

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa cuja reescrita livre do texto utiliza a vírgula, em conformidade com a norma-padrão da Língua Portuguesa.
O direito que os presos possuem de saídas temporárias, está previsto desde o início dos anos 80.
O STF já afirmou que, as condições nas quais se encontra o sistema penitenciário violam os direitos humanos.
A medida aprovada pelo Congresso torna inviável, a saída temporária das pessoas que estão encarceradas.
Não existem condições básicas assistenciais, segundo afirmam os agentes penitenciários.
Analise o trecho “Entre os avanços estão a retomada do benznidazol pediátrico, [...]” (10º§) e assinale a alternativa em que a reescrita mantém o sentido da frase.
“Entre os avanços estão o uso retroativo de benznidazol pediátrico, [...]”.
“Entre os avanços estão a recomendação de benznidazol pediátrico, [...]”.
“Entre os avanços estão o prosseguimento do uso de benznidazol pediátrico, [...]”.
“Entre os avanços estão a necessidade de tomar o benznidazol pediátrico duas vezes seguidas, [...]”.
Cada uma das próximas opções apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto CB1A1-I: "Outro avanço importante foi a aprovação do Plano de Ação de Gênero 2026- 2034" (primeiro período do quarto parágrafo). Assinale a opção em que a proposta apresentada é gramaticalmente correta, coesa e coerente com as ideias do texto.
Refere-se, ainda assim, à aprovação do Plano de Ação de Gênero 2026-2034 como avanço considerável
Ressaltasse como outro avanço relevante a aprovação do Plano de Ação de Gênero 2026-2034
Cabe, ainda, destacar a aprovação do Plano de Ação de Gênero 2026-2034
Considerando outro avanço importante, consta a aprovação do Plano de Ação de Gênero 2026-2034
Aprovaram-se como outro avanço importante o Plano de Ação de Gênero 2026-2034
Em conformidade com a norma-padrão, a frase do último quadrinho admite a seguinte reescrita:
Você não disse que eu teria que soletrá-las certo!
Você não disse que eu teria que soletrar elas certas!
Você não disse que eu teria que soletrar-lhes certas!
Você não disse que eu teria que soletrar elas certo!
Você não disse que eu teria que soletrar-lhes certo!
A reescrita do trecho “É preciso começar já a criar políticas para esticar o tempo das pessoas na ativa, garantindo-lhes condições compatíveis com sua idade.” (3º§) que mantém a correção gramatical e semântica está indicada em:
É preciso começarem já a criar políticas para esticar o tempo das pessoas na ativa, garantindo-lhes condições compatíveis com sua idade.
É imprescindível que se comecem, desde já a delinear políticas públicas capazes em estender o tempo de atuação, assegurando condições ajustadas à idade.
Torna-se imperativo, desde já, instituir políticas destinadas a prolongar a permanência dos indivíduos na ativa, assegurando- -lhes condições condizentes com a sua faixa etária.
Faz-se necessário iniciar, de imediato, a implementação de políticas que amplie a permanência dos cidadões na ativa, garantindo-lhes condições compatíveis com o avançar da idade.
Urge, a partir do presente, a formulação de políticas voltadas a extensão do tempo de permanência das pessoas no mercado de trabalho, com a devida adequação às suas condições etárias.
Assinale a reescrita que apresenta erro de pontuação por desrespeitar a sintaxe do período:
Os professores precisam de novas competências hoje, devido ao avanço das tecnologias digitais.
Devido ao avanço das tecnologias digitais os professores precisam, hoje, de novas competências.
Os professores, devido ao avanço das tecnologias digitais, precisam hoje de novas competências.
Devido ao avanço das tecnologias digitais, os professores precisam de novas competências hoje.
Assinale a alternativa em que a substituição do trecho mantém a correção gramatical e o sentido original:
Trecho: “...estratégias que considerem a diversidade como elemento constitutivo do processo educativo.”
...estratégias que sejam adequadas da diversidade como elemento constitutivo do processo educativo.
...estratégias que sejam favoráveis com a diversidade como elemento constitutivo do processo educativo.
...estratégias que sejam sensíveis à diversidade como elemento constitutivo do processo educativo.
...estratégias que sejam compatíveis à diversidade como elemento constitutivo do processo educativo.
