Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.046 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Paciente de 83 anos, robusto, com antecedentes de fibrilação atrial crônica e insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada apresenta alteração da função tireoideana em exames de rotina. TSH: 0,05 mUI/L (acima de 80 anos normal: 0,48 a 10,4 mUI/L) e T4 livre: 1,3 ng/dL (normal: 0,9 a 1,7 ng/dL). Na investigação etiológica foi detectado bócio uninodular tóxico. Com relação ao tratamento, é correto dizer que o paciente deve ser:


A

tratado com radioiodoterapia, pois hipertireoidismo subclínico com nível de TSH abaixo de 0,1 mUI/L está associado a aumento da mortalidade cardiovascular.


B

observado, pois há pouco benefício em realizar o tratamento do hipertireoidismo subclínico em idosos robustos com mais de 80 anos.


C

tratado cirurgicamente, pois os idosos com mais de 80 anos são muito suscetíveis a efeitos adversos graves, como agranulocitose, com medicamentos antitireoideanos.


D

observado, pois a chance de normalização espontânea da função tireoideana no período de um ano é grande no bócio uninodular tóxico.


E

tratado com medicamento antitireoideano, pois em idosos com mais de 80 anos tanto a radioiodoterapia quanto o tratamento cirúrgico são contraindicados.

Mulher de 80 anos é internada na enfermaria de ortopedia após episódio de fratura de fêmur. Durante internação, iniciou quadro súbito de confusão mental, não reconhecendo familiares ou lembrando motivo da internação e alternando entre períodos de agitação e de apatia. Devido agitação noturna, prescrito para paciente diazepam, objetivando melhora do sono. Em relação ao quadro da paciente e a medida terapêutica adotada, assinale a alternativa correta.


A

A paciente apresenta provável demência na doença de Alzheimer, coerente com quadro de perda da memória. Nesse caso, a medicação mais adequada seria a donepezila


B

A paciente apresenta provável quadro de delirium hiperativo e a introdução do benzodiazepínico foi correta, visto regular o ciclo de sono vigília da paciente


C

A paciente apresenta provável quadro de delirium hipoativo e, nessas condições, a medicação mais adequada seria a risperidona


D

Não é possível inferir sobre o diagnóstico de delirium, visto ser mandatório a realização de exame de imagem para descartar quadro demencial associado


E

A paciente possui provável diagnóstico de delirium misto e a introdução de benzodiazepínico não é recomendada nesta situação

A distinção entre doença de Parkinson idiopática e síndromes Parkinson-plus pode ser difícil nos estágios iniciais da doença. São características que sugerem causa alternativa de parkinsonismo que não a doença de Parkinson idiopática, EXCETO:


A

Ausência de resposta clínica significativa à terapia com levodopa.


B

Parkinsonismo assimétrico no início do quadro.


C

Ausência de tremor de repouso.


D

Paralisia do olhar conjugado vertical para baixo.

Em relação à sexualidade no idoso, analise as afirmativas abaixo.


I. São bem exclarecidos sobre ISTs e bem como suas formas de preveção.

II. A maiora consegue distinguir bem sexo de sexualidade.

III. Envelhecer não significa torna-se assexuado.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II e III


B

I apenas


C

II apenas


D

III apenas


E

II e III apenas

Paciente masculino, 78 anos, com quadro demencial leve, apresentou piora acentuada da cognição nos 10 últimos dias.


Entre as causas mais prováveis desta piora está:


A

encefalite autoimune.


B

doença de Creutzfeld Jacobs esporádico.


C

demência vascular.


D

delirium.


E

pelagra.

A Insuficiência Adrenal (IA) corresponde a uma disfunção do eixo hipotalâmico-hipofisárioadrenal, podendo ser classificada em primária ou central. O diagnóstico da IA pode ser desafiador no paciente idoso, uma vez que os sintomas são inespecíficos, podem simular diversas patologias ou serem atribuídos ao efeito adverso de medicações. Sobre a função adrenal e a IA, marque a alternativa INCORRETA:


A

O valor de cortisol sérico colhido entre 08:00 e 09:00 da manhã inferior a 3,0 mcg/dl confirma o diagnóstico de IA.


B

O uso crônico de opioides pode ser causa de IA induzida por fármacos.


C

O envelhecimento leva à redução da produção de cortisol.


D

Tumores hipofisários ou sequela do seu tratamento (cirurgia, radioterapia) e terapia com glicocorticoides exógenos são etiologias frequentes de IA diagnosticada após os 60 anos.

Assinale a alternativa correta a respeito das indicações dos medicamentos utilizados para o tratamento da insuficiência cardíaca.


A

A indicação da hidroclorotiazida é para aqueles com membros inferiores discretamente edemaciados e que ao mesmo tempo sejam hipertensos.


B

Em pacientes com fração de ejeção reduzida e classe II da New York Heart Association, os bloqueadores da angiotensina mostraram-se superiores aos inibidores dos receptores da angiotensina/neprisilina.


C

O atenolol mostrou-se eficaz na diminuição da mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida.


D

Os antagonistas dos receptores de mineralocortioides estão indicados em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida e classe I da New York Heart Association.


E

A prescrição dos inibidores do cotransportador de sódio e glicose do tipo 2 está restrita a pacientes ambulatoriais portadores de insuficiência cardíaca de fração de ejeção preservada.

É importante na velhice ter autonomia e independência, ou seja, capacidade funcional preservada. Assim, a saúde passa a ser resultante da interação multidimensional entre saúde física e mental, independência na vida diária, interação social, suporte familiar e independência econômica. Qualquer uma dessas dimensões, se comprometida, pode afetar a capacidade funcional do idoso, o bem-estar na velhice, e a saúde num sentido amplo. Considerando os conceitos definidos no estudo da geriatria e gerontologia, assinale a alternativa que melhor define o conceito de dependência funcional.


A

Perda na estrutura corporal, na aparência ou função de um órgão ou sistema.


B

Consequências sociais e ambientais que afetam os pacientes a partir do momento que ele não pode se adequar às expectativas e normas de um meio sociocultural.


C

Incapacidade de funcionar satisfatoriamente sem ajuda, devido às limitações físicas e cognitivas como, por exemplo, o declínio fisiológico do sistema motor do idoso.


D

Restrição ou perda de habilidades em consequência dos distúrbios do ponto de vista funcional e da atividade do indivíduo, como, por exemplo, a incapacidade na deambulação e de aprendizagem.

O envelhecimento altera significativamente a metabolização de medicamentos por reações de fase I (mediadas pelo complexo isoenzimático do citocromo P450) aumentando a probabilidade de efeitos adversos, ao contrário dos medicamentos metabolizados por reações de fase II que são pouco afetados. Assinale a alternativa que apresenta medicamentos opioides metabolizados por reações de fase II:


A

codeína e tramadol.


B

morfina e metadona.


C

oxicodona e nalbufina.


D

fentanil e meperidina.


E

buprenorfina e tapentadol.

A fragilidade pode trazer impacto negativo para a vida de idosos, seus familiares, cuidadores e para a sociedade. É consenso que a fragilidade representa uma condição clínica multifatorial, caracterizada por vulnerabilidade aos efeitos adversos, perante estressores de menor impacto. Considerando os critérios de fragilidade fenotípica de Fried, são considerados como parâmetros, EXCETO:


A

Alteração de cognição.


B

Baixa velocidade de marcha.


C

Perda de peso não intencional.


D

Diminuição da força de preensão palmar mensurada pelo dinamômetro.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado