

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
"Não há nada menos natural do que ler para os seres humanos. É o que aponta a pesquisa da neurocientista Maryanne Wolf — e isso não é, de forma alguma, algo ruim."
Os pronomes demonstrativos são importantes mecanismos de coesão e coerência. Com base em seu uso no trecho, identifique a alternativa incorreta.
O emprego de 'isso' como elemento coesivo demonstra que a coesão referencial não se restringe à retomada de termos isolados, podendo abranger proposições inteiras construídas ao longo do período anterior.
O pronome 'isso' retoma toda a proposição expressa anteriormente, funcionando como um mecanismo de coesão referencial que evita a repetição e garante a continuidade temática do texto.
A substituição de 'isso' por 'esse fato' preservaria o mecanismo de coesão do trecho, mantendo a retomada da proposição anterior sem prejuízo à coerência do texto.
O pronome 'isso' estabelece uma relação catafórica com a expressão 'de forma alguma', projetando antecipadamente o conteúdo que será negado na sequência do enunciado.
Analise as afirmativas abaixo sobre os recursos coesivos empregados no texto.
I. Em 'Naquele período, apenas 45,4% das escolas brasileiras tinham acesso à conectividade considerada adequada', o pronome demonstrativo retoma o referente '2023', expresso no período anterior, exercendo função coesiva de referenciação demonstrativa.
II. Em 'O número representa 72,9% do universo de138.086 instituições de ensino existentes no país', a expressão 'o número' retoma anaforicamente '100.720 escolas públicas com internet de qualidade', estabelecendo um mecanismo de coesão referencial.
III. O pronome demonstrativo 'Esse', em 'Esse é um momento histórico para a educação...', antecipa uma informação que será apresentada posteriormente no texto.
IV. Em 'Além de ampliar o acesso, o programa atua para garantir internet estável', a locução 'além de' estabelece relação de adição, introduzindo uma informação que acrescenta novo dado ao que foi anteriormente afirmado.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições corretas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
I e III, apenas.
Leia o Texto 4 para responder a questão
Texto 4
O fim do livro de papel
Só 122 livros. Era o que a Universidade de Cambridge tinha em 1427. Eram manuscritos lindos, que valiam cada um o preço de uma casa. Isso foi três décadas antes de a Bíblia de Gutenberg chegar às ruas. Depois dela, os livros deixaram de ser obras artesanais exclusivas de milionários e viraram o que viraram. Graças a uma novidade: a prensa de tipos móveis, que era capaz de fazer milhares de cópias no tempo que um monge levava para terminar um manuscrito.
Foi uma revolução sem igual na história e blá, blá, blá. Só que uma revolução que já acabou. Há 10 anos, pelo menos. Quando a internet começou a crescer para valer, ficou claro que ela passaria uma borracha na história do papel impresso e começaria outra.
Mas aconteceu justamente o que ninguém esperava: nada. A internet nunca arranhou o prestígio nem as vendas dos livros. Muito pelo contrário. O segundo negócio on-line que mais deu certo (depois do Google) é uma livraria, a Amazon. Se um extraterrestre pousasse na Terra hoje, acharia que nada disso faz sentido. Por que o livro não morreu? Como uma plataforma que, se comparada à internet, é tão arcaica quanto folhas de pergaminho ou tábuas de argila continua firme?
Você sabe por quê. Ler um livro inteiro no computador é insuportável. A melhor tecnologia para uma leitura profunda e demorada continua sendo tinta preta em papel branco. Tudo embalado num pacote portátil e fácil de manusear. Igual à Bíblia de Gutenberg. Isso sem falar em outro ingrediente: quem gosta de ler sente um afeto físico pelos livros. Curte tocar neles, sentir o fluxo das páginas, exibir a estante cheia. Uma relação de fetiche. Amor até.
Mas esse amor só dura porque ainda não apareceu nada melhor que um livro para a atividade de ler um livro. Se aparecer... Se aparecer, não: quando aparecer. Depois do CD, que já morreu, e do DVD, que está respirando com a ajuda de aparelhos, o livro impresso é o próximo da lista.
VERSIGNASSI, Alexandre. O fim do livro de papel. Superinteressante, 23 mar. 2010. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/o-fim-do-livro-de-papel/. Acesso em: 06 jul. 2026.
