

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação ao tratamento do diabetes, a paciente está utilizando insulina NPH 6U pela manhã e à noite, metformina 850 mg 3x/d, gliclazida 60 mg/d e evogliptina 5 mg/d.
Assinale a alternativa correta.
Meta de hemoglobina glicada: 6,5%; a associação de insulina e evogliptina aumenta, e muito, o risco de hipoglicemia.
Meta de hemoglobina glicada: 8,5%; metformina é a droga de escolha para o tratamento do diabetes mellitus do idoso porque diminui a resistência à ação periférica da insulina.
Meta de hemoglobina glicada: 7,5%; a associação de evogliptina e metformina aumenta, e muito, o risco de hipoglicemia.
Meta de hemoglobina glicada: 7,5%; nos casos de insuficiência pancreática, a gliclazida deve ser desprescrita.
Meta de hemoglobina glicada: 6,5%; a evogliptina tem uma ação sinérgica com a gliclazida aumentando o risco de hipoglicemia.
Paciente de 68 anos, lúcida e orientada, casada, com diagnóstico de neoplasia maligna de mama com múltiplas metástases para ossos, pulmão e fígado, sem mais indicação de quimioterapia pela Oncologia, elaborou suas Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV), juntamente ao seu médico, onde descreveu as limitações terapêuticas de não intubação e não reanimação. No mandato duradouro, indicou sua filha como procuradora de saúde.
A paciente, que apresentava PPS (Palliative Performance Scale) = 50%, iniciou quadro de pneumonia e foi incialmente tratada em domicílio com Amoxicilina + ácido clavulânico oral. Evoluiu, no quinto dia de antibioticoterapia, com retorno da febre, redução do nível de consciência (Glasgow 8) e insuficiência respiratória aguda, sendo levada à emergência pela sua filha. À entrada da emergência, sua filha apresentou a DAV à equipe de emergência.
Diante desse quadro, o médico da emergência deve
ignorar a DAV, já que a paciente estava impossibilitada de responder e o seu responsável legal, que nesse caso é seu esposo, não estava presente.
realizar a intubação orotraqueal, pois se trata de um caso potencialmente reversível, respeitando a DAV se a paciente evoluir com parada cardiorrespiratória.
respeitar a DAV da paciente, não realizando a intubação orotraqueal, e iniciar todas as medidas de controle do sofrimento, além do acolhimento à família.
realizar a intubação traqueal paliativa, com início da sedação e morfina em bomba infusora, com acolhimento da família e orientação do óbito próximo.
iniciar ventilação mecânica não invasiva e antibioticoterapia até que seu representante legal (esposo) chegue ao hospital, para que possa ser construído o plano avançado de cuidados.
Sabe-se que existem vários medicamentos considerados inapropriados para serem utilizados na pessoa idosa. Quais são prescritos com mais frequência?
Antibióticos, tranquilizantes e anti-histamínicos.
Antipsicóticos, anti-histamínicos e antidepressivos tricíclicos.
Benzodiazepínicos e inibidores da recaptação de serotonina.
Benzodiazepínicos de meia-vida longa, anti-histamínicos e antidepressivos tricíclicos.
Benzodiazepínicos de meia-vida longa, tricíclicos e inibidores da receptação de serotonina.
Entre as particularidades da insuficiência cardíaca (IC) entre os idoso, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V)ou falsas (F):
(__)É comum entre idosos a IC com função sistólica preservada.
(__)As comorbidades atuam piorando o prognóstico, prejudicando a aderência ao tratamento, tornando a terapêutica da IC mais complexa no idoso.
(__)A principal etiologia de IC em idosos é a hipertensão arterial sistêmica.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
V − V − F.
F − F − F.
V − V − V.
V − F − F.
