

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que contém a função da linguagem nele expressa:

http://textoemmovimento.blogspot.com.br
Referencial.
Emotiva.
Metalinguística.
Conativa.
Fática.
No texto, utiliza‐se o código linguístico para explicar fatos da própria língua, o que caracteriza a função da linguagem denominada
referencial.
conativa.
fática.
poética.
metalinguística.
Predominam, no texto, as funções da linguagem conhecidas como
Poética e emotiva
Fática e referencial
Apelativa e poética
Referencial e metalinguística.
O único recurso da função poética que NÃO está presente no texto II é
o paralelismo de estruturas.
a inversão sintática.
o uso de metáforas.
a metalinguagem.
Leia atentamente os seguintes fragmentos de textos:
I- “Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.”
(...)
Mário Quintana
II- “Alô, alô, marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano tá na maior fissura porque
Tá cada vez mais down o high society.”
(...)
Composição: Rita Lee/Roberto de Carvalho
III- Preciso Aprender a Ser Só
“Ah, se eu te pudesse fazer entender
Sem teu amor eu não posso viver
Que sem nós dois o que resta sou eu
Eu assim tão só
E eu preciso aprender a ser só
Poder dormir sem sentir teu amor
E ver que foi só um sonho e passou”
(...)
Composição: Marcos Valle/Paulo Sergio Valle
Assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, a função da linguagem predominante em cada fragmento.
referencial – conativa – poética.
referencial – poética – conativa.
metalinguística – fática – emotiva.
emotiva – metalinguística – poética.
As funções da linguagem, dependendo do elemento de comunicação no qual a mensagem está predominantemente centrada, subdividem-se em seis tipos. Qual a função que predomina no texto da imagem abaixo?

Apelativa
Metalinguística
Fática
Referencial
A presença algodoeira no Nordeste é antiga. Os indígenas alagoanos dominavam a produção dessa planta, mesmo antes do descobrimento do Brasil e, com ela, fabricavam redes, cordas e panos para vestimentas.
CARVALHO, Cícero Péricles de. Formação histórica de Alagoas. Maceió: Edufal, 2016. p. 210.
Pelas características do texto, qual a função predominante?
Fática.
Poética.
Emotiva.
Referencial.
Metalinguística.
Ao observar o diálogo presente no excerto, é correto afirmar que a função da linguagem predominante no texto é a metalinguística, ou seja, a linguagem é utilizada primordialmente para prolongar a comunicação e manter o contato entre emissor e receptor.
Certo
Errado
Sobre a função da linguagem no excerto “Raspadinha Democrática” de Alexandre Gaioto, pode-se afirmar que:
Há as presenças da função referencial ao transmitir informações sobre Alair Arengue e da função poética através de metáforas e jogos de palavras.
Há as presenças da função referencial ao transmitir informações sobre Alair Arengue e da função metalinguística, pois o texto fala sobre si mesmo.
Há as presenças da função poética através de metáforas e jogos de palavras e da função fática, pois o texto se preocupa em verificar a eficiência do canal de comunicação.
Nenhuma das alternativas.
O uso do pronome "você", no último parágrafo, assinala a presença de que função de linguagem?
Referencial.
Emotiva.
Metalinguística.
Fática.
“Experimente jogar uma pelada depois de meses sem chegar perto da bola. As dores musculares do dia seguinte são o sinal de que seu corpo está atrofiado. O mesmo vale para a mente.” (L. 2/3)
No trecho acima, a função de linguagem predominante é:
Referencial
Conativa
Fática
Metalinguística
Que função de linguagem predomina no título do texto?
conativa;
poética;
fática;
expressiva;
da metalinguagem.
No trecho “No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo” (linha 15), o termo “literalmente” remete à seguinte função da linguagem:
fática
poética
conativa
referencial
metalinguística
O texto “Operação, por exemplo, é uma palavra assustadora. Pior do que intervenção cirúrgica porque promete uma intromissão muito mais radical nos intestinos”. Esse segmento do texto “Diminutivos”, de Luís Fernando Veríssimo, exemplifica uma função de linguagem denominada
referencial.
fática.
conativa.
expressiva.
metalinguística.
Nesse Texto I, há o predomínio de qual função da linguagem?
Fática.
Referencial.
Metalinguística.
Conativa.
Emotiva.
“Harém. A palavra harém foi originalmente utilizada para designar um cômodo da casa de um muçulmano, onde viviam suas esposas e concubinas. O termo, hoje utilizado para identificar um conjunto de mulheres, deriva do árabe harim, equivalentea ‘lugarsagrado ou proibido’”.
(Detrás de las palavras, Charlie López)
Considerando esse pequeno texto, assinale a alternativa que indica a função de linguagem que nele predomina.
Referencial.
Fática.
Poética.
Metalinguística.
Apelativa.
Afunção da linguagem predominante no texto 2 é:
emotiva.
referencial.
fática.
metalinguística.
Na primeira frase do texto, o autor diz: “A linguagem não é usada somente para veicular informações, isto é, a função referencial denotativa da linguagem não é senão uma entre outras; entre estas ocupa uma posição central a função de comunicar ao ouvinte a posição que o falante ocupa de fato ou acha que ocupa na sociedade em que vive.”
Esse trecho valoriza as funções que estão centradas no emissor e no destinatário, equiparadas pelo autor à função referencial. Essas outras funções denominam-se respectivamente
emotiva e conativa.
poética e fática.
emotiva e fática.
poética e conativa.
imaginativa e heurística.
A função da linguagem predominante no texto de Luís Fernando Veríssimo é:
fática
conativa
referencial
metalinguística
O uso de “ahn...” (L. 11) – constitui exemplo de linguagem com função:
fática
poética
emotiva
referencial
conativa