

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“O que um livro precisa para ser bom?”, perguntou alguém da turma. “Que seja lido”, respondeu o autor.
Assinale a alternativa que apresenta uma forma reescrita correta correspondente ao trecho acima, incluindo a pontuação adequada.
Alguém da turma perguntou o que um livro precisava para ser bom? O autor respondeu que fosse lido.
Alguém da turma perguntou o que um livro precisava para ser bom. O autor respondeu que fosse lido.
Alguém da turma perguntou, o que um livro precisava para ser bom. O autor respondeu, que fosse lido.
Alguém da turma, perguntou o que um livro precisava para ser bom. O autor, respondeu que fosse lido.
Alguém da turma, perguntou o que um livro precisava para ser bom? O autor, respondeu que fosse lido.
Em um ofício, a expressão "A gente quer saber quando vai chegar o dinheiro" deve ser reescrita formalmente como:
Nós desejamos informações sobre a data da chegada da verba.
Solicitamos informações acerca do cronograma de repasse dos recursos financeiros.
Requeremos que nos digam o dia exato em que o montante será depositado.
Viemos por meio deste perguntar sobre o envio do numerário pecuniário.
Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho mantém o sentido original e a correção gramatical, especialmente quanto à concordância e à regência:
"É necessário que se promovam práticas de leitura que ampliem a capacidade crítica dos alunos."
É necessário promover práticas de leitura que ampliem a capacidade crítica dos alunos.
São necessárias que se promovam práticas de leitura que ampliem a capacidade crítica dos alunos.
É necessário que se promova práticas de leitura que ampliem a capacidade crítica dos alunos.
É necessário a promoção de práticas de leitura que ampliem a capacidade crítica dos alunos.
Com relação aos aspectos linguísticos do trecho “A indústria química é a mãe de todas as indústrias: serve de base para o trabalho de todas as demais” (primeiro período do segundo parágrafo), assinale a alternativa correta.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do trecho, a expressão “todas as indústrias” poderia ser substituída por todas indústrias.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do trecho, a expressão “serve de base” poderia ser substituída por fundamenta.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do trecho, a expressão “trabalho de todas” poderia ser substituída por trabalho com todas.
Infere-se desse trecho que está elíptica a palavra químicas logo após o vocábulo “indústrias”.
Infere-se desse trecho que está elíptica a palavra indústrias logo após o vocábulo “demais”.
A colocação dos pronomes átonos no texto segue as prescrições da norma culta, que admite variações conforme a natureza dos termos adjacentes e a estrutura das locuções verbais. Sabendo disso, analise as propostas de reescrita e os trechos originais e assinale a alternativa em que a explicação está correta e a colocação pronominal respeita estritamente a gramática normativa.
No trecho “muitos outros burros menores se espalhavam” (1º parágrafo), a próclise é facultativa, sendo igualmente correta e preferencial em início de período a forma: “E muitos outros burros menores espalhavam-se”.
Em “nossa interpretação — que casualmente favorece sempre nosso time” (2º parágrafo), caso o autor optasse por substituir o complemento pelo pronome “o”, a forma correta seria: “que casualmente favorece-o sempre”.
No período “A esfera deixou de ser couro, e esse tempo passou” (2º parágrafo), caso o verbo destacado fosse substituído pelo Futuro do Presente acompanhado do pronome “o”, a forma correta seria: “e esse tempo passará-lo”.
No segmento “nossa rasteira humanidade — nosso neandertal íntimo que disfarçamos” (3º parágrafo), se incluíssemos o pronome “o”, a próclise seria obrigatória: “que o disfarçamos”, devido à presença do pronome relativo.
“A saúde é o estado no qual as funções necessárias se cumprem insensivelmente ou com prazer.”
O termo “insensivelmente ou com prazer” poderia ser escrito de forma sintaticamente paralela e correta do seguinte modo:
sem sensibilidade ou sem prazer.
sem sensibilidade ou com prazer.
com sensibilidade ou com prazer.
insensivelmente ou prazeirosamente.
insensivelmente ou prazerentamente.
Estariam garantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso o segmento "mais de 68% da população mundial deverão viver em ambiente urbano" (primeiro parágrafo) fosse reescrito como mais de 68% da população mundial deverá viver em ambiente urbano.
Certo
Errado
No trecho “Outro aspecto mencionado refere-se ao impacto das redes sociais sobre o consumo impulsivo”, a regência e o emprego do sinal indicativo de crase devem ser analisados criteriosamente. Assinale a alternativa que apresenta uma reescritura correta segundo a norma culta.
Outro aspecto mencionado faz alusão à influência das redes sociais no consumo, o que gera preocupação quanto às decisões tomadas pelos jovens.
O texto refere-se à uma preocupação constante dos educadores sobre o impacto que as redes sociais exercem perante o consumo de crianças.
Os especialistas assistem à um aumento significativo da ansiedade juvenil devido à exposição constante de padrões de vida nas plataformas digitais.
Aeducação financeira é essencial à formação dos cidadãos, pois permite que os jovens resistam à apelos publicitários de natureza puramente comercial.
Para responder às questões 19 e 20, considere o seguinte fragmento do texto:
“A autossabotagem também pode ser aprendida e se tornar um hábito”.
Mantendo a correção gramatical e o sentido original do trecho, qual das alterações a seguir seria obrigatoriamente necessária caso “tornar” fosse substituído por “transformar”?
Nenhuma alteração obrigatória seria necessária.
Supressão da partícula “se”.
Inserção de preposição, considerando a regência do verbo.
Supressão do artigo indefinido.
Inserção de uma conjunção, considerando a relação de dependência entre os termos.
Considerando o fragmento “Em novembro de 2025, o governo federal aprovou a Política Nacional de Linguagem Simples” (1º parágrafo), analise as reformulações apresentadas a seguir e assinale a alternativa que reúne as reformulações que preservam a organização dos termos sem prejuízo à clareza e ao sentido original.
I- O governo federal, em novembro de 2025, aprovou a Política Nacional de Linguagem Simples.
II- O governo federal aprovou, em novembro de 2025, a Política Nacional de Linguagem Simples.
III- O governo federal aprovou a Política Nacional de Linguagem Simples em novembro de 2025.
IV- O governo federal aprovou a Política Nacional, em novembro de 2025, de Linguagem Simples.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I, II e III.
I e III.
II e IV
I, III e IV.
III e IV.
"Para os pesquisadores, esse dado evidencia a falta de políticas públicas voltadas à capacitação e ao suporte de familiares e cuidadores informais".
Com base na regência nominal do vocábulo 'voltadas', assinale a alternativa que apresenta reescrita do trecho com emprego adequado de outra preposição, desconsiderando o valor semântico resultante.
Para os pesquisadores, esse dado evidencia a falta de políticas públicas voltadas sobre a capacitação e sobre o suporte de familiares e cuidadores informais.
Para os pesquisadores, esse dado evidencia falta de políticas públicas voltadas para a capacitação e para o suporte de familiares e cuidadores informais.
Para os pesquisadores, esse dado evidencia a falta de políticas públicas voltadas na capacitação e no suporte de familiares e cuidadores informais.
Para os pesquisadores, esse dado evidencia a falta de políticas públicas voltadas com a capacitação e com o suporte de familiares e cuidadores informais.
Assinale a alternativa cuja reescrita do fragmento do texto I tenha mantido o sentido primário e a correção normativa inicial.
“Segundo o relatório, as organizações utilizaram programas sociais do governo federal, como o Desenrola Brasil, para atrair vítimas”. (1º par.) / De acordo com o relatório, foram utilizados pelas organizações programas sociais do governo federal, como o Desenrola Brasil, a fim de atrair vítimas.
“O esquema explorou a vulnerabilidade financeira das vítimas e as mudanças nas regras de envio de dados de transações Pix à Receita Federal para criar sensação de urgência.” (2º par.) / Exploraram-se da vulnerabilidade financeira das vítimas as mudanças nas regras de envio de dados de transações Pix à Receita Federal na medida em que se atraíssem vítimas.
“Os criminosos utilizaram inteligência artificial para manipular a imagem e a voz de lideranças políticas.” (3º par.) / Os criminosos utilizaram a imagem e a voz de lideranças políticas para manipular a inteligência artificial.
“As fraudes ligadas ao Desenrola Brasil começaram a circular em 7 de julho de 2024.” (5º par.) / A fraude ligada ao Desenrola Brasil cessou na primeira quinzena de julho de 2024.
“Outras pessoas chegaram a transferir dinheiro via Pix para contas controladas pelas organizações criminosas.” (7º par.) / Outras pessoas chegaram à fazer transferência de valores via Pix para contas movimentadas pelo crime organizado.
Examine as reescritas do trecho "Houve [...] uma mudança significativa na estrutura da comunicação" e com base nas regras de concordância da norma-padrão, assinale a reescrita que mantém a correção gramatical.
Houveram mudanças significativas na estrutura da comunicação decorrentes da internet.
Existiram, na estrutura da comunicação, mudanças significativas decorrentes da internet.
Fazem anos que ocorreu essa mudança significativa na estrutura da comunicação.
Devem haver mudanças significativas na estrutura da comunicação decorrentes da internet.
