Questões de Concurso sobre Tópicos Avançados de Geometria Analítica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
72 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um poste possui altura e formato do paraboloide dado pela equação


,


com raio da base , e 0 . A densidade do poste é dada pela função = 2.


A partir dessas informações, conclui-se que o centro de massa ! do poste está no ponto


A

.


B

.


C

.


D

.


E

.

Considere as informações abaixo:


Primeira curva: y = ex

Segunda curva: y = e-x


Qual é o ângulo entre as duas curvas no seu ponto de intersecção?


A

90º


B

45º


C

30º


D


E

180º

Considere o plano 𝝅, dado pela equação 𝟑𝒙+ 𝟔𝒚+ 𝟐𝒛 = 𝟏𝟏. Qual a distância do ponto 𝑷 (𝟓, 𝟓, 𝟒) ao plano 𝝅?


A

5.


B

6.


C

8.


D

9.

Considerando as seguintes curvas dadas por 𝑦 = −𝑥2 + 2𝑥 e 𝑦 = 2 − 𝑥, é correto afirmar que o valor da soma das ordenadas das interseções dessas curvas é de:


A

1.


B

2.


C

3.


D

4.


E

-1.

Em um sistema ortogonal de coordenadas cartesianas no plano, considere os pontos de coordenadas A(2,5), B(3,–7), C(1,4) e D(8,2). Sobre o ângulo θ formado pelos segmentos orientados AB e CD, é correto afirmar que


A

θ = arc tg


B

θ = arc cos


C

θ = arc sen


D

θ = arc tg


E

θ = arc sen

Chama-se distância do taxista entre dois pontos do plano cartesiano, (𝑥1,𝑦1) e (𝑥2, 𝑦2), ao número real não negativo dado por |𝑥1 − 𝑥2 | + |𝑦1 − 𝑦2 |.


O número de pontos do plano cartesiano, com coordenadas inteiras, cuja distância do taxista à origem do sistema de coordenadas é igual a 10 é


A

30.


B

32.


C

36.


D

38.


E

40.

Um sólido geométrico é limitado pelo triângulo com vértices de coordenadas (0,0), (2,2) e (4,0) e pela função z = f(x,y) = xy2. O volume deste sólido é de


A

8 u.v.


B

u.v.


C

u.v.


D

u.v.


E

16 u.v.

Um professor impôs um desafio aos seus alunos, o desafio era o seguinte: quem conseguisse resolver corretamente em 10 minutos uma determinada tarefa, não precisaria fazer a prova mensal, pois, já garantiria nota máxima na mesma. A tarefa era simples, o aluno deveria encontrar a área A dada pelas seguintes desigualdades definidas no plano cartesiano 2 < 𝑥 < 10 𝑒 0 < 𝑦 < .


Apenas dois alunos conseguiram entregar a resposta correta a tempo. assinale a assertiva que evidencia corretamente a resposta que esses alunos apresentaram.


A

48.


B

105.


C

62.


D

56.

Considere um valor real maior do que zero. O valor da área limitada pelas curvas e pelas retas e é


A


B


C


D


E

Sejam 𝑟 e 𝑠 duas retas paralelas distintas, distantes 6 cm uma da outra. Sobre 𝑠, há dois pontos fixos 𝐵 e 𝐶, distintos, distando 5cm um do outro. Um ponto 𝐴 será escolhido na reta 𝑟.

O menor valor que o perímetro do triângulo 𝐴𝐵𝐶 pode ter é


A

16cm.


B

17cm.


C

18cm.


D

19cm.


E

20cm.

Seja y=0 + a reta que passa pelos pontos = (2,4) e = (−1,−2) no plano e seja = (0,0). Ao segmento de reta é aplicada uma rotação de 30° (sentido anti-horário) transformando o ponto no ponto . Seja = 1 + a reta que passa pelos pontos e , então a razão é igual a:


A


B

2


C


D

6


E

A equação do plano tangente à superfície dada pela função z = f(x,y) = x2y + 2y, com x ≥ 0 e y ≥ 0, que é paralelo ao plano de equação 2x + 3y – z + 1 = 0 é


A

2x + 3y – z + 2 = 0.


B

2x + 3y – z – 3 = 0.


C

2x + 3y – z – 2 = 0.


D

2x + 3y – z + 3 = 0.


E

2x + 3y – z – 4 = 0.

Considerando-se y = f(x) dada na forma implícita pela equação da curva C: x3 + y3 – 2xy – 5 = 0, a equação da reta normal à curva C, no ponto P(1,2), é dada por


A

y = 8x – 11.


B

y= – x + 5.


C

y = –8x + 10.


D

y = –10x + 12.


E

y = 10x – 8.

A distância entre o ponto (1,2,) e o plano com equação dada por é:


A

1.


B

1/2.


C

2/3.


D

3/2.


E

Nenhuma das alternativas anteriores.

O gradiente da função 𝑓(𝑥, 𝑦) = no ponto 𝑃 (2,) é igual a:


A

𝑓(𝑃) = (1, 2).


B

𝑓(𝑃) = .


C

𝑓(𝑃) = .


D

𝑓(𝑃) = .


E

𝑓(𝑃) = (2, 1).

Uma superfície é obtida pela rotação da curva e quando gira em torno do eixo

-

A equação dessa superfície é igual a:


A


B


C


D


E

O princípio de Huygens à propagação de ondas pode ser usado como base no modelo de um refletor explosivo na aquisição de dados sísmicos. A geometria mais simples envolvida no conceito é imaginar um difrator situado nas coordenadas(𝑥, 𝑧) e um sistema fonte-receptor posicionado nas coordenadas (𝑥, 𝑧 = 0). Veja figura abaixo:



Se o meio for homogêneo e isotrópico, o tempo duplo gasto no trajeto da onda entre o difrator e o sistema fonte-receptor é dado por 𝑡 = 2𝑑 ∙ 𝑝, onde 𝑑 é a distância entre os pontos (𝑥, 𝑧) e (𝑥, 0) e 𝑝 é a vagarosidade (inverso da velocidade) de propagação da onda no meio. Define-se a trajetória de (𝑥₀, 𝑧₀) até (𝑥, 0) como vertical, então o tempo duplo vertical 𝑡0 = 2𝑧 ∙ 𝑝, em relação a 𝑡, é:


A


B


C


D


E

 
 
Gerar simulado