Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.046 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Qual dos seguintes medicamentos deve ser evitado em idosos que fazem uso do anticoagulante oral Warfarina?


A

Amiodarona


B

Lítio


C

Amilorida


D

Captopril


E

Atenolol

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o capítulo VIII (da assistência social) do Estatuto do Idoso.

( ) Aos idosos, a partir de 60 (sessenta) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo.

( ) Todas as entidades de longa permanência, ou casas-lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada.

( ) No caso de entidades filantrópicas, ou casas-lar, é facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade, que não poderá exceder a 50% (cinquenta por cento) de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.

A sequência correta é


A

(F); (V); (F).


B

(V); (F); (V).


C

(V); (V); (F).


D

(F); (F); (V).

No dia 06 de setembro de 2018, o portal G1 publicou a seguinte matéria: “Atendimento precário mata mais do que a falta de acesso a médicos, diz estudo”. Segundo a reportagem, “estima-se que 5 milhões de mortes por ano em países de média e baixa renda sejam resultado de atendimento médico precário, de acordo com o primeiro estudo para quantificar o impacto de sistemas de saúde de má qualidade em todo o mundo. O número ultrapassa as mortes por falta de acesso aos sistemas de saúde (3,6 milhões).” Sobre o Brasil é feita a seguinte consideração: “no Brasil, 153 mil mortes por ano são causadas pelo atendimento de má qualidade e 51 mil por falta de acesso a atendimento de saúde.” A reportagem conclui que “O impacto de cuidados de má qualidade vai muito além da mortalidade, mas pode levar a sofrimento desnecessário, sintomas persistentes, perda de função e falta de confiança no sistema de saúde.”

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/09/06/atendimento-precario-mata-mais-do-que-a-falta-de-acesso-a-medicos-dizestudo. ghtml (Acessado em 01/03/2020, adaptado).

O conteúdo da reportagem se refere a qual princípio da bioética?


A

Eutanásia.


B

Distanásia.


C

Mistanásia.


D

Ortotanásia.

Associe corretamente a coloração especial com a estrutura cutânea que ela evidência.


COLORAÇÕES ESPECIAIS ESTRUTURAS CUTÂNEAS

(1) Azul de toluidina ( ) Fibras elásticas.

(2) Azul da Prússia ( ) Grânulos dos mastócitos.

(3) Von Kossa ( ) Ferro.

(4) Verhoeff ( ) Cálcio.


A sequência correta é


A

(3); (1); (4); (2).


B

(3); (2); (4); (1).


C

(4); (1); (2); (3).


D

(4); (1); (3); (2).

Paciente de 69 anos, sexo masculino, é dependente parcial para atividades de vida diária instrumentais devido ao quadro de doença de Parkinson. O diagnóstico foi realizado há 4 anos. Está em uso de levodopa-carbidopa em quatro tomadas diárias. Nega outras enfermidades. Atendido por geriatra devido ao término do efeito da medicação uma hora antes da próxima tomada. Possui sintomas de discinesia tipo coreia, que se iniciam 40 minutos após a tomada e duram cerca de 45 a 60 minutos. Além disso, está apresentando alucinoses visuais frequentes que o incomodam.

A conduta adequada para esse paciente é prescrever


A

entacapona, aumentar a dose atual de levodopa e manter o número atual de tomadas da medicação.


B

pramipexol, reduzir a dose de levodopa a cada tomada e manter o número atual de tomadas da medicação.


C

rasagilina, reduzir a dose de levodopa a cada tomada e aumentar o número de tomadas de quatro para cinco ao dia.


D

amantadina, manter a dose atual de levodopa por tomada e aumentar o número de tomadas para cinco ao invés de quatro ao dia.

Paciente de 74 anos, sexo feminino, dependente parcial para atividade de vida diária instrumentais devido à fratura recente de diáfise de fêmur após queda da própria altura, tratada cirurgicamente há 30 dias, está fazendo fisioterapia e apresenta melhora progressiva da marcha e da funcionalidade. Antes da fratura estava em uso de alendronato, cálcio e vitamina D3 há 5 anos. Recebeu alta somente em uso de cálcio e vitamina D3, além da profilaxia para evitar trombose venosa profunda.

A conduta adequada para o tratamento da osteoporose da paciente desse caso clínico é


A

prescrever teriparatida.


B

prescrever denosumabe.


C

reiniciar alendronato de sódio.


D

manter somente o uso de cálcio e de vitamina D.