Assinale a alternativa cuja reescrita mais se distancia do sentido apresentado nesta passagem:
[...] apenas nessa época é que o espírito científico pensa, pela primeira vez, em aplicar ao próprio homem os métodos até então utilizados na área física ou da biologia.
É nessa época que o espírito científico pensa, pela primeira vez, apenas na aplicação ao próprio homem dos métodos até então utilizados na física ou na biologia.
Foi apenas nesse momento histórico que o espírito científico decidiu aplicar ao homem métodos que até então eram usados na física e na biologia.
Nesse período, pela primeira vez, o conhecimento científico buscou estudar o homem utilizando métodos empregados anteriormente nas ciências naturais.
Somente nesse período o pensamento científico passa a considerar, pela primeira vez, a aplicação ao ser humano de métodos antes utilizados nas ciências físicas e biológicas.
Apenas nesse momento o espírito científico passou a utilizar, no estudo do homem, procedimentos que antes eram empregados nas ciências naturais.
Assinale a alternativa em que a proposta de reescrita apresentada preserva a correção gramatical e o sentido do seguinte trecho do texto: “A lei foi sancionada sem vetos, mas, felizmente, o STF derrubou a norma pouco tempo depois.” (linha 23).
Felizmente, a lei foi sancionada sem vetos e o STF a derrubou pouco tempo depois.
O STF, felizmente, sancionou a lei sem vetos e derrubou-a pouco tempo depois.
Houve a sansão da lei sem vetos, contudo, o STF felizmente derrubou-a pouco tempo depois.
Sem vetos, a lei foi sancionada, porém o STF a derrubou pouco tempo depois, felizmente.
A lei foi sancionada, felizmente sem vetos, mas o STF a derrubou pouco tempo depois.
Leia os dois minicontos abaixo.
I. Caiu da escada e foi para o andar de cima. (Adrienne Myrtes)
II. Uma vida inteira pela frente. O tiro veio por trás. (Cíntia Moscovich)
(Marceline Freire, org. Os cem menores contos brasileiros do século, 2004)
Marque a única afirmação incorreta.
No miniconto I, a escada, se tomada em sentido denotativo, deveria levar a pessoa a um patamar físico acima do chão; no entanto, ela, direta ou indiretamente, acabou por conduzir a pessoa à morte, representada pelo eufemismo irônico “foi para o andar de cima”.
O termo “pela frente” não ensejaria ambiguidade sintática se estivesse presente nesta reescrita: “Ele tinha uma vida inteira pela frente. O tiro veio por trás”.
No miniconto II, o pretérito perfeito do indicativo em “veio” cria um efeito de acontecimento consumado, reforçando a surpresa e o choque repentino da narrativa.
As múltiplas interpretações possíveis dos dois textos nos permitem reescrevê-los ainda mais sinteticamente, conservando-se o sentido básico, a saber: “Ao cair, subiu” (texto I) e “Todo um futuro... traído pelo passado” (texto II).
Ambos os textos utilizam sintaxe enxuta e economia vocabular, produzindo efeito de impacto imediato e concentrado, característica típica da microficção contemporânea.
Assinale a alternativa em que a reescrita de trecho do texto está de acordo com a norma-padrão de concordância verbal.
Haviam mais matérias escuras do que matérias visíveis.
Como os cientistas descobriram se não conseguia ver?
Faz cinco minutos que uma bela onça passou por aqui.
Foram eles certamente que pegou todas as suas goiabas.
Tanto a ave quanto o macaco viu quem pegou as goiabas.
A construção “É nesse contexto em que os conselhos de fiscalização profissional se destacam como entidades que regulamentam, normatizam e fiscalizam o exercício da profissão em prol da sociedade.” poderia ser reescrita, mantendo‑se a correção gramatical e o sentido original do período, da seguinte forma: Nesse contexto, destacam‑se os conselhos de fiscalização profissional, a cujas entidades competem regulamentar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão em favor da sociedade.
Certo
Errado
Estaria mantida a correção gramatical do texto caso o trecho "a fome afeta 828 milhões de pessoas em todo o mundo" (terceiro parágrafo) fosse assim reescrito: no mundo todo, a fome atinge oitocentas e vinte e oito milhões de pessoas.
Certo
Errado
Sem prejuízo gramatical e aos sentidos originais do texto, o trecho “A situação torna‑se ainda mais alarmante quando se observa que cerca de 33,9% do preço final dos medicamentos corresponde a tributos” poderia ser reescrito da seguinte forma: A situação se torna, ainda, mais alarmante quando observam‑se que cerca de 33,9% do preço final dos remédios correspondem a tributos.
Certo
Errado
A construção “O conceito de governança ambiental, social e corporativa, também conhecido como ESG, consolidou‑se como um pilar essencial da estratégia empresarial.” poderia ser reescrita, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto, da seguinte forma: Se consolidou como um pilar essencial da estratégia empresarial o conceito de governança ambiental, social e corporativa, também conhecido como ESG.
Certo
Errado
“Embora [...] não sejam sentidas pelo coração de cada um de nós, as zonas mortas não são menos importantes que o desmatamento da floresta amazônica.” (4º parágrafo)
Esse trecho pode ser reescrito, sem prejuízo para o seu sentido original, da seguinte forma:
Embora o desmatamento da floresta amazônica seja tão importante quanto as zonas mortas, nossos corações o sentem mais.
Mesmo que nossos corações não sintam as zonas mortas, elas são mais importantes que o desmatamento da floresta amazônica.
O desmatamento da floresta amazônica não é mais importante que as zonas mortas, ainda que nossos corações não as sintam.
As zonas mortas, ainda que menos importantes que o desmatamento da floresta amazônica, são mais sentidas por nossos corações.
O desmatamento da floresta amazônica, ainda que menos importante que as zonas mortas, é mais sentido por nossos corações.
"Quando o aluno não desenvolve o raciocínio lógico desde cedo, ele chega às etapas seguintes com lacunas que impactam diretamente o aprendizado."
Assinale a alternativa que apresenta a reescrita, adaptada, do trecho com a concordância verbal e nominal correta.
Quando os alunos não desenvolvem o raciocínio lógico desde cedo, eles chega às etapas seguintes com lacunas que impacta diretamente o aprendizado.
Quando alguns alunos desenvolvem o raciocínio lógico desde cedo, eles chegam às etapas seguintes com lacunas graves que impactam diretamente o aprendizado.
Quando os alunos não desenvolve o raciocínio lógico desde cedo, eles chega às etapas seguintes com lacunas graves que impacta diretamente o aprendizado.
Quando a aluna não desenvolve o raciocínio lógico desde cedo, ela chega às etapas seguintes com lacunas grave que impacta diretamente o aprendizado.
Em “o domínio da língua portuguesa não se restringe a uma exigência formal, mas configura instrumento essencial de trabalho do servidor público”, sendo reescrita O domínio da língua portuguesa configura‑se como instrumento essencial de trabalho do servidor público, preserva sentido e correção.
Certo
Errado
Assinale a opção cuja proposta de reescrita apresentada mantém a correção gramatical e o sentido original do trecho “a escrita não se limita à transmissão de dados: ela organiza fundamentos, delimita responsabilidades, previne interpretações incompatíveis”.
a escrita não se limita à transmissão de dados, embora organize fundamentos, delimite responsabilidades e previna interpretações incompatíveis
a escrita não se limita à transmissão de dados, pois organiza fundamentos, delimita responsabilidades e previne interpretações incompatíveis
a escrita não se limita à transmissão de dados, caso organize fundamentos, delimite responsabilidades e previna interpretações incompatíveis
a escrita não se limita à transmissão de dados, ainda que organize fundamentos, delimite responsabilidades e previna interpretações incompatíveis
a escrita não se limita à transmissão de dados, quando organiza fundamentos, delimita responsabilidades e previne interpretações incompatíveis
Assinale alternativa em que o enunciado do texto está reescrito de acordo com a norma-padrão de regência e de crase.
Apresente à pessoas muito crédulas um serviço que elas possam pagar.
Ofereça à certas pessoas crédulas um serviço do qual não consigam recusar.
Faça à quem o consultar uma oferta de serviço de que ninguém se escuse.
Pessoas crédulas não têm força de resistir àquela boa proposta que oferecer.
À princípio, você deve convencer aos crédulos de que podem ter sucesso.