

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa onde temos uma oração subordinada adverbial concessiva.
Como não encontrou a peça correta, não pôde consertar o fogão.
Falava tão alto que ficava rouca constantemente.
Saiu da sala antes que a aula começasse.
Embora tivesse excelente formação, não conseguiu a vaga.
Caso você termine os exercícios, antecipe a lição de casa.
Considere os trechos sinalizados na passagem: (I) Basta estacionar o carro, (II) e um grupo de pessoas carentes faz fila (III) para ganhar o alimento.
Quanto às relações de sentido que se estabelecem entre esses trechos, é correto afirmar que
II expressa condição em relação a I; III exprime finalidade em relação a I e II.
I expressa tempo em relação a II, que, por sua vez, exprime causa em relação a III.
I expressa condição em relação a II; III expressa modo em relação a II.
entre I e II a ideia é de concessão; II expressa meio para a realização de III.
II exprime consequência em relação a I; III exprime finalidade em relação a II.
Assinale a alternativa onde temos uma oração subordinada adverbial concessiva.
Anote a receita para que consiga fazer o bolo com sucesso.
Irei ajudá-la, ainda que não mereça.
O desmatamento aumenta à medida que a cidade cresce.
Trabalhou tanto ontem, que ficou doente.
Observe a tirinha.

Disponível em: <http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/image/51068250497>. Acesso em: 18/04/2018.
O humor da tirinha é percebido quando o autor resolve quebrar certa expectativa ao usar uma oração subordinada que
impõe uma condição para que o sentido dos objetos diretos de “sou” seja verdadeiro.
veicula a finalidade das caracterizações feitas nos predicados nominais anteriores.
delimita o eixo temporal de aplicação dos predicativos usados nos primeiros quadrinhos.
demonstra a causa da atribuição de todos os adjetivos ao sujeito da forma verbal “sou”.
cria uma concessão à relação entre sujeito e predicativo feita pelo verbo de ligação “ser”.
A oração abaixo relaciona-se de forma subordinada à sua oração principal. É correto afirmar que ela mantém com a oração principal determinado valor semântico caracterizado como:
“... apareciam da tela tão vividamente que os observadores sentiam vontade (...)” (linhas 27 a 29)
Temporal.
Causal.
Consecutivo.
Concessivo.
Assinale a alternativa correta que completa corretamente a lacuna abaixo:
Em “Os candidatos estavam tão concentrados nas provas do concurso que não perceberam as horas passarem e o final do tempo máximo permitido.”, encontramos uma ________.
oração concessiva
oração consecutiva
oração causal
oração comparativa
oração condicional
Em “Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.”, a oração em destaque expressa
causa.
finalidade.
condição.
concessão.
contraste.
Considerando a classificação das orações destacadas a seguir, assinale a alternativa correta.
Em “[...] sob o pretexto de garantir que seus rebentos sejam absolutamente felizes [...]”, a oração em destaque é subordinada substantiva objetiva indireta.
Em “O resultado de tamanha alienação é a ocorrência de meninos e meninas, que serão meninos e meninas para toda a eternidade.”, a oração destacada em negrito é subordinada adjetiva explicativa.
Na sequência “Isso até seria engraçado, se não fosse assustador.”, a oração em negrito é subordinada adverbial concessiva.
No trecho “Estamos vivendo um movimento que lembra a força de uma epidemia.”, a oração em negrito é coordenada assindética.
Em “Tenhamos a sabedoria para dar a mão às nossas crianças na travessia da vida [...]”, a oração destacada classifica-se como subordinada adverbial causal.
Leia a tira


