

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Todos os sujeitos com identidade flutuante se imergem exclusivamente na cultura surda, abandonando qualquer vínculo com a cultura ouvinte e adotando a língua de sinais como único meio de comunicação.
Certo
Errado
Pessoas com surdocegueira não podem acessar o ambiente virtual devido às suas limitações sensoriais, impossibilitando o uso de recursos tecnológicos adaptados.
Certo
Errado
Considerando a diversidade de identidades surdas, todas elas compartilham os mesmos valores culturais e políticos, demonstrando uma unidade singular na forma como os surdos compreendem e se relacionam com sua própria surdez e cultura.
Certo
Errado
Quanto à difusão da Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, as instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
Para garantir o atendimento educacional especializado dos alunos surdos e o acesso previsto em lei, assinale a opção que indica o que cabe às instituições federais de ensino, especificamente, no provimento das escolas.
Cursos de formação para o ensino e uso da Libras; de tradução e interpretação de Libras- Língua Portuguesa; de ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas e ouvintes.
Professor regente com conhecimento das singularidades linguísticas dos alunos surdos; professor de Libras; tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa; professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua.
Ofertar, desde a educação infantil, o ensino da Libras e da Língua Portuguesa, como a primeira língua para surdos.
Adotar mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado de primeira língua, na correção das provas escritas, valorizando o aspecto semântico.
Disponibilizar equipamentos, acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, bem como recursos didáticos para apoiar os alunos ouvintes, aprendizes de Libras.
A respeito da Cultura Surda, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as terminologias às suas respectivas especificidades.
COLUNA I
1. Cultura Surda
2. Povo Surdo
3. Ouvintismo
4. Comunidade Surda
COLUNA II
( ) Conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e narrar-se como se fosse ouvinte.
( ) Conjunto de surdos que não necessariamente vive no mesmo local, mas que compartilha traços em comum, como pontos de vista, tradições e valores que definem a cultura surda.
( ) O modo de viver do surdo, que gira em torno de sua perspectiva visuoespacial. Só acontece quando o surdo se aceita como tal e se liberta do ouvintismo, adquirindo sua identidade surda.
( ) Não é só constituído(a) de sujeitos surdos, há também ouvintes que participam, compartilham e lutam pelos interesses em comum.
Assinale a sequência correta.
1 3 4 2
2 4 3 1
3 2 1 4
4 1 2 3
Jonas é tradutor intérprete e foi contratado para realizar um serviço, no qual ele vai passar o texto na modalidade oral da língua portuguesa para a libras sinalizada.
Segundo os preceitos de Jakobson (1995), esse tipo de tradução é denominado tradução:
intralingual
intersecional
intersemiótica
interlingual
Surdocega é a pessoa que apresenta perdas visual e auditiva combinadas. Algumas pessoas surdocegas têm perdas totais desses sentidos, outras não, podendo manter resíduos auditivos e/ou visuais.
De forma geral, a surdocegueira é classificada da seguinte forma:
I. Surdocegos pré-linguísticos: normalmente bebês ou crianças que tiveram perdas severas de audição e de visão antes da aquisição de linguagem e de língua, também chamada de surdocegueira congênita, causada pela síndrome de Usher tipo I, ou outras síndromes/patologias.
II. Surdocegos pós-linguísticos: são crianças, jovens ou adultos que tiveram perdas significativas e severas de audição e de visão após a desenvolvimento de linguagem e aquisição de língua vocal ou sinalizada, muitos já alfabetizados. Nesses casos, a elegibilidade do tipo de comunicação é naturalmente da pessoa com surdocegueira.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas a assertiva I é verdadeira.
A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
Ambas as assertivas (I e II) são verdadeiras.
Ambas as assertivas (I e II) são falsas.
Apenas a assertiva II é falsa.
Leia o texto a seguir:
No Atendimento Educacional Especializado para o trabalho pedagógico com alunos surdos, destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras, Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2007. p. 38-46
Considerando os três momentos didático-pedagógicos destacados por Damázio (2007) no Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos, qual das alternativas a seguir melhor reflete uma abordagem integrada e eficiente para o desenvolvimento linguístico e acadêmico desses alunos?