No terceiro parágrafo, na passagem “acharia que nada disso faz sentido”, o pronome demonstrativo “isso”, na contração prepositiva “disso”, contribui para a coesão textual ao retomar a
aparente contradição entre o crescimento da internet e a permanência do livro.
comparação entre o livro impresso e suportes antigos de escrita.
permanência do livro impresso como objeto cultural valorizado.
expansão da internet e a ampliação de seus usos sociais.
No segundo período do segundo parágrafo, a oração “que são denominadas de „inteligência‟ artificial primitiva ou generativa” refere-se ao termo “tecnologias”.
Certo
Errado
No trecho “Os mananciais e bacias hidrográficas saudáveis são infraestruturas naturais imprescindíveis para quase todas as cidades do mundo. Além de coletar, armazenar e filtrar a água, elas contribuem para a preservação da biodiversidade, a mitigação das mudanças climáticas e a adaptação a elas, a segurança alimentar, a saúde e o bem-estar dos seres humanos.”, o pronome em destaque retoma
bacias hidrográficas.
infraestruturas naturais.
todas as cidades do mundo.
mudanças climáticas.
Da leitura do texto 12A1-I conclui-se que o agente das ações verbais expressas nas orações “Mordia a língua”, “caprichando” e “entortava a cabeça”, presentes no segundo período do primeiro parágrafo, remete a
“ela” (primeiro período do último parágrafo).
“Ceci” (segundo parágrafo).
“avó” (primeiro período do primeiro parágrafo e segundo parágrafo).
“mãe” (segundo parágrafo).
“Mundoca” (segundo parágrafo).
"A luz azul tem comprimento de onda menor do que a maioria das outras cores e é mais dispersada, preenchendo o céu com essa tonalidade. Esse processo é conhecido como dispersão de Rayleigh..."
A progressão textual é um dos fatores responsáveis pela manutenção da coerência e da continuidade temática em um texto. No trecho em análise, a expressão 'esse processo' contribui para essa articulação discursiva. Com base nisso, assinale a alternativa que identifica de forma CORRETA o mecanismo de coesão utilizado.
Corresponde um conectivo de natureza conclusiva, cuja função é introduzir uma consequência lógica derivada do enunciado precedente, estabelecendo uma relação semântica de conclusão e reforçando a articulação coesiva entre os segmentos do período.
Configura um marcador discursivo de valor adversativo, responsável por estabelecer uma relação de oposição ou contraste entre o fenômeno descrito no enunciado e a teoria anteriormente apresentada, evidenciando a tensão lógica entre esses dois elementos do texto.
Trata-se de um mecanismo de coesão lexical em que o referente anteriormente mencionado é retomado por meio de uma relação de sinonímia direta, o que evita a repetição do mesmo vocábulo e contribui para a continuidade semântica e a progressão textual.
Configura um elemento catafórico que antecipa a explicação científica desenvolvida apenas no período seguinte, servindo para antecipar uma informação que ainda será apresentada no texto, criando expectativa e conectando ideias na progressão temática.
Corresponde a um recurso de retomada anafórica que condensa a ideia anteriormente mencionada no texto, contribuindo para a manutenção da continuidade temática, uma vez que estabelece uma ligação explícita entre as partes do texto.
Na passagem “O garoto agradeceu, disse ‘Legal’ de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame.” (17º parágrafo), o pronome “o” (em destaque) está substituindo o termo:
videogame.
pai.
pouco.
garoto.
lado.
Assinale a alternativa que substitui, corretamente e na ordem em que aparecem, as expressões em destaque nas frases a seguir.
Um velho carpinteiro estava para se aposentar.
A chave da porta da casa foi entregue ao carpinteiro.
Os planos do carpinteiro eram de largar o serviço.
As matérias primas eram de qualidade inferior.
Ele – Ela – Eles – Elas
Ela – Ela – Eles – Elas
Ele – Elas – Ele – Eles
Ela – Ele – Eles – Eles
Ele – Ela – Eles – Eles
Analise o poema a seguir, de Fernando Pessoa:
"Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."
Considerando os mecanismos de coesão presentes no texto, assinale a alternativa CORRETA:
O termo "Tudo" retoma uma informação apresentada anteriormente no poema.
A conjunção "Se" estabelece uma relação de condição entre as ideias expressas nos versos.
O pronome "nele" refere-se à palavra "céu", evitando sua repetição.