Em idosos os déficits sensoriais podem se instalar gradualmente, sendo pouco percebidos no início, mas com grande impacto em restrição de atividades rotineiras e perda de funcionalidade. Trata-se de um risco relacionado a alterações sensoriais nos idosos:
Em idosos os déficits sensoriais podem se instalar gradualmente, sendo pouco percebidos no início, mas com grande impacto em restrição de atividades rotineiras e perda de funcionalidade. Trata-se de um risco relacionado a alterações sensoriais nos idosos:
a habilidade de identificar odores em virtude do acometimento do lobo temporal medial, afetado precocemente na síndrome demencial de qualquer etiologia.
as alterações de paladar, associadas a patologias, pois levam à perda de apetite, à escolha alimentar inadequada e à desnutrição.
a redução da acuidade auditiva por contribuir para com o desenvolvimento de declínio cognitivo, a depressão e o isolamento social.
De acordo com a Lei n° 10.741/2003, o envelhecimento é um direito _______________________ e a sua proteção um direito social. A lacuna deve ser preenchida por:
Alienável.
Penhorável.
Personalíssimo.
Divisível.
Um paciente de 88 anos chega ao Pronto Socorro desidratado, hipotenso, trazido pela ambulância do SAMU após ter sido intubado pela equipe de saúde em seu domicílio. Após uma breve coleta de informações com equipe do SAMU, constata-se que o paciente já era totalmente dependente para autocuidado, disfágico, frágil, déficit cognitivo severo, restrito ao leito em síndrome de imobilidade. Nos últimos 3 dias, já não apresentava nenhum grau de comunicação com familiares, recusa alimentar severa e nas últimas 24 horas vinha apresentando dificuldade respiratória e estertoração. Diante do quadro apresentado, com base em uma abordagem multidisciplinar em cuidados paliativos, assinale a alternativa que indica a melhor conduta a ser tomada nesse caso.
Encaminhar o paciente de volta ao lar, pois a doença está em estágio terminal e não terá benefício em permanecer no hospital, informando que não iniciará e/ou interromperá o uso de antibióticos intravenosos e aminas vasoativas.
Já que o paciente está intubado, solicitar vaga e transferência à UTI, mantendo sedoanalgesia intravenosa, otimizar ventilação mecânica protetora e iniciar antibioticoterapia intravenosa de amplo espectro.
Extubar imediatamente o paciente, já que não tinha indicação de ventilação artificial invasiva e encaminhar o paciente para enfermaria com hidratação venosa com solução de glicose 5% e infusão de morfina 10 mg/hora.
Procurar representante familiar para diálogo sobre o quadro atual, e, com trabalho multiprofissional, alinhar sobre evitar medidas desproporcionais de suporte artificial de vida, priorizar conforto e eventual extubação paliativa.
Informar aos familiares que o paciente encontra-se em estágio avançado de doença, já em fase final de vida e que não terá benefício em nenhuma medida a ser tomada e que o óbito é inevitável.
Sobre a osteoartrite, considere as afirmativas a seguir:
I - A osteoartrite é uma doença crônica que danifica a cartilagem e os tecidos circundantes e caracteriza-se por dor, rigidez e perda da função.
II - O diagnóstico se baseia nos sintomas e em radiografias.
III - O tratamento inclui exercícios e outras medidas físicas, medicamentos que reduzem a dor e melhoram a função e, em casos muito graves, a substituição da articulação ou outra cirurgia.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
Considerando as doenças que afetam a População Idosa, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
A doença que causa degeneração cognitiva progressiva e se caracteriza por depósitos beta- amiloides e emaranhados neurofibrilares no córtex cerebral e na substância cinzenta subcortical. Às vezes, os inibidores da colinesterase podem melhorar temporariamente a função cognitiva, é conhecida como:
Doença de Alzheimer.
Esclerose múltipla.
Doença de Parkinson.
Doença de Creutzfeldt-Jakob.
Doença de Huntington.