No último quadrinho da tira, o trecho “para invadir a Inglaterra”, é uma oração subordinada adverbial
temporal.
consecutiva.
causal.
concessiva.
final.
Em qual alternativa a conjunção ou locução conjuntiva estabelece uma relação de sentido de concessão?
Os professores anunciaram que farão greve, ainda que o Governo decida algum novo reajuste salarial.
Mal o Governo anunciou uma negociação para um novo reajuste, os professores decidiram pela greve.
Logo que o Governo pediu uma negociação, o sindicato dos professores decidiu interromper a greve.
Enquanto o sindicato e o Governo não decidirem o reajuste exigido, os professores não retornarão às salas de aula.
Para responder à questão de número 05, observe a relação de sentido entre as partes sinalizadas na passagem a seguir.
(I) Mesmo sendo criticada pelas costas e alvo constante de caricaturas e artigos injuriosos, (II) Domitila, mulher bonita, inteligente e alegre, experimentou ascensão social meteórica na capital.
É correto afirmar que as ideias expressas no trecho (I) estabelecem, com as ideias do trecho (II), relação de sentido de
causa.
concessão.
modo.
consequência.
condição.
“Ela passará no concurso, desde que estude muito para isso.”. É correto afirmar que o período classifica-se, sintaticamente, como oração subordinada adverbial:
Condicional.
Final.
Conformativa.
Concessiva.
Em “[...] embora acredite na necessidade de uma política penal eficiente contra os criminosos, é preciso vencer o estupor social.”, há, entre as orações, uma relação de
finalidade.
causa.
conformidade.
concessão.
comparação.
No trecho Embora de fato necessária neste momento, a medida não passa de um paliativo, a primeira oração estabelece com a oração subsequente uma relação de
proporção, pois, à medida que as Forças Armadas se estabelecerem, a violência irá decair continuamente.
finalidade, pois, uma vez que as Forças Armadas estão na cidade, os criminosos se sentem intimidados.
causa, pois o quadro de insegurança pública decaiu vertiginosamente com a presença das Forças Armadas.
concessão, pois, mesmo necessária, a presença das Forças Armadas não resolve a questão de segurança pública no Rio de Janeiro.
Em qual dos períodos seguintes há uma oração subordinada adverbial que expressa ideia de concessão?
Embora estivesse chovendo, as crianças foram à praia.
“Todas as teorias físicas […] deveriam se prestar a uma descrição tão simples que até uma criança pudesse entender”.
Conforme determina a lei, todos os direitos são meus.
Se você baixar um pouco esse som, talvez consiga responder à pergunta.
Como os recursos de expressão eram minguados, tentavam remediar a deficiência falando alto.
Identifique, semanticamente, as circunstâncias expressas pelas orações adjetivas abaixo e a seguir assinale a resposta CORRETA:
1) A mãe, que sempre cedia a todas as suas vontades, não autorizou que Amanda matasse aula para realizar sua audição de balé.
2) João aceitaria qualquer emprego que lhe garantisse o sustento da família.
3) Buscava alguém com quem dividir as despesas de casa.
1) Causa; 2) Finalidade; 3) Condição.
1) Concessão; 2) Condição; 3) Finalidade.
1) Condição; 2) Causa; 3) Resultado.
1) Resultado; 2) Condição; 3) Causa.
A oração iniciada por “Embora” tem valor concessivo, ou seja, apresenta uma ideia que concorda com a ideia da oração principal (“ideias associadas [...] conspiratórias.”).
Certo
Errado
À frente das frases citadas a seguir, está indicado o tipo de circunstância que elas expressam no texto. A indicação está correta em
“... para se tornar um ciclista;...” (4º§) – (finalidade)
“… que nem mesmo motorista ele é.” (3º§) – (causa)
“… se as estradas ficarem bloqueadas...” (2º§) – (concessão)
“... como se fossem as únicas opções,...” (3º§) – (conformidade)
Analise as afirmações que seguem:
I. Na linha 05, o nexo enquanto introduz uma oração que exprime ideia de tempo.
II. À medida que (l. 09) introduz uma oração adverbial concessiva.
III. Na linha 18, o vocábulo Segundo, sem causar erro ao período, poderia ser substituído por Consoante.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
No trecho “pensei em ficar com o troco da padaria para comprar bala, mas não consegui.”, a oração sublinhada é
subordinada substantiva subjetiva.
coordenada assindética.
subordinada adjetiva explicativa.
subordinada adverbial concessiva.
coordenada sindética adversativa.