A conjunção "Mas" introduz uma ideia de explicação em relação ao verso anterior.
O termo "Quem" funciona como elemento de conclusão do raciocínio apresentado no poema.
Considere o período abaixo, retirado de um texto argumentativo:
“As políticas públicas que desconsideram as especificidades territoriais podem produzir resultados distintos daqueles que foram inicialmente previstos, especialmente quando os indicadores utilizados para avaliá-las não contemplam as desigualdades existentes entre diferentes grupos sociais.”
A partir da análise das relações sintáticas e semânticas estabelecidas no período, bem como dos mecanismos de coesão empregados, analise as afirmações a seguir:
I. A oração “que desconsideram as especificidades territoriais” exerce função de caracterizar e restringir o sentido de “políticas públicas”, delimitando o conjunto a que o enunciado se refere.
II. Em “daqueles que foram inicialmente previstos”, o pronome relativo “que” retoma o pronome demonstrativo “aqueles” e exerce a função sintática de sujeito da forma verbal “foram previstos”.
III. O pronome “las”, presente em “avaliá-las”, retoma semanticamente “políticas públicas”, funcionando como mecanismo de coesão referencial.
IV. A substituição de “que desconsideram” por “as quais desconsideram” manteria, no contexto, a relação sintática e o sentido fundamental da oração.
Considerando as relações estabelecidas no período, está CORRETO o que se afirma em:
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
Considerando os mecanismos de coerência e coesão utilizados no texto, analise as afirmativas a seguir:
I.Os termos 'o estudo', 'o levantamento' e 'os dados' funcionam como elementos de coesão referencial por substituição lexical, retomando anaforicamente a pesquisa conduzida pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o MEC.
II.O conectivo 'Apesar dos desafios' estabelece uma relação de concessão entre a existência de dificuldades enfrentadas pelos gestores e a adoção de práticas voltadas à melhoria do clima escolar, podendo ser substituída por 'Não obstante os desafios', mantendo o valor semântico e gramatical.
III.A expressão 'como bullying, racismo e capacitismo' funciona como mecanismo de coesão por exemplificação, introduzindo instâncias específicas do hiperônimo 'diferentes formas de violência'.
IV.A expressão 'Além do enfrentamento às violências' funciona como elemento coesivo sequencial que, por meio do advérbio 'além', indica adição de informação nova ao conjunto de desafios já apresentados, garantindo a progressão temática do texto.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Analise o trecho:
Embora o papiro esteja fragmentado e em mau estado de conservação, a equipe conseguiu determinar que o texto integra o catálogo de navios presente no Livro II do poema épico grego, afirmou Adiego.
"Não tivemos a oportunidade de estudá-lo usando métodos de alta tecnologia, como raios X, que poderiam nos permitir lê-lo melhor", disse ele. "Fizemos tudo o que podíamos sem destruir o papiro".
Consequentemente, a pesquisa sobre o papiro encontra-se em fase preliminar, explicou Adiego, havendo ainda questões importantes a serem respondidas.
Considerando os mecanismos de coesão e coerência textual utilizados no trecho, assinale a alternativa incorreta:
O conectivo 'consequentemente' estabelece relação de causalidade, indicando que o fato de a pesquisa encontrar-se em fase preliminar é causa direta do mau estado de conservação do papiro e da impossibilidade de usar métodos de alta tecnologia.
A conjunção 'e' em 'fragmentado e em mau estado de conservação' é elemento de coesão sequencial aditiva, estabelecendo relação de adição entre duas características do papiro que se somam para descrever seu estado atual.
O pronome 'lo' em 'estudá-lo' e 'lê-lo' é elemento de coesão referencial anafórica, retomando, em ambos os casos, o termo 'papiro' mencionado anteriormente, garantindo a progressão textual sem repetição desnecessária do substantivo.
O conectivo 'embora' estabelece relação de concessão, indicando que o mau estado do papiro não impediu a determinação de seu conteúdo, criando um contraste que organiza logicamente a progressão das ideias.
"São mencionados produtos de renovação celular que, embora possam auxiliar adultos a conferir à pele uma aparência menos envelhecida, podem, quando utilizados por pessoas jovens e em altas concentrações, provocar queimaduras, dermatites e eczemas crônicos, em razão da maior facilidade de absorção decorrente da menor espessura da pele."