Um paciente de 68 anos é admitido no serviço de emergência com quadro súbito de hemiparesia e afasia. A tomografia computadorizada (TC) de crânio realizada na admissão não demonstra alterações. Diante desse cenário, qual o principal achado de ressonância magnética (RM) cerebral que confirmaria o diagnóstico de isquemia cerebral aguda?
Hipersinal em T2 e em FLAIR, com efeito de massa.
Hipersinal na difusão (DWJN) e hipossinal no mapa de coeficiente de difusão aparente (ADC).
Hipersinal em Tl e em T2, sugestivo de hemorragia.
Hipossinal em T2* e em sequências de gradiente-eco, indicativo de microhemorragias.
Hipersinal em T2 e FLAIR, com atrofia cortical e dilatação ventricular.
Na osteoartrite secundária, a causa é devido a outra doença ou quadro clínico, exceto:
Um transtorno psiquiátrico.
Uma infecção.
Uma anormalidade articular que surgiu no nascimento.
Uma lesão.
Um distúrbio metabólico.
Dona Elza, uma vibrante senhora de 71 anos, costumava ser a alma das festas de família, sempre disposta a contar histórias e compartilhar suas experiências. No entanto, nos últimos meses, seus familiares perceberam uma mudança drástica em seu comportamento. Dona Elza tornou-se reclusa, isolando-se em seu quarto e abandonando suas atividades favoritas, como o jogo de cartas semanal com as amigas e as aulas de dança de salão. Além disso, tem se queixado de cansaço constante, dificuldade de concentração e perda de memória. "Parece que estou enferrujando", diz ela, com um tom de tristeza na voz. Seus apetite e sono também foram afetados, e ela ganhou peso nos últimos meses. Preocupados com a situação, os familiares a levam para uma consulta médica. Após uma avaliação completa, o médico conclui que Dona Elza apresenta um quadro depressivo com sintomas cognitivos. Qual o tratamento medicamentoso mais adequado para esse caso?
Vortioxetina.
Risperidona.
Buspirona.
Amitriptilina.
Ácido valproico.
Paciente masculino de 78 anos é internado em unidade de terapia intensiva (UTI) com quadro de pneumonia e delirium hiperativo. O médico da UTI solicitou, por escrito, a permanência do acompanhante, com objetivo de evitar a piora do quadro de agitação do paciente. Entretanto, a administração do hospital não autorizou a permanência do familiar no setor, justificando que prejudicaria a rotina do cuidado de outros pacientes.
Considerando as normativas presentes no Estatuto da Pessoa Idosa, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) À pessoa idosa internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, desde que o idoso esteja em pleno domínio de suas faculdades mentais e assim deseje.
( ) À pessoa idosa internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
( ) Cabe à diretoria do hospital onde o paciente está internado conceder autorização para o acompanhamento da pessoa idosa ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.
As afirmativas são, respectivamente.
V – F – V.
V – F – F.
F – F – V.
F – V – F.
O termo "ínflammaging" é utilizado para descrever um estado pró-inflamatório de baixo grau, crônico e sistêmico presente em maior ou menor intensidade em idosos sob os mais diversos fenótipos. Em relação às citocinas e à sua relação com o processo de imunossenescência, estes são fatores pró-inflamatórios cujo aumento resultante do processo de “inflammaging” relaciona-se com o aumento de doenças associadas ao envelhecimento:
I. IL-6.
II. IL-15.
III. IL-4.
IV. TGF-beta 1.
Está CORRETO o que se afirma:
Apenas nos itens I e III.
Apenas nos itens II e IV.
Apenas nos itens I e II.
Apenas nos itens II, III e IV.
Paciente de 72 anos, portadora de hipertensão arterial, diabetes mellitus e incontinência urinária de esforço, apresentou, na consulta médica de geriatria, uma cultura de urina da semana anterior que evidenciava a presença da bactéria Escherichia coli, com contagem de colônias maior ou igual a 100.000 UFC/mL, sensível a todos os antibióticos testados. O exame de sangue do mesmo período estava normal. Ao ser questionada, a paciente nega calafrios, disúria, dor abdominal, febre ou dor lombar. Relata que o exame foi feito por “rotina”.
