de comunicação.
No excerto “O fato é que não existe uma bala de prata capaz de acabar com o fenômeno da desinformação.”, a expressão sublinhada foi utilizada linguisticamente de forma:
literal
metalinguística
apelativa
fática
figurada
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Na tirinha da Mafalda, há uma referência a uma determinada função focada no destinatário, manifestada pelas expressões: use, compre, beba, coma, prove.
Essa função é denominada:
referencial
metalinguística
conativa
fática
“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar, ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil.
Diz Alberto Caeiro que "não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma".
As questões de 04 a 06 referem-se ao excerto acima:
Pelo excerto, percebe-se que a função de linguagem predominante no texto é:
Expressiva e poética porque, além de ser centrada no emissor, o autor envia uma mensagem ao leitor.
Metalinguística, em vista de interpretar a própria linguagem além de ser centrada no código.
Denotativa ou referencial porque as formulações do autor expressam a objetividade do seu pensar.
Fática, uma vez que Rubem Alves busca dialogar com personagens, tendo o canal como elemento principal.
Conativa por ser centrada no destinatário, no receptor, ele apela para uma transformação de quem recebe a mensagem.
Sobre as funções de linguagem identificáveis no texto, é CORRETO afirmar que:
As marcas de interlocução constantes nos pronomes de tratamento e as frases interrogativas evidenciam a função emotiva da linguagem.
A menção a dados numéricos, como em “a carga-horária será ampliada de 2400 para 3000 horas” (linha 24) e “pelo menos 1200 horas serão destinadas aos itinerários formativos” (linhas 24 e 25), é incoerente com a função informativa que o texto desempenha na comunicação oficial do MEC.
Entre outras, a linguagem do texto desempenha função referencial ao listar para o leitor quais são as áreas de conhecimento no Novo Ensino Médio.
A presença de siglas no texto é indicativa da função metalinguística.
A apresentação de fatos acerca do“Novo Ensino Médio” caracteriza a função fática como predominante no texto.
A função fática da linguagem tem como principal objetivo:
informar ou referenciar algo.
explicar o conteúdo da mensagem.
convencer o leitor a fazer algo.
transmitir sentimentos e emoções.
estabelecer ou manter a comunicação.
Sobre funções da linguagem, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.
Coluna I.
A- Função metalinguística.
B- Função fática.
C- Função poética.
Coluna II.
1- O emissor testa o canal de comunicação: Alô! Você me ouve? Compreende o que eu falei?
2- Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa, ou curta-metragem. Essa redundância – um filme falando sobre filme – ou seja, o código é o tema da mensagem que é usado para falar sobre ele mesmo.
3- Viver é muito perigoso: sempre acaba em morte. (Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas).
A (2) – B (3) – C (1).
A (1) – B (2) – C (3).
A (3) – B (1) – C (2).
A (2) – B (1) – C (3).
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. O texto anteriormente citado apresenta qual função da linguagem?
Referencial.
Emotiva.
Fática.
Conativa.
Metalinguística.
Nos fragmentos: “Precisamos resgatar os bons exemplos!” e “... se sente sozinho e não sabe por onde começar para mudar a sua história, procure ajuda!”, há traços predominantes das seguintes funções de linguagem:
metalinguística e fática
emotiva e conativa
referencial e emotiva
poética e apelativa
expressiva e fática
“Pertencem ao reino Protista, aquele em que os biólogos põem as coisas que eles não sabem direito o que são (rs).” (Texto 1, 7º parágrafo)
Na passagem acima, a sequência “rs” é uma manifestação da seguinte função da linguagem:
fática;
referencial;
poética;
metalinguística;
conativa.
Marque a função da linguagem que predomina no trecho extraído do (6º§).
"E você, professor de Língua Portuguesa, concorda com a modernidade em detrimento da preservação da língua culta? Será que você consegue chegar a um bom senso para que os alunos diferenciem "escrever rápido" de "escrever respeitando a norma culta". Reflita um pouco mais!"
Poética.
Fática.
Metalinguística.
Emotiva.
Apelativa.