Considerando os mecanismos de coesão e coerência empregados no trecho, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. O conectivo 'embora' introduz uma relação de concessão, estabelecendo contraste entre o benefício dos produtos para adultos e os possíveis efeitos nocivos quando utilizados por pessoas jovens, podendo ser substituído por 'porquanto', sem prejuízo do sentido essencial do enunciado.
II. Em '...quando utilizados por pessoas jovens e em altas concentrações' estabelece uma relação de condição e restringe a ocorrência dos efeitos nocivos, contribuindo para a progressão coerente do enunciado.
III. O pronome relativo 'que' retoma exclusivamente 'produtos de renovação celular', sendo responsável por introduzir uma oração explicativa que não interfere na delimitação do referente.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições CORRETAS.
I e II, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Sobre os mecanismos de coesão textual empregados no Texto 1, analise as afirmativas:
I. Em "Não somos nós que recordamos o passado; é o passado que nos recorda", os pronomes "nós" e "nos" fazem referência aos mesmos participantes do discurso.
II. A expressão "Nesse sentido" retoma o raciocínio desenvolvido anteriormente e estabelece continuidade entre os parágrafos.
III. Em "a narrativa não é um ornamento da experiência, mas sua matéria-prima", o pronome possessivo "sua" retoma o termo "experiência".
IV. No trecho "A memória, afinal, não reproduz o real — ela o significa", o termo "afinal" reforça e justifica a conclusão apresentada pelo autor.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e III.
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
I, II, III e IV.
No trecho “essas práticas se ampliam e se tornam mais sistemáticas”, o pronome “essas” exerce função de:
Retomar elementos mencionados anteriormente no texto.
Antecipar informações que serão explicadas a seguir.
Introduzir uma oposição argumentativa.
Substituir um termo de valor indefinido.
Em relação aos mecanismos de coesão referencial, analise as assertivas a seguir:
I. A expressão “essa lógica” (l. 04-05) retoma a ideia de “dizer que cada escolha de consumo conta” (l. 04).
II. O pronome pessoal “ele” em “como se ele tivesse liberdade plena de escolha ou controle sobre o ciclo do produto” (l.09-10) retoma o termo “consumidor” (l. 09).
III. O pronome possessivo “Seu” em “Seu comportamento não surge no vácuo: é moldado por estímulos, escassez de alternativas, padrões industriais e ausência de infraestrutura” (l. 25-26) refere-se a “indivíduo” (l. 24).
IV. O pronome oblíquo “o” em “E a ausência de políticas públicas sólidas apenas o reforça” (l. 35 e 36) retoma o termo “lixo”.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
Considerando a estrutura sintática e os mecanismos de coesão presentes no trecho "Optar por roupas atemporais e valorizar pequenos produtores e o trabalho artesanal são atitudes que reduzem impactos ambientais e fortalecem economias locais.", analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
A oração iniciada por "que" tem natureza coordenada explicativa, por isso está ligada a uma oração anterior completa, sem depender sintaticamente dela.
A forma pronominal "que" atua como conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada objetiva direta, com função de complemento verbal.
O termo "que" introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva, funcionando como pronome relativo com antecedente explícito no substantivo "atitudes".
O pronome "que" é um pronome indefinido com valor anafórico amplo, pois retoma a ideia de impacto ambiental sem referência a termo específico.
O pronome "que" está empregado como conectivo expletivo, sem valor sintático definido, apenas com função de encadeamento discursivo.
Depois desse período acordado, retornava-se à cama para o segundo sono, considerado o sono da manhã, que durava até o amanhecer.
Para Ekirch, o abandono desse modelo a partir do século 19 se relaciona à Revolução Industrial.
Em relação aos mecanismos de coesão textual, assinale a alternativa CORRETA.
O termo "que" funciona como elemento expletivo de ligação sintática, sem referência definida, exercendo papel acessório na organização do período.
O pronome relativo "que" estabelece coesão referencial ao retomar o substantivo "sono", garantindo a articulação sintática e semântica do período.
O pronome "que" estabelece apenas coesão sequencial, indicando progressão temporal entre os enunciados, sem relação direta de retomada nominal no período.
O termo "que" atua como conjunção integrante, introduzindo oração subordinada substantiva desvinculada de referente nominal expresso.
No trecho “ele é substituído pela memória”, o pronome faz uma referência a
“vento”.
“presente”.
“furação”.
“sentido”.