

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No primeiro período do texto a oração classifica-se como:
Absoluta
Principal
Coordenada assindética
Coordenada sindética
Sobre as orações presentes no período "Essas lições reforçavam que não era azar, mas uma justiça invisível protegendo o bem”, analise as alternativas abaixo e escolha a correta:
O período é composto por uma oração coordenada assindética: "Essas lições reforçavam que não era azar”, e uma oração subordinada adjetiva explicativa: “mas uma justiça invisível protegendo o bem."
O período apresenta uma oração principal: "Essas lições reforçavam", seguida de uma oração subordinada substantiva completiva: "que não era azar”.
O período apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta "que não era azar" e uma oração coordenada sindética adversativa "mas uma justiça invisível protegendo o bem.”
O período é composto por uma oração coordenada assindética: "Essas lições reforçavam que não era azar" e uma oração subordinada substantiva objetiva direta "que não era azar."
Em “As inovações geradas nesse contexto não se limitam aos avanços econômicos, mas se estendem à capacidade de interação e organização social.” (6º§), é possível reconhecer orações:
Justapostas.
Independentes.
Complementares.
Interligadas por preposições.
A oração "(...) conhecido pela fertilidade (...)" em: "(...) nascem as crias desse animal, conhecido pela fertilidade.", classifica-se como:
subordinada adjetiva restritiva.
oração coordenada assindética.
oração principal.
subordinada adjetiva explicativa reduzida do particípio.
Ainda sobre a oração da questão 2, assinale a alternativa que apresenta a classificação das orações.
Coordenadas.
Subordinadas.
Principais.
Simples.
O segundo período do terceiro parágrafo é formado de três orações e uma delas, classificada como subordinada adjetiva explicativa, apresenta uma informação a respeito da população global em 1972.
Certo
Errado
No trecho “A pesquisa utilizou dois grupos de larvas do Aedes: um composto por larvas originadas de criações do mosquito em laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outro formado por espécimes selvagens coletadas no ambiente”, a expressão “um composto por larvas originadas de criações do mosquito em laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)” é:
Uma oração coordenada sindética.
Uma oração subordinada adjetiva explicativa.
Uma oração subordinada adjetiva restritiva.
Um aposto explicativo.
Assinale a alternativa correta em relação ao tipo de oração.
I. Você já praticou ginástica artística?
II. Não. Eu ainda não.
III. Mas, ouvi dizer que é necessário ter muita dedicação para chegar ao pódio.
IV. Será que é tão difícil assim?
V. Creio que seja.
Estão corretas as afirmativas:
I. declarativa / II. Interrogativa / III. Declarativa / IV. Interrogativa / V. exclamativa
I. declarativa / II. Declarativa / III. Declarativa / IV. Exclamativa / V. declarativa
I. declarativa; II. Interrogativa / III. Exclamativa / IV. Declarativa / V. interrogativa
I. interrogativa / II. Declarativa / III. Declarativa / IV. Interrogativa / V. declarativa
I. interrogativa / II. Declarativa / III. Interrogativa / IV. Declarativa / V. declarativa
Como se classificam, respectivamente, as orações grifadas no texto?
Oração subordinada adverbial final e oração subordinada adverbial condicional.
Oração coordenada sindética conclusiva e oração coordenada sindética explicativa.
Oração subordinada adjetiva explicativa e oração subordinada adjetiva restritiva.
Oração subordinada substantiva subjetiva e oração subordinada substantiva predicativa.
O período “Você pode ter tudo objetivamente, e mesmo assim não se sentir feliz” (linhas de 20 a 22) apresenta mais de duas orações.
Certo
Errado

Disponível em: <https://blogdoxandro.blogspot.com/2015/09tiras-n6884-recruta-zero-greg-e-mort.html>. Acesso em: 02 mar. 2023.
No segundo quadrinho, o período: “Se formos ao deserto, você terá camuflagem de deserto”, a oração em destaque é a
principal.
subordinada adjetiva.
subordinada adverbial.
coordenada assindética.
subordinada substantiva.
Considerando a análise sintática, assinale a alternativa correta, observando a seguinte frase: “Chego à conclusão de que o contrato só beneficiou os diretores.”
Há três adjuntos adnominais.
O verbo da oração principal é intransitivo.
A oração principal não tem sujeito.
A oração subordinada é substantiva predicativa.
A oração subordinada é substantiva completiva nominal.
No trecho: "Um dia, chegou ali um novo empregado, CUJO APELIDO ERA ZÉ ALEGRIA" a oração "CUJO APELIDO ERA ZÉ ALEGRIA", é classificada sintaticamente como:
Oração Coordenada Sindética Explicativa.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
Oração Coordenada Assindética Explicativa.
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
No período "O diploma de graduação, em si, não é nem fim nem começo de nada: é apenas mais uma parte do caminho.", linhas 35 e 36, há
uma oração.
duas orações.
três orações.
quatro orações.
cinco orações.
Ainda sobre a oração da questão 5, assinale a alternativa correta.
É uma oração coordenada.
É uma oração subordinada.
É uma oração simples.
É uma oração composta.
Analise a frase a seguir retirada do texto acima e marque a alternativa correta sobre orações coordenadas e subordinadas. “são jovens que frequentam ou estão matriculados em instituições de ensino, mas não estão aprendendo”. A parte em destaque pode ser considerada como:
Oração coordenada sindética aditiva.
Oração coordenada sindética alternativa.
Oração coordenada sindética adversativa.
Oração coordenada sindética conclusiva.
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 26.
Vivendo e Aprendendo
Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.
Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.
O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.
O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.
Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.
Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.
E assim foi feito:
Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...
Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.
Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.
Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.
https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html
Em "Logo os homens perceberam QUE O CAVALO NÃO SE DEIXAVA ENTERRAR ", a oração em destaque é classificada sintaticamente como:
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
Oração Subordinada Coordenativa Explicativa.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
Analise: “dependendo da maneira como as novas ferramentas são utilizadas, podem se tornar mais um fator de piora para a saúde mental.” E assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das orações.
Oração Subordinada Adverbial Condicional.
Oração Subordinada Adverbial Conclusiva.
Oração Subordinada Adverbial Concessiva.
Oração Subordinada Adverbial Proporcional.
Analise a oração abaixo e assinale a alternativa correta:
“Cheguei, comi, descansei, assistir, dormir.”
A oração é coordenada assindética
A oração é coordenada sindética aditiva.
A oração é coordenada adversativa.
A oração é coordenada alternativa.
A oração é coordenada explicativa.
Sobre o período "Pior do que a voz QUE CALA é um silêncio que fala", a oração destacada é classificada sintaticamente como:
Oração Coordenada Sindética Explicativa.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.