

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa em que o trecho destacado está substituído pelo trecho entre parênteses, observando-se a norma-padrão de emprego e colocação de pronomes.
Houve pouca melhora na posição de nosso país nos rankings de competitividade, que têm classificado o nosso país numa posição nada confortável. (tem classificado-o)
Quando se trata de competitividade da indústria, pesquisas apontam o que deve ser feito, no âmbito das políticas públicas, para não prejudicar a competitividade. (lhe prejudicar)
O papel do poder público é servir a sociedade, e não dela servir-se; assim, é necessário prover ações que resgatem o papel do poder público. (resgatem-no)
Quanto ao processo de desindustrialização, demandam-se ações que sempre façam o processo de desindustrialização ocorrer com menos intensidade. (façam ele ocorrer)
É importante buscar o equilíbrio fiscal, e muitos países buscaram o equilíbrio fiscal com sucesso, agindo para aumentar a eficiência do gasto público. (buscaram-no)
“A preocupação em não perder o pulso das coisas é louvável” (6º parágrafo).
A expressão “o pulso” está adequadamente substituída por um pronome em:
A preocupação em não o perder é louvável
A preocupação em não lhe perder é louvável
A preocupação em não nos perder é louvável
A preocupação em não perder-lhes é louvável
Em todas as frases a seguir há a substituição de um termo por um pronome pessoal; assinale a opção em que essa substituição foi feita de forma incorreta.
Nunca mais vi os ministros sem segurança pessoal. / Nunca mais os vi sem segurança pessoal.
Interessava ao professor entrar em férias brevemente. / Interessava-o entrar em férias brevemente.
Era necessário organizar a seção de cosméticos. / Era necessário organizá-la.
É bom lembrar àquele jornalista que ele também erra. / É bom lembrar-lhe que ele também erra.
Na frase “E uma casa sem porta não é uma casa” (linha 24), a palavra “porta” poderia ser substituída pelo pronome pessoal isso, sem alteração do sentido, o que evitaria a repetição do termo.
Certo
Errado
Em “A União Internacional para a Conservação da Natureza estima que serão necessários 500 milhões de dólares em financiamento para dar início ao tratado” (7º parágrafo), à luz da norma-padrão, o trecho destacado poderia ser substituído por:
dá-lo início
dá-lhe início
dar-no início
dar-lhe início
O pronome que substitui adequadamente o fragmento sublinhado e está colocado segundo a norma culta é:
“impressões faciais que revelam afetos” = que os revelam
“uma geração que enfrenta dificuldades” = que enfrenta-as
“aproveitar os benefícios da tecnologia” = aproveitar-lhes
“discutindo o uso da tecnologia” = discutindo-no
“encontrar o equilíbrio saudável” = o encontrar
A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente foi realizada de modo INCORRETO em:
que permitiu à civilização = que lhe permitiu
envolveu diferentes fatores = envolveu-os
para fazer a dragagem = para fazê-la
que desviava a água = que lhe desviava
supriam a necessidade = supriam-na
Analise a frase abaixo para responder à questão 7.
Foi quando implorei “a meus pais” por férias odontológicas.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto ao uso dos pronomes, assinale a alternativa em que os termos destacados foram corretamente substituídos por um pronome.
i quando implorei-lhes por férias odontológicas.
Foi quando os implorei por férias odontológicas.
Foi quando implorei-os por férias odontológicas.
Foi quando implorei-nos por férias odontológicas.
Foi quando lhes implorei por férias odontológicas.
Assinale a alternativa em que a expressão é corretamente substituída pelo termo entre parênteses.
Interromper uma ação (interrompe-a)
Encontrou uma forma (encontrou-na)
Começava a história (começava-a)
Escancarar a multiplicidade (escancarar-lhe)
A substituição do termo “a aluna” (linha 9) pelo pronome ela comprometeria a relação de sentido do texto.
Certo
Errado
A expressão em destaque está corretamente substituída nos parênteses, conforme a norma-padrão, em:
Ela perguntou ... se deve procurar um psicólogo. (procurar-lhe) – 2o parágrafo.
... crianças e adolescentes apresentaram sintomas... (apresentaram-nos) – 3o parágrafo.
... muitas famílias e escolas passaram a ter olhar mais atento... (ter-lo) – 2o parágrafo.
... a pandemia foi responsável por instalar ansiedade e depressão...(instalá-la) – 3o parágrafo.
... garantir bom processo de aprendizagem... (garantir-lhe) – 4o parágrafo.
Não há substituição adequada do objeto pelo pronome em:
"( ... ) é difícil saber o que é maior." (sabê-lo).
"( ... ) vai atrapalhar a nossa digestão." (atrapalhá-la).
"( ... ) apagar das nossas retinas aquele trecho do inferno." (apagá-lo).