No Atendimento Educacional Especializado em Libras, o foco deve ser exclusivo na comunicação básica, deixando de lado conteúdos curriculares complexos, que serão abordados apenas em aulas de Língua Portuguesa.
No Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, deve-se priorizar a tradução direta de materiais didáticos da Língua Portuguesa para Libras, assegurando que os alunos recebam as mesmas informações que seus colegas ouvintes.
O Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa deve ser realizado de forma isolada, sem interligação com o ensino de Libras, para garantir que os alunos desenvolvam habilidades distintas em cada língua sem interferências.
Uma abordagem integrada envolve o uso da Libras como língua de instrução em todas as disciplinas, enquanto se promove simultaneamente o ensino de Libras para aprofundamento linguístico e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, utilizando métodos visuais e contextualizados.
No Atendimento Educacional Especializado, é mais eficaz utilizar intérpretes em sala de aula para traduzir as aulas de Língua Portuguesa para Libras, garantindo que os alunos compreendam o conteúdo sem a necessidade de desenvolver proficiência em ambas as línguas.
Qual dos seguintes eventos históricos teve um impacto significativo na comunidade surda brasileira e em seus movimentos políticos?
A fundação da primeira escola para surdos no Brasil, em 1956.
A realização do Congresso de Milão em 1880, que proibiu o uso de línguas de sinais nas escolas para surdos.
A promulgação da Lei de Libras (Lei nº 10.436/2002) no Brasil, reconhecendo a língua de sinais como meio legal de comunicação.
A publicação do livro "A Surdez: Um Olhar sobre as Diferenças" por Ronice Quadros, destacando questões de identidade e cultura surda.
A implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006.
Leia o fragmento a seguir.
... pode-se deduzir que ele utilizava os Sinais e a escrita, sendo considerado inclusive o introdutor de Língua de Sinais Francesa no Brasil, onde ela acabou por mesclar-se com a Língua de Sinais utilizada pelos Surdos em nosso país. O curriculum por ele apresentado, em 1856, colocava disciplinas como Português, Aritmética, História, Geografia e incluía ‘Linguagem Articulada’ e ‘Leitura sobre os lábios’ para os que tivessem aptidão para tanto.
CAMPELLO. (2023).
Assinale a opção que apresenta o nome do educador, professor e primeiro diretor surdo do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Eduard Huet.
Alexander Bell.
Thomas Gallaudet.
Michel de L’Epée.
Manoel Couto.
Considerando a perspectiva inclusiva da educação de pessoas com surdez, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o conceito de bilinguismo?
Destaca a obrigatoriedade de o aluno utilizar apenas uma das línguas, seja Libras ou LínguaPortuguesa, excluindo a liberdade de escolha linguística.
Enfatiza que os alunos com surdez devem se expressar apenas na Língua Portuguesa, desconsiderando a importância da Libras em sua comunicação e desenvolvimento.
Destaca a liberdade do aluno para se expressar em qualquer língua, seja em Libras ou em Língua Portuguesa, e participar ativamente de um ambiente escolar inclusivo que desafie seu pensamento e exercite suas habilidades perceptivo-cognitivas e sociais.
Enfatiza que os alunos com surdez devem utilizar exclusivamente a Língua Portuguesa, limitando sua participação em um ambiente escolar inclusivo e diversificado.
Prioriza o uso exclusivo da Libras como meio de comunicação e educação para os alunos com surdez, excluindo a Língua Portuguesa de seu desenvolvimento linguístico e educacional.
O atendimento educacional especializado foi criado, inicialmente, para atender somente alunos com deficiências físicas e/ou alunos que possuam transtornos globais do desenvolvimento, como o Autismo.
Certo
Errado
De acordo com Quadros e Karnopp (2004, p. 51), a língua de sinais brasileira, assim como as outras línguas de sinais, é basicamente produzida pelas mãos, embora movimentos do corpo e da face também desempenhem funções.