Paciente de 74 anos, sexo feminino, é dependente parcial para atividades de vida diária instrumentais devido à incapacidade aeróbica. Apresenta dispneia ao andar menos de 100 metros e está com a vida restrita ao lar, evitando sair do domicílio devido à falta de ar. Relata uma internação nos últimos 12 meses, devido a “problema de coração inchado”. Apresenta ecocardiograma transtorácico realizado há 4 meses com ventrículo esquerdo com hipocontratilidade difusa e sem déficit segmentar (fração de ejeção de 32%), ventrículo direito normocontrátil, átrio esquerdo de 44mm, aorta de 39mm, parede posterior do ventrículo esquerdo de 8mm, septo interventricular de 9mm, pressão sistólica da artéria pulmonar de 48mmHg e relaxamento diastólico grau I; Holter de 24 horas também realizado há 4 meses com ritmo sinusal durante todo o monitoramento. Ao exame físico, encontrava-se normocorada, hidratada e com pressão venosa jugular aumentada. A ausculta respiratória estava com sons respiratórios normais e crepitações finas teleinspiratórias em bases pulmonares. À ausculta cardíaca, apresentava ritmo cardíaco regular em 3T (presença de B3), presença de sopro sistólico grau II em foco mitral de Levine com irradiação axilar esquerda, frequência cardíaca de 60bpm e pressão arterial de 146x82mmHg. Não foi detectada hipotensão ortostática. Está em uso de enalapril 20mg BID, espironolactona 25mg MID, carvedilol 25mg BID e furosemida 40mg BID.

A melhor conduta a ser adotada para essa paciente é


A

prescrever digoxina.


B

prescrever ivabradina.


C

substituir carvedilol por bisoprolol.


D

substituir enalapril por sacubitril-valsartana.

Paciente de 62 anos, sexo feminino, é dependente completa para atividades de vida diária básicas e instrumentais devido à doença de Alzheimer em fase avançada. A paciente foi uma conhecida executiva de uma multinacional e teve grande sucesso profissional. No momento em que se iniciaram os sintomas de declínio de memória episódica, aos 52 anos de idade, fez uma diretiva antecipada de vontade, na qual expressou para não ser internada em terapia intensiva, não ser submetida a intubação, a manobras de ressuscitação, a terapia de substituição renal, a passagem de “sondas” e a cirurgias de ostomias quando estivesse na fase avançada da demência. No último ano, apresentou três episódios de pneumonia aspirativa, demora uma hora e meia para ser alimentada a cada refeição devido à gravidade da disfagia e está muito emagrecida. Familiares, diante do atual contexto, solicitam ao médico assistente a passagem de uma sonda para alimentação.

Conforme determinação do Conselho Federal de Medicina, a conduta adequada em relação à paciente a ser adotada pelo médico é


A

recusar-se a passar a sonda nasoentérica para a alimentação.


B

indicar a passagem de sonda nasoentérica, conforme solicitação dos familiares.


C

prescrever bloqueadores neuromusculares para finalizar o sofrimento da paciente.


D

programar gastrostomia endoscópica ao invés de sonda nasoentérica para maior conforto.

Todas as estruturas dermatoscópicas abaixo representam, histologicamente, aglomerados de células basaloides na pele, exceto


A

Crisálidas.


B

Ninhos ovoides.


C

Estruturas petaloides.


D

Estruturas em raios de roda.

Paciente de 68 anos, sexo feminino, é dependente parcial para atividades de vida diária instrumentais. Apresenta os diagnósticos de transtorno afetivo bipolar, obesidade, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2. Faz uso de hidroclorotiazida 25mg MID, anlodipino 5mg BID, olanzapina 5mg BID, carbonato de lítio 300mg BID, orlistate 120mg TID, metformina 850mg TID e alogliptina 25mg MID. Está sendo submetida com frequência à internação em contexto de poliúria, desidratação e hipernatremia. Exame recente de urina de 24h revelou osmolaridade de 180mOsm/kg (Valor de referência: 300 a 900mOsm/kg).

A seguir estão os resultados de exames laboratoriais mais recentes.


Resultados da paciente Valores de referência

Sódio 152 135 -145mmol/L

Potássio 4,5 3,5 - 5,2mmol/L

Ureia 72 16 - 40mg/dL

Cálcio iônico 1,30 1,12 a 1,32mmol/L

Creatinina 1,39 0,6 - 1,2mg/dL

TSH 3,752 0,3 e 4,0mU/L

Nível sérico de lítio 1,2 0,4 a 1,3mEq/L

Glicemia em jejum 102 70 a 99mg/dL

Glicohemoglobina 7,1% 4,0 e 5,6%

Fonte: Arquivo Banca Elaboradora


Os fármacos que ocasionaram as alterações clínicas e laboratoriais descritas no caso clínico citado são


A

olanzapina, orlistate e alogliptina.


B

hidroclorotiazida, anlodipino e metformina.


C

carbonato de lítio, olanzapina e alogliptina.


D

hidroclorotiazida, carbonato de lítio e oslistate.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado