

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia com atenção os dois períodos abaixo.
“Naquele dia, o seu grude já estava garantido.” (§ 3)
“Mas o nosso herói não estava satisfeito, porque não conseguira um convite para o filho." (§ 3)
Nas opções abaixo, foram redigidos cinco períodos com a junção dos dois períodos acima. O único período que foi estruturado em correspondência semântica com o texto é:
O nosso herói não estava satisfeito, muito embora não tivesse conseguido um convite para o filho, visto que, naquele dia, o seu grude estivesse garantido.
Embora, naquele dia, o seu grude já estivesse garantido, o nosso herói não estava satisfeito, conquanto não conseguira um convite para o filho.
O nosso herói não conseguiu um convite para o filho, fato que o impediu de garantir, naquele dia, o seu grude, a ponto de o deixar insatisfeito.
Caso não conseguisse um convite para o filho, o nosso herói não ficaria satisfeito, porque, naquele dia, o seu grude já estava garantido.
O nosso herói não estava satisfeito, porque não conseguira um convite para o filho, não obstante o seu grude já estar garantido naquele dia.
Analise o enunciado: “Jaguariúna nossa emoção, nossa bandeira, nossa canção”. Sintaticamente como é classificado o enunciado?
O enunciado é uma frase.
O enunciado é uma oração.
O enunciado é um período.
O enunciado é um verso.
O período “É por isso que (...) da sua vida” se organiza internamente a partir da articulação de três orações.
Certo
Errado
“Esse gás é absorvido pelas espécies vegetais, que através da fotossíntese, devolvem generosamente, oxigênio.” (3º§) Em relação ao período anterior destacado e à estrutura linguística apresentada, considere as afirmativas a seguir.
I. O período é composto por três orações justapostas.
II. Em uma das orações, ao paciente da ação verbal é atribuído o papel de sujeito.
III. Na última oração do período, a voz reflexiva demonstra o sujeito como agente e paciente ao mesmo tempo da ação verbal.
Assinale a alternativa correta.
“Vim, vi, venci.”
O período acima é formado por
duas orações coordenadas e uma subordinada.
uma oração principal e duas subordinadas.
uma oração principal, uma coordenada e uma subordinada.
três orações coordenadas.
O elemento linguístico "isso", destacado no excerto “‘E nas públicas, o quadro não é diferente: a lei não é sempre cumprida. Dou aula no município de Mauá (SP) e lá temos um intérprete de Libras para cada aluno surdo. Mas isso é exceção: não ocorre em todas as escolas municipais, muito menos nas estaduais’, afirma”, refere-se a algo que:
já foi enunciado no mesmo período.
ainda será enunciado no período posterior.
já foi enunciado em um período anterior.
ainda será enunciado no mesmo período.
Analise os períodos a seguir:
I. "Então olhe bem para ela com olhos de criança".
II. "Agora, figure que uma cebola cortada é um modelo do mundo".
III. É preciso que imagine uma cebola cortada.
Assinale a opção correta a respeito dos períodos apresentados.
Nos itens I e II, as formas verbais foram usadas exprimir uma ordem, e a do item III, uma necessidade.
Nos itens I e II, as formas verbais foram usadas para exprimir uma súplica, e a forma verbal do item III, uma hipótese.
Nos itens I e II, as formas verbais foram usadas para sugerir um convite, e a forma verbal do item III, uma necessidade.
As formas verbais em negrito dos itens I e II sugerem um conselho, e a forma verbal do item III, uma necessidade.
Nos itens I e II, as formas verbais foram usadas para sugerir uma hipótese.
De acordo com a definição de período composto por subordinação, qual a alternativa correta?
..
I. Não quisemos sair porque chovia muito. (Oração subordinada adverbial causal).
II. Me parece que nossos livros ainda não chegaram. (Oração subordinada objetiva direta).
III. Costumo lavar a louça conforme me ensinou meu tio Luís. (Oração subordinada adjetiva restritiva).
IV. Os alunos que não queiram ir ao cinema devem sair pela porta à esquerda. (Oração subordinada adverbial conformativa).
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
A inserção de caso fossem imediatamente antes do termo “submetidas” (l.15) explicitaria o sentido condicional do trecho “submetidas a dadas condições” (l. 15 e 16) sem que houvesse prejuízo para a correção gramatical do texto.
Certo
Errado
Mantendo-se o sentido e a correção, o termo sublinhado pode ser substituído pelo que se encontra entre parênteses em:
A menos que renasça até que dele se possa dizer “esta é uma pessoa”. (Sem que)
É, pois, menos perigoso escolher sozinho ser uma pessoa. (conquanto)
Se bem que pode acontecer uma coisa que me humilha contar. (No entanto, seguido de vírgula)
Bem sei que uma das qualidades de um ator está nas mutações... (Por mais que)
... a cabeça ergue-se altiva como a de quem superou um obstáculo. (conforme)
A transformação dos dois períodos indicados a seguir em um único período pode ser realizada com mudanças na redação.
Parece haver um abismo de mútua incompreensão entre os médicos e seus pacientes. Essa distância parece aumentar.
Assinale a alteração que mantém a correção gramatical e o sentido pretendido pela autora do texto.
Parece haver um abismo de mútua incompreensão entre os médicos e seus pacientes cuja distância parece aumentar.
Parece haver um abismo de mútua incompreensão entre os médicos e seus pacientes, contudo a distância parece aumentar.
Parece haver um abismo de mútua incompreensão entre os médicos e seus pacientes onde a distância parece aumentar.
Parece haver um abismo de mútua incompreensão entre os médicos e seus pacientes, ainda que a distância pareça aumentar.
“Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”.
Sobre a estrutura oracional desse primeiro período do texto, é correto afirmar que possui:
A oração sublinhada no trecho abaixo, retirado do Texto 01, é classificada sintaticamente como:
“[...]quando parte do próprio devedor - na chamada Autofalência (...)” (linhas 24 a 26)
Considerando-se o enunciado "Diante da proximidade das provas, os candidatos ficam bastante ansiosos para mostrar, por meio dos resultados, o valor que tem uma grande dedicação", é correto afirmar que
se verifica no enunciado a existência de três períodos e uma oração.
a .correspondência entre frase e período só se sustenta quando se trata de períodos simples.
as vírgulas cumprem a função de demarcar o inicio e o fim das frases.
o enunciado apresentado se constitui de três orações, configurando um único período composto.
as vírgulas empregadas demarcam a quantidade de períodos simples.