

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Sim, isso é amor no sentido de suprir as necessidades básicas. No entanto não substitui a necessidade de afetos carinhosos de intimidade, compreensão, tolerância e proximidade.” (l. 29-33)
O conectivo “No entanto”, em negrito no trecho destacado, introduz uma oração que tem valor
temporal.
aditivo.
explicativo.
adversativo.
consecutivo.
A oração “se fôssemos eternos” – 1ª estrofe – classifica-se como:
Oração subordinada substantiva condicional;
Oração subordinada substantiva objetiva direta;
Oração coordenada sindética explicativa;
Oração subordinada adverbial consecutiva;
Oração subordinada adverbial condicional.
- “...mas o sistema ensina o individualismo e a consumir sem necessidade.” O trecho, de acordo com o contexto, expressa a ideia de:
Consequência
Causa
Contraste
Compensação
Concessão
Assinale a opção que analisa CORRETAMENTE o período “Se não existe sanção social, se perdemos o mecanismo de prêmios e punições, o crime fica naturalizado.”
período é composto por subordinação, apresentando uma oração principal “se perdemos o mecanismo de prêmios e punições” e duas orações que complementam o sentido da oração principal: “Se não existe sanção social” e “o crime fica naturalizado”.
O período é composto por subordinação e encontram-se duas orações subordinadas condicionais e uma oração principal.
O período é composto por subordinação e encontram-se duas orações subordinadas adverbiais consecutivas e uma oração principal.
O período é composto por subordinação e encontram-se duas orações subordinadas adverbiais concessivas e uma oração principal.
período é composto por subordinação e encontram-se duas orações subordinadas adverbiais, uma concessiva e uma consecutiva, e uma oração principal.
“[...] porque estamos perdendo a capacidade de...”, apresenta uma relação de
adição.
concessão.
finalidade
consequência
causa
No fragmento “E Amélia, quanto mais refletia no caso, tanto mais se revoltava contra a reserva do irmão.” as orações estabelecem entre si uma relação de:
contraste.
adição e preterição.
consequência e finalidade.
quantificação e qualificação.
causa e efeito.
Na frase – Se você manifestar uma opinião um pouco diferente, é hostilizado imediatamente. –, o trecho destacado apresenta ideia de
causa.
consequência.
condição.
concessão.
comparação.
No trecho “– Bilac, preciso vender minha chácara, que só dá dor de cabeça.” (3o parágrafo), a oração em negrito expressa sentido de
adição, assim como a destacada em: Minha filha trabalha que trabalha sem parar naquela loja.
consequência, assim como a destacada em: Falou tanto durante a festa que saiu de lá rouca.
comparação, assim como a destacada em: Ela é uma pessoa mais mal-humorada que o Zangado.
explicação, assim como a destacada em: Viajei para Goiás de avião, que é bem mais rápido.
restrição, assim como a destacada em: Ela comprou todos os vestidos que estavam em liquidação.
No que se refere aos recursos da língua usados no texto está correto o que se afirma em:
Em, “Pois é assim que nos encontramos hoje no Brasil,...” (L. 28), a expressão “que” é indispensável para a construção do sentido lógico da oração.
“Por isso é que não se pode dizer que em Brasil e Portugal "se fala a mesma língua"...” (L.19), a expressão “é que” introduz uma oração subordinada substantiva subjetiva.
“...que a jovem ciência linguística (...) ainda peleja...” (L.2), o vocábulo “que” introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva.
O vocábulo “que”, em “O grande escritor é aquele que vai além do normal” (L.10), tem o mesmo valor morfológico do “que” de “...não se pode dizer que em Brasil e Portugal "se fala a mesma língua" (L.19).
Qual a circunstância expressa na oração subordinada a seguir.
Minha mão tremia tanto que mal podia escrever.
Causa.
Concessão.
Consequência.
Condição.
Comparação.