Os cinco parâmetros em Libras são:
configuração de mão, ponto de articulação, orientação de palma, movimento e expressões não-manuais
configuração de dedos, movimento de articulação, orientação de palma, movimento e expressões não-manuais
configuração de mão, ponto de articulação, orientação do dorso, movimento da cabeça e expressões não-manuais
configuração de mão, ponto de articulação, orientação de palma, movimento da cabeça e expressões não-faciais.
Alguns especialistas contribuíram para o desenvolvimento da pedagogia que temos hoje em dia, como por exemplo, EXCETO:
Jean Piaget.
Paulo Freire.
Lev Vygotsky.
Colleen Hoover.
A história do povo surdo foi marcada pelas constantes avaliações clínicas concentradas no modelo ouvintista, que define a surdez como uma deficiência que deve ser corrigida. Dessa forma, a autora Dorziart (2006) apresenta algumas tecnologias que foram fundamentadas no modelo oral. O uso de tecnologias utilizadas no método oralista denomina-se
Hand Talk.
Closed caption.
Telephone Device for Deaf (TDD).
aparelhos de ampliação sonora individual (AASI).
CODAs estão, permanentemente, vivendo entre fronteiras da língua, do idioma e da cultura. Suas sensações e experiências com o corpo das línguas orais e visuais remetem para o caráter tenso de ter que suportar o peso da idiomaticidade de duas línguas que são irredutíveis uma à outra e de dois mundos culturais que apresentam uma forte assimetria em suas relações de poder.
QUADROS, Ronice Müller; MASSUTTI, Mara. Codas brasileiros: libras e português em zonas de contato. In: QUADROS, Ronice Müller; PERLIN, Gladis. (Org.). Estudos surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007.
O termo CODA é bastante utilizado na comunidade, sendo uma sigla em inglês, que significa
Children of Deaf Adults (filhos de pais surdos).
Communication of Deaf Adults (comunicação de adultos surdos).
Community of Deaf and Hearing Adults (comunidade de adultos surdos e ouvintes).
Coordination of Deaf Associations (coordenação de associações de surdos).
Curriculum for Deaf Adults (currículo para adultos surdos).
Noções gerais sobre questões de protocolo são importantes para o bom funcionamento de uma recepção. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Preterir as normas de protocolo pode agilizar o atendimento.
II. Adaptar os protocolos conforme a preferência pessoal do recepcionista é aceitável.
III. Seguir rigorosamente os protocolos estabelecidos pela organização é a melhor prática.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Analise as afirmativas a seguir relativas à língua e à linguagem.
I. Língua representa uma faculdade ou uma potencialidade de expressão, ao passo que a linguagem corresponde à materialização dessa expressão por pessoas identificadas por traços culturais particulares e restritas a um determinado espaço.
II. A Linguagem é a capacidade de expressão dos seres humanos, sendo natural, isto é, os humanos nascem com uma aparelhagem física, anatômica, nervosa e cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra.
III. As línguas são convencionais, isto é, surgem de condições históricas, geográficas, econômicas e políticas determinadas, ou, em outros termos, são fatos culturais.
IV. Uma vez construída uma Linguagem, ela se torna uma estrutura ou um sistema dotado de necessidade interna, passando a funcionar como se fosse algo natural, isto é, como algo que possui suas leis e princípios próprios, independentes dos sujeitos falantes que a empregam.
Estão corretas as afirmativas
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
Segundo a Resolução CNE/CEB n.º 04/2009, é correto afirmar que os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação:
nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado.
apenas no Atendimento Educacional Especializado.
nas classes especiais de ensino e atendimento especializado.
apenas nas classes comuns do ensino regular.
Sobre a avaliação pedagógica dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, analisar os itens abaixo:
I. Um dos objetivos da avaliação é a de identificar barreiras que estejam impedindo ou dificultando o processo educativo em suas múltiplas dimensões.
II. O processo avaliativo precisa servir para a tomada de decisões acerca do que é preciso fazer para atender às necessidades identificadas.
III. A avaliação torna-se inclusiva na medida em que permite identificar necessidades dos alunos, de suas famílias, das escolas e dos professores.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item III.
Somente os itens II e III.
Todos os itens.