

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No trecho “serei o ringue de uma briga entre a vida e a morte”, pode-se afirmar que o autor emprega a figura de linguagem denominada:
gradação.
hipérbole.
ironia.
metáfora.
onomatopeia.
Analise as frases abaixo:
“Nas horas vagas, eles liam Saramago”.
“A Cidade Maravilhosa continua deslumbrante”.
“Seu olhar é como a imensidão do oceano”.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a figura de linguagem predominante em cada frase acima.
Metáfora – inversão – hipérbole.
Perífrase – comparação – metáfora.
Metáfora – eufemismo – inversão.
Metonímia – perífrase – comparação.
Comparação – hipérbole – eufemismo.
Assinale a frase que mostra uma metáfora explicada de forma inadequada.
A amizade é um comércio desinteressado entre amigos / relação fundamentada exclusivamente na amizade.
A amizade é o sal da vida / dá prazer à existência.
O amor é um fogo que arde sem se ver / um sentimento que pode permanecer oculto.
O amor é um som que reclama um eco / um sentimento que precisa ser correspondido.
O amor é o triunfo da imaginação sobre a inteligência / um sentimento que nasceu da racionalidade.
Complete de forma correta a lacuna e termine a ideia apresentada no enunciado:
.
“No descomeço era o verbo.” Lendo atentamente os versos do poema percebe-se claramente a soberania da palavra, pois o verbo no 1º verso é uma ____________ para a linguagem...
prosopopeia ... nos inferindo que o verdadeiro autor de um poema não é nem o poeta nem o escritor, mas sim a linguagem.
metáfora... nos inferindo que o verdadeiro autor de um poema não é nem o poeta nem o escritor, mas sim a norma culta da língua que dita as regras da escrita.
metáfora .... nos inferindo que o verdadeiro autor de um poema não é nem o poeta nem o escritor, mas sim a linguagem.
metonímia ... nos inferindo que o verdadeiro autor de um poema não é nem o poeta nem o escritor, mas sim a linguagem.
No trecho da canção do cantor Wando: “Você é luz, é raio, estrela e luar. Manhã de sol, meu iá iá, meu iô iô", observa-se o uso da figura de linguagem denominada metáfora. Assinale a única alternativa em que esta figura NÃO se faz presente.
“Sou teu ego, tua alma, sou teu céu, o teu inferno, a tua calma.” (Victor e Léo)
“O amor é um grande laço/ Um passo pr'uma armadilha/ Um lobo correndo em círculos /
"Ela é um filme de ação com vários finais/ Ela é política aplicada e conversas banais.” (Projota)
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas." (Rubem Alves)
“Vendo as pedras que choram sozinhas/ no mesmo lugar.” (Raul Seixas)
No último período do texto de Rubem Alves “O relógio é o tempo do dever: corpo engaiolado.”, foi empregado um recurso estilístico central na passagem em destaque; tal recurso está corretamente nomeado na alternativa:
Metáfora.
Metonímia.
Hipérbole.
Eufemismo.
De acordo com a BNCC, “no caso da poesia, destacam-se, inicialmente, os efeitos de sentido produzidos por recursos de diferentes naturezas, para depois se alcançar a dimensão imagética, constituída de processos metafóricos e metonímicos muito presentes na linguagem poética.” No poema de Manuel Bandeira, os processos metafóricos permitem concluir que o autor
caricatura o ser humano ao torná-lo semelhante a um bicho, em condição degradante, com o objetivo de idealizar o homem e a sua superioridade em relação aos outros seres.
compara o ser humano a um bicho, com a intenção de depreciar as pessoas que são pressionadas pelas necessidades pessoais a buscarem a própria sobrevivência.
toma o ser humano como objeto de construção literária, ainda que o comparando a um bicho, com o fito de mostrar que a literatura foge da realidade que a rodeia.
leva o ser humano à condição de bicho, com o intuito de desvelar o cotidiano de desigualdade, assumindo o eu lírico o propósito de fazer uma denúncia social.
descortina a realidade social do ser humano, assemelhado a um bicho, com a finalidade de mostrar que todos os seres passam pelas mesmas dificuldades no dia a dia.
Assinalar a alternativa que apresenta a figura de linguagem que aparece na oração "Aquele homem sempre age como uma criança.":
Metonímia.
Metáfora.
Comparação.
Hipérbole.
O frio é considerado, em muitos países, como um período difícil, devido à dura realidade de um inverno rigoroso e, na Idade Média, a situação era uma realidade muito mais preocupante e dolorosa.
-
Assinale a opção CORRETA de acordo com o texto.
O texto usa de uma metáfora para descrever a situação entre o inverno e o verão, e por ser uma metáfora, não há uma correlação entre os fatos metafóricos do texto com os fatos literais.
Viver na Idade Média, segundo o texto, não era fácil, principalmente em se tratando da estação invernal, um período que durou, aproximadamente, mil e quinhentos anos.
Na Idade das Trevas, como era chamada também a Idade Média, as estações contrapostas, ou seja, verão e inverno, tornaram-se símbolos de vida e morte, respectivamente.
O verão era o período de preparação para desenvolver a agricultura e acumular fonte de subsistência e sustento para o inverno e, todos os anos, os agricultores encontravam-se extremamente preparados para isso.
Assinale a alternativa na qual o trecho em destaque apresente metáfora.
“Já perguntaram várias vezes” (l. 01).
“outras do tempo em que Adão escrevia a Bíblia” (l. 06-07).
“mas eu gostaria de saber” (l. 12).
“ainda morando na Hungria” (l. 26).
“Só aqui foi compreender” (l. 35).
“que isso é coisa de homem / esse bicho / estelar / que sonha / (e luta)”
Nesse fragmento, observa-se o uso da figura de linguagem denominada
metáfora.
hipérbole.
paradoxo.
sinestesia.
polissíndeto.
Na frase “O doce som da sua voz me encantava.”, temos a figura de linguagem:
antítese.
metáfora.
metonímia.
perífrase.
sinestesia.
Sobre o texto, é CORRETO afirmar que:
a forma verbal “é” foi empregada no singular por exigência de um processo de construção sintática chamada regência verbal.
o recurso linguístico “embora” expressa valor semântico de conformidade.
se destaca uma figura de linguagem conhecida como metáfora.
no emprego dos vocábulos “encontro” e “desencontro” há homonímia.
a grafia da forma verbal “haja” está inadequada nesse contexto.
No texto temos: “viveram ou convivem sob o mesmo teto” (l. 04). Esse tipo de expressão é uma figura de linguagem denominada:
Metáfora.
Metonímia.
Comparação.
Perífrase.
Sinestesia.
Atente-se para o cartaz a seguir.

Na primeira frase verbal desse cartaz (Esperança é uma janela para o amanhã.) há um recurso estilístico denominado:
Metáfora;
Antítese;
Personificação;
Eufemismo.
Leia os versos abaixo:
“Árvores encalhadas pedem socorro
Mata-paus vou-bem-de-saúde se abraçam
O céu tapa o rosto
Chove...chove...chove”
(Raul Bopp. Cobra Norato e outros poemas. RJ: Civ. Bras., 1978).
A figura de linguagem utilizada é a:
Hipérbole.
Antítese (e paradoxo).
Comparação.
Personificação (prosopopeia).
Acerca dos vícios de linguagem, a repetição de um termo anteriormente expresso ou de uma ideia já sugerida, com o objetivo de conferir mais vigor ou ênfase à linguagem é denominada:
Metáfora.
Pleonasmo.
Solecismo.
Cacofonia.
O emprego da linguagem metafórica, de que trata o texto, pode ser identificada, de acordo com o significado dos vocábulos e expressões, de acordo com o contexto, em:
“Quando vai ser a disputa de terceiro lugar da Copa do Mundo?” (https://www.lance.com.br/copa-do-mundo)
“Copa do Mundo em tempo real: Últimas notícias do torneio e da Seleção” (Yahoo Esportes. 8 de dezembro de 2022)
“Copa do Mundo: como lidar com o turbilhão de emoções e a pressão pelo hexa” (Estado de Minas 18/12/2022)
“Chefe da copa do mundo fala sobre morte de operário: ‘ciclo natural da vida’” (Aventuras na história uol. 08/12/2022)
A repetição da expressão: "É importante" no início dos parágrafos exemplifica o uso da figura de linguagem denominada de:
Eufemismo.
Metáfora.
Pleonasmo.
Metonímia.
Anáfora.