Questões de Concurso de Relações Semânticas - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 998741

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT 2) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 3

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Considerando a argumentação estabelecida no texto, articulam-se a ideias opostas as seguintes palavras:
  • A. penso; imagino (3o parágrafo).
  • B. ansioso; atrasado (5o parágrafo).
  • C. macarrão; foto (6o parágrafo).
  • D. pedra; sol (3o parágrafo).
  • E. Relaxa; lagartear (3o parágrafo).

Questão 1016356

Prefeitura de Boa Vista - RR 2018

Cargo: Professor Licenciado em Pedagogia / Questão 7

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

“Aborígine é a maneira pejorativa com que os conquistadores chamam os donos da propriedade”. (Millôr Fernandes) Essa frase mostra a possibilidade linguística de designarmos uma realidade qualquer de forma neutra/positiva ou negativa; a opção a seguir em que os dois vocábulos podem ser considerados comparativamente de valor negativo é:
  • A. revolucionário / subversivo;
  • B. furtar / roubar;
  • C. impeachment / golpe;
  • D. denunciar / dedurar;
  • E. deficiente / aleijado.

Questão 1014550

Tribunal de Justiça de São Paulo  - SP (TJ/SP/SP) 2018 (3ª edição)

Cargo: Escrivão de Polícia Civil / Questão 34

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

São expressões sinônimas de latente e emergiu adequadas ao contexto, respectivamente,
  • A. oculta e introduziu-se.
  • B. encoberta e veio à tona.
  • C. ilógica e despertou.
  • D. potencial e submergiu.
  • E. gritante e veio à luz.

Questão 944613

Cargo: / Questão 7

Banca:

Nível:

No 6o parágrafo - Será ingenuidade, entretanto, contar com uma aprovação fácil - os sindicatos da categoria se mobilizam contra o texto. -, a conjunção e o advérbio destacados estabelecem no período, respectivamente, relações de sentido de
  • A. explicação e tempo.
  • B. oposição e afirmação.
  • C. conclusão e modo.
  • D. oposição e tempo.
  • E. conclusão e afirmação.

Questão 844445

Secretaria de Educação do Distrito Federal - DF (SEDF/DF) 2017

Cargo: Professor Substituto - Área Língua Portuguesa / Questão 80

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior


No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, assim como às funções da linguagem e à tipologia textual, julgue os itens subsequentes.

A palavra “inata” (linha 18) foi empregada no texto como antônimo de nata.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1121518

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - MG (IFNMG/MG) 2019

Cargo: Administrador / Questão 8

Banca: Fundação CEFETMINAS (CEFETMINAS)

Nível: Superior

As funções da linguagem se referem ao conjunto das finalidades comunicativas realizadas por meio dos enunciados da língua. 


Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto a três funções da linguagem e suas finalidades comunicativas. 


Primeiramente, destaca-se a função _______________ que, por meio de sugestões, ordens, apelos propostos pelo emissor, o receptor é estimulado a expressar alguma reação diante de uma mensagem. Em segundo lugar, tem-se a função _______________ em que o emprego de cada palavra é cuidadosamente pensado pelo emissor que prioriza a elaboração de seu texto ao expor a mensagem. E, por último, a _______________ cuja linguagem tem a função de confirmar que a interação entre emissor e receptor se faz presente e são estabelecidas as condições para o sucesso dessa interação, caracterizando o vínculo social. 


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

  • A. emotiva / fática / poética
  • B. conativa / poética / fática
  • C. emotiva / poética / referencial
  • D. conativa / metalinguística / fática
  • E. fática / metalinguística / referencial

Questão 784455

Tribunal de Contas da União (TCU) 2015

Cargo: Técnico Federal de Controle Externo - Área Apoio Técnico e Administrativo - Especialidade: Técnica Administrativa / Questão 20

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Médio

Julgue os itens que se seguem, referentes aos sentidos e a aspectos gramaticais do texto.

A forma verbal “denota” (l.1) poderia ser corretamente substituída, no texto, pelo seu sinônimo manifesta.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 703388

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 1

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Médio

 

Com relação a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho ‘que podemos chamar de silenciosa’ (l.15-16), o termo ‘de silenciosa’ denota uma qualidade atribuída ao complemento direto da forma verbal ‘chamar’, função exercida pelo pronome ‘que’.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 705701

Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - SP (SABESP/SP) 2014

Cargo: Motorista Operador de Equipamentos Automotivos I / Questão 8

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Nas últimas décadas, o desenvolvimento se estendeu do alto ao baixo Tietê. (5º parágrafo)

A mesma relação de sentido estabelecida entre as palavras grifadas acima está reproduzida entre as que se encontram em:
  • A. insumos e grãos.
  • B. declive e desnível.
  • C. nascente e foz.
  • D. fundação e ocupação.
  • E. econômico e demográfico.

Questão 705827

Polícia Militar do Ceará - CE (PM/CE/CE) 2014

Cargo: Primeiro - Tenente / Questão 1

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

Com relação às ideias e às suas estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue os itens a seguir.

No trecho “De vez em quando, trazia a senhora para ajudar no ninho” (l.13), o substantivo “senhora” pode ser substituído, sem prejuízo para as informações veiculadas no texto, pelo termo fêmea.
  • C. Certo
  • E. Errado