"( ... ) pôr na linha todos os brasileirinhos ( ... )" (pô-los).
"( ... ) por que não baixar a idade?" (lhe baixar).
Assinale a alternativa em que o termo entre parênteses substitui corretamente a expressão.
alugar apartamento (aluga-o).
respeitemos o time (respeitemo-lhe).
inventam pretexto (inventam-o).
empreender uma reforma (empreendê-la).
trouxesse pânico (trouxesse-lhe).
Aponte, dentre as alternativas a seguir, aquela em que a substituição dos elementos em destaque por pronome oblíquo não se deu adequadamente e em consonância com a norma culta.
"um exame que avaliará biomarcadores" - um exame que os avaliará.
"permitirão ajudar a prever sua ocorrência" - permitirão ajudar a prever-lhe.
"o Ministério da Saúde lançou em junho do ano passado iniciativas" - o Ministério da Saúde as lançou em junho do ano passado.
"Nada mais lógico que buscar, em toda a trilha que deixamos, indícios que possam auxiliar o diagnóstico" - Nada mais lógico que os buscar, em toda a trilha que deixamos.
Assinale a alternativa em que a expressão em destaque pode ser substituída por aquela entre parênteses, em conformidade com a norma-padrão de emprego dos pronomes.
Sou uma ratazana que pode transmitir dezenas de doenças malévolas! (transmitir-lhes)
Sou uma ratazana que pode transmitir dezenas de doenças malévolas! (as pode transmitir)
Sou uma ratazana que pode transmitir dezenas de doenças malévolas! (transmitir-las)
Sou um pit bull que pode arrancar fora seu braço numa só dentada! (pode arrancar-no fora)
Sou um pit bull que pode arrancar fora seu braço numa só dentada! (lhe pode arrancar fora)
Leia as frases elaboradas com base no texto.
• Há tantas teorias e receitas de como vencer na vida, porém a autora não pretende ensinar essas teorias à sua leitora.
• Segundo a autora, ser humilde é um precioso aprendizado para a vida, e o que justifica esse aprendizado é a evidência de nossa pequenez e insignificância no mundo.
Atendendo à norma-padrão de emprego e de colocação dos pronomes, os trechos destacados podem ser substituídos por
ensiná-las; se justifica
ensiná-las; o justifica
ensiná-las; justifica-o
ensinar-lhes; o justifica
ensinar-lhes; se justifica
Considere os trechos do texto.
• ... caiu de moda em benefício das farmácias. (2º parágrafo)
• coisa que nenhuma pessoa sadia, em seu estado normal, gosta de fazer. (3º parágrafo)
De acordo com o sentido do texto e com a norma-padrão, os trechos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por:
em prol às farmácias; aplica-se à fazer
em auxílio às farmácias; recusa-se em fazer
em detrimento das farmácias; empenha-se em fazer
em associação com as farmácias; nega-se à fazer
em favorecimento das farmácias; dispõe-se a fazer
Assinale a alternativa em que a expressão destacada é corretamente substituída pelo que está entre parênteses, segundo a norma-padrão de colocação e emprego de pronomes.
… e se um dia todos os maiores de 22 anos no planeta recebessem uma caixa… (recebessem-a).
um fio indestrutível cujo comprimento os cientistas logo descobrem que prediz a duração da vida de cada um? (prediz-la)
… um confronto que francamente me deixa estupefata pelo seu tratamento como surpresa: a realidade da morte, mesmo para quem escolhe não abrir a caixa. (abri-la)
Consegue aturar gente chata? Consigo, mas não preciso, então não vou aturar, obrigada. (aturar-lhe)
A sensação de controle que acompanha a recusa consciente é um dos bens mais preciosos… (acompanha-a)
O tempo passa implacavelmente, enquanto pretendemos que deveria caber ao tempo preservar os objetos do nosso afeto, & depois imputamos ao tempo a responsabilidade de corroer os objetos do nosso afeto de modo impiedoso.
.
Evitam-se as repetições viciosas do periodo acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
deveria cabê-lo - o imputamos - corroer-lhes
lhe deveria caber - imputamo-lo — lhes coroer
o deveria caber - lhe imputamos - corroê-los
deveria caber a ele - o imputamos - os corroer
deveria caber-lhe - lhe imputamos - corroê-los
“Fui resultadista, o que fez meu nível baixar bastante.” (Texto 1, 2º parágrafo)
A única forma de substituir a expressão nominal “meu nível” por um pronome pessoal SEM gerar desvio em relação à norma padrão é:
Fui resultadista, o que lhe fez baixar bastante;
Fui resultadista, o que o fez baixar bastante;
Fui resultadista, o que fez ele baixar bastante;
Fui resultadista, o que fez-o baixar bastante;
Fui resultadista, o que fê-lo baixar bastante.