A relação de ideias estabelecida nas orações está identificada corretamente em
“Traduzo os poemas por dever de ofício, mas com uma secreta – e nunca realizada – vontade de inserir ali um grãozinho de realidade.” (linhas 9-12) – causa.
“Mesmo que tentasse explicar, ninguém acreditaria que eu era tão brasileira...” (linhas 58-59) – concessão.
“...não parece um livro brasileiro, pois não fala nem de plantas nem de índios nem de bichos”. (linhas 38-40) – comparação.
“...me senti tão deslocada quanto um macaco em uma loja de cristais.” (linhas 56-57) – consequência.
Assinale a alternativa em que há uma oração subordinada adverbial consecutiva
O cidadão ficou tão revoltado que denunciou a situação precária do hospital.
O cidadão denunciou o hospital porque ficou revoltado com a situação precária daquele local.
Como ficou revoltado com a situação precária do hospital, o cidadão resolveu denunciar aquele local.
O cidadão resolveu denunciar o hospital já que ficou indignado com o que presenciou naquele local.
Em relação a classificação das orações, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
( ) Ambos são necessários para que se formule a trama de um país mal letrado. (1º parágrafo) – Oração subordinada adverbial final.
( ) Só pôde fazê-lo da maneira que o fez. (3º parágrafo) – Oração subordinada adverbial consecutiva.
( ) Ambos nos dão a impressão de render as condições que os geraram. (1º parágrafo) – Oração subordinada adjetiva explicativa.
( ) Ele figura como redenção e como falha irresolvida. (4º parágrafo) – Oração coordenada assindética aditiva.
V – F – F – F.
F – V – V – V.
F – V – F – V.
V – V – F – F.
Em “... uma biblioteca tão grandiosa e rica que você se sente inibido...” (2º§), a oração “que você se sente inibido” traz uma ideia de
causa.
condição.
concessão.
consequência.
Em “No Brasil, no entanto, o conceito de liberdade de imprensa tornou-se extraordinariamente elástico, fugindo completamente dos princípios que o originaram.” (5º§), o trecho destacado é uma
oração subordinada adjetiva restritiva.
oração subordinada adjetiva explicativa.
oração subordinada substantiva apositiva.
oração subordinada adverbial condicional.
oração subordinada adverbial consecutiva.
Observe o parágrafo:
“Na semana passada ele foi parar na emergência do hospital. Ela acordou com os olhos vermelhos, cheios de sangue.”
Nos dois períodos do parágrafo, a 1ª oração exprime, em relação à 2ª, um valor de:
Condição.
Explicação.
Causa.
Consequência.
Releia: “Apesar de o aluno ser uma criança e de ser obrigado por lei a cursar a escola, nunca vi ninguém falando na valorização do alunado”. Neste trecho, o segmento “apesar de” introduz ideia de:
Comparação.
Concessão
Conformidade.
Consequência.
A oração destacada no fragmento abaixo expressa, no contexto, ideia de:
'"SE ESTIVESSEM LÁ, jamais conseguiríamos retomar o poder sobre territórios sem um banho de sangue."
condição.
consequência.
concessão.
causa.
conformidade.
“Fumantes que participaram de uma técnica de meditação denominada ‘treino integrativo de corpo e mente’ conseguiram reduzir a ânsia pelo cigarro e diminuíram em 60% o hábito de fumar”.
Em termos de lógica, pode‐se afirmar que no fragmento acima
o primeiro segmento é uma consequência do segundo.
o segundo segmento é uma consequência do primeiro.
os dois segmentos mostram ações bastante distantes no tempo.
o segundo segmento mostra uma consequência inesperada do estudo.
o primeiro segmento mostra um dado aquém do esperado.
No trecho: "Achar que a educação é o único e o melhor caminho para a mobilidade social é uma coisa tão óbvia que dá para desconfiar" há uma relação semântica de:
finalidade.
conseqüência.
comparação.
concessão.
condição.