Diante desse quadro, o médico
deve prescrever cefuroxima, com duração por 7 dias e solicitar uma ultrassonografia de vias urinárias.
deve prescrever macrodantina, com duração de cinco dias, para cistite.
deve prescrever um antisséptico urinário e repetir a cultura de urina após cinco dias.
não deve prescrever a antibioticoterapia, pois se trata de bacteriúria assintomática.
Paciente de 70 anos foi internada com quadro de fratura de fêmur após queda da própria altura. As imagens radiológicas complementares mostraram diversas lesões líticas, nos ossos ilíacos, coluna, arcos costais e crânio.
Em relação ao caso apresentado, assinale a opção que apresenta as alterações clínicas que indicariam mais fortemente a suspeita de mieloma múltiplo.
Perda de peso, hemoconcentração (hematócrito maior que 50%), hipocalemia e hiponatremia.
Hipocalcemia, hiperfosfatemia, dor em articulações costo-condrais e metatarso-falangeanas.
Ganho de peso, insuficiência renal, anasarca, hipocalcemia e ascite.
Anemia, hipercalcemia, perda de peso, fraqueza e insuficiência renal.
Anemia, radiculopatia lombosacra, hipercalemia e hipocalcemia.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, "o envelhecimento é um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal e não patológico de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte". Assinale a alternativa que contém a correta descrição de termos associados ao envelhecimento.
Senescência é um processo natural de diminuição da reserva funcional dos indivíduos.
Senilidade é a manutenção da maturidade, decorrente dos processos de envelhecimento inerentes ao organismo.
Senescência é uma condição de sobrecarga que podem acelerar o envelhecimento, ocasionando condição patológica que necessite de assistência.
Senilidade é um processo natural de diminuição da reserva funcional dos indivíduos.
É recomendado que a dosagem de psicofármacos no tratamento de transtornos de ansiedade e depressão em idosos seja iniciada com doses:
Baixas, e aumentá-las aos poucos, porém alcançando a dose terapêutica.
Terapêuticas, para acelerar a remissão.
Baixas, e manter até alcançar a remissão.
Terapêuticas, e ir aumentando até a remissão.
Baixas, e aumentá-las na maior velocidade possível para alcançar a remissão em pouco tempo.
Assinale a alternativa que apresenta o índice que é utilizado para avaliar a capacidade funcional de idosos, focando em atividades básicas do dia a dia, como alimentar-se, vestir-se e usar o banheiro.
ndice de Barthel.
Escala de Tinetti.
Miniexame do Estado Mental (MEEM).
Escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) de Lawton.
Maria, aposentada de 67 anos, procura o consultório médico com queixas de cansaço e perda de peso nos últimos meses. Ela mantém acompanhamento regular com o oncologista devido a um câncer de mama diagnosticado há 10 anos, tratado com sucesso com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Maria está preocupada com a possibilidade de recorrência do câncer, mas nega outros sintomas além do cansaço e da perda de peso. Ao exame físico, nota-se palidez cutaneomucosa (+++/4+), mas nenhuma outra alteração significativa. Os exames laboratoriais mostram:
• Hemoglobina: 8,2 g/dL
• VCM: 104 fL
• Leucócitos: 3.400/mm³ (neutrófilos: 1.200/mm³, linfócitos: 800/mm³)
• Plaquetas: 68.000/mm³
• Neutrófilos hipogranulares e hipossegmentados
• Marcadores tumorais (CA 15.3, CA 19.9 e CA 125): negativos
Diante desse quadro, qual a hipótese diagnóstica mais provável para a astenia e perda de peso de Maria?
Anemia de doença crônica relacionada ao câncer de mama.
Deficiência de ácido fólico.
Hiperesplenismo secundário à metástase hepática.
Síndrome mielodisplásica.
Síndrome mielodisplásica.