No cerne da concepção de vida pública urbana incorporada na Paris moderna estavam as noções de que o espaço da cidade é aberto para ser usado e usufruído por qualquer um e de que a sociedade de consumo que ele abriga podera tornar-se acessível a todos.
Uma nova redação para a frase acima, em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original, encontra-se em:
Existia no âmago do projeto de urbanidade parisiense, as visões de livre fruição das ruas por qualquer indivíduo, garantindo que o acesso aos bens de consumo assistissem por todos de forma igualitária.
No centro da concepção de vida pública urbana presente na Paris moderna, estavam as ideias de que o espaço urbano deveria ser franqueado ao uso e usufruto de qualquer pessoa e de que a sociedade de consumo ali existente poderia se tornar acessível a todos.
A ideia de esfera pública na Paris da modernidade fundamentava na premissa de que o território urbano é de livre acesso, e que a dinâmica do consumo presente nele deve estar ao encalço de todos cidadãos.
A ideia de esfera pública na Paris da modernidade fundamentava na premissa de que o território urbano é de livre acesso, e que a dinâmica do consumo presente nele deve estar ao encalço de todos cidadãos.
Residia na essência da Paris moderna, a crença de que qualquer um pode aspirar o uso das áreas comuns e de que a sociedade de mercado ali estabelecida, visa incluir toda a população sem distinções.
“A mãe perguntou à filha:
– O que você quer ganhar no seu aniversário?”
Assinale a alternativa que apresenta uma forma reescrita correta do trecho acima, incluindo a pontuação adequada.
A mãe perguntou à filha: o que ela queria ganhar no aniversário dela?
A mãe, perguntou à filha o que você quer ganhar no aniversário dela.
A mãe perguntou à filha o que ela queria ganhar no aniversário dela.
A mãe perguntou à filha o que ela queria ganhar no aniversário dela?
A mãe, perguntou à filha, o que ela queria ganhar no aniversário, dela.

BECK, Alexandre. Tiras de Armandinho. Disponível em <https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/27431-tiras-de-armandinho>.
“E você já tem alguma ideia?”
Assinale a alternativa que apresenta a forma reescrita correta do trecho acima, transcrito da charge, com mudanças para o plural, de acordo com a norma-padrão vigente.
E vocês já têm algumas idéias?
E vocês já tem algumas idéias?
E vocês já teem algumas ideias?
E vocês já têem algumas ideias?
E vocês já têm algumas ideias?
Analise as sentenças:
I.No título, a ideia de que a leveza é o novo sucesso é complementada pelo subtítulo, dando uma ideia de adição. Um dos fatores que garante a ideia de adição é a conjunção "e".
II.O trecho Escolher a leveza não é "viver nas nuvens", é pura estratégia de sobrevivência pode ser reescrito, sem alterar o sentido, da seguinte maneira: Escolher a leveza é pura estratégia de sobrevivência para não "viver nas nuvens".
III.O trecho sublinhado no texto pode ser reescrito, sem mudar o sentido, da seguinte maneira: O sucesso não é chegar na linha de chegada pedindo um balão de oxigênio, mas percorrer o caminho com o passo mais solto e o riso mais frouxo.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Conforme a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa em que a reescrita de trechos do texto mantém a correção gramatical e a regência verbal.
O organismo reage a situações interpretadas como ameaçadoras, liberando substâncias que afetam o funcionamento do corpo.
Situações que desencadeiam estresse e ansiedade diários acarretam em inflamações e dores recorrentes no trato digestivo.
O texto afirma de que o sistema nervoso autônomo é responsável por regular funções viscerais como o coração e o sistema digestivo.
O tratamento especializado e as práticas de melhoria de qualidade de vida objetivam ao combate do estresse e ao restabelecimento do equilíbrio.
Assinale a alternativa que indica a correta reescrita do trecho a seguir, retirado do texto, caso fosse convertido para o pretérito imperfeito do indicativo, na voz passiva analítica.
“Nem sempre a intensidade isolada define a gravidade”.
A gravidade nem sempre se definia pela intensidade isolada.
A gravidade nem sempre era definida pela intensidade isolada.
A gravidade nem sempre será definida pela intensidade isolada.
A gravidade nem sempre tinha sido definida pela intensidade isolada.
Considerando o trecho a seguir, retirado do texto, assinale a alternativa que indica quantas outras alterações seriam obrigatoriamente necessárias a fim de manter-se a correção do período a seguir caso substituíssemos o pronome pessoal “elas” por sua forma no singular.
“É por meio dessa interação que elas se expressam e se comunicam, elaboram emoções e experiências e exploram e compreendem o mundo ao seu redor”.
3.
4.
5.
6.